Eduardo & Mônica

View Original

Roteiro Chiang Mai: 3 Dias Passo a Passo

Texto:MONICA MORAS @monicamoras Fotos: EDUARDO VIERO @eduviero e MONICA MORAS

Chiang Mai é daqueles lugares que o tempo nunca vai ser suficiente para ver tudo. Mas a gente tenta! O mínimo de tempo lá no norte da Tailândia é de 3 dias cheios, pois é longe e não vale o desgaste da viagem para passar “correndo”.

 Leia também: Festival das Lanternas da Tailândia | Roteiro na Tailândia: Quantos Dias Ficar em Cada Lugar | O Que Fazer em Pai na Tailândia: Guia Completo / Festival das Lanternas em Chiang Mai, Tailândia

ROTEIRO EM CHIANG MAI: 3 DIAS

O roteiro em Chiang Mai tem ver os templos, fazer massagem, ver os elefantes, passeios de um dia, aula de culinária, passeios gastronômico e assistir muay thai.

CONHEÇA A NOSSA CONSULTORIA DE ROTEIRO PERSONALIZADO PARA TAILÂNDIA

Roteiro de 3 dias em Chiang Mai

Dia 1: Doi Suthep, templos da Cidade Antiga e Mercado Noturno

Dia 2: Passeio em Chiang Rai ou Triângulo Dourado, Mercado de Comidas

Dia 3: Elefantes, Tour Gastronômico e Muay Thai

ROTEIRO CHIANG MAI DIA 1: CONHECER OS TEMPLOS E MERCADO NOTURNO

Comece o dia do roteiro Chiang Mai indo no Doi Suthep. A volta será para o mesmo lugar, então já fica fácil seguir o roteiro exatamente como está escrito. Use um calçado confortável e vista-se adequadamente para visitar templos. Leia: O Que Vestir Nos Templos Da Tailândia . Todos os lugares são próximos, fáceis de ir andando, e todos os templos tem banhero gratuito.

Leia Festival das Lanternas em Chiang Mai, Tailândia

CONHEÇA A NOSSA CONSULTORIA DE ROTEIRO PERSONALIZADO PARA TAILÂNDIA

1. Templo Doi Suthep

O templo Doi Suthep fica no alto da montanha e é a principal atração de Chiang Mai. Já na estrada uma escada protegida por guardiões leva até templo. É nele também acontecem os retiros budistas do silêncio.

Lá dentro existem várias estátuas de Buda, algumas estátuas de dragões e elefantes , uma estupa dourada imensa, um pequeno museu e o templo onde o monge faz orações e abençoa os visitantes. Observe primeiro como é para não assustar. Ainda lá do alto, se o dia estiver limpo, dá para ver a cidade inteira.

Para chegar lá você precisa pegar um songthaew (red truck) privado por 400 Baht ou ir até o Chang Phuak Gate (na frente do 7Eleven) de onde saem os yellow trucks públicos (caminhões amarelos, às vezes vermelhos) que custam 60 baht por pessoa até lá. Aberto até 21h. A entrada custa 30 baht.

Se você quiser ver a cerimônia de oferenda aos monges, chame o Grab (Uber da Tailândia) e chegue antes das 6am. Ou você pode fazer o passeio especial nesse horário (agende aqui) ou ainda fazer um passeio mais completo com outros templos lindíssimos junto (reserve aqui). Mas se você prefere ver o por do sol, esse passeio é perfeito! Reserve aqui.

Para saber: 0 Doi Suthep é uma das coisas que tem que fazer no roteiro Chiang Mai. O tempo necessário no templo é de 2 ou 3 horas. Na base da escadaria existem várias lojinhas de souvenirs e se você não quiser subir as escadas, existe um elevador pago. Você precisa cobrir joelhos e ombros parar entrar nele. Leia: O Que Vestir Nos Templos Da Tailândia

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook

2. Wat Lok Molee

O Wat Lok Molee é um dos templos mais antigos da cidade, lá do século 14 quando foi construído para ser o Templo Real. Na nossa opinião, ele é o templo mais bonito de Chiang Mai. Não deixe de visitar a estuda que tem atrás dele. Entrada grátis.

3. Wat Rajamontean

Atravessando a rua, já está o Wat Rajamontean, um templo inconfundível e instagramável. A escadaria dele leva até um templo antigo e bem conservado,. Na lateral há uma imagem de Buda imensa que observa os muros da cidade. A noite ele fica iluminado.

4. KHAO SOI KHUN YAI

Khao Soi é o prato típico do norte. É um macarrão de ovos com muito molho de curry com leite de coco, frango, macrarraão frito por cima para dar crocância e umas folhinhas de coentro decorativas. Acompanha uma conserva espinafre chinês e cebola rocha que serve para misturar.

