Roteiro Bangkok: 3 dias Passo a Passo
Texto:MONICA MORAS @monicamoras Fotos: EDUARDO VIERO @eduviero e MONICA MORAS
Bangkok é a capital mais quente, literalmente, do Sudeste Asiático. Uma cidade fascinante onde o novo se mistura com o antigo numa perfeição difícil de explicar. Apesar do caos no trânsito, o clima de tranquilidade é o que impera por lá. Não é difícil encontrar cantinhos de silêncio no meio dos lugares mais movimentados.
Como moradores de Bangkok, já demos várias dicas de como aproveitar o melhor da capital tailandesa aqui no blog, e no @blogeduardoemonica no Instagram Youtube
CONHEÇA A NOSSA CONSULTORIA DE ROTEIRO PERSONALIZADO PARA TAILÂNDIA
Ainda falando de roteiro em Bangkok, é justo dizer que, 1 dia é suficiente para ver os imperdíveis da cidade, mas também é necessário explicar que a partir de Bangkok é possível conhecer diversas cidades na região em passeios de um dia. E todos podem ser feitos de forma independente ou por agência.
Considero 3 dias o tempo ideal para ficar em Bangkok. Por isso montei ele passo a passo.
No roteiro por Bangkok, o dia 1 inclui apenas os imperdíveis. A partir do dia 2, são várias atrações sugeridas que você escolhe o que fazer e quando fazer de acordo com seus interesses e tempo disponível.
Esse roteiro passo a passo já foi testado e aprovado por viajantes diferentes leitores aqui do blog. Eba!!! Baixe o app offline Maps.me para pinar os lugares e você nunca se perder. Google maps funciona também!
ROTEIRO BANGKOK: 3 dias
Dia 1: Grand Palace, Wat Pho, Wat Arun, passeio de barco, Sky Bar ou SkyWalk e Khao San Road
Dia 2: Mercado do Trem, Mercado Flutuante, Templo de Mármore, The Golden Mount e Chinatown
Dia 3: Ayutthaya, MBK, Cruzeiro Jantar e Asiatique
O QUE FAZER EM BANGKOK
DIA 1: OS IMPERDÍVEIS DE BANGKOK: Templos, Comida de Rua, Tuk Tuk e Sky Bar
Comece indo de Grab/barco/tuk tuk até...
1. GRAND PALACE
Construído em 1782 e por 150 anos foi Residência Oficial da Realeza. Dentro do complexo, está o templo Wat Phra Kaew onde fica o Buda de Esmeralda, feito de uma única pedra. É um dos lugares mais importantes para visitar em Bangkok.
Informações: Ingresso: 500 baht; Horário: todos os dias das 8:30 às 15:30 (fecha 2 vezes no ano, confira no site do palácio); Vestimenta: ombros, pernas, decotes e barriga cobertos. Importante: confira no site do Grand Palace se ele está aberto. Leia 7 Golpes Comuns Na Tailândia e O Que Vestir Nos Templos Da Tailândia
IMPORTANTE: Eu não acho necessário ter guia para visitar os templos, já que eles são literalmente um ao lado do outro. Mas se você quer se aprofundar mais na história, veja o passeio dos templos com mercado flutuante (em português).
Vá caminhando até...
2. WAT PHO
É o Templo do Buda Reclinado, um Buda de 46m de comprimento coberto por folhas de ouro. Também é conhecido pela escola tradicional de Thai Massagem e serviços excelentes. Fica ao lado do Grand Palace.
Informações: Ingresso: 300 baht; Horário: todos os dias das 8:30 às 17:00; Vestimenta: ombros, pernas (homens podem ir de bermuda), decotes e barriga cobertos.
Caminhe até o rio e atravesse de balsa para...
3. WAT ARUN
O Templo do Amanhecer foi construído no século 19 em estilo Kmer, todo ornamentado em porcelana e flores. Esse templo é simboliza o nascimento do Período Rattanakosin e a fundação de Bangkok como a nova capital da Tailândia depois de Ayutthaya. Se de dia ele é lindo, a noite ele fica iluminado e mais charmoso ainda. Para chegar a partir do Grand Palace basta pegar a balsa que faz a travessia por 4 baht.
