Como Escolher Qual Melhor Seguro Viagem

Texto: MONICA MORAS    Fotos: EDUARDO VIERO

Qual Melhor Seguro Viagem?

Como escolher um seguro viagem que seja perfeito?

Seguro Viagem é importante e pode sim fazer a diferença na viagem. Nós recebemos com uma certa frequência as mesmas perguntas, por isso vou responder todas elas:

  • Devo contratar Seguro Viagem?

  • Quais países exigem Seguro Viagem?

  • Como funciona o Seguro Viagem?

  • O que inclui e o que não inclui?

  • O que avaliar no Seguro Viagem?

  • Qual Seguro Viagem contratar?

Eduardo vivendo perezosamente no Marrocos

Eduardo vivendo perezosamente no Marrocos

Fique ligado nas respostas:

1. DEVO CONTRATAR SEGURO VIAGEM?

Essa é a decisão mais pessoal da viagem que você precisa tomar. Quando você pensa em seguro viagem, precisa pensar em acidentes graves, coisas que coloquem a sua vida ou mobilidade em risco, e não uma gripe ou uma alergia simples. É claro que a ideia de contratar um seguro viagem é para não usar, mas se precisar, ele está lá.

Não são poucos os exemplos trágicos que conheci nesses anos de viagem de quem precisou do seguro e não tinha e dos que precisaram e tiveram atendimento rápido. Eu estou na lista de quem precisou e não tinha.

Com o curativo dos pontos no queixo

Com o curativo dos pontos no queixo

 O DIA QUE EU PRECISEI DO SEGURO VIAGEM E NÃO TINHA

No começo da viagem nós decidimos arriscar e não fazer o seguro viagem. Parecia um gasto desnecessário até eu levar um tombo bobo numa cidade do interior da China que ninguém fala inglês e abrir um buraco no queixo. 

Tive que consultar na emergência do hospital de Yantai (extremo nordeste), anestesia local, testes de alergia, reforço da vacina do tétano (pois o corte foi na região da cabeça), sutura (pontos), limpeza regular, troca de curativos durante uma semana, antibióticos e tirar os pontos em Xangai (sudeste).  

Eu tive que pagar e por sorte não estava sozinha, nosso amigo chinês estava junto, me ajudou a conter o sangue que não parava e eu tropecei na frente de um hospital. Um tombo bobo, com corte grave na região da cabeça.  Daí eu me pergunto: E se eu tivesse sozinha? E se tivesse desmaiado? E se tivesse sido mais grave ainda?

Sim, agora que eu tenho seguro viagem! Eu contratei meu seguro através da SEGUROS PROMO, com eles é bem fácil de ter uma comparação de preços entre outras empresas.

 

2. QUAIS PAÍSES EXIGEM SEGURO VIAGEM?

Leve muito a sério as regras dos países que exigem Seguro Viagem, ou você pode ser deportado por essa “besteira”.  Nem sempre eles pedem, mas se pedirem, você é obrigado a ter. Os países que exigem Seguro Viagem são:

  • Cuba

  • Todos os 27 países do Acordo Shengen da Europa com valor mínimo de 30mil euros de cobertura.

  • Austrália para estudantes.

Leia também: 

É alto, deu medo

É alto, deu medo

 

3. COMO FUNCIONA O SEGURO VIAGEM?

Seguro viagem não é a mesma coisa que plano de saúde. Ele não cobre doenças crônicas ou preexistentes. Portanto muita atenção na hora de contratar o seu e escolher o melhor seguro viagem para a sua necessidade. 

O procedimento de assistência durante a viagem pode variar de acordo com a empresa:

  • Você entra em contato e eles encaminham para um hospital conveniado com atendimento direto sem necessidade de pagamento.

  • Você entra em contato, eles orientam os procedimentos, você paga pelo atendimento e pede reembolso quando retornar aos seu país. Isso acontece em países ou cidades mais afastadas.

  • Uma mesma empresa pode ter as duas situações. Ela tem uma lista de países e cidades com hospitais conveniados e outros lugares onde acontece apenas o reembolso, sem atendimento direto.

4. O QUE INCLUI E O QUE NÃO INCLUI?

Atenção redobrada nessa parte para escolher o melhor seguro viagem. É aqui que a maioria das pessoas que teve problema com o seguro viagem deixou de prestar atenção.

