Trem dos Vales: O Passeio de Trem de Muçum até Guaporé
Texto: Mônica Morás | @monicamoras Fotos: Eduardo Viero | @eduviero
O Trem dos Vales é um trem turístico que percorre a região do Vale do Taquari pela Ferrovia do Trigo no RS. É um dos passeios mais bonitos de trem que nós já fizemos pelo mundo inteiro.
Não é a primeira vez que o Trem dos Vales está na região. Ele já aconteceu em anos anteriores, na rota Muçum – Guaporé e Guaporé – Muçum.
Tem Trem dos Vales em novembro e dezembro, somente aos finais de semana. Veja no final do artigos as agências de viagem que vendem os ingressos e todas as datas.
Passeio no Trem dos Vales: de Muçum para Guaporé
Fizemos a rota que leva de Muçum até Guaporé. Um trajeto de 46km e aproximadamente 2h de viagem, já que o trem viaja a 30km/h. Tudo isso pela Ferrovia do Trigo, passando por 21 túneis e 17 viadutos. Entre eles, o maior da América Latina, o Viaduto 13, e também o Viaduto Mula Preta, o Pesseguinho, o temido Viaduto 11 e o Viaduto Geminado.
No viaduto 13 há uma parada de 10 segundos para as fotos. Mas como o trem anda relativamente devagar, é muito fácil fotografar e filmar a paisagem estonteante. Antes de cada viaduto ou túnel, o trem apita. Fica muito fácil se preparar para as fotos!
Dica importante: no sentido Muçum para Guaporé, sente do lado esquerdo do trem, que o lado do vale e também o lado que o trem faz as curvas. E muito cuidado com o celular para fora da janela! Recomendo usar aquele botão grudado na capinha para uma maior segurança. Assista o VIDEO do Trem dos Vales que fizemos.
O trem sai de Guaporé às 9h e às 14h retorna a partir de Muçum. Nós fizemos esse trajeto, saindo de Muçum às 14h em direção a Guaporé. Recomenda-se chegar com 30 minutos de antecedência na estação, já que o trem parte pontualmente. O embarque é organizado e com música ao vivo, tudo muito animado.
Cada vagão tem um guia / monitor local para animar os viajantes, contar mais sobre a história da região e apresentar os principais pontos da viagem. Mesmo nos vagões dos receptivos com seus guias, há um monitor do Trem dos Vales.
É interessante observar que os vagões do Trem dos Vales são de modelos diferentes, todos restaurados e históricos. Alguns vagões vieram de fora, e outros foram fabricados no Brasil. Tinha vagões dos anos 20 e 30 no trem que andamos.
Nós estávamos produzindo conteúdo, então ficamos num vagão exclusivo para que pudéssemos manter a distância, nos movimentar com facilidade e ainda tirar a máscara para gravar. Ele era de 1925, puxado por uma máquina de 1968. Um vagão com grande importância histórica, pois foi o que levou o presidente Getúlio Vargas nas suas viagens pelo sul do Brasil.
Na chegada em Guaporé fomos novamente recepcionados com música ao vivo e depois direcionados ao nosso ônibus, da UniMuçum, com destino a Muçum. Tudo bem organizado!
PARA SABER:
Ao longo do passeio no Trem dos Vales há venda de bebidas, lanches e lembrancinhas nos vagões.
Tem estacionamento gratuito nas estações de trem.
A ida é de trem e a volta é de ônibus. O ingresso é para o Trem dos Vales, e o retorno de ônibus tem um custo adicional.
Há banheiros nas estações.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PRESERVAÇÃO FERROVIÁRIA (ABPF)
Ao longo da viagem fomos acompanhados pelo Sr Urano Flenik, responsável da ABPF por trazer o Trem dos Vales, e que nos deu a seguinte declaração:
“Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) Regional de Santa Catarina, está situada na cidade de Rio Negrinho – SC, e tem por objetivo o resgate e preservação da história e do material rodante ferroviário, entre quais: carros passageiros, carros (vagões) de serviço e locomotiva a vapor e a diesel.
A Associação está de posse de uma locomotiva a vapor modelo Tipo Mallet 204, datada de 1950 que estava há 43 anos parada, e depois de uma longa reforma, ela voltou a funcionar, inclusive hoje utilizada nos passeios. A ABPF é composta por sócios voluntários que dedicam o seu tempo para preservação.”