Informações: Ingresso: 200 baht; Horário: todos os dias das 8:30 às 17:30; Vestimenta: ombros, pernas (homens pode ir de bermuda), decotes e barriga cobertos.
Leia Onde Ficar Em Bangkok: Melhores Hotéis e Regiões
Volte para o píer, atravesse o rio de balsa e pegue um barco para...
Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook
4. PASSEIO PELO RIO CHAO PHRAYA
Esse é um passeio bem interessante de fazer, pois há não muito tempo atrás, a melhor forma de transporte em Bangkok era fluvial, pois não havia metrô ou skytrain. Pode ser bem econômico ou até um cruzeiro com jantar especial. O fato é que todas as opções fazem a mesma rota.
Aqui você tem 4 opções: 1. pegar um barco privado (negociado diretamente, na média de 2mil bath); 2. voltar de barco público até o píer Saphan Taksin para pegar o barco turístico que vai te levar até o último ponto (Phra Arthit Pier (N13): Kao San Road); 3. ou pegar o barco público direto para a Kao San Road e ir para o seu hotel se arrumar para a noite no Rooftop bar; 4. ainda chamar o Grab e ir para o seu hotel.
Informações do barco público: Passagem: 15 baht; Bandeira: laranja. Informações do barco Hop In Hop Off: 150 baht, válido para o dia inteiro e vem com um livrinho com guias do que fazer em cada ponto de parada do barco. Ou ainda você pode pegar a TAG Thai e que inclui o barco.
CONHEÇA A NOSSA CONSULTORIA DE ROTEIRO PERSONALIZADO PARA TAILÂNDIA
Vá de barco até o píer Phra Arthit Pier (N13) e então caminhe até...
Volte para o hotel/Airbnb para descansar, tomar um banho e pegue um Grab para...
5. SKY BAR DO LÉBUA
É o bar do filme Se Beber não Case. Tem uma vista indescritível da cidade e do rio. Não importa se vai no final de tarde ou a noite, a vista ainda assim é fascinante. Não é um lugar barato, e um drink não sai por menos de 1000 bath + 10% do serviço +7% do VAT.
Informações: Horário: 18h às 1h; Ingresso: Se manter bebendo; Vestimentas: smart casual; Idade mínima: 20 anos para o Sky Bar. Para o restaurante Sirocco, crianças acima de 7 anos e vestidas smart casual; Importante: mochilas, bolsas grandes, malas não são permitidos e não há onde deixar. Veja os outros rooftops 7 Rooftop Bar em Bangkok que Valem a Pena
ALTERNATIVA: MAHANAKHON SKYWALK (GLASS TRAY)
O Mahanakhon SkyWalk fica no prédio mais alto de Bangkok e também agora tem o rooftop bar mais alto da cidade. No andar 74 tem vista 360° indoor, no andar 75 tem um mezzanino, e no andar 78 tem o observatório (Glass Tray) que tem o chão de vidro a 310m de altura, o The Peak, que é um viewpoint a 314m de altura, e o rooftop bar mais alto de Bangkok.
Informações: Horário: das 10h às 23h; Ingresso: 880 baht o ingresso em dias de semana. Depois do fechamento, é permitido ir para o bar. Compre o ingresso no site oficial: https://kingpowermahanakhon.co.th
6. KAO SAN ROAD
Tudo que um turista espera ver na Tailândia, com exceção das praias, está na Khao San e arredores. Se você assistiu o filme A Praia, que deu a fama para Maya Bay, deve lembrar que o início é na Khao San Road (na verdade um cenário montado). Tem no Youtube.
Tem comida de rua, os espetinhos de escorpiões, restaurantes locais, lojinhas baratas, tuk tuk, comércio de rua, várias agências de turismo, tatuadores, shows dos mais variados, e muitos bares.
Informações: aqui é um lugar de passagem, porque talvez você surdo com as músicas extremamente altas. Na rua paralela, a Rambuttri, é mais calmo para jantar, beber e aproveitar a noite depois da loucura que é a Khao San.
