5 Formas de Espantar a Saudade de Casa
Translate here!
Texto e Foto: Mônica Morás
Viajar é uma das experiências mais enriquecedoras da vida. Você conhece novas pessoas, vive situações novas, abre a mente, quebra preconceitos, desapega, aprende mais sobre si mesmo, a lidar com o imprevisto e ainda aumenta a coleção de história para contar. Coisa boa!
Quando tudo está perfeito, tudo funcionando, sem nada que poderia atrapalhar os planos, ou quando tudo dá errado e você já está cansado demais para pensar, bate um vazio repentino, um desamparo, uma tristeza inexplicável que dá um nó na garganta, faz sentir sozinho no meio da multidão e uma vontade de pegar o primeiro voo de volta para casa sem nem pensar na conta do cartão do crédito. Maldita saudade!
A saudade pode ser um sentimento bom, mas para viajantes, principalmente os longo prazo e expatriados, a saudade de casa é indiscutivelmente um dos piores sentimentos experimentados quando se está longe. Não tem idade, não tem nível de experiência na estrada, não escolhe nacionalidade nem nada. A saudade de casa apenas bate, e bate forte!
A boa notícia é que ela passa! Depois de tantas vezes sentido saudade de casa, tendo que lidar com ela nas mais diversas situações e momentos da viagem (tipo agora) aprendi que existem algumas maneiras que ajudam a espantar ela.
As minhas 5 Formas de Espantar a Saudade de casa são:
1. Entenda a sua saudade
Tente entender porque você está com saudade. Muito tempo longe, cansaço, problemas, falta da família ou dos amigos, do cachorro ou do gato, falta de um espaço para chamar de seu. A saudade de casa pode ter milhões de motivos, mas todos eles estão relacionados a nossa necessidade humana de conexão e segurança. Ficar pipocando de cidade em cidade, agendando hostel, enfrentando horas de viagem de ônibus, fazendo novos amigos a cada 3 dias ou vivendo numa cidade que você não consegue se encaixar pode ser bem exaustivo.
-Veja também: Por Que Eu Larguei Tudo e Fui Viajar
2. Tenha rotina
Já falei várias vezes da importância de ter rotina e sei bem quanto isso é extremamente difícil para quem está viajando. Mas fazer algo que você costumava fazer em casa pode ajudar muito, vai ajudar a se sentir em casa com mais facilidade. Correr de manhã, cozinhar a comida favorita, ler um livro, beber um vinho assistindo séries, envolva-se em alguma atividade local, qualquer coisa que faça você ocupar seu tempo e faça você se sentir em casa.
3. Saia da cama
Pode parecer estranho, mas saia de cama! Não tá no clima de sair de casa? Vai sem clima mesmo, nem que seja no supermercado. Não tá afim de conversar com aquela pessoa que puxou assunto? Converse mesmo sem assunto. A pior coisa de estar com saudade de casa é justamente ficar em casa pensando sobre isso. Melhor arranjar algo para se distrair, uma cafeteria nova para experimentar, uma revista diferente, uma caminho diferente. Não deixe espaço para pensar na saudade.
4. Fale com a família
A família é a base de tudo e são eles que podem dar o apoio necessário nessa hora. Mas cuidado, eles não podem estar perto, dar aquele abraço tão necessário, por isso é bom aprender a manter o contato na medida certa para não piorar a situação. Ainda mais quando rola aquelas perguntas sobre voltar.
- Veja também: Por que Moramos 6 Meses em Shanghai
5. Converse com alguém na mesma situação que você
Quando você sente saudade de casa, o que você mais precisa é de compreensão, e apenas que está na mesma situação que você, de viver longe, pode entender verdadeiramente o que isso significa. Saudade não é sinal de franqueza ou fracasso, tudo o que você precisa é conversar sobre isso, ver com a outra pessoa lida com isso, tentar ver a situação de fora para dentro. Lembre-se de que você não está sozinho.
Viajar traz muitas possibilidades, mas pode ser difícil aproveitar tudo isso se você estiver se sentindo para baixo. Todo mundo já passou por isso pelo menos uma vez na vida e tudo o que você precisa entender é a saudade de casa é passageira.
E você, tem alguma maneira diferente de lidar com a saudade? Me conta :)