O que Saber Antes de ir para o Panamá
Texto: MONICA MORAS | @monicamoras Fotos: EDUARDO VIERO | @eduviero
O Panamá é um destino muito procurado, principalmente por viajantes em stopover da Copa Airlines nas rotas pela América Latina e Estados Unidos. Se você pretende fazer uma parada no país, mesmo que de algumas horas na conexão, você precisa ficar atento a algumas coisas que vamos explicar neste artigo.
O QUE SABER ANTES DE IR PARA O PANAMÁ
1. VISTO, IMIGRAÇÃO E VACINAS
VISTO: Brasileiros não precisam de visto para visitar o Panamá e podem ficar até 90 dias no país como turistas.
PASSAPORTE: O passaporte brasileiro deve ter, pelo menos, 3 meses de validade a partir da data de entrada no país. Eu recomendo fortemente ter mais de 6 meses.
VACINA CONTRA FEBRE AMARELA: Brasileiros devem apresentar o Certificado Internacional de Vacinação contra Febre Amarela emitido pela Anvisa.
VACINA CONTRA COVID-19: Brasileiros devem comprovar o esquema vacinal completo. Os viajantes não terão que apresentar teste negativo de COVID-19 para entrada desde que possam apresentar prova física ou digital de pelo menos 2 (duas) doses ou esquema de vacinação completo endossado pela OMS, EMA e FDA, igual ou superior a 14 dias após a última dose. Nós estamos com as 3 doses (2 doses + reforço).
Viajantes não vacinados ou parcialmente vacinados devem apresentar um PCR negativo para COVID-19 ou teste de antígeno por no máximo 72 horas antes da chegada ao Panamá. Leia mais sobre as regras atualizadas no site no Turismo Panama.
DECLARAÇÃO DE SAÚDE: Todos os viajantes devem preencher o formulário de Declaración Jurada De Salud com dados pessoais, endereço no Brasil e do hotel no Panamá, e informações de contato. É bem simples de preencher e o documento é apresentado no checkin no aeroporto.
IMPORTANTE: Depois de passar na imigração, ainda é necessário preencher a Declaraión Jurada do Viejero, um papel que fica disponível antes de passar pelas esteiras de mala na saída da área de desembarque. Mesmo eu você não tenha nada a declarar, precisa preencher. No avião eles oferecem esse papel para preencher também antes de desembarcar.
2. DINHEIRO NO PANAMÁ
A moeda oficial do Panamá é a Balboa, porém todo mundo usa dólares, afinal a Balboa só existe em moedas (não em notas) e a cotação do Dólar é a mesma da Balboa.
Não é necessário fazer câmbio, mas saiba que se houver troco em moedas, são em Balboa.
Cartões de crédito são aceitos, e caixas eletrônicos (ATM) estão por toda a cidade.
Nós usamos o tempo todo apenas os cartões Wise e o C6 Global, nem tocamos nas notas de dólares.
3. COMPRAS NO PANAMÁ
Os melhores lugares para fazer compras na Cidade do Panamá são o Duty Free do Aeroporto Internacional de Tucumen, especialmente a loja Attenza. Outras opções são o shopping Metromall, o Albrook Mall (grande!), o Multicentro e o Duty Free no final da Causeway Amador, o Amphora Duty Free.
Os valores, se convertidos e acrescidos os impostos e/ou IOF, não são tão atrativos, mas vale a pena pesquisar se você já tiver uma ideia de quanto custa no Brasil ou no EUA, por exemplo.
Importante: Há um imposto de 7% sobre os produtos nas lojas. Recomendo fazer a conta se o valor vale a pena somando o valor do produto + 7% + IOF caso use cartão de crédito.
Nós levamos o cartão Wise e o C6 Global, então todo o dinheiro já estava em dólares e pagamos apenas os 7% a mais. Esses 7% vale até para os restaurantes e comprar lembrancinhas.
4. MELHOR ÉPOCA PARA VIAJAR
O Panamá tem clima tropical com apenas duas estações: seca e chuvosa. A melhor época para viajar para o Panamá é entre dezembro e março, quando não chove. Abril é um mês intermediário. Chove no Panamá entre abril e dezembro.
Importante saber que as chuvas não são constantes. Acontecem de forma passageira ao longo do dia, o que não impede de visitar a Cidade do Panamá. Porém, se o plano for visitar San Blás e Bocas del Toro, o ideal é ir na época seca.
A temperatura se mantém constante ao longo do ano, variando entre 24ºC e 29ºC e muita umidade. E as semanas que mais atraem turistas são a semana do Natal e Ano Novo, o Carnaval e a Páscoa.
5. CHIP DE CELULAR
É fácil comprar um chip de celular no Panamá (SIM Card). Ele custa entre 2 e 5 dólares para 7 dias. Nós pegamos da Digicel, que era a que tinha na lojinha de conveniência que fomos. Pagamos 5 dólares pelo chip, mais 5 dólares pela recarga de internet ilimitada por 7 dias.
As outras operadoras são Claro, +Movil e Tigo (Movistar). Já para quem vai ficar mais tempo, há chips de celular com 5Gb para 28 dias por 20 dólares.
