Jantar no Valle Rústico: O Menu Experiência do Vale dos Vinhedos
Texto: MONICA MORAS | @monicamoras Fotos: EDUARDO VIERO | @eduviero
O Valle Rústico é exatamente assim, rústico e encantador. O restaurante fica na área rural de Garibaldi, no Vale dos Vinhedos, e é lá que a maioria dos ingredientes são produzidos. E o que não é produzido ali, vem de uma rede de fornecedores com mais de 30 produtores locais, que fazem parte da cozinha zero quilômetro, ou seja, o produto anda o mínimo possível da horta para a mesa do consumidor. É a ecogastronomia sendo praticada por quem realmente entende do assunto, o chef Rodrigo Berolla.
A HISTÓRIA DO RESTAURANTE VALLE RÚSTICO NO VALE DOS VINHEDOS
A história do restaurante Valle Rústico está intimamente ligada ao premiado chef Rodrigo Bellora. Graduado em turismo, com pós-graduação em gestão empresarial e alguns cursos de gastronomia, ainda na faculdade, ele teve a chance de trabalhar num resort na Bahia, e na volta, a chance de assumir a propriedade rural de 12 hectares pertencente a família, onde é a sua residência atualmente. Hoje, 3 hectares são de produção orgânica com certificação. São mais de 150 variedades certificadas.
E tudo isso sem contar a criação de animais, onde nenhuma tem inseminação artificial, onde a vaquinha de estimação, a Bela, é a responsável pela produção do leite que se transforma em derivados ali na fazenda mesmo, e também pelo projeto de preservação do porco moura, um porco gigante. Um outro projeto interessante é o do milho crioulo, que é nativo da região. Ele cultiva, colhe, moe, seca e faz a polenta que é servida no restaurante.
O Valle Rústico nasceu em 2009, no começo um pouco mais “tradicional”, mas não demorou muito para que o chef Rodrigo Bellora transformasse o espaço no que é hoje. Na cozinha são usados ingredientes sazonais e da terra, produzidos na fazenda ou na região, com a intenção de valorizar o pequeno produtor e não deixar que essa atividade tão artesanal se perca no contexto da atividade agrícola de larga escala. Para se ter uma ideia, o pinhão é um queridinho nas receitas, já que é uma fonte rica de amido e pode substituir a batata e a farinha em praticamente qualquer receita, além de ser um produto regional. Nós provamos e foi meu prato favorito, diga-se de passagem.
Muito mais do que um restaurante, o Valle Rústico tem 10 anos de história e defende a “Cozinha de Natureza”, como o chef Rodrigo Bellora define. E além de todos esses conceitos, de produção orgânica, valorização do pequeno produtor, da cozinha zero quilômetro, Rodrigo também é um líder local do movimento Slow Food na região. Se você não sabe, Slow Food significa um alimento bom, limpo e justo. Ou seja, da horta para a mesa, sem agrotóxicos. E ainda desmistificando um pouco mais o slow food, sabia que produtos orgânicos tem o mesmo preço que os produtos de larga escala? Basta comprar direto do pequeno produtor, sem atravessadores.
E como líder, o chef cria pratos com que propõem um novo olhar para os ingredientes. Mas o que mais me surpreendeu é que toda a equipe da cozinha tem o seu protagonismo. Ninguém brilha mais do que ninguém. A cozinha é criativa e autoral, e cada chef explica o seu prato quando ele é apresentado. A equipe, bastante jovem por sinal, faz expedições periódicas para testar novos ingredientes, e é por isso que a cada 2 meses o menu muda, tanto em função da sazonalidade, quanto da descoberta de novas combinações. Não se surpreenda se vier um prato com PANCS (plantas alimentícias não convencionais). Para saber: não existe nenhum restaurante como esse na região.
COMO É O JANTAR COM MENU EXPERIÊNCIA DO VALLE RÚSTICO
O restaurante Valle Rústico fica em uma bela propriedade entre as vinícolas. Fomos para jantar, e o escuro da região rural deu um clima de suspense durante o deslocamento. A entrada tem um portão, e você tem que tocar interfone e se identificar para ter acesso. Por isso reservas são bem-vindas, porém não obrigatórias.
Depois de todo o encantamento com o ambiente de paredes de tijolos à vista, mesas caprichosamente decoradas com tolhas coloridas e flores do campo, e objetos antigos dando charme ao espaço, fomos encaminhados para a nossa mesa.
Fizemos o tradicional Menu Experiência do Valle Rústico, que naquela noite de abril de 2019 foi de sete passos, mais a entrada e sobremesa. Neste dia, os pratos foram feitos pelos chefs Fernando e Lucas Gabardo.
MENU EXPERIÊNCIA
Entrada: Chips de banana do norte do estado com creme de queijo artesanal.
Muito cuidado para não comer demais essa tentação.
Passo 1: Gaspacho de araçá com palito de pepino, cubos de morango e flor de mel.
Gaspacho é uma sopinha fria, onde primeiro você come o pepino e depois bebe a sopinha. Em dias quentes ela é bem refrescante.
