A Igreja Matriz São Francisco de Assis de Monte Belo do Sul
Texto: Mônica Morás | @monicamoras Fotos: Eduardo Viero | @eduviero
A Igreja Matriz São Francisco de Assis é um dos símbolos de Monte Belo do Sul, a pequena cidade da Serra Gaúcha no Vale dos Vinhedos. Localizada no centro da cidade, na Praça Padre José Ferlin e ao Largo Antônio Manzoni, suas torres de 65m de altura são vistas de vários pontos do município.
Construída em estilo gótico, a Paróquia São Francisco de Assis teve sua fundação em 12 de fevereiro de 1889, dedicada ao padroeiro de Monte Belo, e foi inaugurada em 1965. Ela está em excelente estado de conservação, o que reflete o capricho da comunidade com o seu templo máximo de fé.
Nas suas duas torres, há um relógio em cada uma. Os sinos tocam a cada 15 minutos, uma tradição italiana deixada pelos imigrantes que chegaram a partir de 1877. Inclusive, é pelo sino que os moradores se guiam nos horários. Com 15min, é uma badalada; com 30min, são duas badaladas; com 45min, são três badaladas. Quando fecha a hora, são quatro badaladas e ao meio-dia os sinos tocam como música.
Por dentro, ela é tão grande que provavelmente cabe toda a população de Monte Belo do Sul, que tem pouco menos de 3 mil habitantes. O interior é amplo e bem iluminado. Suas paredes são decoradas com pinturas sacras belíssimas, assim como as esculturas e os vitrais. Os lustres são uma doação da família Zaffari, que é montebelense.
No altar, há um afresco imenso com Jesus crucificado e com um dos braços despregado da cruz abraçando e acolhendo São Francisco de Assis, no céu. Uma imagem linda de observar.
Uma curiosidade interessante é que o altar foi todo construído com ovos. Ou melhor, as mulheres da comunidade doavam ovos, o padre os vendia, e com o valor arrecadado, o altar foi feito.
A Igreja Matriz São Francisco de Assis tem ainda a capela Padre José Ferlim. O padre José Ferlim assumiu a paróquia de Monte Belo do Sul em 1931 e ao longo de 36 anos trabalhou na formação da comunidade, que mantém sua memória viva nos lugares e na tradição oral.
A Igreja Matriz fica na praça principal da cidade, acessível a partir da estrada do Vale dos Vinhedos, na entrada principal de Monte Belo do Sul. O GPS encontra fácil pelo nome. E ela geralmente passa o dia aberta, fechando apenas para o horário do almoço.
Estivemos em Monte Belo do Sul a convite da Secretaria de Turismo do município. Todas as opiniões aqui escritas refletem as nossas impressões pessoais.
IMPORTANTE: Não esqueça de fazer o Seguro Viagem! Eu já precisei (contei aqui) e não tinha. Não cometa meu erro! Fazendo o seguro através do nosso link você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a manter o blog ativo. Use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e se pagar no boleto, ganha mais 5%. No cartão paga em até 12x. Confira os valores.
>>> Curtiu as dicas e quer nos oferecer um cafezinho de agradecimento? Então use o email monicamoras@gmail.com (Itaú) para fazer um PIX. Qualquer valor ajuda demais, até de um cafezinho de R$7! Ajude o blog que te ajuda :)
Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook
VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!
Sabia que quando você faz uma reserva usando o link do blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não paga nada a mais por isso, ganha descontos e ainda o blog Eduardo e Mônica a produzir artigos completos e de qualidade. Ajude o blog que te ajuda :)
Hospedagem: Booking
Seguro Viagem: Seguros Promo (5%off) e Real Seguros
Passeios e Ingressos: Get Your Guide, Brasileiros em Ushuaia (Argentina), Brocker Turismo (Gramado e Canela)
Voo cancelado, atrasado ou alterado: Voe Tranquilo
Transporte: 12go (Asia, Brasil, Europa e Austrália) e Omio (Europa)
Aluguel de carro: Rent Cars
Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook
VEJA MAIS SOBRE O VALE DOS VINHEDOS E MONTE BELO DO SUL