As 18 Melhores Atrações de Moscou
Texto: MONICA MORAS Fotos: EDUARDO VIERO e MONICA MORAS
Moscou é a porta da entrada na Rússia. Ali existe uma prévia de tudo que pode vir pela frente nesse país imenso. É uma cidade grande, moderna, cosmopolita, rica em cultura, história e ostentação. Destaque para as estações de metrô que mais parecem galerias de arte!
Passamos uma semana por lá e por isso preparei uma lista:
18 Coisas Que Você Precisa Ver em Moscou + Bônus
VER E FAZER
1. KREMLIN
É o coração da Rússia. No centro do Kremlin fica a famosa praça da Catedral do Kremlin onde estão a Catedral da Dormição, Catedral do Arcanjo e Catedral da Anunciação, além do Palácio e a Torre do Relógio Ivan o Grande.
2. CATEDRAL DE SÃO BASÍLIO
É o cartão postal de Moscou. Foi construída em 1560 pelo Ivan o Terrível pra celebrar a captura do Kazan e a libertação da Rússia contra a opressão Tatar.
3. A TROCA DA GUARDA
A cerimônia da troca da guarda presidencial russa acontece todos os sábados ao meio dia na Praça da Catedral do Kremlin entre Abril e Outubro.
4. A PRAÇA VERMELHA
A famosa Praça Vermelha tem sido palco de inúmeras cerimônias e anúncio de Czar desde o século 16. É nela que estão o Kremlin, o GUM, a Catedral de São Basílio e a Catedral Kazan que são acessíveis pelos portões Voskresenskye. Curiosidade: na entrada da Praça Vermelha, no chão tem um desenho redondo no chão feito de metal onde as pessoas jogam moedas (como se faz com fonte dos desejos) e as senhorinhas espertas ficam lá para recolher as moedas.
5. MUSEU HISTÓRICO
O Museu Histórico foi fundado em 1870 e guarda em 48 salas a maior coleção de artefatos históricos da Rússia. São manuscritos, documentos, livros, roupas e artefatos de vários séculos.
6. TEATRO BOLSHOI
O Teatro Bolshoi é um orgulho cultural da Rússia. Sua história começou na metade do século 19 e todo ele é decorado com luxo e os melhores equipamentos que permitem os mais diversos tipos de apresentações.
7. IZMAILOVO
O Kremlin de Izmailovo é pouco conhecido pelos turistas, mas vale a pena visitar. É o lugar favorito para casamentos e o que mais tem no entorno do Kremlin são limusines. É lá também que fica o Museu da Vodka, lojinhas com souvenirs com preços bem mais acessíveis.
8. VVC E A MOSCOW 850
É onde está o centro de exibições ALL Russia com ruas, fontes, arcos e um museu da época Soviética. Também tem um parque de diversões e a montanha russa Moscow 850 com 73 metros de altura, 40 carros, sendo 5 abertos. Nós andamos no aberto! Foi construída em 1997 em comemoração ao aniversario de 850 de Moscou e durante alguns anos foi a roda gigante mais alta da Europa. UPDATE: a Moscow 850 foi desmontada em março de 2016.
9. MOSCOW CITY
O centro internacional de negócios Moscow City foi desenvolvido em 1990 numa área de mais de 100 hectares as margens do rio, numa região ótima da cidade. Pelo que pudemos observar, são os únicos prédios modernos da cidade.
10. PARQUE DAS ÁRVORES DE CADEADOS DO AMOR
Diferente das outras cidades que fecham seus cadeados em grades, em Moscou apenas os recém casados costumam fechar os cadeados em árvores de ferro que estão espalhadas ao longo da ponte Luzhkov e jogar a chave no rio parar simbolizar um casamento de eterno amor.
11. CATEDRAL DE CRISTO SALVADOR
A Catedral do Cristo Salvador foi completamente construída com dinheiro público em comemoração a vitória sob o exército imperador francês Napoleão em 1839. Os melhores artistas e escultores decoraram a catedral que é ainda mais luxuosa por dentro.
12. METRÔ DE MOSCOU
Os melhores arquitetos e artistas desenharam e decoraram essas verdadeiras galerias de arte subterrâneas e 44 das mais de 190 estações de metrô de Moscou são reconhecidas como patrimônio cultural. Vejo o post completo.
13. PONTE BOLSHOI KAMENNY
A ponte que cruza o rio Moskva foi construída em 1938 e tem a melhor vista panorâmica de Moscou. De um lado se vê a Praça Vermelha e do outro a Catedral do Cristo Salvador.
COMPRAR E COMER
14. GUM
O Gosudarstvenny Universalny Magazin (GUM) é a galeria onde ficam as mais famosas boutiques de luxo do mundo. O prédio foi reconstruído em 1893 e desde 1953, depois de uma renovação, se tornou o lugar mais luxuoso de compras no país. O sorvete é uma delícia e a decoração das guirlandas troca todos os dias.
15. TSUM
É um shopping de departamentos imenso somente com marcas de luxo e premium class menos conhecidas e/ou acessíveis pelo pessoal em geral que junta um dinheiro e investe num sapato, uma bolsa ou um casaco. Estão lá apenas as marcas queridinhas dos milionários/bilionários da cidade (não são poucos!). Os preços são tão absurdamente altos, que assusta ver as pessoas com quantidades de sacolas saindo de lá. A rua que dá acesso ao TSUM (subindo) também tem excelentes lojas de artes.
16. OLD ARBAT
É o melhor e mais popular comércio de rua da Rússia, um calçadão na verdade. Já tem mais de 530 anos e antigamente era o lar da aristocracia tem restaurantes, pubs, mercados, artesanato, artistas, museus, teatros... de tudo. É ali, pertinho do Hard Rock que fica a Embaixada da Mongólia, caso você vá fazer a Transiberiana.
17. AFIMALL CITY
É o shopping mais “normal” da cidade. Lá se encontra tudo o que precisa com lojas mais acessíveis e na maioria dos lugares as pessoas falam inglês, pois se você olhar para cima no teto de vidro, percebe que está bem no meio do Moscow City.
18. MY-MY
É o restaurante (da vaquinha) tipo buffet a quilo mais barato e mais famoso da cidade. São muitas as opções que já vem em porções servidas, por isso olhe tudo antes, pois as comidas mais pesadas estão no começo e as mais baratas, que pesam menos, estão no final do buffet.
BÔNUS: NOITES BRANCAS
Se você for no final de junho e começo de julho, ainda pode ver as Noites Brancas, ou Sol da Meia Noite, quando o sol não se põe e a sensação é de que o sol está nascendo. Essa foto foi feita perto das 23h.
Quer saber onde ficar? Veja aqui no item 3