Eduardo & Mônica

View Original

Roteiro Itabira: A Cidade de Carlos Drummond de Andrade

Texto: MONICA MORAS @monicamoras Fotos: EDUARDO VIERO | @eduviero

Itabira é a terra natal do poeta Carlos Drummond de Andrade, por isso também é conhecida como "Cidade da Poesia". Mas além de cultura, Itabira também ganhou fama como "Cidade do Ferro" por ter sido local de origem da Companhia Vale do Rio Doce, em 1942. 

A pouco mais de 100km de Belo Horizonte, Itabira tem vários distritos e serras, como Ipoema, por onde passa a Estrada Real, e Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço. Reconhecida pela UNESCO, a reserva é uma importante área de proteção do Brasil que passou a integrar uma rede de mais de 400 reservas de biosfera em 100 países. É muito fácil montar um roteiro em Itabira! Ela faz parte do Roteiro Entre Ruralidades e Personalidades do Circuito do Ouro de Minas Gerais.

A história de Itabira começou com a exploração do ouro para o comércio internacional, e não demorou muito para que outros tipos de indústrias surgissem, como do ferro e couro. O crescimento econômico e urbano aconteceram, e veio junto a expansão do comércio para atender a demanda da população. Foram então criadas as famosas irmandades religiosas, que desempenharam um papel significativo para a sociedade local onde cada classe mantinha sua estrutura. E tudo isso deixou uma herança riquíssima na cidade, e que é possível conhecer no roteiro de Itabira. 

O QUE FAZER EM ITABIRA, MINAS GERAIS

1. MEMORIAL CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE

O principal objetivo do Memorial Carlos Drummond de Andrade é manter viva a memória do poeta. O projeto do memorial é do Oscar Niemeyer, grande amigo de Drummond. Ele fica no alto de uma colina e tem uma vista de 360º da cidade. De um lado fica o Pico do Amor, e do outro, a cidade. 

O acervo do memorial é composto por obras de Drummond e vários objetos pessoais, como sua máquina de escrever, fotografias, caricaturas feitas por ele mesmo, e algumas correspondências. Tem também objetos de interação, como o telefone que toca, e quando você atende, é Drummond recitando um de seus poemas. 

Você pode conhecer o memorial sozinho, lendo as centenas de plaquinhas, fotografias e murais, ou acompanhado do guia (sem custo extra). Nosso guia foi o Matheus, que ia contando a história de Drummond a cada novo mural. A entrada custa 2 reais, uma taxa simbólica. 

  • Horário: 8h às 18h de terça a sexta; 10:30 às 16:30 sábados, domingos e feriados. 

  • Ingresso: 2 reais

2. MUSEU DE TERRITÓRIO CAMINHOS DRUMMONDIANOS

O Museu de Território Caminhos Drummondianos  é uma espécie de museu a céu aberto que resgata a “Velha Itabira”, criado em 1997. São 44 placas-poema de Carlos Drummond de Andrade espalhados por diversos pontos da cidade. Cada placa se refere a um fato, local, personagem ou memória de Drummond em Itabira. 

Você pode percorrer sozinho seguindo o mapa, mas o ideal mesmo é andar com um guia local. Esses guias geralmente estão acompanhados de jovens do Projeto Drummonzinhos, jovens de até 18 anos que declamam as poesias de Drummond em cada um dos pontos visitados. Nossa monitora-guia foi a Edna, e a nossa Drummonzinhos foi a Amanda. A vantagem de ter um monitor-guia é que você vai visitar todas as principais atrações da cidade, já que tudo está interligado. 

  • Visita guiada: Fundação Cultural Carlos Drummond Andrade pelo telefone (31)3835-2102. 

3. FAZENDA DO PONTAL

A Fazenda do Pontal foi do pai de Carlos Drummond de Andrade, e foi o local onde ele passou parte da infância. Ela não está mais no seu local original devido a construção de uma barragem em 1973, mas a casa inteira foi desmontada e reconstruída com seu material original, peça por peça, onde hoje pode ser visitada. Dá para ver as marcações na madeira de Braúna, que dura mais de 300 anos, que provam que tudo é original, um grande “quebra-cabeça”. 

Desde 2004 o espaço está aberto a visitação com uma programação cultural mensal de oficinas, grandes exposições, lançamentos de livros, workshops, sessões de cinema e oficinas infantis. Logo na entrada se vê a estátua de Drummond com 2 anos e sua bicicleta. Quem nos guiou foi a Jaqueline e contou algumas curiosidades da cidade e da vida de Drummond. 

  • Horário: 8h às 18h de terça a sexta; 10:30 às 16:30 sábados, domingos e feriados. 

  • Ingresso: 2 reais

4. CASA DE DRUMMOND

A Casa de Drummond é um sobrado de dois pavimentos, construído no século 19 e tem grande importância histórica para Itabira. O avô de Drummond era tropeiro e construiu a casa com apenas um andar. Ele saiu para viajar, e quando voltou, seis meses depois, a avó do poeta já havia providenciado a construção do segundo andar. A arquitetura é em estilo colonial mineira, com 32 cômodos, canteiros em forma de estrela, lua e coração, além de um jardim interno criado pelo irmão de Drummond. Hoje o espaço é usado para exposições, oficinas e espetáculos musicais, e também como sede do Projeto Drummonzinhos. Infelizmente a casa estava fechada quando estivemos lá. 

  • Ingresso: 2 reais.  

