Roteiro pelo Caminito e Arredores em Buenos Aires

Texto: Mônica Morás | @monicamoras Fotos: Eduardo Viero | @eduviero e Mônica Morás

O La Boca é um bairro portuário que fica nas margens do Riachuelo, um arroio que separa Buenos Aires do distrito industrial de Avellaneda. É o bairro mais antigo da cidade, um dos mais pobres e também mais visitados bairros da capital argentina. 

HISTÓRIA DO BAIRRO LA BOCA E O CAMINITO

OS GENOVESES

O bairro nasceu como um porto e foi colonizado por italianos, a maioria genoveses operários e trabalhadores, que deixaram como herança as cantinas e pizzarias da Calle Necochea. Os imigrantes construíram suas casas com ferro corrugado, chapas de zinco e madeira e deu identidade ao La Boca. As casas tem muitos quartos, banheiros compartilhados e um pátio central. Cada quarto era alugado para uma família diferente e era conhecidas como “conventillos”. Hoje são pequenas galerias com várias lojinhas ao longo do Caminito, todas multicoloridas. Por causa inundações frequentes e incêndios sofridos por condições precárias de habitação, em 1884 um grupo de bairro formou o Corpo de Bombeiros Voluntários, o primeiro na América do Sul.

O CAMINITO

Falando sobre o Caminito, é a rua mais famosa do bairro La Boca. Caminito é uma travessa com artistas, pintores, dançarinos de tango, lojinhas de souvenires e muitas casas coloridas. Mas quem fez dessa rua o que ela é hoje foi o pintor e artista plástico Benito Quinquela Martín, a pedido do morador Arturo Carrega, que na década de 1950 decidiu recuperar o terreno abandonado onde antes era um estreito e mais tarde passava o trem que levava até outras partes da cidade. O nome Caminito foi dado inspirado no título do popular tango de 1926, de Peñalosa e Filiberto. Hoje Caminito é sinônimo de museu a céu aberto com um grande valor cultural e turístico, principalmente pela influência do tango.

O FUTEBOL

Além disso, os imigrantes genoveses deixaram marcas na história do bairro e do país, isso porque os dois maiores clubes de futebol da Argentina, e de maior rivalidade, se originaram ali no La Boca, com fortes laços da cidade italiana. Os torcedores do Boca Juniors mantém a tradição de serem chamados de “xeneizes”, expressão de “zeneize”, que significa “genovês” no dialeto da Ligúria, Itália). E o River Plate mantém o vermelho e branco como cor oficial do clube e do uniforme, as mesmas cores da bandeira genovesa.

Hoje o estádio do River Plate está no bairro Nuñez, no norte da cidade, mas La Bombonera, do Boca Juniors, permanece no La Boca. Foi no Boca Juniors que Diego Maradona ganhou o mundo e é no La Bombonera, que tem esse nome por parecer uma caixa de bombons, que 57 mil torcedores torcem fervorosamente. A arquibancada é tão íngreme, que dá até medo de cair de toda aquela altura. Dentro ainda está o o Museo de la Pasión Boquense que resume a história do futebol argentino no contexto mundial.      

Leia também: Guia de Bairros de Buenos Aires: Atrações e Onde Ficar                                                                           

ATRAÇÕES DO BAIRRO LA BOCA

As principais atrações do bairro La Boca são:

1. CALLE GARIBALDI

Rua dividida por trens, de onde é possível avistar a edificação genuína do bairro. As casas são pintadas com cores fortes: verde, azul, amarela, vermelha, etc. Fica a uma quadra da famosa rua Caminito. 

2. CALLE NECOCHEA

Rua iluminada e famosa por suas cantinas italianas e bares. Entre os atrativos locais, estão também frutos do mar, além de música e bailes.

3. EL CAMINITO

Rua que funciona como um museu a céu aberto, também conhecida como Museo Bellas Artes al Libre Caminito. Atualmente povoado por artistas de rua e apreciadores do tango, o local não tem portas nem calçadas, mas é marcado por diversas janelas e casas coloridas. O colorido é obra do pintor Benito Quinquela Martín e o nome é uma homengame ao tango composto por Juan de Dios Filiberto. 

