O Que Kandy Tem
Translate here!
Texto: Mônica Morás Fotos: Eduardo Viero e Mônica Morás
Kandy é a segunda maior cidade do Sri Lanka e o mais importante destino turístico do país. É conhecida como a capital das montanhas e o coração do Budismo. De fato, já no caminho de trem dá para apreciar a paisagem em meio as montanhas.
Dentre as principais atrações da cidade estão o Temple of the Tooth, construído no século 16 e onde está a relíquia do dente de Buda, o Kandy Lake, um lago artificial no meio da cidade, o Jardim Botânico com mais de 6km, Santuários Hindus, Templos Budistas, Mercado Público, lojas de artes e hotéis-cafés interessantes, como Helga`s Folly.
Mas o melhor mesmo é explorar a Kandy a pé e descobrir a cidade aos poucos, sempre parando em algumas das confeitarias portuguesas para descansar do calor e se deliciar com algum doce e café com leite.
Falando em comida, o prato mais famoso é o curry, um arroz com vários acompanhamentos e muito curry. Depois disso, a maioria das opções envolvem muito curry e deviled fish/chicken/egg/pottato, ou seja, pimenta forte nível quase insuportável misturada com algum outro tempero. Não se deixe enganar por aqueles folhados lindos das padarias caso você não seja bastante tolerante a pimenta. E olha que eu sou do tipo que como de tudo, com tudo!
Para se hospedar, a melhor localização é perto do Kandy Lake e Temple of the Tooth, onde fica fácil caminhar para qualquer lado, já que o tuk tuk costuma cobrar 400 rúpias pelo menos, até para trechos de menos de 1km. O Sri Lanka é um país caro!
Kandy fica a 115 km de Colombo e é acessada de trem ou ônibus de qualquer parte do país. É a partir de Kandy que se consegue visitar tudo no Sri Lanka. Chegamos de trem vindos de Colombo, saímos de ônibus de linha para Battiacaloa voltamos de ônibus direto, e fomos embora de Kandy de mini van com ar condicionado para Colombo. Pela paisagem, o trem, pelo conforto, a mini-van. Kandy merece muito ser visitada pela beleza e pelas pessoas!