Câmbio: Onde Trocar Dinheiro na Tailândia
Texto: MONICA MORAS | @monicamoras Fotos: EDUARDO VIERO | @eduviero
A Tailândia é uma país muito barato de viajar, mas fica do outro lado do mundo. Então surgem as dúvidas: Qual é a moeda da Tailândia? Posso levar real? Tem que ser dólar ou pode ser euros? Onde trocar dinheiro na Tailândia? É fácil sacar dinheiro na Tailândia?
Trocar dinheiro na Tailândia é muito fácil, mas escolher onde trocar é que pode fazer uma diferença grande no seu bolso.
QUAL É A MOEDA DA TAILÂNDIA?
O dinheiro para levar para Tailândia é o Dólar ou Euro. A moeda da Tailândia é o Thai Baht. O Real não tem valor comercial na Tailândia, por isso, você vai precisar fazer câmbio antes de sair do Brasil. Leve apenas dólar ou euros, pois são moedas internacionais aceitas com facilidade em qualquer casa de câmbio ou banco.
Uma dica importante é levar as notas mais novas e limpinhas possíveis. Notas velhas, amassadas e riscadas podem ser recusadas. E leve notas de 100 e 50 dólares, pois as menores tem cotações desfavoráveis.
Sim, o Wise funciona bem na Tailândia! Você pode fazer saques de até 20.000THB por vez, porém há uma taxa de 220THB a cada saque. WISE: Como Funciona? É Confiável? Vale a Pena?
POSSO LEVAR REAL PARA TAILÂNDIA?
Não pode levar real, pois na Tailândia o real não tem valor comercial. Na verdade as pessoas sequer sabem que o Real é a moeda do Brasil. E nem podemos julgar, já que a maioria dos brasileiros não sabe que a moeda tailandesa é o Baht.
Infelizmente a gente acaba caindo na “armadilha” do câmbio e recâmbio (real-dólar-baht) que encarece a viagem. Por sorte, a Tailândia é um país barato de viajar, como já mostrei os valores no artigo Quanto Custa na Tailândia: Valores para Planejar a Viagem
TEM QUE SER DÓLAR OU PODE SER EUROS?
O dólar é a moeda internacional mais aceita no mundo todo. Se você só tem reais e precisa fazer câmbio, leve dólares. Mas se você vive na Europa ou tem alguns euros guardados da última viagem, pode levar também, porque vai ser bem aceito.
Já se você vem do Japão e Austrália, é melhor conferir bem a cotação se vale mais a pena sacar dinheiro ou fazer câmbio, mas de qualquer forma é aceito nas casas de câmbio maiores.
Leia também
O Que Fazer ao Chegar no Aeroporto de Bangkok: Passo a Passo
Como Viajar Barato Na Tailândia: Roteiro De 15 Dias Com Valores
ONDE TROCAR DINHEIRO NA TAILÂNDIA?
A Tailândia é um país muito turístico, por isso existe diversas casas de câmbio espalhadas pelo país. Nem sempre a cotação é boa, mas você não vai ter problemas de ficar sem moeda local. Nas cidades maiores, faça câmbio na Super Rich (uma laranja) que tem no aeroporto Suvarnabhumi e espalhada por Bangkok, com lojas em outras cidades.
A Super Rich é conhecida e recomendada por ter a melhor cotação da cidade, mas os valores variam de acordo com o quiosque. Por exemplo, o valor do quiosque do MBK é ligeiramente mais caro do que o quiosque do BTS Phaya Thai.
Por isso recomendo ver os valores online da loja Super Rich que você pretende fazer câmbio. Tem aplicativo também. Mas se você tiver que pagar para air até um quiosque, sendo que você está perto de um câmbio de outra bandeira, daí não vale a pena, pois o custo do transporte vai "comer" o seu ganho do câmbio.
No aeroporto, também procure a Super Rich que fica no Level B do aeroporto Suvarnabhumi, trás das máquinas de venda de passagem do Rail Link. Evite ao máximo trocar dinheiro no aeroporto, no máximo 100 dólares. Na verdade essa é uma regra geral para todos os países, como já mostrei no artigo Câmbio: Que Moeda Levar, Onde Trocar e Dicas para Economizar
Os bancos também fazem câmbio, mas com cotações não tão boas. De qualquer forma, eles ainda são uma boa alternativa quando você está numa cidade pequena, como Sukhothai ou Pai. Leia O Que Fazer em Pai na Tailândia: Guia Completo e também Roteiro em Sukhothai na Tailândia
Nas ilhas a cotação sempre é pior do que nas cidades grandes. Portanto planeje-se para não ficar sem dinheiro. Entre Krabi e Phi Phi, faça câmbio em Krabi Town. Entre Krabi e Bangkok, faça câmbio em Bangkok.