Leia também: Roteiro na Tailândia: Quantos Dias Ficar em Cada Lugar
DIA 2: MERCADOS LOCAIS: Tour pelo Mercado do Trem e Mercado Flutuante
É melhor você deixar esse tour agendado! É possível fazem os dois mercados no mesmo dia e ainda voltar às 13h para seguir o dia. Vai custar uns 1000 baht com guia, Mercado Flutuante, passeio de barco, degustação e Mercado do Trem, com chegada dentro do trem (duas perspectivas do mercado!), tudo junto. Agende aqui os Mercados em inglês (mais barato).
1.MERCADO DO TREM
O Mae Klong Market é um mercado onde o trem passa no meio da feira. Tudo acontece muito rápido, o trem passa a centímetros das coisas e pessoas. Quando dá o sinal, os feirantes recuam as mesas e os toldos.
Assim que o trem passa, os toldos vão descendo (tipo fazer a hola), as mesas voltam para o lugar e é como se nada tivesse acontecido. Dá para ver o trem vindo, indo e ainda pegar o trem. Veja o post Maeklong, O Mercado do Trem da Tailândia | Agende aqui Mercado do Trem em inglês (mais barato), ou agende o passeio do mercado em português aqui.
2. MERCADO FLUTUANTE
Existem vários mercados flutuantes em Bangkok, mas os mais famosos são Damnean Saduak e o Amphawa. Continua sendo uma experiência diferente andar no barquinho e comprar tudo de dentro dele, negociando inclusive com outros barcos.
Eu fui nos dois, são bem turísticos mesmo, mas são excelentes para fotografia e para ver como as coisas aconteciam. Recomendo demais o sorvete e provar o poodles do barquinho. Veja o post Como é o Mercado Flutuante Damnoen Saduak | Agende aqui o mercado flutuante em inglês (mais barato) ou agende o passeio em português para o mercado flutuante.
A volta vai ser para a Khao San, então coma alguma coisa e caminhe 10min até…
3. Loha Prasat - O Palácio de Bronze
Wat Ratchanatdaram é mais conhecido pelo Loha Prasat, uma estrutura de várias camadas de 36 metros de altura com 37 torres de metal, que significam as 37 virtudes em direção à iluminação na crença budista. Foi construído em 1846 em Bangkok durante o reinado do rei Rama III.
É considerado o único palácio de bronze do mundo, um edifício cujo telhado é coberto por telhas de bronze. Ingresso: grátis; Horário: todos os dias das 8:30 às 17:30; Vestimenta: ombros, pernas, decotes e barriga cobertos.
Caminhe 5 minutos até o…
CONHEÇA A NOSSA CONSULTORIA DE ROTEIRO PERSONALIZADO PARA TAILÂNDIA
4. Wat Saket – The Golden Mount
É um dos templos mais antigos de Bangkok, ainda do templo de Ayutthaya, construído em 1767. Vale a pena subir os 318 degraus, rodeados de vegetação, até o templo em si e que tem uma vista linda 360º, e depois mais alguns degraus até a estupa dourada, que dá nome ao templo, também com vista.
No por do sol é lindo. Ingresso: 50 baht; Horário: todos os dias das 8:30 às 17:30; Vestimenta: ombros, pernas, decotes e barriga cobertos. Leia 10 Templos em Bangkok para Conhecer
Pegue um Grab direto para…
3. Wat Benchamabophit – Templo de Mármore
Templo todo de mármore Carrara italiano construído em 1899. Ele que está na moeda de 5 baht. O Grande charme dele é a perfeita simetria tailandesa, com alguma influência europeia e chinesa. Ingresso: 50 baht; Horário: todos os dias das 8:30 às 17:30; Vestimenta: ombros, pernas, decotes e barriga cobertos.
Vá de Grab ou tuktuk até o…
6. CHINATOWN
Desça no China Town Gate. O China Town de Bangkok é o maior do mundo! Aproveite para andar pela Yaowarat Road parando sempre quer der vontade até chegar no Grand China Hotel Bangkok.
Com certeza você vai parar bastante e desviar a rota às vezes. Para uma experiência inesquecível, eu recomendo fazer um food tour. Ao longo de 4h, o guia vai contar a história da Tailândia enquanto você come.
São pelo menos 16 lugares visitados, e metade estão no guia Michelin.Se somar o valor dos pratos comprados individualmente, dá quase o mesmo do passeio. Agende aqui o food tour! Tem food tour Michelin também. Depois dos templos, o food tour é uma das coisas mais interessantes e incluir no roteiro de Bangkok.
