O Que Fazer em El Calafate: Atrações, Roteiro e Dicas (2024)

Texto: Mônica Morás | @monicamoras Fotos: Eduardo Viero | @eduviero

El Calafate é a cidade base para visitar o Glacial Perito Moreno, a terceira maior geleira do mundo e uma das mais belas geleiras do continente sul americado. Fica na Patagônia Argentina, nas margens do Lago Argentino, ao pé do Cerro Calafate e atrai milhares de turistas anualmente. Veja o que fazer em Ele Calafate neste artigo.

EL CALAFATE

A cidade de El Calafate em si é bem pequena, com pouco mais de 22mil habitantes. O grande responsável pelo movimento todo é o turismo, em especial o Parque Nacional Los Glaciares. Antigamente funcionava apenas como centro de abastamento para criadores de ovelha, hoje é rota certa para quem anda pela Patagônia. 

Laguna Nimez e os Flamingos

O QUE FAZER EM EL CALAFATE

El Calafate é a base para visitar a geleira Perito Moreno. Apesar da cidade ser pequena, ela é muito charmosa e ainda serve de base para várias excursões, começando, obviamente, pelo Glacial Perito Moreno.  

1. GLACIAL PERITO MORENO

O Glacial Perito Moreno é a maior geleira da Patagônia Argentina e também a terceira maior área de gelo do planeta, perdendo apenas para a Antártica e o Polo Norte. Sua imensa superfície de 70m de altura e 5km de comprimento se divide da Argentina para o Chile numa paisagem inigualável. É tão impressionante que se tornou patrimônio da humanidade pela Unesco. 

Fica a 80km de distância de El Calafate e é fácil contratar uma excursão, pegar um transfer ou até um ônibus. A entrada no Parque Nacional Los Galciares custa 10.000 pesos argentinos (set/23), com pagamento em dinheiro e precisa mostrar um documento de identificação (RG ou passaporte). 

Existem diversas maneiras de explorar a geleira, tanto por conta própria, quanto com excursão e até fazendo mini trekking no gelo. Eu recomendo fortemente ir com agência pelo custo-benefício. Foi o que fizemos e pegamos o passeio de barco.

Os passeios que recomendo são: Passeio Perito Moreno com opcional do barco (que nós fizemos), e o Passeio com trekking no Perito Moreno e passeio de barco (para uma experiência completa).

Para mais informações e fotos sobre o Perito Moreno, leia o artigo Como Visitar o Glacial Perito Moreno, Patagônia Argentina

Glacial Perito Moreno

2. LAGUNA NIMEZ

Um passeio interessante dentro da cidade é caminhar até a Laguna Nimez, um santuário de aves. São mais de 80 espécies, sendo que os mais atraem olhares são os flamingos. Muitas das aves não vivem ali o ano inteiro, mas usam a lagoa como refúgio antes de migrarem para outras patagônias. 

A reserva possui 2,5km de trilhas e mirantes para observação da fauna e da flora e onde é possível ver os ar arbustos de calafate, uma frutinha roxa, que acabou dando nome à cidade e que é a base para geleias.

Além disso, a Laguna Nimez fica a 500m do Lago Argentino, apenas caminhando. Se você pretende visitar a reserva, saiba que é interessante ter um binóculo que pode ser alugado na Casa Verde, mesmo lugar onde se paga a entrada na reserva. 

Há um passeio de meio dia que faz um City Tour, passa pela Laguna Nimez, pelo Mirador of Virgen de la Paz e pelas Cuevas del Gualichu. Muito mais completo. Veja o passeio da Laguna Nimez aqui.

3. PUNTA GUALICHO

Punta Walichu é um local histórico e arqueológico está localizado a 9 km de El Calafate. Walichu ou Gualicho é o nome de uma divindade Tehuelche.

O lugar na verdade são várias cavernas nas margens do Lago Argentino que guardam pinturas rupestres dos primeiros habitantes dessas terras na Era Glacial. Provavelmente eram caçadores, já desenharam nas paredes das cavernas seus métodos de caça e os animais que viviam com eles.

Há também as clássicas "mãos pintadas" e os estranhos labirintos que provavelmente representaram o difícil caminho para uma nova reencarnação. Perito Moreno foi o descobridor destas cavernas em 1877 e hoje é possível visita-las acompanhado de um guia. 

Há um passeio de meio dia que leva até o Lago Argentino e as Cuevas del Gualichu nas terras indígenas Tehuelche. Veja o passeios das Cuevas del Gualicho aqui.