O Khao Soi Khun Yai é um dos melhores da cidade e fica no estacionamento do templo Wat Rajamontean. O único problema é que abre às 11h e fecha às 14h, ou antes, porque só fica aberto enquanto tem comida. Por isso calcule chegar no máximo às 13h e tenha uns 15minutos de folga, porque a demanda é imensa! Custa 60 baht o grande, não dá para pedir sem pimenta (mas é suave!) e não abre nos domingos.

Se não der tempo, ou não quiser arriscar a pimenta, no caminho para o próximo templo tem o restaurante Teng Nueng, com uma fonte interna. Todos os pratos custam na média de 60 baht. Peça sem pimenta.

Leia também: Como Comprar Passagem De Voos Internos Da Tailândia | O Que Levar Na Mala Para Tailândia  | Cooking Class em Chiang Mai: Aula de Gastronomia Tailandesa 

5. Wat Phra Singh

O templo, também conhecido como “O Templo do Buda Leão” é um templo ativo, com centenas de monges e noviços morando lá. O Wat Phra Singh abriga várias imagens de Buda altamente reverenciadas e muito antigas.

É um dos maiores templos-complexo de Chiang Mai, do século 14 e fica dentro da Cidade Antiga. Entrada grátis no complexo, paga apenas para entrar no templo em si. Se você prefere passeio guiado que inclui mais templos, pode agendar esse ou agendar esse em espanhol.

Evite chegar entre 9:30 e 10h da manhã, pois é o horário do tour dos tuktuk que leva grupos imensos de chineses. Não é um problema, mas certamente é o horário que mais tem gente no templo. Mas se você quiser ver a rua com uma fila imensa de tuktuks chegando, esse é o horário.

CONHEÇA A NOSSA CONSULTORIA DE ROTEIRO PERSONALIZADO PARA TAILÂNDIA

6. Lojinhas da rua Rachadamnoen

Ao longo da rua Rachadamnoen é que acontece todos os domingos o Sunday Night Market, o mercado noturno mais legal de Chiang Mai. Durante a semana é uma rua com muitas lojinhas de prata e acessórios. Eu adoro ir olhar a galeria Chanya`s, que tem acessórios e lembrancinhas diferentes das de Bangkok. E a loja de prata The Silver Cafe tem jóias lindas!

MASSAGEM: No começo da rua, você já vê a Lila Thai Massage. Se você quiser fazer uma parada depois de tantos templos, aqui é uma ótima ideia! Caso você tenha a TAGThai da massagem (que te dá a possibilidade de fazer várias no dia pelo preço de uma), a loja da Lila é na rua paralela. Leia TAGThai: O que é e Como usar o Desconto

7. Chedi Luang

Esse templo foi construído em 1401 e, apesar do terremoto de 1545, o templo continua lá com seus elefantes esculpidos nas laterais. Ele fica exatamente no centro da Cidade Antiga e é onde está o guardião de Chiang Mai. É no Chedi Luang que acontecem os festivais mais importantes de Chiang Mai. Entrada: 50 baht

Antes de chegar no Chedi Luang, do lado dele tem um templo todo de madeira, o Wat Phantao, um templo todo de madeira que serviu como um salão do trono para um dos Reis do Reino Lanna de Chiang Mai. Vale dar uma espiada dentro dele rapidamente. É grátis. Se você prefere passeio guiado no Chedi Luang que inclui mais templos, pode agendar esse ou agendar esse em espanhol.

Leia Festival das Lanternas em Chiang Mai, Tailândia

8. Wat Si Suphan

O Wat Si Suphan é o Templo de Prata é um dos templos mais bonitos da cidade. Ele é todo feito de prata e alumínio esculpidos por monges artesãos de Chiang Mai. Infelizmente dentro do templo de prata só é permitida a entrada de homens. Ainda assim, recomendo mulheres incluir no roteiro em Chiang Mai.

No sábado a noite fica todo iluminado por causa do Saturday Night Market. Também tem Monk Chat, um momento em que qualquer pessoa pode conversar com os monges, basta entrar na fila (de cadeiras). Há um programa onde o visitante pode conversar com os monges, aprender o processo de fazer uma peça em prata e ainda tem massagem. Agende aqui.

Para chegar até aqui é possível ir andando ou pegar um Grab ou caminhão red truck de 30 baht. Entrada grátis (mas às vezes o guichês está aberto e custa 50baht). Fecha às 18h, com excessão de sábado que vai até 23h.

Leia também: Guia Alternativo de Chiang Mai: Para Ver Além dos Templos | Sak Yant: Significados e Como Fazer Uma

9. Visitar um Mercado Noturno

Mercado noturno é o tipo de coisa que tem que ter no roteiro Chiang Mai. Durante a semana tem o Night Bazzar; no Sábado o Saturday Night Market; e no domingo o Sunday Night Market.

