Trilha em Sapa: Lao Chai e Ta Van, Vietnã

Texto: Mônica Morás | @monicamoras Fotos: Eduardo Viero | @eduviero

Sapa é uma cidade no norte do Vietnã rodeada de terraços de arroz, e também o lar de minorias étnicas divididas em vilarejos. Ao longo de trilhas curtas se descobre um pouco de cada uma delas. 

Leia O que Fazer em Sapa: 10 Atrações Principais

PASSEIO POR LAO CHAI E TA VAN, SAPA 

Lao Chai e Ta Van são duas aldeias de Sapa, no Vietnã. São habitadas pelas minorias Hmong e Zay, que se diferenciam pela língua, costumes e vestimentas. 

Ambas estão localizadas no vale Muong Hoa, entre a majestosa cordilheira Hoang Lien Son e a montanha Ham Rong. Nelas, estão grandes terraços de arroz, muitos com até duzentos anos de idade - terras que foram passando de pai para filho ao longo das décadas. 

O passeio pelas aldeias é uma caminhada guiada de 6km ao longo de 3 horas. Todo o trajeto é sempre descendo por um caminho pavimentado em meio aos terraços de arroz. Não é necessário preparo físico, apenas disposição e um bom tênis de caminhada. 

A melhor parte do passeio é a paisagem deslumbrante! Mas também tudo o que se aprende sobre a cultura da região. 

Nossa guia (da Mundo Asia) fez algumas paradas no caminho bastante interessantes: view points com as melhores vistas, visita a casa de uma artesã para aprender sobre sua vida, trabalho e feirinha local. Ao longo do caminho ela foi contando mais do lugar, da história, do processo produtivo e apontou pontos importantes na paisagem.

Leia O que Fazer em Cat Cat, Sapa | O que Fazer em Ta Phin, Sapa

COMO É LAO CHAI

Lao Chai é habitada principalmente pelo Hmong, uma etnia que se caracteriza principalmente pela roupa das mulheres, que usam uma bermuda preta e tem um bordado bastante característico. 

Em Lao Chai, vimos como é o processo de tingimento do tecido com índigo, uma planta da região. Depois de colher as folhas, que são verdes, eles esmagam para que solte a tinta azul e misturam com água num grande tonel até que solte completamente a cor. 

Antes de tingir, as mulheres fazem a estampa com cera de abelha à mão. Um traço fino e delicado. 

Trilha em Sapa: Lao Chai e Ta Van, Vietnã

O tecido pode ser tanto de algodão, mais barato, quanto tecido feito da cannabis sativa, a planta da maconha, um processo longo de tecelagem, e que justifica o valor mais alto das peças. Também vimos este processo, porém no passeio de Suoi Ho.

Com o desenho feito, a peça é cozida no tonel com índigo, onde a cera derrete e fica apenas a estampa. Este tecido pode ser tanto uma peça única, quanto uma parte decorativa para almofadas, bolsas ou caminhos de mesa, por exemplo. 

Leia Vietnã: 10 Coisas para Saber Antes de Viajar  | Roteiro no Vietnã: 15 Dias de Norte a Sul

Trilha em Sapa: Lao Chai e Ta Van, Vietnã

As mulheres Hmong também tem habilidade de tecelagem, costura e bordado. Por isso, as peças artesanais são realmente muito bonitas e características. 

Dica: muitas mulheres e meninas vão te seguir oferecendo produtos. Certamente eles são mais baratos do que em Sapa ou Hanoi. Por isso, dê atenção apenas para as pessoas de quem você quer comprar, já que são muitas, e tenha dinheiro em espécie trocado. 

Leia O que Fazer em Hanói: 15 Atrações Principais | O que Fazer em Ho Chi Minh: 18 Atrações e Passeios

COMO É TA VAN

Ta Van é uma aldeia mais organizada para receber os turistas. Além do acesso facilitado, há dezenas de pousadas com as melhores vistas dos terraços de arroz. Se bater uma fominha ou sede, aproveite para parar em Ta Van. As vistas realmente valem a pausa.

Aqui foi mais fácil de ver a preparação da terra para o plantio, inclusive andando pelo meio de uma plantação, onde o caminho passa. A família toda participa, inclusive bebês, já que as mães não têm com quem deixá-los. 

Trilha em Sapa: Lao Chai e Ta Van, Vietnã

Também se vê que os búfalos já começaram a ser substituídos por maquinários. Um búfalo pode custar até 2 mil dólares, e é um animal difícil de cuidar nas baixas temperaturas. Por isso, atualmente as famílias investem em maquinário para reduzir os custos.

A entrada no vilarejo acontece por uma feirinha para quem vem Lao Chai, e por uma ponte para quem vem de Sapa. Porém, diferente de Lao Chai, praticamente não há assédio de vendedores. 

É um vilarejo mais para descansar e ficar longe do movimento de Sapa. Principalmente à noite!

Leia O que Fazer em Sapa: 10 Atrações Principais

Trilha em Sapa: Lao Chai e Ta Van, Vietnã

COMO CHEGAR 

O ideal é começar o passeio por Lao Chai, assim você faz o caminho sempre descendo. O começo da trilha fica a aproximadamente 7km do centro de Sapa. Você pode ir à pé, de moto táxi ou táxi, ou de carro de passeio com o guia, como nós. 

Durante as nossas pesquisas antes de viajar, vimos sobre uma taxa de 75.000 dongs. Na hora, vimos apenas uma barraquinha abandonada e nossa guia não parou em nenhum lugar para pagar ingressos ou apresentar tickets. De qualquer forma, leve o dinheiro em espécie por garantia. 

MELHOR ÉPOCA PARA VISITAR LAO CHAI TA VAN SAPA

Fomos no período de preparação da terra, em março. O plantio acontece em abril.  Nos meses de junho, julho e agosto, meses chuvosos, é quando o arroz está bem verdinho. Já em setembro, é a estação do arroz maduro, quando as montanhas ganham uma coloração dourada. É também quando a vila se torna mais vibrante e movimentada. Leia Vietnã: 10 Coisas para Saber Antes de Viajar 

Apesar da exuberância do arroz verde nas montanhas, é melhor evitar os meses de chuva, principalmente julho e agosto. Sapa tem muito para ver, por isso reserve, pelo menos, 2 noites na cidade. 

Todo o nosso pacote do Vietnã 2023 foi feito com a agência Mundo Asia, de vietnamitas que falam português, e que atende brasileiros e portugueses na Asia, tanto em roteiro de viagens em grupo pequenos, quanto privadas. Veja mais no site da Mundo Asia e no instagram @mundoasia.tours, ou fale pelo Whatsapp.  

VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Sabia que quando você faz uma reserva usando o link do blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não paga nada a mais por isso, ganha descontos e ainda o blog Eduardo e Mônica a produzir artigos completos e de qualidade. Ajude o blog que te ajuda :)

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook

VEJA MAIS SOBRE O VIETNÃ

Anterior
Anterior

Neve em Vicenza: Minha Primeira Experiência na Europa

Próximo
Próximo

O que Fazer em Sapa: 10 Atrações Principais