Informações: A noite a rua Yaowarat Road fica completamente iluminada, e tudo ganha mais vida. Ao longo dela estão diversos restaurante do guia Michelin.
Sobrou fôlego? Pegue um Grab para...
Opção 1: Continuar bebendo
SOI COWBOY: A rua do filme Se Beber não Case, uma rua bem pequena. Não importa se você gosta ou não dessas coisas, vale a visita, especialmente a noite e pela experiência única. É mais seguro, organizado e com melhor qualidade de shows do que toda Pattaya, Silom, Nana ou Khao San Road juntos. Não ouse fotografar! Nada e nem ninguém, nem na rua nem nos GoGo. É extremamente proibido e se você for pego, perde o equipamento (câmera, celular, etc).
A maioria dos lugares cobra apenas a cerveja, a entrada é gratuita, mas tem que se manter bebendo parar estar lá. Sim, mulheres também vão; sim, tem casas só de ladyboys; sim, tem Ping Pong Show e a maioria dos lugares é grátis, mas vai acontecendo durante a noite; sim, é um lugar de prostituição; sim, já escrevi sobre o ping pong show Como É o Ping Pong Show Em Bangkok, Tailândia
Opção 2: Continuar bebendo
SILOM: Desça no Patpong Night Market. Esse bairro tem hotéis, hostels, cafés e restaurantes muito bons. É uma das melhores localizações da cidade em termos de deslocamento. De dia é uma região comum, no final de semana acontece o mercado de rua e a noite vira uma mistura de Khao San Road com Soi Cowboy no Patpong Night Market. Tem mercado de rua, comida de rua, show GoGo, Ping Pong Show, show de sexo ao vivo, rua de pubs gays apenas para homens, etc. Mesmo que você não tenha interesse em aproveitar a noite por ali, existem excelentes opções de restaurantes na Sala Daeng Soi 2 e na Convent Road.
DIA 3: CIDADE HISTÓRICA: Tour para Ayutthaya, a capital do Reino de Sião
Para fazer esse tour, você deve ter agendado ele um dia antes. Na Khao San Road existem várias agências. Mas você também pode fazer sozinho, veja aqui.
AYUTTHAYA
Ayutthaya é a antiga capital do reino tailandês fundada em 1350 e destruída pelo exército de Mianmar em 1767. Durante sua existência foi uma das cidades mais importantes da época com mais de 1 milhão de habitantes.
Sua localização era perfeita na Ásia, porque era banhada por 3 rios e navios europeus, japoneses e chineses usavam o porto para o comércio de madeira seca, marfim, peles, seda entre outras coisas. Por sua beleza e imponência, com mais de 1500 templos e 4000 estátuas, a cidade ficou conhecida como a Veneza do Norte. Mas para demonstrar seu poder, o exército birmanes destruiu a cidade e decapitou a maioria das estátuas.
O tour pelas agências da Khao San vai custar uns 1200 baht com guia, almoço e todos ingressos incluídos. Agende aqui. O retorno deve ser por volta das 16h. Os templos visitados sempre incluem:
Wat Yai Chai Mongkol (Budas lado a lado): foi construído pelo rei Ramathibodi I (rei U-Thong) em 1357. 50 baht;
Wat Mahathat (cabeça na árvore): foi construído no reinado do rei Boroma-Rachathirat I em 1374. 50 baht;
Wat Phra Si Sanphet: são 3 estupas que ficam onde eram nas instalações do Palácio Real do Reino de Sião, que havia sido estabelecido no reinado do rei Ramathibodi I (rei U-Thong). 50 baht;
Mongkoll Bolpit: se assemelha muito ao Grand Palace de Bangkok, mas sua principal atração na verdade está no interior, um Buda de 12,45 metros de altura, além de um Buda de esmeralda. 50 baht;
Wat Chai Watthanaram: é o templo que mais se assemelha a Angkor Wat, no Camboja, porque foi construído com o estilo Khmer em 1347 por Jing Prasat Thong na margem do rio Chao Phraya. 50 baht;
Lokkayasutharam (Buda do Street Fighter): também conhecido como Buda Reclinado, essa estátua de 37 metros de comprimento e 8 metros de altura, a maior do país, é um lugar sagrado de peregrinação. Grátis. Veja o post Ayutthaya, A Capital do Reino de Sião.