Fique ligado, pois as cotações consideram valores múltiplos de 100 dólares. Ou seja, se você trocar apenas 50, sua cotação vai ser ruim.
Se for 20 dólares, vai ser pior ainda. Se você trocar 175 dólares, a cotação vai ser proporcional para cada nota, sendo que a de 100 vai valer mais e a de 5 vai ter um valor bem ruim. O mesmo vale para euros. Leia também o artigo Tudo Sobre a Tailândia: 28 Dicas de Quem Morou Lá Bastante Tempo e também Roteiro na Tailândia: Quantos Dias Ficar em Cada Lugar
É FÁCIL SACAR DINHEIRO NA TAILÂNDIA?
Todos os caixas eletrônicos da Tailândia são ATM e aceitam saques de cartões internacionais das bandeiras Visa e Master. Mas apesar da facilidade, todos os bancos cobram uma taxa de saque de 220 baht (+/- 6,70 dólares). Ou seja, se for para sacar, saque valores altos para compensar a taxa.
Leia também:
Wise na Tailândia
Vale a penar ter cartão Wise na Tailândia. Não é necessário trocar Reais para Bath. Assim você não corre o risco de sobrar Bath. Melhor sobrar Dólar, como explico no artigo WISE: Como Funciona? É Confiável? Vale a Pena?
Na Tailândia, vale a pena manter dólares ou euros apenas. Fizemos uma compra alta de 73.900 TBH que o Wise descontou automaticamente do saldo de dólares o equivalente a US$ 1940 dólares. A cotação real oficial (conferindo no Google), dava um total de menos US$ 1932. Uma diferença mínima se considerar o montante. Assim você evita de trocar muito dinheiro para Bath e depois ter que refazer câmbio.
Na Tailândia o cartão é bem aceito em shoppings, restaurantes, lojas de conveniência e hotéis. Porém comida de rua, transporte público e mercados ainda aceitam apenas dinheiro. Por isso tenha dinheiro em espécie.
É possível sacar nos caixas eletrônicos, mas lembre-se da taxa fixa de 220 bath por saque + a taxa do cartão. Além do mais, não esqueça de aumentar o seu limite de saque e compras do cartão para não passar apuros. Ensino a fazer isso também no artigo WISE: Como Funciona? É Confiável? Vale a Pena?
COMO MANTER O DINHEIRO SEGURO?
Divida seu dinheiro em partes. Uma parte fica na doleira com você o tempo todo. O resto você divide em diferentes lugares das suas coisas, de preferência nas coisas que ficam no cofre. Um pouco no bolsinho enrolado numa meia, outro pouco dentro de uma revista, etc. Mas nunca deixe tudo junto e nem no cofre. A Tailândia é um país muito seguro, mas não está livre dos furtos. Leia É seguro viajar para a Tailândia?
RESUMINDO: Leve dólares (ou euros) para a Tailândia; leve notas de 100 em bom estado; pesquise as cotações; prefira fazer câmbio nas grandes cidades; se for sacar dinheiro, saque grandes montantes.
>>> Curtiu as dicas e quer nos oferecer um cafezinho de agradecimento? Então use o email monicamoras@gmail.com (Itaú) para fazer um PIX. Qualquer valor ajuda demais! Ajude o blog que te ajuda :)
Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook
VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!
Sabia que quando você faz uma reserva usando o link do blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não paga nada a mais por isso, ganha descontos e ainda o blog Eduardo e Mônica a produzir artigos completos e de qualidade. Ajude o blog que te ajuda :)
Hospedagem: Booking
Seguro Viagem: Seguros Promo (5%off) e Real Seguros
Passeios e Ingressos: Get Your Guide e Brasileiros em Ushuaia (Argentina)
Aluguel de carro: Rent Cars
Transporte: 12go (Asia, Brasil, Europa e Austrália) e Omio (Europa)
Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook
VEJA MAIS SOBRE A TAILANDIA