Todos oferecem uma variedade imensa de produtos. O Night Bazzar tem diversas opções de lembrancinhas. O Saturday Night Market é uma mistura de artesanato, lembrancinhas e muita comida. Já o Sunday Night Market é quando artesãos de várias cidades do norte da Tailândia participam, e por isso tem uma seleção maior de produtos artesanais de qualidade e bom gosto.

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook

ROTEIRO CHIANG MAI DIA 2: TEMPLO BRANCO - CHIANG RAI OU TRIANGULO DOURADO

No segundo dia do roteiro em Chiang Mai, recomendo fazer o passeio de Chiang Rai para ver os templos de lá, ou pegar o passeio d oTriangulo Dourado que vai até a tríplice fronteira de Tailândia, Laos e Mianmar. Ambos passam pelo Templo Branco.

1. Passeio para Chiang Rai

Um dos grande motivos de muitas pessoas visitarem Chiang Mai é para conhecer o Templo Branco. Porém ele fica em Chiang Rai, uma cidade a 3h de distância. No passeio você verá o Wat Rong Khun, o Templo Branco, o Wat Rong Suea Ten, o Templo Azul, e o Black Museum, entre outras atrações.

Esse passeio é para grupos muito pequenos, e por isso também tem bastante tempo em cada lugar. Reserve o passeio aqui em inglês ou reserve o passeio de Chiang Rai em português com mulheres girafa.

2. PASSEIO DO TRIANGULO DOURADO

O passeio do Triangulo Dourado começa com o Templo Branco de Chiang Rai. Depois vai até a tríplice fronteira de Tailândia, Laos e Mianmar. Leve o passaporte. O passeio envolve andar de barco no rio Mekong, subir no viewpoint do Wat Phra That Chedi Luang, e conhecer a House of Opium, entre outras atrações. Reserve o passeio aqui. É um passeio mais cansativo.

CONHEÇA A NOSSA CONSULTORIA DE ROTEIRO PERSONALIZADO PARA TAILÂNDIA

3. JANTAR ESPECIAL

O dia é longo fazendo esses passeios. Deixo três recomendações: Chang Phuak Food Night Market, especificamente a mulher de chapéu de cowboy que serve arroz com carne de porco cozida por 4h e que está na série Parts Unknown do Anthony Bourdain (assista o trecho da série). A barraquinha chama Khao Kha Moo Chang Phueak.

O The House by Ginger está no Guia Michelin e é ótimo para provar comidas locais num ambiente instagramável. Já para um jantar com uma bela vista do rio e alguns drinks tem o Sai Ping ou o The Good View, ambos lado a lado. Para os animados, tem passeio que leva em bares, agende aqui.

4. The North Gate Jazz Co-op

Para encerrar a noite, tem um bar que toca jazz e músicas internacionais excelentes ao vivo, com clima maravilhoso para relaxar, beber uma cerveja, conhecer gente interessante, locais e estrangeiros.  Essa dica vale para todas as noites.

O bar de jazz Thapae East é do mesmo dono do The North Gate e bem mais exclusivo. O ambiente é tão bom quanto no The North Gate, mas é um porão de frente para um jardim bem escondido. A banda começa às 21h e é perfeito para conhecer pessoas.

Para banda Indie, Rock, Pop tem o Room Service. E para quem curte lugares agitados como a Khao San Road de Bangkok, tem o Zoe in Yellow.

Leia também: Songkran, O Ano Novo E Festival Das Águas Da Tailândia | O Templo Branco Da Tailândia

ROTEIRO CHIANG MAI  DIA 3: ELEFANTES, FOOD TOUR OU MUAY THAI

Para o dia 3 do roteiro em Chiang Mai, comece o dia interagindo com os elefantes. Tire a tarde para mais uma massagem, e escolha o programa da noite: muay thai ou food tour.

1. Elefantes

Chiang Mai é o lugar dos elefantes, onde eles tem mais espaço para, de fato, estarem num ambiente mais próximo do que seria se fossem capazes de viver sozinhos. Não é à toa que os “treinadores” dos santuários sérios do país são todos de Chiang Mai, por entenderem as particularidade do que é viver no norte.

Existem lugares sérios, existem os que exploram, e existem também os hotéis que fazem a convivência com elefantes. Antes de escolher, pesquise. Veja as avaliações no Google, no Trip Advisor. Assim você pode tomar a sua decisão.

Dois lugares sérios e reconhecidos internacionalmente é o Elephant Nature Park e o Elephant Santuary Jungle e você pode agendar o passeio do elefante aqui.

