Kudeejeen, Uma Comunidade Portuguesa em Bangkok

Escrito em 22/11/2017 | Atualizado em 01/07/2021

Texto:MONICA MORAS @monicamoras

Kudeejeen é um daqueles lugares de Bangkok que todo mundo deveria visitar pela história e pela facilidade de conhecer. Entre ruas estreitas às margens do Rio Chao Phraya existem um templo chinês, uma igreja católica, um templo budista e uma história curiosa.

Kudeejeen foi uma comunidade portuguesa de Bangkok

A história de Kudeejeen é muito interessante e envolve os portugueses. Logo depois da destruição de Ayutthaya, a antiga capital do Reino de Sião, lá em 1767, o rei transferiu o comando para Thonburi. Nesse tempo ele convidou diferentes comunidades para ocupar espaços, como os portugueses em Kudeejeen. Os portugueses foram os primeiros europeus a ocupar Ayutthaya, logo após dominarem Malaca na Malásia em 1551, num acordo com o Rei Taksin para o suprimento de munição contra o exército de Burma, por isso esse convite para a nova capital.

O espaço ocupado pelos portugueses trouxe uma culinária diferenciada para a região e uma mistura de católicos, muçulmanos e budistas que conviveram em paz por mais de 200 anos. Mas quem dominou mesmo Kudeejeen foram os chineses que também vieram seguindo o rei.

O Kudeejeen é bem mais do que ruas estreitas, apenas o suficiente para uma moto, e casa de telhado de zinco. É uma região com uma herança cultural que ainda se mantém preservada e nem mesmo tem uma loja de conveniência que não seja local. Não, não tem 7Eleven!

Leia também

 

O QUE VER EM KUDEEJEEN

1. TEMPLO KUAN AN KENG

Templo Kuan An Keng foi construído por chineses na época que o Rei Taksin transferiu a capital para Thonburi. Originalmente eram dois templos, mas no reinado do Rei Rama III os chineses demoliram os templos gêmeos e reconstruíram um novo, o Kuan An Keng.

Depois de muitos anos sem cuidado, a família Sae Sim, uma das mais antigas a residir na região, assumiu os cuidados com o templo.

  • Como chegar: saindo do píer, vá para a esquerda na margem do rio.

  • Horário: 7:30 às 17:00

2. IGREJA SANTA CRUZ

A Igreja Santa Cruz foi construída pelos portugueses em 1770 e é uma das mais antigas igrejas católicas de Bangkok. A estrutura original de madeira foi severamente danificada durante um incêndio e foi reconstruída em tijolos em 1916. A igreja é cercada e no pequeno espaço a sua frente estão as imagens da Virgem Maria e de Jesus crucificado.

Assim como todas as igrejas católicas, essa também tem obras sociais na região, como uma escola e um convento. Hoje a igreja também é conhecida como Wat Kudi Jeen, ou igreja chinesa.

  • Como chegar: saindo do píer, vá para a esquerda na margem do rio.

  • Horário: das 5:00 às 7:00 e das 17:00 às 19:30

3. WAT KANLAYANAMITR

O templo Wat Kanlayanamitr foi construído no reinado do Rei Rama III nas margens do rio Chao Phraya e está em reforma geral. É nesse templo que os locais fazem suas orações pedindo uma boa jornada. O templo é imenso e muito bonito.

  • Como chegar: na saída do píer.

  • Horário: das 8:00 às 16:00 

4. COMER O KANON FARANG KUDEEJEEN

A Tailândia em si já é um país com uma variedade imensa de sabores, mas em Kudeejeen a mistura portuguesa ainda está viva. Não é difícil de achar o kanon farang kudeejeen, um bolinho feito de farinha, ovo e açúcar. Vende na Thanusingha Bakery House, logo atrás do museu. É só seguir o cheiro de bolo assado. Custa 30 baht.

  • Como chegar: Kudeejeen Soi 7

  • Horário: das 9:00 às 17:00

5. Visitar o Baan Kudichin Museum

O museu do Kudeejeen é todo dedicado a história dos portugueses na Tailândia. Tem azulejos, comidas típicas e até uma cafeteria. É interessante saber que foram os portugueses que introduziram a pimenta na Tailândia, por causa do comércio entre oriente e ocidente. E também os fios de ovos e várias palavras no vocabulário local. Peça café ou chá, por exemplo, e você será atendido. A visita é auto-guiada e gratuita.

  • Como chegar: O museu fica na ruazinha estreita a direita da igreja. 271 Soi Wat Kanlaya

  • Horário: 9:30 às 18h

roteiro Bangkok kudeejeen

COMO CHEGAR EM KUDEEJEEN

Existem várias formas de chegar em Kudeejeen:

1. Atravessando o rio através do píer do Flower Market, o Pak Khlong Talat. Veja no Google Maps o lugar da travessia. É só procurar o Flower Market e dar zoon para ver a rota tracejada no mapa (Pak Khlong Talat – Wat Kanlayanamit).

2. Atravessando a pé a ponte Memorial Bridge e caminhado até lá. É bem pertinho! Para chegar na ponte tem o Pier Memorial Bridge.

3. Indo a pé a partir do Wat Arun. Perto!

4. Desembarcando no píer do Wat Kanlay. Os horários são péssimos.

DICAS DE KUDEEJEEN

  • Não precisa pegar o tour de bicicleta.

  • Em 1:30 aproximadamente você consegue ver tudo calmamente e fotografando.

  • Inclua o Kudeejeen no seu roteiro pela Old Town vindo do Flower Market ou do Wat Arun.

  • Leia também Roteiro pelo Kudeejeen, Um Passeio Diferente em Bangkok

ONDE FICAR EM BANGKOK

Para ficar em Bangkok, você só precisa definir as suas prioridades. 

ROTEIRO DE 1 DIA EM BANGKOK

Sugiro no roteiro de 1 dia em Bangkok: Grand Palace, Templo do Buda Reclinado, Wat Arun, Kudeejeen e Flower Market. No caminho haverão outras atrações interessantes e a noite fica livre.

Leia também Roteiro passo a passo em Bangkok | Roteiro de 8 Dias na Tailândia: Bangkok e Phuket

kudeejeen roteiro bangkok

IMPORTANTE: Não esqueça de fazer o Seguro Viagem! Eu já precisei (contei aqui) e não tinha. Não cometa meu erro! Fazendo o seguro através do nosso link você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a manter o blog ativo. Use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e se pagar no boleto, ganha mais 5%. No cartão paga em até 12x. Confira os valores.

>>> Curtiu as dicas e quer nos oferecer um cafezinho de agradecimento? Então use o email monicamoras@gmail.com (Itaú) para fazer um PIX. Qualquer valor ajuda demais! Ajude o blog que te ajuda :)

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook

Kudeejeen, Uma Comunidade Portuguesa em Bangkok

VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Sabia que quando você faz uma reserva usando o link do blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não paga nada a mais por isso, ganha descontos e ainda o blog Eduardo e Mônica a produzir artigos completos e de qualidade. Ajude o blog que te ajuda :)

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook

VEJA MAIS SOBRE A TAILANDIA

Eduardo e Mônica

Somos Eduardo e Monica e estamos viajando o mundo desde 2014 e trabalhando com fotografia. O blog fala de viagem e fotografia e moramos no Sudeste Asiático, na Tailândia.

http://www.eduardo-monica.com
Anterior
Anterior

Roteiro pelo Kudeejeen, Um Passeio Diferente em Bangkok

Próximo
Próximo

Como ir da Tailândia para Malásia de Trem