Ronda das Almas em Luang Prabang

Translate here!

Texto: MONICA MORAS  Fotos: EDUARDO VIERO e  MONICA MORAS

Todos dias às 6h da manhã, antes mesmo do sol nascer em Luang Prabang no Laos, os monges saem as ruas da cidade, descalços em fila indiana com seu recipiente de metal para recolher a comida oferecida para eles. Eles vêm dos diversos templos da cidade e caminham por todas as pequenas ruas do "centro". As pessoas ficam ajoelhadas nas calçadas aguardando o momento de fazer a sua oferenda, que geralmente é arroz. É a tradicional cerimônia budista Tak Bat, também conhecida como ronda das alma.

É uma cerimônia bonita, cheia de simbolismo, mas que com o passar dos anos se tornou mais um atrativo turístico, infelizmente. Esse é um ritual para quem vê significado em doar, independente das crenças.

Pela cidade existem alguns cartazes que ensinam o que fazer durante a cerimônia, como: observar a uma certa distância, vestir-se corretamente (ombros, tronco e joelhos cobertos), não tocar nos monges, fazer silêncio, não usar flash, etc. Mas teve gente que não viu nenhum dos cartazes, pelo que pudemos observar. 

Decidimos ficar perto da nossa casa, onde poucas senhoras laosianas aguardavam os monges na calçada. Foi um daqueles momentos especiais, onde vimos uma cerimônia autêntica, com as senhoras laosianas fazendo oração antes de doar e com os monges agradecendo a cada pequena porção de arroz recebida.

O mais comovente foi uma velhinha sozinha na rua aguardando a sua vez. Percebemos nela a alegria em doar que até então não tínhamos visto. Foi ela que nos fez perceber o verdadeiro significado de todo aquele ritual. Sabe, fazer o bem sem olhar a quem. 

FIQUE LIGADO!

Não esqueça de fazer o Seguro Viagem! Eu já precisei (contei aqui) e não tinha. Não cometa meu erro! Fazendo o seguro através do nosso link você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a continuar viajando. Use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e se pagar no boleto, ganha mais 5%. No cartão é em até 12x sem juros. 

PIN IT :) 

 

Ronda das Almas em Luang Prabang

 

Já conhece nosso Facebook?

VEJA MAIS

 

Eduardo e Mônica

Somos Eduardo e Monica e estamos viajando o mundo desde 2014 e trabalhando com fotografia. O blog fala de viagem e fotografia e moramos no Sudeste Asiático, na Tailândia.

http://www.eduardo-monica.com
Anterior
Anterior

Hoje, 3 anos depois...

Próximo
Próximo

A Cidade Perdida de Angkor Wat no Camboja