Como Visitar o Museu do Amanhã no Rio de Janeiro

Texto: Mônica Morás | @monicamoras Fotos: Eduardo Viero | @eduviero e Mônica Morás

Visitamos o Museu do Amanhã durante a nossa passagem pelo Rio de Janeiro. Um espaço que reúne sustentabilidade, arquitetura, tecnologia, ciência e uma vista belíssima para o mar. Uma visita que pode ser combinada com diversas atrações da cidade. 

Neste artigo vou explicar como é o Museu do Amanhã, como visitá-lo, como chegar até lá, como fotografar, e como incluir ele no roteiro pelo Rio de Janeiro.

visitar museu do amanha rio de janeiro

COMO É O MUSEU DO AMANHÃ NO RIO DE JANEIRO

Conheci o Museu do Amanhã pela curiosidade de ver o projeto do arquiteto espanhol Santiago Calatrava de perto. Somos fascinados por projetos futuristas como esse. Em 2016, o Museu do Amanhã recebeu  destaque internacional no Leading Culture Destinations Awards, prêmio britânico considerado o “Oscar dos Museus”. 

O Museu do Amanhã recebeu esse nome por ter um conceito de diferente dos demais museus de ciências. Ele trata das grandes mudanças que vivemos e nos faz refletir sobre o futuro. É um museu que trata sobre o amanhã.

visitar museu do amanha rio de janeiro

Fomos também pela curiosidade do que ele oferece: mostras de arte, ciência, sustentabilidade e espaços que alertam para os perigos das mudanças climáticas em todas as esferas, a degradação ambiental e os problemas sociais. 

COMO VISITAR O MUSEU DO AMANHàNO RIO DE JANEIRO

Por dentro, o Museu do Amanhã tem espaços interativos e sensoriais dedicados a explorar as possibilidades do futuro como base no que estamos vivendo. Ao longo do caminho, os visitantes são instigados a participar ativamente tantos das exposições permanentes e das mostras temporárias.  

O visitante faz um percurso norteado por cinco grandes momentos: Cosmos, Terra, Antropoceno, Amanhãs e Nós, e cada um norteados pelas cinco questões: “De onde viemos? Quem somos? Onde estamos? Para onde vamos? Como queremos ir?”. Os temas sustentabilidade e convivência são os que ficam mais evidentes ao longo do caminho.

visitar museu do amanha rio de janeiro
visitar museu do amanha rio de janeiro

A sala mais visitada é a Cosmos. Além de ser a primeira etapa do que o Museu do Amanhã propõe ao visitante, ela passa um vídeo de 360 graus sobre a história da humanidade. 

A visitação pode ser feita de quinta a domingo das 10h às 17h. O ingresso para o Museu do Amanhã custa R$30, é com horário marcado, e ele deve ser comprado online no próprio site do museu. Não há bilheteria no local devido a pandemia.

Você também pode fazer o tour virtual 360º no site do museu antes de ir. E conferir a programação das exposições. No museu ainda há um café, um restaurante e uma loja. 

COMO CHEGAR NO MUSEU DO AMANHÃ

  • VLT: Linha 1 (azul) até o ponto Parada dos Museus, que fica ao lado da Praça Mauá.

  • BICICLETA: tem bicicletário na Praça Mauá

  • METRÔ: a estação mais próxima é a Estação Uruguaiana, a 15minutos a pé.

  • BARCAS: quem vem do outro lado da Baía de Guanabara desce na Praça XV, e anda 20minutos até o museu. 

  • UBER: você pede para ir para o Museu do Amanhã, mas o motorista só conseguirá lhe deixar na Praça Mauá, que fica na frente.

  • CARRO: Basta seguir o GPS. Não há estacionamento no museu, e o mais próximo fica no edifício RB1, a 100 metros de distância.

visitar museu do amanha rio de janeiro

COMO FOTOGRAFAR NO MUSEU DO AMANHÃ

A parte mais bonita de fotografar é a externa. O prêmio no Leading Culture Destinations Awards não foi à toa! O lado da Praça Mauá é mais poluído visualmente, mas o lado para o mar é sensacional. O espelho d`água é a coisa mais linda!

Para fotografar o Museu do Amanhã, use a grande angular, confira velocidade, ISO e abertura da câmera. Ou faça o bloqueio de AE/AF e correção de exposição do celular.

visitar museu do amanha rio de janeiro
visitar museu do amanha rio de janeiro

Como são muitas linhas, vale usar regras de composição que valorizam elas, ou pelo menos, a regra dos terços que nunca tem erro! E não se limite a fazer fotos bem de frente: explore as linhas laterais e diagonais.

Não sentimos que seja um lugar perigoso para estar com a câmera ou celular. Porém é melhor ficar atento, principalmente no lado da entrada do museu.

visitar museu do amanha rio de janeiro
visitar museu do amanha rio de janeiro
visitar museu do amanha rio de janeiro

COMO INCLUIR O MUSEU DO AMANHÃ NO ROTEIRO DO RIO DE JANEIRO

No dia que fomos no museu, nosso roteiro foi Parque Lage, Real Gabinete Português de Leitura, Confeitaria Colombo, Museu do Amanhã e o Cristo Redentor. Todos com bastante tempo para aproveitar e fotografar com calma.

Você pode optar por fazer um roteiro apenas pela região, e visitar o Museu de Arte do Rio (MAR), Igreja Nossa Senhora da Candelária, Mosteiro de São Bento, o Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), Complexo Cultural da Marinha, e o AquaRio e Rio Star.

visitar museu do amanha rio de janeiro

IMPORTANTE: Não esqueça de fazer o Seguro Viagem! Eu já precisei (contei aqui) e não tinha. Não cometa meu erro! Fazendo o seguro através do nosso link você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a manter o blog ativo. Use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e se pagar no boleto, ganha mais 5%. No cartão paga em até 12x. Confira os valores.

>>> Curtiu as dicas e quer nos oferecer um cafezinho de agradecimento? Então use o email monicamoras@gmail.com (Itaú) para fazer um PIX. Qualquer valor ajuda demais! Ajude o blog que te ajuda :)

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook

VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Sabia que quando você faz uma reserva usando o link do blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não paga nada a mais por isso, ganha descontos e ainda o blog Eduardo e Mônica a produzir artigos completos e de qualidade. Ajude o blog que te ajuda :)

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook

VEJA MAIS SOBRE O RIO DE JANEIRO

Eduardo e Mônica

Somos Eduardo e Monica e estamos viajando o mundo desde 2014 e trabalhando com fotografia. O blog fala de viagem e fotografia e moramos no Sudeste Asiático, na Tailândia.

http://www.eduardo-monica.com
Anterior
Anterior

10 Dicas para Fotografar Paisagens Urbanas (cityscapes)

Próximo
Próximo

Alinhamento Central: Composição Centralizada