Eduardo & Mônica

View Original

O Que Fazer em Vientiane: Roteiro de 2 dias Capital do Laos

Texto: Mônica Morás | @monicamoras Fotos: Eduardo Viero | @eduviero

Se você está planejando uma viagem para o Laos, Vientiane, a capital do país, é um destino que merece estar no seu roteiro. Com seu clima tranquilo, templos bem preservados e uma herança cultural rica, a cidade oferece uma experiência única. Em apenas dois dias, é possível explorar as principais atrações e experimentar a culinária local.

Aqui está um roteiro para aproveitar ao máximo seus dois dias em Vientiane!

Nosso roteiro pelo Laos foi todo feito com a agência Mundo Asia. A mesma que fizemos Vietnã e Camboja em 2023.

O Que Fazer em Vientiane: Roteiro de 2 dias Capital do Laos

Dia 1: Monumentos Históricos e Cultura Local

1. Patuxai (Arco do Triunfo)

Comece sua jornada no Patuxai, o Arco do Triunfo de Vientiane, que é um símbolo da independência do Laos. Sua arquitetura mistura influências francesas e laocianas, e você pode subir até o topo para uma bela vista da cidade. É bonito de visitar de dia e a noite, quando fica iluminado.

2. Pha That Luang (Grande Estupa Dourada)

Em seguida, vá ao Pha That Luang, o monumento mais sagrado do país. Essa enorme estupa dourada é o símbolo nacional do Laos e tem grande importância religiosa e histórica. A entrada também custa 30.000 Kip. Reserve um tempo para caminhar ao redor dele, e observar os locais subir do as escadas dos pequenos templos para as orações.

3. Templo Wat Si Saket

O Wat Si Saket é o templo mais antigo da cidade e um dos poucos que sobreviveu à invasão siamesa no século XIX. Aqui, você encontrará milhares de pequenas estátuas de Buda decorando as paredes. A entrada custa 30.000 Kip e vale a pena explorar com calma, pois o templo é o mais bonito de toda cidade. É o que mais vale a visita!

Almoço: Khop Chai Deu

Para o almoço, experimente o Khop Chai Deu, um dos restaurantes mais famosos e animados da cidade. Oferecendo pratos típicos laocianos e outras opções asiáticas, o restaurante é uma excelente escolha para provar a culinária local com qualidade e estilo. Dica: se for a noite, tem música ao vivo.

4. Ho Prakaeo (Haw Phra Kaew)

Após o almoço, siga para o Ho Prakaeo, um dos templos mais bonitos e importantes de Vientiane. Originalmente construído no século XVI para abrigar o famoso Buda de Esmeralda (que agora está em Bangkok), o templo foi destruído várias vezes e reconstruído. Hoje, funciona como um museu, com uma vasta coleção de arte budista, incluindo estátuas e relíquias de bronze, prata e ouro. A arquitetura é deslumbrante, e os jardins ao redor são tranquilos, perfeitos para uma caminhada. A entrada custa 30.000 Kip.

Café da Tarde: Joma Bakery Café

Para dar uma pausa no fim da tarde, passe no Joma Bakery Café. Conhecido por seus excelentes cafés, bolos e sanduíches, é o lugar perfeito para relaxar antes de continuar explorando.

Importante: Neste dia nós optamos por ir conhecer a Starbucks da cidade. A primeira loja do país e fica no shopping Parkson.

5. Pôr do Sol no Typsi Elephant Rooftop Bar

No fim da tarde, vá no Typsi Elephant Rooftop Bar, um dos melhores lugares para assistir ao pôr do sol em Vientiane. Com uma vista deslumbrante do Rio Mekong e uma ótima seleção de drinks, é o local ideal para relaxar e apreciar o fim do dia. Ele fica no hotel SureStay, onde estávamos hospedados.

Jantar: Hard Rock Cafe

Para o jantar, vá no Hard Rock Cafe Vientiane. Se você é fã de música e quer uma refeição em um ambiente descontraído, esse é o lugar. Aproveite para provar pratos ocidentais e locais, enquanto curte o clima típico da rede.