Importante dizer que o chip comprado no aeroporto é bem mais caro do que o comprado na cidade. Custa 20 dólares para 3 dias.
Se for passar pouco tempo (1 noite, por exemplo), talvez seja melhor comprar apenas um chip para o grupo para poder pedir Uber nos deslocamentos, por exemplo. Sim, tem Uber na Cidade do Panamá. Pegamos um chip só e ficamos roteando para o outro celular, afinal a internet era ilimitada!
6. PRECISA FALAR ESPANHOL OU INGLÊS
A língua oficial do Panamá é espanhol, porém nós falamos inglês todas as vezes que não sabíamos nos expressar em espanhol, uma língua que não somos fluentes. MAs sim, tentamos usar o espanhol o máximo possível. Todo mundo fala bem inglês por lá, já o português não é compreendido.
7. SEGURANÇA
A Cidade do Panamá é relativamente segura, porém há furtos em certas regiões. É necessário muito cuidado com seus pertences, principalmente em algumas regiões e a noite.
Antes de ir em alguns lugares mais afastados, pergunte no seu hotel se é seguro ir, mesmo durante o dia.
8. PRAIA NA CIDADE DO PANAMÁ
Na Cidade do Panamá não tem praia, porém existem várias delas bem próximas. A mais próxima é Nueva Gorgona, a 1h de distância, ou Taboga Island, a 30 minutos de ferry. Já San Blás fica a pouco mais de 2h de distância.
9. COMIDA TÍPICA
O Panamá é multicultural. Uma mistura de povos e gastronomia, por isso é fácil encontrar qualquer tipo de comida. Mas a que mais se destaca como sendo a comida típica do Panamá é a sancocho de gallina, uma sopa de frango que leva frango em pedaços grandes, milho, batata, cenoura e pimenta, e também pollo guisado, mondongo a la crioula, chuleta a la parrila, carne guisada, lomo encebolado, para citar apenas algumas. Dica: vá no Café Coca Cola, o restaurante mais antigo do Panamá.
10. TOMADAS NO PANAMÁ
As tomadas no Panamá são tipo A ou B, e a voltagem é 110v. A tomada é aquela de 2 pinos achatados paralelos. Lembre-se se levar adaptador, caso não tenha.
11. CHAPÉU PANAMÁ
O chapéu Panamá é do Equador. Quando os espanhóis conquistaram o Equador, perceberam que os locais usavam um chapéu muito parecido com as toucas utilizadas por freiras e viúvas na Europa.
Os colonizadores substituiriam o modelo local pelo modelo europeu, usando a mão-de-obra local, com destaque para os artesãos de Montecristi.
Ele se popularizou pelo mundo, mas ganhou fama na construção do Canal do Panamá, quando era usado pelos trabalhadores e engenheiros americanos, e quando a imprensa publicou uma foto do presidente Theodore Roosevelt usando um chapéu Montecristi durante sua visita ao canal do Panamá.
12. QUANTO TEMPO FICAR NO PANAMÁ
Em uma escala longa, é possível ter um gostinho da cidade, indo até Casco Viejo e o Canal do Panamá. Tudo depende do seu tempo. Nós recomendamos fortemente ficar pelo menos 3 dias e, se possível, os 6 dias do stopover.
E também recomendamos ficar hospedado em Casco Viejo, que é onde estão praticamente todas as atrações.
ROTEIRO NO PANAMÁ
Sugestão de roteiro para quem custe aproveitar o lugar, fotografar bastante e fazer umas paradas em lojinhas, e cafés.
Dia 1: Canal do Panamá (fechado na segunda-feira) e Casco Viejo
Dia 2: Cinta Costera, Panama Vieja, Shoppings na região moderna
Dia 3: Causeway Amador, BioMuseu, Cerro Ancón, Barrio Chino
Dia 4: Bate e volta para Taboga Island
Dia 5: San Blás
IMPORTANTE: Não esqueça de fazer o Seguro Viagem! Eu já precisei (contei aqui) e não tinha. Não cometa meu erro! Fazendo o seguro através do nosso link você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a manter o blog ativo. Use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e se pagar no boleto, ganha mais 5%. No cartão paga em até 12x. Confira os valores.
>>> Curtiu as dicas e quer nos oferecer um cafezinho de agradecimento? Então use o email monicamoras@gmail.com (Itaú) para fazer um PIX. Qualquer valor ajuda demais, até de um cafezinho de R$7! Ajude o blog que te ajuda :)
Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook
VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!
Sabia que quando você faz uma reserva usando o link do blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não paga nada a mais por isso, ganha descontos e ainda o blog Eduardo e Mônica a produzir artigos completos e de qualidade. Ajude o blog que te ajuda :)
Hospedagem: Booking
Seguro Viagem: Seguros Promo (5%off) e Real Seguros
Passeios e Ingressos: Get Your Guide e Brasileiros em Ushuaia (Argentina)
Voo cancelado, atrasado ou alterado: Voe Tranquilo
Transporte: 12go (Asia, Brasil, Europa e Austrália) e Omio (Europa)
Aluguel de carro: Rent Cars
Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook
VEJA MAIS SOBRE PANAMÁ