Eduardo & Mônica

View Original

Roteiro em Nova Era: Principais Atrações da Cidade Mineira

Texto: Mônica Morás | @monicamoras Fotos: Eduardo Viero | @eduviero

Nova Era é daquelas cidades mineiras que cativam pela receptividade. Sabe aqueles lugares acolhedores, com pessoas simpáticas e boa gastronomia? Essa é Nova Era, a cidade que fica a 130km de Belo Horizonte e faz parte do roteiro Entre Ruralidades e Personalidades do Circuito do Ouro.

A história de Nova Era começou há 300 anos, sob as bênçãos de São José. Bandeirantes à procura de pedras preciosas, seguindo indícios geológicos, chegaram na região no dia de São José e fundaram o Arraial São José da Lagoa. Do garimpo, veio a lavoura e surgiram, então, as fazendas como principal fonte econômica do município. 

O QUER FAZER EM NOVA ERA, MINAS GERAIS

1. IGREJA MATRIZ DE SÃO JOSÉ

A construção da Igreja Matriz de São José é antecedente ao ano de 1754. Sua exuberante decoração em ouro é original dos séculos XVII e XIX e tem a participação do artista português Francisco Viera Servas. Nela tem um rico conjunto de talhas e pinturas que documentam a passagem do estilo Barroco para o Rococó.

A igreja passou por uma restauração e hoje se mantém com as doações vindas do Pastel de São José. E o conjunto arquitetônico e paisagístico formado pela igreja e praça teve reconhecida a sua importância histórico cultural através do tombamento do SPHAN.

Todas as quartas pela manhã, há 30 anos, a dona Terezinha vende os pastéis de carne e queijo em frente a igreja. O pastel é grandão, bem recheado, uma delícia! Custa R$ 2,50, barato até demais, e todo o valor é revertido para os projetos sociais coordenados pela igreja e manutenção em si da Matriz. leia também A História do Pastel Que Salvou Uma Igreja do Século 18.

2. MUSEU MUNICIPAL DE ARTE E HISTÓRIA

O edifício setecentista, do século XVIII, é onde hoje fica o Museu Municipal de Arte e História. A história dele começou na década de 1960, quando um movimento não-governamental de valorização da cultura e da memória do município começou a organizar-se em torno de várias ideias, e entre elas a elaboração de um museu. E foi nos anos 1970 que o casarão foi adquirido.

O acervo é composto por mais de 400 peças de várias procedências e documentos relacionados à memória do município. O acervo é constituído em sua grande maioria, por doações de famílias nova-erenses. Os artefatos mais significativos são ligados à arte sacra, esculturas, fotografias, louças, instrumentos de suplício, pinturas e material arqueológico. O museu fica aberto de terça à domingo, e fica na Praça da Matriz, nº30, em Frente a Igreja Matriz São José da Lagoa.

3. FAZENDA DA VARGEM

A Fazenda da Vargem fica a 6km da cidade, próximo a MGT 120. O que chama atenção é a monumentalidade da casa-sede, com dezenas de janelas. Uma arquitetura que chama a atenção. Ela foi construída no começo do século XIX e hoje pode ser visitada e é onde as maiores festas da cidade acontecem.

Desde o começo, a Fazenda teve papel de destaque na história de Nova Era como uma importante referência sócio-econômica na época, e hoje como uma referência cultural. Durante anos a Fazenda da Vargem manteve uma grande produção agropecuária, cafeeira e de açúcar, movida à mão-de- obra escrava. E é dentro do seu espaço de 10 mil metros quadrados de área que está a casa-sede.

4 LAGOA SÃO JOSÉ

A Lagoa São José está localizada a uma altitude de 800 metros, aproximadamente. Sua importância histórica está ligada a passagem dos bandeirantes. A bandeira de Antônio Dias de Oliveira e os irmãos Camargo passaram por ali entre os anos de 1703 e 1705. Além disso, a lagoa tem uma referência cultural devido a outros fatos históricos relatados pela população, nada documentado, apenas falado.

5. GRUTA DE SÃO JOSÉ

A Gruta de São José está localizada na BR 381 e é envolta em mistérios e lendas. Conta-se que surgiu um ancião que, com sua bengala, fez jorrar água das pedras exatamente neste local.

O fato é que a água que escorre é da Lagoa São José e a gruta foi construída nos anos 1960 quando os operários da rodovia se uniram para construir em homenagem aos santo de devoção. Naquela época a imagem de São José era menor, e foi substituído anos depois por uma imagem maior vinda de doação.