Passo 2: Espaguete de chuchu no azeite de alho com pó de cogumelos e cogumelos desidratados.
Visualmente o prato parece sem graça, mas o sabor é muito bom e tem umami (o 5º sabor).
Passo 3: Paçoquinha de Porco Moura com mostarda de cremona, agrião e almeirão italiano, chucrute e chips de batata roxa.
O porco moura é originário do Paraná, da época do tropeirismo. Esse porco servido no restaurante faz parte do projeto e foi criado em Santana do Livramento comendo apenas cascas de uva, o que dá sabor a carne. Parecia que eu estava comendo coxinha.
Passo 4: Nhoque de pinhão com molho de tomate fermentado, molho de tomate tradicional, lardo, grúpula (ácido tartárico), flores desidratadas e alho poró desidratado.
Esse nhoque foi feito com gordura de porco e molho de tomate, mas a textura mais parecia carne e era salgadinho, uma delícia.
Passo 4 para vegetarianos: Bolinho de queijo serrano com kimchi e mostarda de butiá.
Um bolinho de queijo fora do convencional.
Passo 5: Polenta mole com ovo mollet, cotto, queijo vaccino romano e cogumelos (Shimeji, shitaki e Paris)
A polenta mole é milho crioulo do projeto e é servida com ovo molinho na panelinha de barro quente.
Passo 6: Costela com creme de moranga caramelizada, farofa de alho com erva mate, chiffonade tansagem e língua de vaca.
A Costela foi cozinha durante 24h e o creme de moranga fez toda a diferença nesse prato.
Passo 6 para os vegetarianos: Socarrat com cogumelos.
Socarrat é um arroz que fica coladinho, como uma crosta de fundo de panela, e que depois de enrolado, parece um canelone. Esse foi feitos com vários tipos de arroz.
Passo 7: Pien de doce de leite com nozes pecan caramelizadas com azeite de oliva, ganache de chocolate meio amargo, sorvete de especiarias, biscoito de amido e lírio do brejo desidratado
Bolinho de doce de leite da vaquinha Bela. O pien doce é inspirado no original pien, que é uma comida típica dos imigrantes italianos. Um rolinho de carne (de frango e gado) que é servido e apreciado nos tradicionais almoços coloniais da região.
Petit four: Biscoito amanteigado, com banana passas e uva passas orgânicas, com amêndoas e castanhas
Bebida: Para acompanhar o Menu Experiência, a sugestão foi um Maximo Boshi Merlot.
No final, pedimos um chá de boldo, porque foi uma aventura gastronômica. Mas antes, recebemos um licor digestivo especial do Valle Rústico.
PARA SABER
Vegetarianos e veganos são bem-vindos, basta avisar que um novo sabor será apresentado no lugar. Observe que o nosso Menu Experiência precisaria de poucas alterações para ser completamente vegetariano, por exemplo.
Alérgicos ou com restrições alimentares também são bem-vindos, basta avisar antes.
As porções são pequenas, mas no final dos passos, dá um monte de comida.
FAÇA A SUA RESERVA NO VALLE RÚSTICO, O RESTAURANTE DO VALE DOS VINHEDOS
Funcionamento: Quarta a sábado, das 19h30min às 22h, e nos domingos, das 12h às 14h30min. Reservas são bem-vindas. O restaurante tem horário, mas a fazenda nunca para!
Valores: Menu Natureza: R$ 150 por pessoa. Menu Experiência: R$ 210 por pessoa. Bebidas à parte. Aceita Visa e Master.
Endereço: Estrada Linha Marcílio Dias, s/n - 15 da Graciema/Vale dos Vinhedos, Garibaldi/RS
Telefone: (54) 3067-1163 / (54) 9 8123-0080
Facebook:www.facebook.com/vallerustico
Instagram:www.instagram.com/vallerustico
A camiseta do VR que todo mundo ama, aqui: http://bit.ly/camisetaVR
Misturando elementos da terra, técnicas contemporâneas e históricas e muita criatividade, o visitante do Valle Rústico tem a certeza que viverá novas experiências gastronômicas. Recomendo muito para casais em busca de uma nova experiência gastronômica.
FIQUE LIGADO!
Não esqueça de fazer o Seguro Viagem! Eu já precisei (contei aqui) e não tinha. Não cometa meu erro!). Lembre-se que nem sempre o seguro saúde cobre outros estados. Fazendo o seguro através do nosso link você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a continuar viajando. Use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e se pagar no boleto, ganha mais 5%. No cartão de crédito dá para parcelar em até 12x sem juros.
VEJA MAIS ARTIGOS! O blog está cheio de informações do Rio Grande do Sul!
*Fomos no Valle Rústico como convidados durante os nossos dias em Garibaldi. Mas antes mesmo do convite, já estávamos planejando uma visita, e por isso recomendamos o menu experiência.
JÁ CONHECE NOSSO FACEBOOK?
SEGUE NO INSTAGRAM @MONICAMORAS @EDUVIERO
VEJA MAIS