Viajar Sozinha para Tailândia: É seguro?
Escrito em 16/10/2019 | Atualizado 24/08/2021
Texto:MONICA MORAS @monicamoras Fotos: EDUARDO VIERO @eduviero e MONICA MORAS
Eu viajei sozinha pela Tailândia por 5 meses e foi uma das experiências mais marcantes que tive nos últimos anos. Foi entre 2017 e 2018. Enquanto o Eduardo finalizava uns projetos na Europa, eu fui trabalhar num hostel em Bangkok fazendo as mídias sociais e o blog. E já atualizei o meu blog também!
É claro que uma cultura diferente num país distante vai despertar inseguranças. É normal ter uns fantasmas rondando a mente na hora de decidir pegar a estrada sozinha. Mas se o que você precisa é de um empurrãozinho, você está no lugar certo! Leia também Como Montar o Roteiro da Tailândia
É SEGURO VIAJAR SOZINHA PARA A TAILÂNDIA?
Sim, é seguro! Inclusive um dos países mais seguros para mulheres em viagem solo. Talvez seja por isso que tem tantas viajando sozinhas pelo país.
Passei 5 meses sozinha na Tailândia, mas nunca fiquei solitária. O que mais tem são mulheres viajando sozinhas e todas com as mesmas questões, angústias e momentos de auto descoberta. Uma troca tão genuína que é impossível se sentir só.
Foi um tempo ótimo para me redescobrir, praticar o livre arbítrio, escolher sozinha o que fazer, o que comer, onde ir e trocar experiências com outras mulheres. É tanto aprendizado que nem caberia num post de blog. Leia 5 Motivos para Viajar Sozinha mesmo Namorando
Eu trabalhava no The Yard Bangkok, idealizado, projetado, construído e administrado por mulheres (ambas engenheiras). Os quartos femininos do hostel estavam sempre lotados de viajantes solo. Eu encontrei muitas brasileiras leitoras do blog e blogueiras que estavam viajando sozinha para dar uma voltinha pela cidade em lugares que eu mesma ainda não conhecia, o que era ótimo para garantir fotos minhas do jeitinho que eu queria também.
REGRAS PARA MULHERES NA TAILÂNDIA
Na Tailândia, ao contrário de outros países, não existem regras de o que uma mulher deve ou não fazer para não chamar a atenção. Basta usar o bom senso, a intuição e tomar os mesmos cuidados como se você sequer tivesse saído da sua cidade.
Nas roupas, tente seguir a regra do templo, de cobrir ombros e joelhos. Leia O Que Vestir Nos Templos Da Tailândia. Não precisa ser ambos de uma única vez. Eu sempre dei preferência para cobrir as pernas. Observe que as próprias tailandesas se vestem assim: ou joelhos ou ombros a mostra. Não é uma regra, é só uma dica para você se sentir mais confortável. Talvez o post Dicas da Mala: Como Estar Bem Arrumada o Dia Todo Durante a Viagem ajude arrumar a mala. E essa lista também O Que Levar Na Mala Para Tailândia
Não existe medo que te impeça de viver o orgulho silencioso de uma mulher que toma coragem de botar uma mochila nas costas e andar na própria companhia para explorar um lugar novo e descobrir novas culturas. É libertador! A @gabrielaer ainda completa que nós mulheres precisamos viajar sozinha. É necessário!
Esteja aberta a conversar com todos, sem exceção e sem julgamentos (dica da @luciana_dz). Eu sei que você está planejando a viagem para ser uma viagem solo, porém nada impede de fazer amizades para dividir transporte, passeios, ter companhia para ir num bar, ter alguém para ajudar a fazer as suas fotos ou uma dupla para ficar ao seu lado na viagem de ônibus. Fazer amizade não implica em viajar com a pessoa, mas pode sim ser divertido dividir um tempo com outras pessoas.
MEU ROTEIRO SOZINHA
Eu já tinha morado na Tailândia, então só fui em lugares que me interessava atualizar o blog, Pai e Sukhothai que até então não conhecia. Na Malásia, passei 2 semanas.
Bangkok com day trips
Chiang Mai, ida de trem noturno
Pai, ida de van
Sukothai, ida de ônibus
Georgetown, Malásia, ida de trem noturno a partir de Bangkok
Leia também:
SOZINHA NA TAILÂNDIA
MINHAS VANTAGENS:
Eu já viajava sozinha antes de conhecer o Eduardo, e mesmo depois que conheci ele, eu fiz algumas viagens solo.
Não era a minha primeira vez na Tailândia e nem na Malásia, então já entendia bem o “sistema”.
Falo bem inglês e sou acostumada com o sotaque tailandês (thaiglish).
MINHAS DESVANTAGENS:
Na Malásia um Chicken Tandori ou um Butter Chicken era comida demais pra mim sozinha. Mas eu pedi igual todas as vezes que fiquei com vontade de comer.
CUIDADOS PARA VIAJAR SOZINHA NA TAILÂNDIA
Os cuidados de uma viajante são os mesmos em qualquer lugar do mundo. Nós brasileiras, que já vivemos em meio ao caos, infelizmente já somos acostumadas a ter mais cuidado normalmente. Portanto:
Compre um chip de celular para todo o período que ficar no país. Ou vá recarregando, mas não fique sem internet. Leia Chip De Celular Na Tailândia: Preços, Operadoras, Onde Comprar
Cuidado com a bolsa. Não tem assalto, mas furtos podem acontecer (como em qualquer lugar do mundo).