Na volta do tour vá para o hotel/Airbnb descansar, tomar um banho e então pegue um Grab, skytrain ou metrô para...
2. MBK
O passeio de Ayutthaya volta para o shopping MBK. Esse é um ótimo momento para comprar lembrancinhas (andar 3) e os cosméticos (andar G). Leia Compras Em Bangkok, Um Guia Definitivo E Democrático e Compras em Bangkok: Roteiro de 1 Dia
3. Cruzeiro Jantar
O Cruzeiro Jantar pelo Rio Chao Phraya de Bangkok é um programa interessante para casais e famílias. Viajantes solo pode se sentir um pouco deslocados (só para avisar!).
O passeio pelo rio dura 2h, quando barco navega pelos principais pontos da cidade iluminados. É bonito de ver o Grand Palace e Wat Arun iluminados, o próprio Icon Siam, que é de onde sai o passeio. Daqueles programas que valem incluir no roteiro de Bangkok.
O jantar é um buffet de gastronomia Thai e internacional, mas sinceramente não recomendo pelo jantar em si, mas pelo passeio. Tem música ao vivo e quando fomos, tinha chopp liberado. Só o chopp já pagou o ingresso. Agende o cruzeiro jantar de Bangkok.
4. ASIATIQUE THE RIVERFRONT
É um mercado noturno a céu aberto que fica nas margens do rio Chao Phraya. Foi aberto em 2012, tem excelentes opções de restaurantes (todos os bolsos), lojas locais, massagem, lutas de Muay Thai e uma roda gigante de 60m de altura. A maioria dos festivais abertos ao público acontecem lá. Informações: Horário: 17h às 24h; Como chegar: o barco grátis faz o trajeto a partir da estação skytrain BTS Saphan Taksin entre 16h e 23h.
ALTERNATIVA: CRUZEIRO COM JANTAR PELO RIO CHAO PRAYA
Uma experiência interessante é pegar um cruzeiro pelo rio com jantar. Quando fomos tinha até chopp liberado. São 2h navegando pelo rio, com música ao vivo, performance artística, jantar com gastronomia Thai e chopp liberado. Veja o video aqui. Agende o passeio de barco em Bangkok.
Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook
FESTIVAL DAS LANTERNAS DA TAILÂNDIA (NOVEMBRO): VEJA OS INGRESSOS
O QUE FAZER EM BANGKOK: COMPRAS
FINAL DE SEMANA: Mercado de Final de Semana Chatuchak
Se tiver Sábado e Domingo no seu roteiro em Bangkok, inclua uma manhã ou tarde no...
CHATUCHAK: O maior mercado da Tailândia que só acontece nos finais de semana, sábado e domingo. Tem de tudo espalhado por vários setores. A qualidade e os preços são ótimos! O Chatuchak é tão sensacional que todos os amigos tailandeses dizem o mesmo: "se quer surpreender um estrangeiro, leve ele até o Chatuchak!" Se estiver precisando de algo, certamente vai achar lá. Informações: Horário: Sábado e Domingo das 6h às 18h; Como chegar: MRT Kamphaeng Phet, BTS Mo Chit mais 5 minutos caminhando ou Grab. Leia Chatuchak, O Mercado de Final de Semana de Bangkok
Leia Compras em Bangkok: Roteiro de 1 Dia | Guarda Volumes em Bangkok: Onde Deixar a Mala Durante a Viagem | Vat Refund: Como Pegar o Reembolso na Tailândia
SHOPPINGS em BANGKOK
Os melhores shoppings para compras em Bangkok são Central World (4ºandar), Siam Paragon e Icon Siam e MBK (5ºandar), e a melhor loja com todos os produtos é a Big Camera. Maquiagem boa e barata vende na Eve And Boy e na Bautrium. Lembre-se de pedir o VAT Refund. VAT Refund: Como Pegar o Reembolso da Tailândia
PARA SABER: Apple tem no shopping Icon Siam e no Central World as lojas oficiais. Consulte os valores da Apple no site oficial. Nos demais shoppings pesquise pela iStudio. Samsung tem no shopping Icon Siam e no Central World as lojas oficiais. Go Pro e DJI tem na Big Câmera. E o Lazada é o Mercado Livre Tailandês.