6. FEIRINHA DE SÁBADO

Todos os sábados  de manhã acontece uma feira livre próximo da Ponte Benedito Valadares. Tem desde artesanato, comida de rua, doces e vinhos de jabuticaba, até os famosos doces de figo da dona Raimunda. Ela vende a semana toda pelas ruas da cidade, andando com sua caixinha de papelão, e nos sábados é uma figura certa na feira. Seus doces têm fama internacional, e eu garanto que vale cada centavo.

Na feira também você pode encontrar o Sr. Antônio Policarpo, o morador centenário e assíduo da feira. Recomendo ir com fome e com sede, porque opções para um bom café da manhã é o que não falta.

7. PONTE BENEDITO VALADARES

A ponte Bendito Valadares foi inaugurada em 1940 sob o Rio Piracicaba para ser a ligação entre os municípios da região, que contavam com produção de pequenas indústrias, laticínios, serrarias, selarias, padarias e muitos estabelecimentos comerciais.

Sua extensão é de aproximadamente 86 metros de uma ponta a outra. Há dois arcos um de cada lado da ponte, e passeio de pedestres. Apenas veículos leves podem trafegar nela. Sem dúvida é uma das principais referências da cidade

8. CONJUNTO ARQUITETÔNICO DA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE NOVA ERA

Onde hoje funciona uma escola no centro da cidade, no passado já foi um marco revolucionário e decisivo para o desenvolvimento de Nova Era. De 1932 até 1999 era por aqui que passava o trem da estrada de ferro Vitória - Minas. Foi graças a essa ferrovia que a cidade cresceu, o comércio se desenvolveu e naturalmente, trouxe um aglomerado de pensões e hotéis, restaurantes, lojas e depósitos para a região.

9. BUTECO NA KOMBI

O Buteco na Kombi é o bar mais frequentado e disputado na cidade. O cardápio muda diariamente e ele é literalmente uma Kombi. O ambiente é animado e perfeito para enturmar com os locais. Não deixe de provar as delícias preparadas pela Andrea e bater um papo com o Rodrigo.

Nós adoramos cultura, arte e história. Mas a gente gosta mais ainda de poder conversar sobre isso com as pessoas locais. Melhor ainda se for numa mesa de bar rodeados de nova-erenses dispostos a contar mais sobre a própria cidade.

Leia todos os artigos sobre o Circuito do Ouro de Minas Gerais.

10. QUEBRA CABEÇA DE 42MIL PEÇAS

Esse é o maior quebra-cabeças de imagem única do mundo, feita pelo ilustrador inglês Adrian Chesterman. O tema central é Volta ao Mundo: Um percurso pelos lugares e 208 monumentos mais emblemáticos em 42.000 peças.

O quebra-cabeças foi fabricado em Barcelona, na Espanha, pela Educa, e pesa 22 quilos. Ele foi comprado na Alemanha em Colônia. Sua montagem durou cerca de três meses e envolveu nove pessoas. Depois de pronto, foi colocado num quadro de MDF feito especialmente para ele, medindo 7,50m X 1,60m.

O quebra-cabeça mais famoso de Nova Era fica na Panificadora Boa Sorte, na rua principal do centro da cidade, a Rua Governador Valadares. Vale a pena comer um lanche por lá e apreciar com tempo o tamanho do quebra-cabeça.

DICAS GERAIS DO ROTEIRO NOVA ERA

Separamos algumas dicas importantes na hora de planejar a viagem. Todos os lugares recomendados aqui foram os que nós mesmos frequentamos. 

A. MAPA

B. ONDE FICAR EM NOVA ERA

  • Garden Hotel: Nós ficamos no Garden Hotel. Muito bem localizado, acesso fácil para quem chega e quem sai da cidade. Os quartos são amplos, a recepção é 24h, tem estacionamento, o café da manhã começa bem cedinho e é completo. (31) 3861 1522

  • Outras opções: Hotel Gira-sol (31) 3861-1935 e Pousada São José (31) 3861-1115

C. ONDE COMER EM NOVA ERA

  • Restaurante Tablado: o restaurante fica ao lado do Garden Hotel, e é ótimo para o almoço. É um restaurante buffet (a quilo e livre), com opções que atendem todos os gostos. Gostei muito que tem várias opções saudáveis, com variedade de carnes e saladas. E se quiser algo feito na hora, como um ovo, é só pedir. O suco também é natural, feito na hora. Uma delícia! Veja as fotos no instagram do Restaurante Tablado.

  • Buteco na Kombi: É o bar que todas as cidades deveriam ter. Perfeito para o happy hour e noite com os amigos. Aqui serve cerveja de garrafa de vários rótulos e comidas de boteco feitas com capricho. Provei quase tudo, e recomendo sempre começar pelo caldinho (imperdível!). Veja as fotos no instagram do Buteco na Kombi.

