Roteiro no Laos de Ônibus
Translate here!
Texto: MONICA MORAS Fotos: EDUARDO VIERO e MONICA MORAS
O Laos é um país onde as coisas acontecem devagar. A calma e a tranquilidade fazem parte desse povo que sofreu com uma guerra que sequer era deles. A desigualdade social é grande, mas grande também é humildade desse povo.
O Laos é um país que abriu suas fronteiras há pouco tempo, ainda não oferece infraestrutura de turismo bem desenvolvida, por isso viajar pelo país pode ser bem cansativo. Mas se pensarmos no que o destino reserva, com certeza vale a pena tanto esforço.
Visitar o Laos é entrar numa outra realidade do Sudeste Asiático. Esteja pronto para comer muito bem, beber a melhor cerveja da região e ver paisagens Incríveis ao longo do rio Mekong.
Passamos 6 dias no país e mesmo pulando Vang Vieng, a cidade favorita dos mochileiros, tivemos bons momentos. Nosso roteiro do Laos teve Luang Prabang e Vientiane tudo feito de ônibus desde a chegada a partir de Chiang Mai até a saída para Tailândia novamente.
3 DIAS EM LUANG PRABANG
Luang Prabang é uma das cidades mais interessantes e bonitas do Laos. Fica no norte do país, no alto das montanhas e atrai viajantes do mundo inteiro para presenciar a Ronda das Almas e tomar banho de cachoeira na Kuang Si.
A maioria das coisas podem ser feitas a pé, e algumas poucas de tuktuk. Nós passamos 3 dias completos na cidade, mas em apenas 1 dia bem aproveitado é possível ver tudo.
Luang Prabang é conhecida pela exuberante natureza, mas além disso, as atrações mais interessantes são: Ronda das Almas, mercado matinal, mercado noturno, rio Mekong, cavernas Pak Ou, Palácio Real, templo Mai, colina Phou Si, bar Utopia, a comida de rua e as cachoeiras Tad Sae e Kuang Si.
Chegamos em Luang Prabang de ônibus vindos de Chiang Mai. O visto foi feito na hora na fronteira entre Tailândia e Laos.
Veja o post completo O que Fazer em Luang Prabang
3 DIAS EM VIENTIANE
Com forte influência francesa, Vientiane no Laos nem parece uma capital de país. Seus ares são de cidadezinha do interior e a proximidade com a fronteira da Tailândia não deixam enganar o motivo da visita da maioria dos turistas: renovar o visto.
Nós passamos 3 dias em Vientiane, mas em apenas 1 dia é possível conhecer tudo a pé mesmo. A única atração mais distante é o Buddha Park e ainda assim é fácil de chegar.
Vietiane é famosa por ser fronteira com a Tailândia, mas além disso, as principais atrações são: Patuxai que é maior que o arco do triunfo de Paris, a estupa That Dam, mercado noturno, Palácio Real, parque Chao Anouvong, templo Haw Pha Kaeo, templo Sisaket, estupa de ouro Pha That Luang, templo Si Muang e o Parque Buda.
Chegamos em Vientiane de ônibus a partir de Luang Prabang e saímos também de ônibus para Chiang Mai na Tailândia.
Veja também o post O Que Fazer em Vientiane, A Capital do Laos
INFORMAÇÕES IMPORTANTES DO LAOS
COMO FAZER O VISTO DO LAOS
O visto na chegada, tanto faz se aéreo ou terrestre. Custa 30 dolares e tem que apresentar o passaporte valido por no mínimo 6 meses, 1 foto 3x4 ou tamanho passaporte e preencher o arrival card. Se não tiver foto, cobram mais. Se for por terra, cobram 1 dolar de extorsão, scam mesmo e ainda ainda dão recibo. Se pagar em Bath (moeda da Tailândia) sai bem mais caro, e fazer cambio na fronteira é mais caro ainda. A imigração tem horário de funcionamento, por isso cuidado se você for de ônibus. O visto é de 30 dias. Veja Como Fazer os Vistos Para os Países do Sudeste Asiático
MELHOR ÉPOCA PARA VISITAR O LAOS
A temporada de chuvas no Laos vai de maio até outubro e o mês de agosto tem as chuvas mais intensas a ponto de fechar estradas. Se você planeja viajar de ônibus pelo país que já não tem as melhor estrutura de estradas, é melhor evitar essa época, mesmo que as monções sejam leves, ou seja, chuva diária e constante por curto tempo. Veja o Guia Completo das Monções na Ásia
LÍNGUA E COMUNICAÇÃO
Nas cidades principais, onde fomos, o inglês é bem falado no comércio em geral. Mas vá de mente aberta para se fazer entender. Já explicamos a lógica das línguas asiáticas no post Comunicação na Viagem: Precisa falar inglês?
TRANSPORTE NO LAOS
Apesar de ter aeroporto internacional em Luang Prabang e Vientiane, a opção mais usada para cruzar o país ainda é o ônibus. A viagem é muito ruim: lenta pela quantidade curvas intermináveis, em ônibus pequenos que nós estrangeiros mal cabemos, os locais enjoam e vomitam com facilidade e de King, eles não tem nada. Mas pelo preço, vale a pena!
DINHEIRO
O moeda do Laos é o Kip, por isso leve apenas dólares. Em Luang Prabang o Bath é aceito normalmente, já em Vientiane nem tanto. O saque nos caixas eletrônicos tem um limite bem baixo, por isso é mais vantajoso fazer câmbio.
DICAS EXTRAS
- Negocie tudo! Não tenha vergonha de negociar até o limite da exaustão, principalmente com os tuktuk.
- A comida é muito boa, bem menos apimentada do que o restante do Sudeste Asiático
- Baixe o app Maps.me que é um mapa off-line gratuito para se localizar e traçar rotas a pé, de bicicleta, carro e ônibus.
Não esqueça de fazer o Seguro Viagem! Eu já precisei (contei aqui) e não tinha.Não cometa meu erro! Fazendo o seguro através do nosso link você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a continuar viajando. Use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e se pagar no boleto, ganha mais 5%. No cartão fica em até 12x sem juros.