5. MUSEU DE ITABIRA

O casarão onde hoje é o Museu de Itabira foi construído no início do século 19 em estilo colonial, com madeira, alvenaria e calhas aparentes. Ele pertenceu ao Major Paulo José de Souza, o Primeiro Presidente da Câmara Municipal 1833/1837. O museu foi criado em 1971 com o objetivo  de resgatar a memória cultural de Itabira. São várias salas com exposição de artefatos, fotografias e murais com a história da cidade, tudo doado pela comunidade. Quem nos guiou pelo museu foi o Rangel, que estava trabalhando na restauração do espaço. 

  • Horário: 09h às 17h de terça a domingo

6. ERMIDA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO 

A Ermida de Nossa Senhora do Rosário foi construída pelos negros alforriados no final século 18 para a Santa Maria do Rosário dos Pretos. Antigamente não era permitido que negros frequentassem a mesma igreja dos brancos, mas nesta eles tinham um espaço reservado para eles, e por isso muitos foram enterrados no espaço pertencente à Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, fundada em 1812. Ela é em estilo barroco e a pintura do teto da capela-mor é atribuída à Mestre Ataíde, ou a alguém de sua escola.

  • Visitação: Todos os dias de 07:00 às 17:00 horas 

7. CONHECER IPOEMA

Ipoema, distrito de Itabira, e que também é rota da Estrada Real, é onde está o Museu do Tropeiro, o Museu da Pharmácia, o famoso Restaurante do Paulinho, e também as belezas naturais da região na Serra do Espinhaço e Parque Estadual do Limoeiro. Nenhuma visita é completa sem conhecer alguma cachoeira, como a Cachoeira Alta e visitar o Morro Redondo, local de peregrinação e uma das vistas mais impressionantes do Circuito do Ouro. 

DICAS GERAIS DO ROTEIRO ITABIRA

Separamos algumas importantes na hora de planejar a viagem. Todos os lugares recomendados aqui foram os que nós mesmos frequentamos. 

a. MAPA 

b. ONDE FICAR EM ITABIRA

  • IT Itabira Hotel: Hotel muito bem localizado, quartos confortáveis, café da manhã completo, academia, piscina no terraço com uma vista do alto de Itabira, e balcão de turismo para agendar passeios privados. RESERVE  

c. ONDE COMER EM ITABIRA

  • Apricci: Restaurante de dia, pizzaria à noite. O restaurante é muito bem localizado, as opções do buffet são bem variadas (e tentadoras!), tem sempre uma novidade dependendo do dia, tem opções vegetarianas, cervejas artesanais, sucos naturais e no final, além do cafezinho, é oferecido um choconhaque (chocolate com conhaque) maravilhoso! Veja as fotos no instagram do Apricci.

d. AGÊNCIAS DE TURISMO E RECEPTIVOS

  • Para visitas guiadas pelo Caminhos Drummondianos, entre em contato com a Fundação Cultural Carlos Drummond Andrade pelo telefone (31)3835-2102 ou pelo site da https://www.fccda.com.br

  • Para roteiros prontos ou customizados, na cidade, pelas Serras, trilhas, percursos de carro, conhecer Itabira, Ipoema ou Nova Era, agende com a agência Casarão Turismo pelo telefone/ whatsapp (31) 988652122 ou casaraoturismo@gmail.com.

  • Para ver mais sobre as atrações, acesse o site da prefeitura no portal do Turismo.http://turismo.itabira.mg.gov.br

e. TRANSPORTE

  • De carro: na hora de alugar um carro, prefira um carro mais alto, com câmbio automático e escolha o seguro com pic de para-brisa. São muitas ladeiras íngremes, estrada de chão e a rodovia tem muitos caminhões. Para 2 pessoas ou mais vale mais a pena alugar um carro, pois o valor da diária é o mesmo do total da passagem de ônibus para duas pessoas. 

  • De ônibus: você vai ter que planejar muito bem a logística, já que os ônibus tem horários restritos. 

  • De trem: o trem chega até Nova Era. De lá você vai precisar ir de ônibus até Itabira.

f. CUIDADOS

  • Use protetor solar e repelente, ambos são necessários. 

  • Itabira tem barragem, por isso fique atento às notícias. 

  • Entenda o mapa e as distâncias na hora de montar o roteiro. Parece que tudo é pertinho, mas na hora da caminhada ou de pegar a estrada, a distância se torna bem longa. Se você for de carro, simule pelo Waze antes. 

g. CLIMA

Os meses com maiores chances de chuvas são de Novembro a Fevereiro. A partir de Março começam diversos festivais na região, e vale a pena planejar a viagem entre Março e Maio para aproveitar o clima festivo das cidades. 

CONHECA O CIRCUITO DO OURO

Site: https://circuitodoouro.tur.br

Instagram: @circuitodoouro

FIQUE LIGADO!

Não esqueça de fazer o Seguro Viagem! Eu já precisei (contei aqui) e não tinha. Não cometa meu erro!). Lembre-se que nem sempre o seguro saúde cobre outros estados. Fazendo o seguro através do nosso link você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a continuar viajando. Use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e se pagar no boleto, ganha mais 5%. No cartão de crédito dá para parcelar em até 12x sem juros. 

JÁ CONHECE NOSSO FACEBOOK? TEMOS INSTAGRAM TAMBEM: @BLOGEDUARDOEMONICA

SEGUE NO INSTAGRAM @MONICAMORAS @EDUVIERO

VEJA MAIS

See this gallery in the original post