Roteiro em Ninh Binh: 2 dias
Texto: Mônica Morás | @monicamoras Fotos: Eduardo Viero | @eduviero
Em um roteiro em Ninh Binh de 2 dias é possível conhecer as principais atrações que tem para fazer na cidade. Cercada por montanhas e margeada por rios, a região de Ninh Binh ainda é um lugar pouco explorado pelos turistas estrangeiros. É uma cidade pequena, distante 2h de Hanoi.
A maioria das atrações de Ninh Binh fica na verdade em Tam Coc, a 8km de distância. Prefira se hospedar em Tam Coc, assim você consegue explorar a região de bicicleta, moto ou tuk tuk. Nós ficamos no hotel Ninh Binh Hidden Charm, uma excelente localização. Há outras opções de hotéis em Ninh Binh e Tam Coc.
ROTEIRO EM NINH BINH DE 2 DIAS
DIA 1: Hua Lu Ancient City, almoço na Chef Dung, Hang Mua Cave, passeio de barco em Tam Coc, jantar no restaurante Thuy Linh, drinks no Bus Rooftop Bar
DIA 2: Passeio de bicicleta em Tam Coc, Thai Vi Temple, Bich Dong Pagoda, almoço no Spice Garden Tamcoc, passeio de barco em Trang An e Bai Dinh Pagoda.
DIA 1 EM NINH BINH
1. HOA LU ANCIENT CITY
Hou Lu foi capital do Vietnã entre os séculos X e XI, antes de mudar para Hanói. Sua localização era privilegiada, por ser cercada por montanhas, dificultando a chegada do inimigo.
Porém, em um certo momento, havia muita demanda e terra insuficiente para plantar arroz. Assim, houve a mudança e ela foi abandonada. No século XVII ela foi reconstruída nos modelos originais, e hoje está aberta a visitação.
O horário de funcionamento de Hua Lu é das 6h30 até às 17h. O ingresso custa 20.000 dongs. É necessário cobrir joelhos e ombros. Fica a 30 minutos de Tam Coc.
Leia O que Fazer em Hanói: 15 Atrações Principais | Como é o Passeio por Halong Bay no Vietnã
2. ALMOÇAR EM MEIO AOS ARROZAIS
Ninh Binh é cercada pelas montanhas e por isso é muito charmoso almoçar rodeado por elas. O restaurante da Chef Dung tem apenas 6 mesas, todas com vista para as montanhas e plantações de arroz. Um lugar lindo!
O menu da autêntica gastronomia vietnamita é servido em porções à mesa. Uma boa parte dos vegetais, assim como os camarões, são produzidos ali mesmo.
O menu completo custa 130.000 dongs por pessoa. Fica muito próximo da Hua Lu Ancient City, a 30 minutos de Tam Coc. Abre todos os dias das 12h às 19h, alguns dias até 21h.
3. HANG MUA CAVE
Hang Mua é o nome de uma caverna, porém a grande atração são os templos no alto da montanha. São 500 degraus para chegar em cada um dos dois picos.
Em um deles, o da esquerda, está um dragão de pedra vigiando a paisagem. E no outro pico, o da direita, está um templo. De ambos se tem uma bela vista 360º.
No complexo há vários lugares para fotos e cafés para passar o tempo. Horário de funcionamento das 7h às 17h, e o ingresso custa 100.000 dongs.
4. PASSEIO DE BARCO EM TAM COC
O passeio de barco em Tam Coc é conhecido pelos barqueiros remarem com os pés. O caminho pelo rio é cercado pelas plantações de arroz e as montanhas.
O passeio passa pelas três cavernas que dão nome a Tam Coc: Hang Ca, Hang Hai e Hang Ba. Todas são grandes, chegando a 20 metros de largura e 127 metros de comprimento.
O passeio de barco tem duração de 1h30, e custa 120.000 dongs por pessoa ou 150.000 dongs o barco para duas pessoas estrangeiras.
Leia O que fazer em Da Nang: 12 Atrações Imperdíveis | Passeio em Ho Chi Minh de Bicicleta: Mr Biker Saigon
5. CURTIR A NOITE EM TAM COC
A avenida principal de Tam Coc é pequena, e é nela que ficam os melhores restaurantes e bares. A média de valores é a mesma, assim como o ambiente. Nós jantamos no restaurante Thuy Linh e foi excelente.
Para uma experiência diferente, vá num dos Bus Rooftop Bar. Eles ficam estacionados onde pega o passeio de barco de Tam Coc.