Dia 2: Arte, História e Passeio pelo Buddha Park

1. Buddha Park (Xieng Khuan)

Depois, faça uma pequena viagem ao Buddha Park, que fica a cerca de 25 km de Vientiane. Esse parque surreal é cheio de estátuas de Buda e figuras mitológicas hindus e budistas. A entrada custa 30.000 Kip e, para chegar lá, você pode pegar um tuk-tuk ou alugar uma bicicleta, se estiver se sentindo aventureiro. Não se esqueça de subir na grande escultura em forma de abóbora para ter uma vista panorâmica do parque.

Almoço: Noy's Fruit Heaven

Para um almoço mais leve e refrescante, recomendo o Noy's Fruit Heaven, um lugar casual e acolhedor que serve smoothies tropicais deliciosos, wraps e saladas. É uma ótima opção para um almoço rápido e saudável antes de continuar o dia.

2. COPE Visitor Centre

Após o almoço, siga para o COPE Visitor Centre, um centro informativo sobre o impacto das bombas não detonadas no Laos, resultado da Guerra do Vietnã. Este local também mostra o trabalho importante da COPE para fornecer próteses e reabilitação para vítimas. A entrada é gratuita, mas doações são incentivadas. Uma visita comovente e educativa.

3. Museu Têxtil do Laos

Comece seu segundo dia com uma visita ao Museu Têxtil do Laos. Este museu oferece uma visão profunda da rica herança têxtil do país, exibindo belos tecidos tradicionais, muitos dos quais são feitos à mão em teares antigos. É uma parada obrigatória para quem se interessa por artesanato local. A entrada custa 30.000 Kip.

4. Mercado Noturno de Vientiane

Depois do por do sol, o melhor lugar para visitar é o Mercado Noturno de Vientiane, um lugar animado, com famílias locais, turistas e várias barraquinhas. Não é exatamente o melhor lugar para compras de lembrancinhas, caso você não vá para Luang Prabang. Mas a uma das melhores partes de visitar o mercado é simplesmente observar o movimento da cidade.

Jantar: 3 Merchants no Crowne Plaza

Para fechar o dia com chave de ouro, reserve o jantar no 3 Merchants, localizado no hotel Crowne Plaza. Esse restaurante oferece uma experiência gastronômica sofisticada, com pratos inspirados nas cozinhas do Sudeste Asiático, em um ambiente elegante e confortável. Um verdadeiro destaque culinário de Vientiane.

Importante: Para um jantar mais simples, porém com música ao vivo, vá no Lao Luna.

Onde se Hospedar em Vientiane

Para a sua estadia em Vientiane, uma ótima opção é o SureStay Hotel by Best Western. O hotel oferece um excelente custo-benefício, com quartos modernos, confortáveis e bem localizados. Além disso, os hóspedes elogiam o atendimento acolhedor e as ótimas instalações, incluindo um delicioso café da manhã.

Como Circular em Vientiane

Vientiane é uma cidade pequena e tranquila, e há várias opções para se locomover com facilidade:

  • A pé: Muitas atrações turísticas estão próximas umas das outras, e caminhar é uma ótima maneira de explorar a cidade no seu ritmo.

  • Tuk-tuk: Para distâncias maiores, os tuk-tuks são práticos e estão por toda parte. Lembre-se de negociar o preço antes de embarcar.

  • Aluguel de Bicicletas: Muitas pousadas e hotéis oferecem aluguel de bicicletas, o que é uma maneira divertida e econômica de explorar a cidade.

  • Aplicativos de Táxi: O LOCA, uma espécie de Uber local, é uma excelente alternativa para se locomover com mais conforto e sem precisar negociar preços.

Na nossa primeira viagem em 2014, fizemos praticamente tudo a pé, com excessão do Buddha Park. Já nesta viagem, fizemos tudo de carro, pois estávamos fazendo um roteiro com agência, a Mundo Asia.

Com esse roteiro de dois dias em Vientiane, você vai aproveitar o melhor da cidade!

VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Sabia que quando você faz uma reserva usando o link do blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não paga nada a mais por isso, ganha descontos e ainda o blog Eduardo e Mônica a produzir artigos completos e de qualidade. Tem pix também, o monicamoras@gmail.com (Itaú). Ajude o blog que te ajuda :)

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook

VEJA MAIS SOBRE O LAOS

See this gallery in the original post