Na hora de guardar o dinheiro, espalhe ele. Uma parte com você, outra em algum livro com papeis aleatórios que ficam em algum saquinho ziplok, outra dentro de alguma meia que fica numa sacolinha, numa caixinha de remédio fácil de colar de novo, no fundo falso na nécessaire...
Cuidado com a sua bebida. Não descuide do copo ou garrafa jamais. Nem falo tanto pelos tailandeses, mas pelos gringos mesmo.
Se ficar em Airbnb, escolhe um que o dono seja uma mulher. Dica da @amelizemattos
Nunca diga para estranhos que está sozinha. Dica da @amelizemattos
Evite andar a noite em lugares muito escuros. Isso vale para qualquer lugar do mundo.
Se você tem app de compartilhamento de localização, como o Amigos / Buscar do iPhone, mantenha ele ativo com alguém da sua confiança.
Viaje leve, assim tudo que você tem de valor pode ser muito mais facilmente guardado nos cofres dos hostels.
Leia também:
Evite o toque. A cultura tailandesa não tem toque, o que significa que não tem beijo, nem abraço, sem aperto de mão, e as mãos dadas entre casais (indiferente da orientação sexual) são raridade. Inclusive, mulheres sequer podem tocar ou serem tocadas por monges. Por isso, evite toque em pessoas que você recém está conhecendo. Sabe quando a gente se anima e de repente já passa o braço pelo ombro do outro do tipo “my friend”, ou dá um oi com beijinho no rosto..., essas atitudes calorosas dos brasileiros.
Se quiser conhecer melhor o outro (ou outra!), use camisinha. Eu fico desesperada quando recebo mensagem de leitoras que perguntam sobre de pílula do dia seguinte ou perguntando como fala teste de gravidez em inglês. Imagina se pega uma doença também?! Não sei lidar com essas situações, e por isso preservem o emocional da blogueira que vos escreve, por favor. E para quem quer uma dose de realidade, leia o livro Garotas Perdidas (minha inspiração para a volta ao mundo), páginas 358 e 359.
Tenha Seguro Viagem e mantenha uma cópia da apólice fácil no seu celular. Eu já precisei e não tinha. Foi uma situação tensa que eu não desejo pra ninguém! Confira os valores
Tenha uma foto do seu passaporte no celular. É útil para comprar passagens, chip de celular, entrar no Grand Palace, e também para o caso de perda do passaporte.
Conheça os principais golpes e evite eles. Leia 7 Golpes Comuns Na Tailândia
Planeje direitinho a viagem. Passar perrengue sozinha é mais complicado. Dica da @laismachado
Se você se sentir perseguida ou em situação de risco, faça um escândalo sem medo.
Tenha na agenda o telefone da polícia turística através do número 1155. Eles são prestativos e falam inglês.
Sempre viajei de calça (legging ou folgadinha (de elefantinho)), porque me sentia mais confortável caso o colega da poltrona do lado fosse homem. Apesar de que os comissários (todos os ônibus tem), davam um jeito de me deixar sozinha ou do lado de outra mulher. Leia 7 Dicas Para Sobreviver A Uma Viagem De Ônibus Pela Ásia
No trem, sempre preferi a cama de cima. Claro que a minha altura (1,64m) me permitia isso. Assim me sentia mais confortável de pegar o computador mesmo com a cortina individual da cama fechada. Mulheres viajando sozinhas, se preferirem, observem que o trem #9 tem um vagão feminino exclusivo para mulheres e crianças. É segunda classe, tem ar condicionado, banheiro, opções de alimentação e apenas comissárias e policiais mulheres transitam nesse vagão. Leia Como É Viajar De Trem Noturno Na Tailândia
DICA FINAL PARA VIAJAR SOZINHA PARA TAILÂNDIA
Vai na fé, porque vai dar tudo certo! E boa viagem, desde já!
Agora não tem mais desculpa para não planejar o seu roteiro da Tailândia! Ficou com dúvida ou tem sugestão para melhorar o artigo? Escreve aqui embaixo nos comentário!
IMPORTANTE: Não esqueça de fazer o Seguro Viagem! Eu já precisei (contei aqui) e não tinha. Não cometa meu erro! Fazendo o seguro através do nosso link você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a manter o blog ativo. Use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e se pagar no boleto, ganha mais 5%. No cartão paga em até 12x. Confira os valores.
>>> Curtiu as dicas e quer nos oferecer um cafezinho de agradecimento? Então use o email monicamoras@gmail.com (Itaú) para fazer um PIX. Qualquer valor ajuda demais! Ajude o blog que te ajuda :)
Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook
VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!
Sabia que quando você faz uma reserva usando o link do blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não paga nada a mais por isso, ganha descontos e ainda o blog Eduardo e Mônica a produzir artigos completos e de qualidade. Ajude o blog que te ajuda :)
Hospedagem: Booking
Seguro Viagem: Seguros Promo (5%off) e Real Seguros
Passeios e Ingressos: Get Your Guide e Brasileiros em Ushuaia (Argentina)
Aluguel de carro: Rent Cars
Transporte: 12go (Asia, Brasil, Europa e Austrália) e Omio (Europa)
Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook
VEJA MAIS SOBRE A TAILANDIA