  • Outras opções: Tem mais opções ao longo da rua Governador Valadares, e tem também o Bar e Sorveteria Amambai, onde rola até música para dançar.

D. TRANSPORTE: COMO CHEGAR EM NOVA ERA

Nova Era fica a 130km de Belo Horizonte, a 160km do Aeroporto Internacional de Confins, e distante 70km de Ipatinga, de onde saem diariamente voos domésticos para São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Governador Valadares. Já de Itabira, são 40km e Ipoema, 85km.

  • De carro: na hora de alugar um carro, prefira um mais alto, com câmbio automático e escolha o seguro com pic de para-brisa. São muitas ladeiras íngremes e a rodovia tem muitos caminhões. Para 2 pessoas ou mais vale a mais a pena alugar um carro, pois o valor da diária é o mesmo do total da passagem de ônibus para duas pessoas. 

  • De ônibus: você vai ter que planejar muito bem a logística, já que os ônibus tem horários restritos. No site da Prefeitura de Nova Era você encontra todas as opções e horários de transporte chegando e saindo da cidade, de diversos pontos do estado de Minas Gerais.

  • De trem: o trem vindo de Vitória ou de Belo Horizonte chega até Nova Era. Dizem que o trecho Belo Horizonte – Nova Era é o mais bonito, por cruzar a serra. Inclusive, a passagem é mais em conta do que o ônibus. O trem sai de BH às 7:30 e chega 10:40 em Nova Era, e sai de Vitória 7:30 e chega às 16:45 em Nova Era. Da estação tem ônibus circular que deixa na Biblioteca, bem no centro da cidade, e também tem taxi. Confira os horários do trem e as informações de onde comprar.

  • Taxi na cidade: Os telefones dos principais pontos de taxi da cidade são: Rodoviária (31) 3861-5746; Av Dr. José Moreira, do hotel Garden (31) 3861-5576; Travessa José Expedito. M. da Costa, uma quadra do Buteco na Kombi (31) 3861-1042.

E. CUIDADOS

Use protetor solar e repelente, ambos são necessários. 

Entenda o mapa e as distâncias na hora de montar o roteiro. Parece que tudo é pertinho, mas na hora da caminhada ou de pegar a estrada, a distância se torna bem longa. Se você for de carro, simule pelo Waze antes. Na cidade, use um calçado confortável, porque Nova Era tem várias ladeiras.

F. CLIMA

Os meses com maiores chances de chuvas são de Novembro a Fevereiro. A partir de Março começam diversos festivais na região, e vale a pena planejar a viagem entre Março e Maio para aproveitar o clima festivo das cidades. 

G. ROTEIRO EM NOVA ERA

Em 1 final de semana, você consegue conhecer no sábado a Feirinha, passar na ponte Benedito Valadares, comer um lanche para conhecer o quebra-cabeça, ir na antiga estação férrea, e depois subir a ladeira até o Museu Municipal. Ali na mesma praça fica a igreja Matriz, então vá com tempo para apreciar os detalhes. E depois, na volta, ir no Buteco na Kombi. No domingo, vá na Fazenda da Vargem e na volta, pare na Gruta São José.

CONHECA O CIRCUITO DO OURO

Site: https://circuitodoouro.tur.br

Instagram: @circuitodoouro

Leia também: Roteiro Pelo Circuito do Ouro em Minas Gerais

IMPORTANTE: Não esqueça de fazer o Seguro Viagem! Nem sempre o plano de saúde é nacional. Eu já precisei (contei aqui) e não tinha. Não cometa meu erro! Fazendo o seguro através do nosso link você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a manter o blog ativo. Use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e se pagar no boleto, ganha mais 5%. No cartão paga em até 12x. Confira os valores.

>>> Curtiu as dicas e quer nos oferecer um cafezinho de agradecimento? Então acesse o PicPay picpay.me/eduardoemonica e faça a sua contribuição. Você também pode buscar por @eduardoemonica diretamente no app ou escanear o QR Code. Ajude o blog que te ajuda :) Qualquer valor é bem vindo! Um café tá R$2 aqui, por exemplo. Se você ainda não tem o PicPay, baixe ele através do link de convite, insira o código promocional BJD9Y8 e ganhe de volta os primeiros R$10,00 que você gastar no cartão de crédito.

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Facebook

 VEJA MAIS SOBRE O CIRCUITO DO OURO e MINAS GERAIS 

See this gallery in the original post