Eduardo & Mônica

View Original

Como Visitar o Museu do Amanhã no Rio de Janeiro

Texto: Mônica Morás | @monicamoras Fotos: Eduardo Viero | @eduviero e Mônica Morás

Visitamos o Museu do Amanhã durante a nossa passagem pelo Rio de Janeiro. Um espaço que reúne sustentabilidade, arquitetura, tecnologia, ciência e uma vista belíssima para o mar. Uma visita que pode ser combinada com diversas atrações da cidade. 

Neste artigo vou explicar como é o Museu do Amanhã, como visitá-lo, como chegar até lá, como fotografar, e como incluir ele no roteiro pelo Rio de Janeiro.

COMO É O MUSEU DO AMANHÃ NO RIO DE JANEIRO

Conheci o Museu do Amanhã pela curiosidade de ver o projeto do arquiteto espanhol Santiago Calatrava de perto. Somos fascinados por projetos futuristas como esse. Em 2016, o Museu do Amanhã recebeu  destaque internacional no Leading Culture Destinations Awards, prêmio britânico considerado o “Oscar dos Museus”. 

O Museu do Amanhã recebeu esse nome por ter um conceito de diferente dos demais museus de ciências. Ele trata das grandes mudanças que vivemos e nos faz refletir sobre o futuro. É um museu que trata sobre o amanhã.

Fomos também pela curiosidade do que ele oferece: mostras de arte, ciência, sustentabilidade e espaços que alertam para os perigos das mudanças climáticas em todas as esferas, a degradação ambiental e os problemas sociais. 

COMO VISITAR O MUSEU DO AMANHàNO RIO DE JANEIRO

Por dentro, o Museu do Amanhã tem espaços interativos e sensoriais dedicados a explorar as possibilidades do futuro como base no que estamos vivendo. Ao longo do caminho, os visitantes são instigados a participar ativamente tantos das exposições permanentes e das mostras temporárias.  

O visitante faz um percurso norteado por cinco grandes momentos: Cosmos, Terra, Antropoceno, Amanhãs e Nós, e cada um norteados pelas cinco questões: “De onde viemos? Quem somos? Onde estamos? Para onde vamos? Como queremos ir?”. Os temas sustentabilidade e convivência são os que ficam mais evidentes ao longo do caminho.

A sala mais visitada é a Cosmos. Além de ser a primeira etapa do que o Museu do Amanhã propõe ao visitante, ela passa um vídeo de 360 graus sobre a história da humanidade. 

A visitação pode ser feita de quinta a domingo das 10h às 17h. O ingresso para o Museu do Amanhã custa R$30, é com horário marcado, e ele deve ser comprado online no próprio site do museu. Não há bilheteria no local devido a pandemia.

Você também pode fazer o tour virtual 360º no site do museu antes de ir. E conferir a programação das exposições. No museu ainda há um café, um restaurante e uma loja. 

COMO CHEGAR NO MUSEU DO AMANHÃ

  • VLT: Linha 1 (azul) até o ponto Parada dos Museus, que fica ao lado da Praça Mauá.

  • BICICLETA: tem bicicletário na Praça Mauá

  • METRÔ: a estação mais próxima é a Estação Uruguaiana, a 15minutos a pé.

  • BARCAS: quem vem do outro lado da Baía de Guanabara desce na Praça XV, e anda 20minutos até o museu. 

  • UBER: você pede para ir para o Museu do Amanhã, mas o motorista só conseguirá lhe deixar na Praça Mauá, que fica na frente.

  • CARRO: Basta seguir o GPS. Não há estacionamento no museu, e o mais próximo fica no edifício RB1, a 100 metros de distância.

COMO FOTOGRAFAR NO MUSEU DO AMANHÃ

A parte mais bonita de fotografar é a externa. O prêmio no Leading Culture Destinations Awards não foi à toa! O lado da Praça Mauá é mais poluído visualmente, mas o lado para o mar é sensacional. O espelho d`água é a coisa mais linda!

Para fotografar o Museu do Amanhã, use a grande angular, confira velocidade, ISO e abertura da câmera. Ou faça o bloqueio de AE/AF e correção de exposição do celular.

Como são muitas linhas, vale usar regras de composição que valorizam elas, ou pelo menos, a regra dos terços que nunca tem erro! E não se limite a fazer fotos bem de frente: explore as linhas laterais e diagonais.

Não sentimos que seja um lugar perigoso para estar com a câmera ou celular. Porém é melhor ficar atento, principalmente no lado da entrada do museu.

COMO INCLUIR O MUSEU DO AMANHÃ NO ROTEIRO DO RIO DE JANEIRO

No dia que fomos no museu, nosso roteiro foi Parque Lage, Real Gabinete Português de Leitura, Confeitaria Colombo, Museu do Amanhã e o Cristo Redentor. Todos com bastante tempo para aproveitar e fotografar com calma.

Você pode optar por fazer um roteiro apenas pela região, e visitar o Museu de Arte do Rio (MAR), Igreja Nossa Senhora da Candelária, Mosteiro de São Bento, o Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), Complexo Cultural da Marinha, e o AquaRio e Rio Star.

IMPORTANTE: Não esqueça de fazer o Seguro Viagem! Eu já precisei (contei aqui) e não tinha. Não cometa meu erro! Fazendo o seguro através do nosso link você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a manter o blog ativo. Use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e se pagar no boleto, ganha mais 5%. No cartão paga em até 12x. Confira os valores.

>>> Curtiu as dicas e quer nos oferecer um cafezinho de agradecimento? Então use o email monicamoras@gmail.com (Itaú) para fazer um PIX. Qualquer valor ajuda demais! Ajude o blog que te ajuda :)

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook

VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Sabia que quando você faz uma reserva usando o link do blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não paga nada a mais por isso, ganha descontos e ainda o blog Eduardo e Mônica a produzir artigos completos e de qualidade. Ajude o blog que te ajuda :)

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook

VEJA MAIS SOBRE O RIO DE JANEIRO

See this gallery in the original post