4. ESTÂNCIA CRISTINA E ESTância 25 de Mayo

A Estância Cristina  está localizada na extremidade do Canal Cristina, na costa do Lago Argentino dentro do Parque Nacional Los Glaciares. Foi fundada em 1914 pelos ingleses Joseph Percival Masters e sua esposa Jessie para criar ovelhas numa área equivalente a 30 campos de futebol. O lugar é extremamente isolado, mas ainda conserva a sua essência e conforto, apesar do tamanho isolamento.  

A visita é guiada  e talvez o mais interessante seja o cenário exclusivo e privilegiado na Patagônia Argentina, já que está em um vale glacial anteriormente ocupado pelo Glaciar Upsala. E é da Estância Cristina que se tem uma vista privilegiada do glacial. 

A Estância 25 de Mayo é uma típica fazenda Patagônia muito próxima do centro onde acontecem jantares com espetáculos. Ali os visitantes são recebidos com comidas típicas e degustação de vinhos no final de tarde, e podem interagir com os animais da fazenda, ver o pastoreio das ovelhas, tosquia das ovelhas, e passeio pela horta orgânica.

A noite, todos são encaminhados para o restaurante da estância (fazenda) onde é servido um churrasco de cordeiro patagônico, e há espetáculo de dança típica. Veja o passeio e jantar pela Estancia 25 de Mayo.

Flora de El Calafate

5. GLACIAL UPSALA

O Glacial Upsala é um grande glacial que cobrem uma extensão de 765 km². Tem uma extensão de 54km e 40m de altura, fazendo dele o terceiro maior glacial da América do Sul. Mas apesar disso, ele vem diminuindo de tamanho devido as mudanças climáticas e geológicas.

Há um passeio de barco que combina os glaciais Upsala e Spegazzini. Uma ótima forma de experienciar a magnitude de ambos. Veja o passeio de barco pelo glacial Upsala.

6. BALCONES DE EL CALAFATE

A excursão Balcones de El Calafate é feita de 4X4 para visitar os mirantes mais interessantes de El Calafate e ainda conhecer um ponto arqueológico importante da região. Dá para ver Lago Argentino, a Cordilheira dos Andes e seus glaciares, inclusive a famosa Boca del Diablo, e se o tempo tiver bom, é possível ver o FitzRoy e a Torre em Chaltén.

Há um passeio que percorre os principais mirantes da cidade. É uma boa alternativa para quem não terá tempo de ir pessoalmente até El Chaltén. Veja o passeio dos Balcones de El Calafate.

7. GLACIARIUM

O Glaciarium é uma museu e centro interpretativo de geleiras, com explicações em 3D e documentários sobre a origem do mundo e a formação dos glaciais. Mas além de museu, o Glaciarium também tem o Glaciobar, um bar todinho feito de gelo dos glaciais.

Ele fica a 9km de El Calafate, mas tem um transfer que passa entre 12h e 17h na esquina da rua 1° de Mayo com Julio Argentino Roca. A entrada no Glaciarium custa 8000 pesos (set/23).

8. COMER BEM

E fácil comer bem em El Calafate, o único problema é que é caro e por isso precisa ser encarado como investimento. Não deixe de provar o cordeiro patagônico e a truta! Inclusive, você pode aproveitar e provar o cordeiro patagônico na Estancia 25 de Mayo para ter uma experiência ainda mais completa.

E se você ainda é amante dos doces, saiba que existem várias confeitarias artesanais, chocolatarias e sorveterias artesanais, locais onde se pode provar os tradicionais os doces feitos de calafate, a fruta que dá nome à cidade e, segundo diz uma velha lenda, faz os que provam voltarem à Patagônia. Se couber na mala (e no orçamento) invista numa geleia de calafate também. 

9. Andar pela cidade

Andar por El Calafate e bem fácil, já que a cidade tem duas avenidas principais: Av. Av. del Libertador General San Martín onde fica todo o comércio, e a Av. Julio Roca onde está a rodoviária. A Av. Roca é ligada à Av. San Martín por uma longa escadaria onde acontece uma feirinha.

Apesar da cidade ser pequena, ela é muito charmosa e ainda serve de base para vários passeios, começando pelo Perito Moreno.

