Guia em Português na Tailândia: Vale a Pena?
Escrito em 13/10/2019 | Atualizado em 01/07/2021
Texto:MONICA MORAS @monicamoras Fotos: EDUARDO VIERO @eduviero
Conhecer os pontos turísticos de uma cidade nova, num novo país, exige um bom planejamento, porque são tantos lugares que fica até difícil saber por onde começar. Imagina ainda que esse lugar é do outro lado do mundo, com uma cultura completamente diferente, com uma língua incompreensível e com uma história riquíssima. Sim, eu estou imaginando a Tailândia. E ainda: imagina que são várias atrações e você não domina o inglês. Quase o caos!
A sorte é que sempre se acha um guia que fala português, como o Experiência Tailândia, que eu sempre recomendo aqui no blog. E tem que dar valor para esses guias que falam um português claro para nós brasileiros quando estamos na Tailândia, porque dos quase 200 países do mundo, apenas 9 tem o Português como língua oficial. E mesmo assim não é nada fácil manter uma conversa com alguém de Moçambique, por exemplo. Eu já tentei algumas vezes em Bangkok e não rolou.
Leia também: Roteiro Tailândia: Quantos Dias Ficar Em Cada Lugar | Melhor Época Para Ir A Tailândia: Clima Por Mês
Portanto, se você ainda tem dúvidas se vale a pena contratar um guia que fala português, principalmente em Bangkok e Chiang Mai, dê uma olhada nessa lista.
7 MOTIVOS PARA CONTRATAR PASSEIOS EM PORTUGUÊS NA TAILÂNDIA
1. SE VOCÊ NÃO CONSEGUE DECIDIR O QUE FAZER...
Nem por onde começar, e mesmo com todas as informações aqui do blog, às vezes bate uma insegurança. Principalmente em Bangkok e Chiang Mai e arredores. Esses passeios tendem a incluir os principais pontos turísticos da cidade, de uma forma mais personalizada.
2. SE O SEU TEMPO É CONTADO...
E você quer conhecer o máximo possível sem perder tempo com deslocamentos e se encaixando em grupos prontos que vão onde não te interessa, o ideal é escolher uma opção que se encaixe no seu tempo. Uma que você possa fugir dos horários das excursões e ter uma experiência diferente, no seu tempo.
3. SE O SEU INGLÊS NÃO É DOS MELHORES...
Mas curte entender o que está acontecendo e saber o que aconteceu. Para falar a verdade, mesmo que eu que falo bem inglês, prefiro passeios em português. Nada como a nossa própria língua para facilitar o entendimento.
4. SE VOCÊ QUER ENTENDER O LUGAR ALÉM DO QUE TODO MUNDO JÁ SABE...
Mas não daquele jeito mais engessado, mas sim com curiosidades que só um guia local, que vive aquilo tudo, pode explicar. Ayutthaya em português é outra história! Tem uns detalhes que os livros não contam, mas os guias podem falar pessoalmente. Pergunte sobre a decapitação das estátuas para saber do que eu estou falando.
5. SE VOCÊ NÃO TEM MUITA EXPERIÊNCIA EM VIAGENS...
Ou ainda está viajando com pessoas mais velhas que não tem muita experiência com viagem, principalmente se tratando de Tailândia, e quer ter a segurança de saber o que vai fazer, para onde vai ir, falar português, ter um transporte confortável e um guia treinado e cadastrado para desempenhar a função.
6. SE VOCÊ TAMBÉM QUER TER UMAS FOTOS…
Nada melhor do que poder fazer um passeio no seu tempo, com um guia paciente que faz fotos ou pelo menos deixa tempo para fotografar. Eduardo e eu não pegamos nenhum passeio que o guia não deixe esse espaço das fotos. Tivemos uma péssima experiência no Marrocos que a guia não nos deixava trabalhar (ela “correu” tanto o passeio, que encerrou 1h antes e nós ficamos sem fotos), e depois disso nunca mais pegamos qualquer guia / agência.
Leia também: 7 Golpes Comuns Na Tailândia | O Que Vestir Nos Templos Da Tailândia
7. SE VOCÊ TEM NOÇÃO DE QUE REALMENTE VALE A PENA…
Na Tailândia, especificamente, a gente recebe pelo que a gente paga. Costumo dizer que existem os passeios padrão Khao San Road onde a agência te coloca numa van, te larga no mercado, e te devolve em Bangkok no horário combinado. Só isso, sem explicação nenhuma! Por isso, não é segredo que eu sempre indico o Experiência Tailândia aqui no blog.
Eles são tailandeses que falam português fluentemente, oferecem todos os passeios em português, privados, carros confortáveis e que se especializaram no viajante brasileiro, no nosso jeitinho particular de ser, e de fato explicam o lugar com curiosidades e personalizam tudo. O valor acaba sendo maior, mas você recebe segurança, cuidado e atenção.
Sobre o Experiência Tailândia:
Facebook: www.facebook.com/experienciatailandia/
Instagram: www.instagram.com/experiencia_tailandia/
GUIA EM PORTUGUÊS NA TAILÂNDIA: VALE A PENA?
Vale sim! Mesmo eu que falo bem inglês prefiro em português. Tem coisas que só na nossa língua dá para entender. A gente já gasta com tantas coisas bobas, que não custa fazer um esforcinho para ter uma experiência mais válida na Tailândia. E com segurança e conforto. E com pessoas que sabem lidar com a nossa cultura e explicar a dela.
IMPORTANTE: Não esqueça de fazer o Seguro Viagem! Eu já precisei (contei aqui) e não tinha. Não cometa meu erro! Fazendo o seguro através do nosso link você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a manter o blog ativo. Use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e se pagar no boleto, ganha mais 5%. No cartão paga em até 12x. Confira os valores.
>>> Curtiu as dicas e quer nos oferecer um cafezinho de agradecimento? Então use o email monicamoras@gmail.com (Itaú) para fazer um PIX. Qualquer valor ajuda demais! Ajude o blog que te ajuda :)
Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook
VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!
Sabia que quando você faz uma reserva usando o link do blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não paga nada a mais por isso, ganha descontos e ainda o blog Eduardo e Mônica a produzir artigos completos e de qualidade. Ajude o blog que te ajuda :)
Hospedagem: Booking
Seguro Viagem: Seguros Promo (5%off) e Real Seguros
Passeios e Ingressos: Get Your Guide e Brasileiros em Ushuaia (Argentina)
Aluguel de carro: Rent Cars
Transporte: 12go (Asia, Brasil, Europa e Austrália) e Omio (Europa)
Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook
VEJA MAIS SOBRE A TAILANDIA