O Que Fazer em Cachi, Norte da Argentina

Texto: Mônica Morás | @monicamoras Fotos: Eduardo Viero | @eduviero

Cachi, no norte da Argentina, ainda conserva as características de casas coloniais feitas de tijolos à vista alinhadas em ruas estreitas. Ela fica a 157km de Salta, a 2.280m de altitude e tem aproximadamente 8mil habitantes.

Chegar lá a partir de Salta já é uma aventura. Além da estrada cênica passando pelo Valles Calchaquies que é um vale a 2mil metros de altitude com vários vilarejos indígenas, a Cuesta del Obispo onde o bispo de Tucumán usou o lugar para descansar em 1600 na viagem para Cachi, e também a Piedra del Molinos a 3340m de altitude.

Como se não bastasse, a rota ainda passa pelo Parque Nacional Los Cardones que é quase um “mar” de cactos da espécie cardón e fica na Quebrada de Cafayate. E tem também a Rectal del Tin Tin, uma parte da trilha Inca que ficava na Argentina. Entre outras vilas, igrejas, lugares e paisagens. Sempre parando e fotografando. 

Cachi é rodeada de montanhas da Cordilheira dos Andes de mais de 5 mil metros de altura. Foi fundada no século 16 e foi o lar da aristocracia colonial naquela época. Não é à toa que a cidade tem tantos prédios luxuosos brancos misturados com casas modestas de adobe. 

Veja todos os artigos da Argentina

O QUE FAZER EM CACHI

As principais atracões de Cachi no norte da Argentina são a Praça 9 de Julio, a Igreja de São José de Cachi, o Museu Arqueológico, andar pela cidade e o almoço típico, além do caminho passando pela Quebrada de Cafayate, Valles Calchaquies, Cuesta del Obispo e Parque Nacional de Los Cardones.

1. Praça 9 de Julio

Na cidade, o ponto principal é a Praça 9 de Julio, rodeada de bares e restaurantes. Aliás, foi o único lugar verde que vimos, isso porque ela estava sendo fortemente irrigada, pois fomos no final do extenso período de seca.

2. Igreja San José de Cachi

Em frente a praça está a igreja San José de Cachi que tem mais de 2 séculos e é considerada Monumento Nacional.

3. Museu Arqueológico de Cachi

Outras atrações incluem locais naturais, sítios arqueológicos, o Museu Arqueológico de Cachi e até a Oficina de Turismo. 

4. madeira de cardón

A cidade é toda organizada e limpa, e nos chamou a atenção o fato de todas as placas das ruas serem feitas com madeira de cardón.

E em termos de educação, nos chamou a atenção crianças ganharem computadores para estudarem. Eles fazem uma espécie de revezamento na turma, mas podem inclusive levar para casa. 

5. Almoço Típico

Como chegamos na hora da ciesta, almoçamos no El Aujero, um restaurante que servia a carne típica da região, o cabrito, em todas as formas. Uma delícia! Mas se você prefere algo melhor, vale ir no El Cortijo.

HoTéis em Cachi

Como fizemos bate e volta a partir de Salta, nós estávamos no Hostal Prisamata. Mas se você optar por ficar na cidade, algumas sugestões de hospedagem bem localizadas sãoo El CortijoCasaPueblo e a Villa Cardon.

COMO CHEGAR EM CACHI

Nós optamos por ir de excursão/ passeio para Cachi, junto com Valles Calchaquies, Cuesta del Obispo e Parque Nacional de Los Cardones, saindo de Salta. Não tínhamos tempo e por isso preferimos esse bate e volta que incluía várias atrações me um único dia.

Mas existem ônibus com linhas regulares. São umas 4h de viagem. O inconveniente de ir de ônibus é a impossibilidade de ir parando em pontos de interesse, como nos fizemos de excursão.

>>> Curtiu as dicas e quer nos oferecer um cafezinho de agradecimento? Então use o email monicamoras@gmail.com (Itaú) para fazer um PIX. Qualquer valor ajuda demais! Ajude o blog que te ajuda :)

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook

>>> Curtiu as dicas e quer nos oferecer um cafezinho de agradecimento? Então use o email monicamoras@gmail.com (Itaú) para fazer um PIX. Qualquer valor ajuda demais! Ajude o blog que te ajuda :)

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook

VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Sabia que quando você faz uma reserva usando o link do blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não paga nada a mais por isso, ganha descontos e ainda o blog Eduardo e Mônica a produzir artigos completos e de qualidade. Ajude o blog que te ajuda :)

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Facebook

 

O Que Fazer em Cachi, Norte da Argentina

 

VEJA MAIS SOBRE A ARGENTINA

v1 19.07.28

Anterior
Anterior

Buraco Azul em Jericoacoara: O Que Saber Antes de Ir

Próximo
Próximo

Como é Valles Calchaquies e Cuesta del Obispo, Argentina