Eduardo & Mônica

View Original

Roteiro Rio Acima: A Cidade Mineira das Cachoeiras

Texto: Mônica Morás | @monicamoras Fotos: Eduardo Viero | @eduviero

Rio Acima é cercada por cachoeira e nascentes. É o lugar perfeito para entrar em contato com a natureza e fica apenas a 34km de Belo Horizonte. Tem também um belo conjunto arquitetônico setecentista com igrejas, capelas e casarões. Tivemos a oportunidade de conhecer Rio Acima durante o nosso roteiro pelo Circuito do Ouro.

Por ser a cidade mineira mais próxima de Belo Horizonte que tem cachoeiras de porte médio, ela atrai visitantes amantes da natureza. A estrada é boa até lá e a Cachoeira do Índio e a Cachoeira Viana são as mais famosas, e estão bem próximas uma da outra. Rio Acima faz parte do roteiro Entre Trilhas, Sabores e Aroma do Circuito do Ouro.

O que fazer em Rio Acima: A Cidade Mineira das Cachoeiras

1. CACHOEIRA DO VIANA

A Cachoeira do Viana é a mais famosa da região. Ela tem 25 metros de queda d’água e em volume. Como a região é plana, o acesso é fácil. Ela fica a 30 minutos de caminhada da Cachoeira do Índio.

Para chegar nela, eu recomendo pinar no app Maps.me (grátis e off-line) ou pesquisar no Google Maps e seguir o trajeto sem fechar o app. Ou ainda, saindo da Praça Santo Antônio, no sentido Estação da Cultura, você precisa pegar a rua Governador Israel Pinheiro. Na primeira bifurcação, pegue à esquerda, continuando na mesma rua. Na segunda bifurcação, pegue à esquerda, no sentido Água Limpa. São 10 quilômetros da praça Santo Antônio, já em Água Limpa, retorna-se na estrada da Fazenda do Viana até a cachoeira.

2. CACHOEIRA DA CHICA DONA

A cachoeira Chica Dona tem duas quedas. A primeira na parte de cima da estrada, com uma queda de 40 metros que cai num poço próprio para crianças, já que é bem rasa e sem correnteza. Já a segunda está situada na parte de baixo da estrada e tem queda de 70 metros de altura e é muito procurada para a prática do rapel e escalada.
É cobrada uma taxa para entrar no local. A cachoeira está localizada em um terreno limpo e tem espaço para churrasco e lixo coletivo. Para chegar lá, eu recomendo seguir o app Maps.me. Ou ainda, saindo da praça Paulo Teixeira, passe em frente à Estação Ferroviária e siga o asfalto. Chegando à bifurcação, entre à esquerda, no sentido Tangará. Depois de passar pelo condomínio Tangará, percorra mais 2 quilômetros.

Cachoeira do Indio, Rio Acima

3. CACHOEIRA DO ÍNDIO

A Cachoeira do Índio é formada por quatro grandes quedas, com mais de 200 metros de desnível. Para chegar ao topo, você pode ir de carro, bicicleta ou a pé num trajeto de 5km. A descida é por uma trilha de nível intermediário (que eu achei difícil) pelo meio da mata, o que permite chegar em pontos intermediários da cachoeira. Neles formam-se vários lagos bons para mergulho. Siga o Maps.me e as sinalizações para chegar lá.

4. CACHOEIRA DA TINTA ROXA

É muito procurada para o camping. Ela é pequena, mas o poço é bom para nado. O acesso é fácil, é cobrada uma pequena taxa para entrar na propriedade, e ideal para famílias. O nome tinta roxa vem da terra roxa que é encontrada aqui.

Cacheira da Tinta Roxa, Rio Acima

5. SERRA DO GANDARELA

Rio Acima faz parte da APA Sul, a Área de Proteção Ambiental Sul da Região Metropolitana de Belo Horizonte, e também da Serra do Gandarela que é um santuário natural. A vista da estrada para chegar em qualquer uma das cachoeiras é por essa Serra do Gadelha, que fica entre a Serra do Caraça e a Serra da Piedade. O Gandarela é a mais bem preservada de toda a região, com mata atlântica e campos rupestres sobre cangas.

6. IGREJA DE SANTO ANTÔNIO

A Igreja de Santo Antônio foi construída em 1752, no estilo Barroco. No entanto, em 1953 teve que ser demolida e em 1957 começou a construção da nova Igreja no estilo Neogótico.

Santo Antônio é o padroeiro da cidade. Foi escolhido pelos Bandeirantes que trouxeram a imagem no século XVIII, e que ainda está preservada até os dias de hoje. Todos os anos acontece a festa do Padroeiro da Cidade, no dia 13 de junho, com atrações musicais e o famoso  “Pastel de Santo Antônio”.

7. ESTAÇÃO DA CULTURA

A Estação Ferroviária foi construída em 1891 no estilo das estações mineiras dos séculos 19 e 20. A linha foi a primeira construída pela Companhia de Estrada de Ferro D. Pedro II, depois chamada de Estrada de Ferro Central do Brasil. O objetivo era que a linha atingisse o Rio São Francisco e, dali, seguisse para Belém do Pará.

8. ARQUITETURA

Outras atrações de Rio Acima são o casarão dos Viana, a Igreja de Nossa Senhora das Dores e os casarões que ainda fazem de Rio Acima uma cidade muito charmosa. 

ROTEIRO EM RIO ACIMA, MINAS GERAIS

Rio Acima faz parte do roteiro Entre Trilhas, Aromas e Sabores do Circuito do Ouro. Pela sua proximidade com Belo Horizonte, você pode optar por passar um dia completo na cidade ou um final de semana.

Um roteiro de um dia em Rio Acima pode ser apenas escolher uma cachoeira e curtir o dia inteiro. Porém eu recomendo que você faça um roteiro de final de semana em Rio Acima, assim você consegue aproveitar uma cachoeira num dia, fazer trilhas, rapel, e a tardinha curtir a cidade histórica. E no dia seguinte aproveitar para visitar outra cachoeira com calma.

CONHEÇA O CIRCUITO DO OURO

Site: https://circuitodoouro.tur.br

Instagram: @circuitodoouro

Leia também: Roteiro Pelo Circuito do Ouro em Minas Gerais

IMPORTANTE: Não esqueça de fazer o Seguro Viagem! Nem sempre o plano de saúde é nacional. Eu já precisei (contei aqui) e não tinha. Não cometa meu erro! Fazendo o seguro através do nosso link você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a manter o blog ativo. Use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e se pagar no boleto, ganha mais 5%. No cartão paga em até 12x. Confira os valores.

>>> Curtiu as dicas e quer nos oferecer um cafezinho de agradecimento? Então acesse o PicPay picpay.me/eduardoemonica e faça a sua contribuição. Você também pode buscar por @eduardoemonica diretamente no app ou escanear o QR Code. Ajude o blog que te ajuda :) Qualquer valor é bem vindo! Um café tá R$2 aqui, por exemplo. Se você ainda não tem o PicPay, baixe ele através do link de convite, insira o código promocional BJD9Y8 e ganhe de volta os primeiros R$10,00 que você gastar no cartão de crédito.

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Facebook

 VEJA MAIS SOBRE O CIRCUITO DO OURO e MINAS GERAIS 

See this gallery in the original post