DIA 2 EM NINH BINH
1. PASSEIO DE BICICLETA EM TAM COC
O passeio de bicicleta é uma excelente forma de conhecer mais de Ninh Binh. Num caminho de 4km se vê o centrinho da cidade, o Thai Vi Temple, o templo Thien Huong Dong, e o Bich Dong Pagoda.
Todo o caminho é cênico, costeado os arrozais. Melhor ainda é fazer algumas paradas para um tradicional café vietnamita e interagir com os locais. Inclusive, o melhor do Vietnã, são as pessoas!
2. THAI VI TEMPLE
O Templo Thai Vi é um dos poucos templos intactos desde sua construção, no século XIV. Ele pertencia à antiga capital Hua Lu e ainda guarda muitos artefatos da Dinastia Tran.
O guardião do templo, além de conhecer a história, também é músico e faz questão de tocar os instrumentos tradicionais da Dinastia Tran para os visitantes. A entrada é gratuita e precisa cobrir ombros e joelhos.
3. BICH DONG PAGODA
O Bich Dong Pagoda é um complexo com 3 pagodes construídos na montanha em 1428. Ao longo dos 160 degraus na montanha, se vê Pagode Ha (nível inferior na entrada), o Pagode Trung (nível intermediário dentro da caverna) e o Pagode Thuong (nível superior com vista). O templo da caverna é o mais antigo e reverenciado pelos locais.
O pagode está sempre aberto, a entrada é gratuita, e é necessário cobrir joelhos e ombros para entrar nos templos. Fomos no meio da manhã e estava bem vazio.
4. ALMOÇO EM TAM COC
Tam Coc tem excelentes restaurantes. Ao longo da rua principal e algumas entradas estão os melhores, e todos tem praticamente os mesmos valores. Nós fomos no Spicy Garden Tamcoc, que tem uma vista bonita do rooftop, mas com o calor foi melhor ficar na parte interna.
*Nosso roteiro encerrou depois do almoço, quando voltamos para Hanói. Se você tiver mais tempo, sugerimos conhecer as atrações que são um pouco mais distantes. Para nós foi suficiente o que vimos. Todo nosso roteiro foi feito com a agência local Mundo Asia , de vietnamitas que falam português.
5. PASSEIO DE BARCO PELO COMPLEXO DE TRANG AN
Trang An é muito comparada com Halong Bay por causa de suas montanhas rodeadas pela água. O passeio de barco tem 3 rotas, e todas tem duração aproximada de 3 horas ao longo de 15km.
A rota 1 é mais interessante, pois passa por 9 cavernas e 3 templos, com tempo para visitá-los. As rotas 2 e 3 são iguais, só variam na quantidade de tempo, passando por 4 cavernas, 2 templos e pela King Kong Village, onde foi gravado o filme Kong: Skull Island.
O passeio custa 200.000 dongs por barco, indiferente da rota. No barco cabem até 4 estrangeiros.
Leia O que Fazer em Hue: 8 Atrações Principais | Roteiro no Vietnã: 15 Dias de Norte a Sul
6. BAI DINH PAGODA
O Bai Dinh Pagoda é o maior complexo budista do Vietnã. Há um bondinho para percorrer o complexo, afinal são 539 hectares.
Os pontos mais importantes são o Tam The Temple e Phap Chu Temple, que tem 22 metros de altura. No centro da área onde estão os templos, está uma estátua de bronze do Buda Shakyamuni (Siddharta Gautama) com 10 metros de altura e 100 toneladas, que é a maior estátua do Vietnã.
Fica aberto das 8h às 17h e a entrada é gratuita, porém para subir no pagoda e ter a vista, custa 30.000 dongs. É necessário cobrir joelhos e ombros. O Bai Dinh Pagoda fica a 30 minutos de Tam Coc.
Como você viu aqui no artigo, as principais coisas para fazer em Ninh Binh cabem num roteiro de 2 dias.
Todo o nosso pacote do Vietnã 2023 foi feito com a agência Mundo Asia, de vietnamitas que falam português, e que atende brasileiros e portugueses na Asia, tanto em roteiro de viagens em grupo pequenos, quanto privadas. Veja mais no site da Mundo Asia e no instagram @mundoasia.tours, ou fale pelo Whatsapp.
VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!
Sabia que quando você faz uma reserva usando o link do blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não paga nada a mais por isso, ganha descontos e ainda o blog Eduardo e Mônica a produzir artigos completos e de qualidade. Tem pix também, o monicamoras@gmail.com (Itaú). Ajude o blog que te ajuda :)
Hospedagem: Booking
Seguro Viagem: Seguros Promo (5%off)
Passeios e Ingressos: Get Your Guide
Transporte: 12go (Asia, Brasil, Europa e Austrália)
Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook
VEJA MAIS SOBRE O VIETNÃ