Cooking Class em Chiang Mai: Aula de Gastronomia Tailandesa
Texto: Mônica Morás | @monicamoras Fotos: Eduardo Viero | @eduviero e Mônica Morás
Fazer uma cooking class em Chiang Mai é uma experiência interessante de incluir do roteiro da Tailândia. É um país rico em sabores e ingredientes. Alguns pratos só dão certo, porque usam o que é local.
A cooking class na Tailândia começa com a ida até um mercado local conhecer os molhos, depois vai numa hortinha entender os ingredientes, e depois faz a preparação dos pratos. A aula de gastronomia tailandesa dura uma manhã ou uma tarde, e tem pratos vegetarianos. Assista o video no Youtube.
Assista o reel no Instagram no @blogeduardoemonica
COOKING CLASS EM CHIANG MAI: AULA DE GASTRONOMIA TAILANDESA
A aula de gastronomia tailandesa acontece num mercado local e na fazenda orgânica.
APRENDENDO SOBRE OS INGREDIENTES
A cooking class começa indo num mercado local. Ali o chef apresenta os molhos e temperos utilizados nas receitas. Ele indica também quais ele prefere usar e o porquê, e também explica a diferença de alguns molhos da Tailândia para China, e quais devem ser usados quando o prato é vegetariano ou vegano.
Depois do mercado, é hora de ir para fazenda. Parece mais uma chácara. Um lugar lindo, verde, bem decorado, com vários bangalôs cozinha. Cada um para até 10 participantes, o mesmo número do nosso grupo.
Cada um de nós recebe uma ficha com opções de pratos. No turno da manhã são 3: tom yum, pad thai e curry. Podemos escolher o tipo de sopa (tom yum), se os pratos seriam de frango, camarão ou vegetarianos, e qual curry faríamos: green curry, red curry, khao soi ou panang. O mango sticky rice já viria pronto. E também escolhemos um tipo de chá para acompanhar a aula. O thai tea é ótimo!
Leia também
Já de avental e chapéu, fomos conhecer a horta orgânica. O Chef Brian passou em cada um canteiro e apresentou os ingredientes.
Conhecemos o pandan, uma folhinha verde com cheiro de coco que é famosa para os doces de cor verde. Vimos as diferenças das raízes galangal, gengibre e cúrcuma. Também provamos a beringela tailandesa que vai no green curry, e que crua, tem textura de maça.
Ficamos surpresos com a espécie de manjericão doce que geralmente fica sobre a mesa para mastigar depois pratos muito apimentados. E vimos outros ingredientes, sem os quais os pratos simplesmente não dão certo!
Não chegamos a entrar no espaço dos cogumelos, mas é bem interessante de observar. E por último, tivemos a chance de recolher ovos. As galinhas são tão mansas, que dá para pegar no colo. Mas calma: recolher ovos e abraçar galinhas é opcional.
Leia também:
AULA DE GASTRONOMIA TAILANDESA
Na cooking class, depois de conhecer os ingredientes no mercado e na horta, vamos para a nossa bancada, onde os ingredientes já estão dispostos na mesa. Todos prontos para usar na medida correta.
A fazenda tem uma cozinha que preparada tudo e vai deixando na bancada a cada troca de pratos, de acordo com a ficha que preenchemos na chegada. É uma parte interessante ver o pessoal trabalhando para deixar os ingredientes pronto para usarmos. Dá para sem sentir num programa de culinária, quase na Ana Maria Braga!
O chef faz a demonstração do preparo, nos instrui como picar os ingredientes, e depois nos deixa começar. Ele fica andando pelas bancadas e acompanhando o processo de cada um. Avisa se já está pronto para adicionar algum ingrediente, se falta mais para a textura, e também se já está no ponto.
A primeira coisa que fizemos foi a pasta de curry. Misturar tudo no pilão é uma experiência por si só. Há uma técnica para a pimenta e cebola não virem nos olhos. Exige fôlego, força no braço e paciência. Mas dá muito certo! Só numa aula de gastronomia tailandesa pra aprender isso.
O primeiro prato foi a sopa tom yum. Muito rápida, menos de 10 minutos de preparo, entre picar ingredientes e cozinhar. E fica uma delícia.
O segundo prato foi o pad thai. É um prato muito rápido de fazer na panela wok, porém são várias etapas feitas na própria wok, sem misturar os ingredientes e todos dentro do mesmo espaço, e depois finalizar com tudo junto. É importante prestar atenção na demonstração para conseguir fazer. Mas mesmo assim, o chef vai passando o avisando qual o próximo ingrediente.
O terceiro prato é o curry. Eu escolhi fazer o Panang Curry e o Eduardo fez Khao Soi. São dois processos que começam exatamente iguais, usando a pasta que curry que fizemos no começo. A finalização que é individual. É o prato mais demorado, que leva uns 20 minutos.
Por último, nos reunimos para comer o mango sticky rice e aprender como faz a mistura do leite de coco no arroz. Estava ótimo.
A cada prato, há uma mesa de jantar dispostas para que possamos comer. Água e chá estão sempre disponíveis gratuitamente. Cerveja e refrigerante também estão disponíveis com um custo adicional, o mesmo valor de um bar.
INFORMAÇÕES PRÁTICAS
Há cooking class de manhã, de tarde e o dia inteiro. Cada opções tem um menu específico e uma rotina. Nós fizemos o passeio da manhã, pois a luz é melhor para fotografar e não tem mosquitos. Tem repelente grátis na fazenda.
Na aula da manhã, a van busca no hotel às 9h e retorna por volta das 14h. Todo o transporte está incluído. Há um QR Code para acessar as receitas depois.
O roteiro é: mercado local, horta orgânica, aula de gastronomia. Tudo é em inglês.
Os pratos variam de acordo com o horário escolhido. De manhã, nós fazemos três pratos tom yum, pad thai e curry. Podemos escolher o tipo de sopa (tom yum), se os pratos seriam de frango, camarão ou vegetarianos, e qual curry: green curry, red curry, khao soi ou panang.
Recomendamos fortemente fazer o passeio da manhã. Assim você retorna ao hotel, descansa e depois consegue fazer sair no final de tarde para algum mercado noturno. Reserve um tempo livre depois da aula, pois são muitas comidas, e você vai precisar parar um pouco.
Nós agendamos através do Get Your Guide, a plataforma que sempre usamos e recomendamos pela segurança de ler os comentários de outros viajantes. Reserve a cooking class em Chiang Mai aqui. Reservando através do nosso link, você contribui com o nosso trabalho sem paga nada a mais por isso.
VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!
Sabia que quando você faz uma reserva usando o link do blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não paga nada a mais por isso, ganha descontos e ainda o blog Eduardo e Mônica a produzir artigos completos e de qualidade. Ajude o blog que te ajuda :)
Hospedagem: Booking
Seguro Viagem: Seguros Promo (5%off)
Passeios e Ingressos: Get Your Guide
Transporte: 12go (Asia, Brasil, Europa e Austrália)
Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook
VEJA MAIS SOBRE A TAILANDIA