Visto de Trânsito de 72h e 144h para China
Translate here!
Texto: MONICA MORAS Foto: EDUARDO VIERO
UPDATES EM 2018:
Algumas cidades já tem o visto de 144 horas, como no caso de Shanghai e Pequim. Veja no final do post.
Aumentou o número de cidades com vistos de trânsito de 72 horas. Veja a lista no final do post.
Para entrar na China, brasileiros precisam de visto e o processo é bem simples, o problema é a validade dele coincidir com o roteiro. No nosso caso, não daria tempo de entrar e sair do país dentro do período estipulado, e por isso sequer conseguiríamos terminar a Transiberiana em Pequim. Então optamos pela isenção do visto de trânsito de 72h, já que o objetivo principal era conhecer a Muralha da China.
VISTO DE TRANSITO DA CHINA
VANTAGEM
A VANTAGEM é que são 72h livres no país, sem burocracia, sem pagar nada, e apenas apresentar a passagem de saída para um destino internacional. Como Hong Kong e Macau são considerados destinos internacionais, tudo se torna mais fácil e barato.
DESVANTAGEM
As DESVANTAGENS são que só se pode entrar no país pelo aeroporto internacional de Pequim ou de Shanghai (Pudong ou Hongqiao) e sair pelo mesmo aeroporto que chegou, sem sair da região administrativa da cidade. E a permanência máxima no país é de 72h a contar da hora da chegada do voo internacional até a hora de embarque do voo internacional de saída. OU SEJA, se chegar em Pequim, deve-se ficar no distrito administrativo de Pequim durante as 72h e sair pelo mesmo aeroporto internacional. Quem chega em Shanghai, sai por Shanghai. É necessário vir de um país e sair para outro país diferente. Ou seja, Bangkok - Shanghai - Hong Kong, por exemplo.
COMO FUNCIONA FAZER O VISTO DE TRANSITO DA CHINA
Depois de escolher se vai ir para Pequim ou Shanghai, é necessário comprar a passagem de saída para um outro destino internacional pelo mesmo aeroporto. Vale sair para Hong Kong, Macau e Taiwan também. No aeroporto internacional de Pequim e Shanghai existe um guichê de imigração específico para o visto de trânsito, com uma placa bem clara e fácil de identificar.
O QUE PRECISA PARA O VISTO DE TRANSITO DA CHINA
É NECESSÁRIO apresentar o passaporte, formulário de entrada no país (o arrival card, com nome, passaporte, voo de chegada, endereço do hotel, etc), e a passagem de saída pelo mesmo aeroporto com data e horário dentro do período de 72h. O oficial vai conferir, anotar no formulário de chegada (arrival card) o voo e data de saída que constam na passagem apresentada e carimbar o passaporte com o visto de trânsito e a data de saída. Só isso!
COMO PEGAR VISTO DE TRANSITO NO AEROPORTO DE PEQUIM OU XANGAI
SEQUENCIA: preenche o arrival card > se apresenta no quiche da imigração específico para o visto > apresenta o arrival card, passaporte, reservas de hotel, reservas aéreas para um destino internacional que não seja o mesmo que você veio > aguarda o oficial conferir tudo e carimbar o passaporte > pegar o passaporte de volta e aproveitar a cidade
Nós não precisamos responder nada quando fizemos, só entregamos os documentos e esperamos ele conferir tudo e nos devolver o passaporte com o carimbo que indicava o tipo de visto e a data da nossa saída. Mais informações no site da Embaixada da China, no site da Air China. nessa interpretação do visto no site da Embaixada da China, e no site oficial do governo Shanghai General Station of Immigration Inspection.
VEJA TAMBEM:
COMPRANDO A PASSAGEM COM ESCALA
Optamos por comprar as passagens com múltiplos destinos pelo site da Orbitz: Ulan Batar para Pequim e Pequim para Hong Kong. Se comprássemos por trechos no site da Air China (cia aérea que de fato voamos), o valor seria até três vezes mais caro. Ou seja, foi como se comprássemos uma passagem para Hong Kong com escala em Pequim, só que uma escala de 72h.
SE VOCÊ NÃO VAI SAIR DO AEROPORTO
O tempo de permanência no aeroporto é de até 9h no terminal. Todo mundo passa por uma espécie de imigração onde os oficiais conferem a passagem do próximo destino e carimbam o passaporte com o visto de trânsito de 9h. Esse "visto" é válido principalmente para os aeroportos que não fazem parte da lista das 72h ou das 144h.
LISTA DE AEROPORTOS COM VISTO DE TRANSITO
Antes de viajar CONFIRA se a lista ainda é esta no site da Embaixada da China e nessa interpretação do visto no site da embaixada da China, e no site da Air China. Sobre o visto de 144h, o site oficial do governo Shanghai General Station of Immigration Inspection explica detalhadamente como funciona esse visto.
1. VISTO DE 72 HORAS
Xi’an Xianyang International Airport
Chengdu Shuangliu Airport
Chongqing Jiangbei International Airport
Guilin Liangjiang International Airport
Kunming Changshui International Airport
Dalian Zhoushuizi International Airport
Ximen Gaoqi International Airport
Harbin Taiping International Airport
Wuhan Tianhe International Airport
Tianjin Binhai International Airport
Shenyang Xiantao International Airport
Qingdao Liuting International Airport
Changsha Huanghua International Airport
2. VISTO DE 144 HORAS
Shanghai Pudong International Airport
Shanghai Hongqiao International Airport
Beijing Capital International Airport
Nanjing Lukou International Airport
Hangzhou Xiaoshan International Airport
Guangdong: Guangzhou Baiyun Airport
Shenzhen Bao’an Airport
Jieyang Chaoshan Airport
VEJA TAMBEM:
Quer fazer negócios na China ou compras? Veja o site DESTINO CHINA.