Tudo Sobre Batu Caves
Translate here!
Texto: Mônica Morás Fotos: Eduardo Viero e Mônica Morás
Toda cidade tem suas atrações imperdíveis e Batu Caves é uma delas em Kuala Lumpur. Batu Caves são cavernas em rochas de mais de 100 metros de altura. O principal templo, o Bukit Batu, é centenário e foi uma contribuição importante dos imigrantes indianos. Batu Caves é o mais importante Templo Hindu fora da índia e é dedicado ao Deus Subramaniar.
Veja também: O Que Ver em Kuala Lumpur em 1 Dia
Logo atrás da estátua dourada do Deus Hindu Murugan, começam os 272 degraus que levam até a caverna e dão uma vista incrível lá do alto. A subida é bem tranquila apesar do calor e as escadas são tomadas pelos macacos.
Lá dentro o clima é úmido, mas o lugar impressiona pela altura da caverna e pela quantidade de templos. Nas paredes algumas pinturas também chamam a atenção. Na descida é melhor ir pela escada da direita para ter acesso a segunda caverna.
Diariamente pelo menos 3mil pessoas visitam Batu Caves e na época do festival Thaipusam, esse número é muito superior.
O que vestir
Batu Caves é um templo Hindu, então é obrigatório cobrir ombros e joelhos. Mas na entrada existe a opção de alugar sarong para as pernas por 5RM e na saída elas devolvem 2RM.
Estrutura
Na entrada do complexo existem restaurantes indianos, a garrafa de água custa mais caro do que a média, existem lojas de souvenirs e mulheres fazendo tatuagem de hena.
Como chegar
Batu caves fica a 13km de Kuala Lumpur, mas o acesso é muito simples. A partir da estação KL Sentral basta pegar o Komuter, um outro trem, que sai a cada 30 minutos. O valor da passagem é o mesmo de um trajeto dentro de Kuala Lumpur. A plataforma é a 3, fica bem nas escadas que descem ao lado do Mc Donalds. A estação é a Batu Caves, a terminal então não tem erro. Não vale a pena comprar volta antecipadamente, pois os fiscais conferem o ticket com o horário.
Tempo é necessário para a visita
Uma manhã ou tarde é suficiente, talvez até menos dependendo o quanto você vai esperar pelo próximo Komuter. O templo fica aberto das 8am até às 19h e melhor evitar os horários de sol forte.
Alguns cuidados
- Batu Caves é cheio de macacos e todo cuidados é pouco para esses pequenos ladrõezinhos.
- Não dê comida para os macacos. Isso só incentiva mais ainda eles a roubarem os visitantes e seguir você em busca de mais.
- As escadas são pintadas e quando molhadas ficam bem escorregadias.
- O clima é quente e úmido e subir 272 degraus cansa, por isso mantenha sempre uma garrafinha de água, porque depois da entrada nas escadas não existe mais opção de comprar.
Veja todos os posts da MALASIA