Ruas de El Calafate

ROTEIRO EM EL CALAFATE

Montar um roteiro em El Calafate depende muitos dos seus interesses e tempo disponível. Algumas sugestões de roteiro em El Calafate são:

  • Dia 1: Glacial Perito Moreno e Centrinho

  • Dia 2: Laguna Nimez, Balcones de Calafate e Estância 25 de Mayo

  • Dia 3: Glacial Upsala e Spegazzini

  • Dia 4: Balcones de Calafate e Glaciarium

QUANDO IR PARA EL CALAFATE

A melhor época para viajar para El Calafate é entre novembro e março. O verão é quente de dia e frio a noite, enquanto o inverno é frio, seco e com muito vento. É comum chover no glacial Perito Moreno.

A amplitude térmica é grande em El Calafate. No verão as temperaturas chegam a 28ºC de dia e caem para 10ºC a noite. No inverno não ultrapassamos os 15ºC e vão abaixo de 0ºC de noite. O clima é seco, mas venta muito. No Glacial Perito Moreno é comum chover, geralmente aquele chuvinha fininha. A alta temporada é de novembro a março. 

ONDE FICAR EM EL CALAFATE

El Calafate tem desde hostel (albergues) até hotéis luxuosos. A cada ano aumenta e a quantidade de opções e a qualidade delas. Mas mesmo assim, na alta temporada (novembro a março), é bom reservar com algumas antecedência para ficar num lugar de acordo com as sua preferências. 

Algumas sugestões de hospedagem são: America del Sur Calafate HostelFolk Hostel e para uma experiência mais aconchegante, Linda Vista Apart Hotel. Veja mais opções aqui 

COMO CHEGAR EM EL CALAFATE

  • AVIÃO

O aeroporto fica a 23km a leste da cidade. Tem taxi e vans coletivas porta a porta. O voo para Rio Gallegos dura a 1h, para Ushuaia também 1h e Buenos Aires são 4h. Nós chegamos do Ushuaia pela Aerolíneas Argentina. 

  • ÔNIBUS

A rodoviária fica na Av. Julio Roca, 1004, no topo da escadaria da Av. San Martín. Há poucas companhias de ônibus que passam por El Calafate, por isso na alta temporada (novembro a março), é recomendável comprar passagens com antecedência. De ônibus, há saídas para Rio Gallegos em 4:30h, de onde se pode trocar para Buenos Aires e Ushuaia. E para El Chaltén são 3h, pelas companhias de ônibus Chaltén Travel e Caltur.  

DICAS IMPORTANTES DE EL CALAFATE

  • Não tem como saber quanto você vai gastar, pois isso é muito relativo. Depende de quantos tours vai fazer, se vai beber, que tipo de hospedagem e que tipo de comida. Nós gastamos pouco, pois ficamos na hospedagem com cozinha. A forma mais fácil de fazer uma estimativa de orçamento é somar o valor da hospedagem + Perito Moreno + tours extras + deixar uma gordurinha de uns 50 reais para alimentação (no mochilão), mesmo que não gaste tudo isso.

  • Leve na mala óculos de sol, protetor solar, botas de trekking impermeáveis e casaco corta vento.

  • Programe muito bem o que fazer e confira os ônibus de chega e saída da cidade para não acabar sendo obrigado a ficar uma noite a mais.

  • Escolha hospedagem entre a Av. San Martín e Laguna Nimez, isso evitará o sobe e desce de escada até a Av Roca (exceto ida/volta da rodoviária).

  • Se tiver com câmera fotográfica, leve uma lente tele-objetiva (com zoom). Vai fazer diferença!

    Veja todos os artigos da Argentina

>>> Curtiu as dicas e quer nos oferecer um cafezinho de agradecimento? Então use o email monicamoras@gmail.com (Itaú) para fazer um PIX. Qualquer valor ajuda demais! Ajude o blog que te ajuda :)

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook

VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Sabia que quando você faz uma reserva usando o link do blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não paga nada a mais por isso, ganha descontos e ainda o blog Eduardo e Mônica a produzir artigos completos e de qualidade. Ajude o blog que te ajuda :)

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Facebook

 

O Que Fazer El Calafate: Atrações, Roteiro e Dicas

 

VEJA MAIS SOBRE A ARGENTINA

v1 08.18

Eduardo e Mônica

Somos Eduardo e Monica e estamos viajando o mundo desde 2014 e trabalhando com fotografia. O blog fala de viagem e fotografia e moramos no Sudeste Asiático, na Tailândia.

http://www.eduardo-monica.com
Anterior
Anterior

Roteiro em Toledo: 1 Dia a Partir de Madri

Próximo
Próximo

Roteiro pelo Norte Argentina: Tudo o Que Você Precisa Saber