4. LA BOMBONERA

O estádio do famoso time argentino Club Atlético Boca Juniors, mais conhecido como Boca, foi construído em 1940 e tem capacidade para receber 55 mil espectadores. Seu nome oficial é Alberto J. Armando, mas o estádio foi popularmente rebatizado como La Bombonera. Dentro tem uma estátua em tamanho real do Maradona e a arquibancada é bem íngreme, parece mesmo uma bombonier. Horário: 10h-18h a 180 pesos. 

Leia também: Guia Para Viajar Pelo Uruguai: Dicas e Roteiros   

ROTEIRO SUGERIDO DE 1 DIA

Se você quer conhecer melhor o bairro La Boca e ir além do roteiro turístico do Caminito, sugiro pinar os seguintes lugares no app Maps.me e seguir essa mesma ordem que descrevo abaixo:

  1. Mural Cenográfico

  2. Casa Amarilla

  3. Igreja Nuestra Señora de los Inmigrantes

  4. Torre do Fantasma

  5. Pizzaria Banchero

  6. Igreja San Juan Evangelista

  7. Quartel de Bombeiros Voluntários

  8. Estádio do Boca Juniors

  9. Museu de Cera

  10. Bar La Perla

  11. Caminito

  12. Plazoleta Bomberos Voluntários

  13. Fundação Proa

  14. Volta de Rocha

  15. Escola Pedro de Mendoza e Museu Quinquela Martín

  16. Teatro de la Ribera

  17. Antiga ponte Transbordador

CUIDADO: Apesar de ser visitado diariamente por milhares de turistas, o bairro La Boca não é muito seguro a noite, por isso evite. 

ONDE FICAR NO LA BOCA

Existem muitas opções de hostels e hostels na região, mas listei duas opções interessantes abaixo. Mas se você quiser pesquisar melhor, leia Como Escolher um Hostel: Guia para Iniciantes 

Leia também: Guia de Bairros de Buenos Aires: Atrações e Onde Ficar

Veja todos os artigos da Argentina

IMPORTANTE: Não esqueça de fazer o Seguro Viagem! Eu já precisei (contei aqui) e não tinha. Não cometa meu erro! Fazendo o seguro através do nosso link você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a manter o blog ativo. Use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e se pagar no boleto, ganha mais 5%. No cartão paga em até 12x. Confira os valores.

>>> Curtiu as dicas e quer nos oferecer um cafezinho de agradecimento? Então acesse o PicPay picpay.me/eduardoemonica e faça a sua contribuição. Você também pode buscar por @eduardoemonica diretamente no app ou escanear o QR Code. Ajude o blog que te ajuda :) Qualquer valor é bem vindo! Um café tá R$2 aqui, por exemplo. Se você ainda não tem o PicPay, baixe ele através do link de convite, insira o código promocional BJD9Y8 e ganhe de volta os primeiros R$10,00 que você gastar no cartão de crédito.

 
 

VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Sabia que quando você faz uma reserva usando o link do blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não paga nada a mais por isso, ganha descontos e ainda o blog Eduardo e Mônica a produzir artigos completos e de qualidade. Ajude o blog que te ajuda :)

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Facebook

 

Roteiro pelo Caminito e Arredores em Buenos Aires

 

VEJA MAIS SOBRE A ARGENTINA

Eduardo e Mônica

Somos Eduardo e Monica e estamos viajando o mundo desde 2014 e trabalhando com fotografia. O blog fala de viagem e fotografia e moramos no Sudeste Asiático, na Tailândia.

http://www.eduardo-monica.com
Anterior
Anterior

Roteiro em Buenos Aires: 3 Dias (ou Feriadão) Passo a Passo 

Próximo
Próximo

Como é a Navegação pelo Canal Beagle no Ushuaia