O Urano também nos contou sobre as dificuldades de manter a regularidade do Trem dos Vales, já que as pessoas ainda tem o hábito de fazer caminhadas e trilhas por cima dos trilhos sem acompanhamento de guias credenciados e treinados pela Amturvales. Um risco para quem está nos trilhos e túneis, e para os turistas que ficam na expectativa de quando haverá novos passeios. Nos túneis havia várias pessoas nos recuos, algumas com bicicleta, até.
Assista o Video do Trem dos Vales que fizemos.
PASSEIO NO TREM DOS VALES: DE COLINAS ATÉ ROCA SALES
Outra rota do Trem dos Vales é a de Colina a Roca Sales, e vice versa, num trajeto de 17km e aproximadamente 1h. A paisagem muda, é menos alta, e a grande diferença é que nesse trajeto é usada a Maria Fumaça, já que são apenas 2 túneis, ao contrário dos 21 da rota Guaporé – Muçum. A fumaça atrapalharia a viagem com tantos túneis.
TREM DOS VALES OU MARIA FUMAÇA DE BENTO GONÇALVES: QUAL VALE A PENA?
Os dois passeios são muito diferentes. Cada um tem um propósito e uma beleza.
O Trem dos Vales encanta pela paisagem. São cenários inacreditáveis, 2h que passam voando. Um dos passeios de trem mais bonitos que fizemos, e olha que já fizemos a Transiberiana da Rússia e o Tren a las Nubes da Argentina.
A Maria Fumaça é um trem turístico sem vista, mas com artistas encenando as tradições da imigração italiana. A beleza acontece dentro do vagão e não para fora da janela.
Datas do Trem dos Vales em 2023
O Trem dos Vales terá passeios todos os finais de semana a partir e 12 de agosto até 17 de dezembro, com algumas saídas durante a semana. Confira as datas e valores no @tremdosvales
COMO COMPRAR INGRESSO PARA O TREM DOS VALES 2021
Os ingressos para o Trem dos Vales são vendidos pelo site do Trem dos Vales (https://tremdosvales.com.br), e você pode ver mais informações nos instagram @tremdosvales, ou ainda no Whatsapp do Trem dos Vales, o (54) 99947-7225.
TREM DOS VALES NO ROTEIRO DO VALE DO TAQUARI
Não se limite a fazer apenas o passeio. Em Muçum você pode conhecer a Ponte Brochado da Rocha e almoçar na Casa Brandão. Pode também dar um pulo em Vespasiano Corrêa e conhecer o Moinho Colonial no mesmo dia, e quem sabe colher morangos no Paiol dos Sabores.
Já se você tiver mais tempo em Guaporé, aproveite para conhecer o Cristo Redentor e as vinícolas Giaretta (que produz o Ovnih) e a Scalco. Quem sabe até dar um pulo no shopping Belas Guaporé e fazer umas comprinhas com preço de fábrica de semi jóias e lingeries.
RESUMINDO: O Trem dos Vales é um dos passeios mais bonitos que eu já fiz. Faria de novo sem dúvida! Assista o video do nosso passeio no Trem dos Vales.
A nossa viagem foi um projeto idealizado por AMTURVALES, @waycontent, @rsbloggers e Sebrae RS. Fizemos o roteiro na companhia da Anelise do Travelterapia e da Francine do Viagens que Sonhamos.
IMPORTANTE: Não esqueça de fazer o Seguro Viagem! Eu já precisei (contei aqui) e não tinha. Não cometa meu erro! Fazendo o seguro através do nosso link você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a manter o blog ativo. Use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e se pagar no boleto, ganha mais 5%. No cartão paga em até 12x. Confira os valores.
>>> Curtiu as dicas e quer nos oferecer um cafezinho de agradecimento? Então use o email monicamoras@gmail.com (Itaú) para fazer um PIX. Qualquer valor ajuda demais, até de um cafezinho de R$7! Ajude o blog que te ajuda :)
Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook
VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!
Sabia que quando você faz uma reserva usando o link do blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não paga nada a mais por isso, ganha descontos e ainda o blog Eduardo e Mônica a produzir artigos completos e de qualidade. Ajude o blog que te ajuda :)
Hospedagem: Booking
Seguro Viagem: Seguros Promo
Passeios e Ingressos: Get Your Guide
Transporte: 12go (Asia e Austrália)
VEJA MAIS SOBRE O VALE DO TAQUARI E SERRA GAUCHA