DIA EXTRA: Wat Bang Phra e a Sak Yant
Se você for fazer a Sak Yant, a tatuagem feita por monges, programe 1 dia inteiro para isso, mesmo que ocupe apenas a manhã. Veja o post Sak Yant: Significados e Como Fazer Uma de Graça ou agende aqui com um guia para te levar até o templo e fazer a Sak Yant.
ONDE FICAR EM BANKOK
Para ficar em Bangkok, você só precisa definir as suas prioridades. Leia Onde Ficar Em Bangkok: Melhores Hotéis e Regiões
PRA FUGIR DO OBVIO (e dos templos)
Veja uma lista de coisas e lugares completamente diferentes do roteiro turístico de Bangkok: Guia Alternativo de Bangkok: Para Fugir do Óbvio
PARA ONDE IR DEPOIS DE BANGKOK
A Tailândia tem muitas opções. Clique nos nomes abaixo para ver mais informações.
MONTANHA
Chiang Mai: cidade linda e antiga
Pai: relaxar
Sukothai: cidade histórica
PRAIA
Koh Samui: lua de mel
Koh Tao: mergulho
Koh Phangan: full moon party
Koh Lanta: relaxar
Railay: praia
Koh Phi Phi: A Praia, o filme
Koh Lipe: relaxar
BATE E VOLTA DE BANGKOK
Ayutthaya: cidade histórica
Damnean Saduak: mercado flutuante
Mae Klong Market: mercado do trem
Kanchanaburi: natureza
Pattaya: praia
DICAS DE ROTEIRO NA TAILANDIA
ROTEIRO DE 15 DIAS: Bangkok (com Ayutthaya), Chiang Mai (com Chiang Rai), Krabi (ou Phuket) e Koh Phi Phi. Talvez Koh Lipe.
ROTEIRO DE 20 DIAS: Bangkok (com Ayutthaya), Chiang Mai (com Chiang Rai), Krabi (ou Phuket), Koh Phi Phi, Koh Tao. Talvez Koh Phangan.
ROTEIRO DE 30 DIAS: Bangkok (com Ayutthaya), Sukhotai, Chiang Mai (com Chiang Rai), Pai, Krabi (ou Phuket), Koh Phi Phi, Koh Tao, Koh Phangan. Talvez Koh Samui ou Koh Lipe.
DICA: De Krabi ou Phuket para Koh Phi Phi tem ferry com horário limite até às 15:30. De Koh PhiPhi para Koh Tao é um aventura com ferry, van, ônibus, ferry. O inverso também. Veja aqui os transfers entre as ilhas do mar de Andamão. Para trem para o norte, ilhas do Golfo da Tailândia e ônibus, veja as opções de transporte aqui.
MAS se você quer ver além do Roteiro em Bangkok Passo a Passo: Imperdíveis e Arredores, veja o Guia Alternativo de Bangkok: Para Fugir do Óbvio. Vale também para o Roteiro em Chiang Mai: O Que Fazer Dia a Dia , e por isso veja o Guia Alternativo de Chiang Mai: Para Ver Além dos Templos
LEIA TAMBEM: Roteiro Tailândia: Quantos Dias Ficar Em Cada Lugar
>>> Curtiu as dicas e quer nos oferecer um cafezinho de agradecimento? Então use o email monicamoras@gmail.com (Itaú) para fazer um PIX. Qualquer valor ajuda demais! Ajude o blog que te ajuda :)
Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook
VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!
Sabia que quando você faz uma reserva usando o link do blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não paga nada a mais por isso, ganha descontos e ainda o blog Eduardo e Mônica a produzir artigos completos e de qualidade. Ajude o blog que te ajuda :)
Hospedagem: Booking
Seguro Viagem: Seguros Promo (5%off)
Passeios e Ingressos: Get Your Guide
Transporte: 12go (Asia, Brasil, Europa e Austrália)
Escrito em 13/08/2019 | Atualizado em Junho/2023
Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook
VEJA MAIS SOBRE A TAILANDIA