Como Escolher Qual Melhor Seguro Viagem

Como Escolher Qual Melhor Seguro Viagem

 O QUE INCLUI:

  • Acidentes ou doenças graves durante a viagem

  • Atendimentos, cirurgia e medicação durante a viagem

  • Cancelamento de voo e extravio de bagagem

  • Seguro de vida em caso de falecimento ou invalidez

  • Assistência jurídica

O QUE NÃO INCLUI:

  • Doenças crónicas, preexistentes ou epidêmicas.

  • Assistência médica para prática de esportes.

  • Situações causadas por uso de álcool ou drogas.

  • Cobertura contra roupo ou danos de bens materiais. Mas por um valor adicional é possível proteger os equipamentos.

  • Tratamentos não emergenciais e exames de rotina.

5. O QUE AVALIAR NO SEGURO VIAGEM? 

Como escolher qual melhor seguro viagem?

Conheças as suas necessidades durante a viagem antes de escolher o melhor seguro. Preste atenção:

  • Valor da cobertura: Qual o valor total da cobertura. Sempre lembrando que na Europa o valor mínimo é de 30 mil euros.

  • Países de cobertura: Quais países tem atendimento direto e como funciona dos que não tem.

  • Processo de reembolso: Entenda bem o processo de reembolso e as regras para atendimento que garantem o reembolso.

  • Atendimento: Entenda como funciona o processo de atendimento, quão rápido ele é.

  • Repatriação: É a cobertura de todos os custos para trazer a pessoa de volta ao país acompanhado de médicos em casos graves

  • Doenças preexistentes: Se você tem uma doença crônica ou preexistente, avalie bem se é possível ser atendimento ou se é necessário um pagamento extra em caso de emergência.

  • Atividades de aventura: Quais atividades estão incluídas e quais não. E como funciona um resgate, caso você esteja num trekking. Observe o item Assistência Médica para Prática de Esportes.

  • O que não cobre: Veja a lista de absolutamente tudo que o seguro não cobre

  • Outras coberturas: Seguro de bagagem, atraso de voos, cancelamento da viagem.

ATENÇÃO: Mesmo que o acidente seja grave, se foi impudência sua, a seguradora pode se negar a pagar. Isso é muito comum aqui no Sudeste Asiático, onde  os maiores problemas estão relacionado a acidentes com motos, onde geralmente o condutor não usava capacete, não era devidamente habilitado e/ou foi imprudente.

Voar de balão também é aventura

Voar de balão também é aventura

6. Qual Melhor Seguro Viagem para contratar?

Antes de mais nada você precisa saber que tipo de viagem quer fazer, se é aventura (mergulho, trilha, moto),  se está indo para lugares remotos onde não existe atendimento direto, se tem doença crônica. A partir disso você precisa ver o valor da cobertura. É melhor não economizar no valor da cobertura, porque geralmente o preço final varia muito pouco e isso pode fazer toda diferença.

Se você vai mergulhar, vai andar de moto, quer fazer trilha, vai pular de paraquedas ou qualquer outra atividade de risco, leia como funciona a cobertura e se é possível pagar a mais. Se você tem equipamento e quer manter seguro também, veja se a empresa oferece essa opção.

Leia tudo com muita atenção, porque isso pode fazer a diferença na hora do atendimento. Não arrisque a sua vida por pouca coisa, porque o dinheiro a gente recupera de um jeito ou de outro, mas saúde é bem mais complicado.

Se você fizer uma cotação com a SEGUROS PROMO e achar interessante o plano escolhido, você pode colocar esse código: EDUARDOEMONICA5, com esse cupom você ganha 5% de desconto na aquisição. 

Leia também: Saúde na Viagem: Vacinas, Seguro, Cuidados e Menstruação

Já conhece nosso Facebook?

Veja mais

 

Eduardo e Mônica

Somos Eduardo e Monica e estamos viajando o mundo desde 2014 e trabalhando com fotografia. O blog fala de viagem e fotografia e moramos no Sudeste Asiático, na Tailândia.

http://www.eduardo-monica.com
Anterior
Anterior

4 Dicas para Melhorar sua Presença Online como Fotógrafo

Próximo
Próximo

9 Dicas de Como Fotografar Pessoas ao Redor do Mundo