Roteiro pelo Kudeejeen, Um Passeio Diferente em Bangkok

Escrito em 14/03/2020 | Atualizado em 01/07/2021

Texto e Fotos: MONICA MORAS @monicamoras

Um passeio diferente em Bangkok é o Kudeejeen ou Kudichin. Kudeejeen (fala-se ku di chin) é o bairro que foi destinado para os Portugueses pelo rei da Tailândia quando Ayutthaya estava sendo destruída pelo exército de Burma.

Inclusive os primeiros Europeus a chegarem na Tailândia. Isso porque os portugueses ofereciam armamento bélico e em troca de proteção, e enquanto Bangkok e o Grand Palace eram construídos, do lado de lá do rio.

O bairro é pequeno, tem uma igreja católica, um museu dos imigrantes e vende o famoso bolinho português. Inclusive os portugueses deixaram várias heranças para a Tailândia, como palavras exatamente iguais (café, chá, etc), influenciaram todos os doces que vão ovos e ainda introduziram a pimenta na culinárias, já que eles traziam especiarias da India. Leia também Kudeejeen, Uma Comunidade Portuguesa em Bangkok

Roteiro pelo Kudeejeen

Um Passeio Diferente em Bangkok 

Andando sempre pela beira do rio, inclusive alguns passos por cima de sacos de areia no pier, você vai ver:

  • WAT KANLAYANAMIT

O Wat Kanlayanamit é um templo budista imenso frequentado principalmente de tarde, na hora do “recreio”, pelas crianças entre 6 e 8 anos da escola dos fundos que vão fazer orações antes de sair brincando.

  • KIAN UN KENG SHRINE

O Kian Un Kong Shrine é um templo taíoista em homenagem a deusa Guanyin fundado pela comunidade chinesa, que veio depois dos portugueses. É o templo mais antigo de Thonburi (esse lado do rio que você está e que foi a capital provisória entre Ayutthaya e Bangkok).

  • SANTA CRUZ CHURCH

A Santa Cruz Church é uma igreja católica com um mosaico da Virgem Maria. Se der sorte, ela estará aberta. É bem simples, mas tem uma simbologia importante para a época. Eu conheci tailandeses católicos!

  • BAAN KUDICHIN MUSEUM

Ao lado direito da igreja, tem uma ruela bem estreitinha para pedestres. Vai até o final onde tem um azulejo com um galo. Ali é o Museu Kudeejeen e tem absolutamente tudo sobre os portugueses na Tailândia. Tem desde a chegada, palavras, temperos (como a pimenta), formas de cozinhar (como fios de ovos) e até umas refeições prontas (feitas de gesso) que eles introduziram no país. A visitação é gratuita, mas eles aceitam doações. Atenção que ele fecha às 18h.

  • SAKULTHONG'S HOUSE

Um pouquinho antes de chegar no museu, na esquerda, tem um restaurante de receitas que são uma mistura da culinária Thai com a Portuguesa, o Sakulthong’s House. São receitas que vem passando desde aquele tempo. Não acho que você estará com fome, mas se tiver aberto e quiser dar uma entradinha para tomar alguma coisa, já vale para olhar o cardápio.

  • KHANOM FARANG KUDI CHIN

Mesmo sem fome, prove o“Khanom farang kudi chin”, um bolinho português que é feito numa padaria estilo Thai (um galpão!) atrás do museu. É só sair do museu para a direita que logo tem uma ruela, e ir andando até achar o lugar, quase no final. O bolinho é grande, lembra um pouco o bolinho inglês, dá para 2 ou 3 pessoas provarem e custa 60 baht. Volta de Grab para o hotel.

COMO CHEGAR NO KUDEEJEEN

O Kudeejeen, ou Kudichin fica entre o Wat Arun e a Memorial Bridge, a 20 minutos de caminhada de qualquer um dos dois. Existem passeios guiados pelo bairro, mas eu considero mais interessante fazer o seu próprio tempo. Leia mais sobre o bairro no post Kudeejeen, Uma Comunidade Portuguesa em Bangkok.

IMPORTANTE: Não esqueça de fazer o Seguro Viagem! Eu já precisei (contei aqui) e não tinha. Não cometa meu erro! Fazendo o seguro através do nosso link você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a manter o blog ativo. Use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e se pagar no boleto, ganha mais 5%. No cartão paga em até 12x. Confira os valores.

>>> Curtiu as dicas e quer nos oferecer um cafezinho de agradecimento? Então use o email monicamoras@gmail.com (Itaú) para fazer um PIX. Qualquer valor ajuda demais! Ajude o blog que te ajuda :)

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook

Roteiro pelo Kudeejeen, Um Passeio Diferente em Bangkok
Roteiro pelo Kudeejeen, Um Passeio Diferente em Bangkok

VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Sabia que quando você faz uma reserva usando o link do blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não paga nada a mais por isso, ganha descontos e ainda o blog Eduardo e Mônica a produzir artigos completos e de qualidade. Ajude o blog que te ajuda :)

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook

VEJA MAIS SOBRE A TAILANDIA

Eduardo e Mônica

Somos Eduardo e Monica e estamos viajando o mundo desde 2014 e trabalhando com fotografia. O blog fala de viagem e fotografia e moramos no Sudeste Asiático, na Tailândia.

http://www.eduardo-monica.com
Anterior
Anterior

Guia em Português na Tailândia: Vale a Pena?

Próximo
Próximo

Kudeejeen, Uma Comunidade Portuguesa em Bangkok