Leia também: Guia Alternativo De Chiang Mai: Para Ver Além Dos Templos | Tour Gastronômico Na Tailândia: Bangkok e Chiang Mai

2. Assistir uma luta de Muay Thai

Se você curte luta, é uma boa opção. Existem muitas escolas de Muay Thai na cidade e o melhor lugar para assistir as lutas é no Tae Phae Boxing Stadium, onde a maioria dos lutadores dos mais diversos níveis se enfrentam.

O ingresso custa 600 baht por mais ou menos 2 horas de lutas, e compra lá de tarde ou um pouco antes de começar (às 21h). A maioria dos lutadores que estão ali treinam em Pai, uma cidade mais ao norte do país. 

3. Food tour OU COOKING CLASS

Se você curte comer, o food tour é uma boa opção. A gastronomia do norte é diferente. Leva menos pimenta, tem mais leite de coco, alguns pratos até lembram alguma coisa do Brasil (uma carne de panela, um franguinho assado).

Eu já fiz esse passeio e vale muito a pena por ir nos mercados e poder ver como tudo é feito e de onde vem. Se depois você ainda vai seguir viagem para as ilhas no sul, vai perceber como os sabores ficarão bem apimentados e sem sal. Reserve o passeio aqui.

Outra opção é fazer uma cooking class. Você aprende sobre os ingredientes num mercado local, na hortinha orgânica e depois prepara os pratos. É uma experiência sensacional! Nós fizemos! Leia como foi Cooking Class em Chiang Mai: Aula de Gastronomia Tailandesa 

 Leia também: Quanto Custa na Tailândia: Valores para Planejar a Viagem

O QUE FAZER EM CHIANG MAI

OUTRAS OPções para incluir no roteiro

1. Conhecer o lago Huay Tung Tao

É um lago que fica no pé da montanha do Doi Suthep. À beira do lago existem algumas cabanas para alugar por dia diretamente dos restaurantes. É caro comer por lá. Dando a volta no lado há muito verde e até um templo. A entrada custa 50 baht.

2. Grand Canyon Hang Dong

É uma antiga mina que o pessoal adora ir para se refrescar nos dias de calor intenso. Como não é tão grande assim, o pessoal adora pular dele na água. Ingresso 700 baht.

3. Aula de culinária local

Esqueça a dieta se for fazer essa aula, porque você vai comer muito. A aula acontece numa fazenda orgânica, e entre os cinco pratos, estão Tom Yum Koong, Pad Thai, Pad Kra Prao (nosso favorito!). Tem opção pela manhã e tarde. Reserve aqui. Leia como foi a nossa experiência Cooking Class em Chiang Mai: Aula de Gastronomia Tailandesa 

4. Wat Umong

É o templo mais verde de todos. Fica no meio da floresta literalmente, nos pés da montanha. Oomong significa túnel , porque o templo de fato é todo feito em túneis construído no século 14.

No alto do labirinto de túneis está uma estupa gigante no único espaço aberto da mata do templo. Ali também há uma espécie de “cemitério” de Budas, onde as pessoas levam seus Budas quebrados ou velhos de volta para o templo, já que não se pode descartar uma imagem no lixo.

Esse templo fica fora da cidade, no mesmo caminho do Baan Kang Wat (espaço de workshops e cafés), há 15 minutos dirigindo da Cidade Antiga. A entrada custa 20baht, vale a pena caminhar entre as árvores e lá também é feito o retiro budista do silêncio.

Chiang Mai tem as oferendas para os monges, que acontece no Doi Suthep, e tem um passeio especial (agende aqui) ou ainda fazer um passeio mais completo que inclui o Wat Umong (reserve aqui). Mas se você prefere ver o por do sol, esse passeio é perfeito! Reserve aqui.

5. Curso de Massagem Tailandesa

Se você tem mais tempo, a escola ITM Thai Massage é reconhecida internacionalmente e forma até professores em massagem. Eles oferecem programas a partir de 3 dias. Veja mais informações no site deles.

São tantas as opções que não entraram nesse roteiro que é melhor você escolher no Guia Completo de Chiang Mai o que mais fazer, como por exemplo visitar as cafeterias diferentes da cidade, fazer um workshop de trabalhos manuais no Baan Kang Wat, uma aula de yoga e até o retiro Budista do silêncio.

Onde Ficar em Chiang Mai: Melhores Hotéis

ONDE COMER E BEBER EM CHIANG MAI

Existem opções para todos os gostos e bolsos, desde o café da manhã até beber nas altas horas.

1. BAAN KANG WAT OU DESIGN CRAF STUDIO (CAFÉ)

Se você quer paz, esse é o lugar! Ali é um centro de design e existem vários cafés tranquilos, o melhor chá thai da cidade, existem várias lojinhas que oferecem workshops dos mais diversos. Fica no caminho para o Wat Umong. Tem workshops de cerâmica, pintura, couro, tecido e mais um monte de opções.

2. ZOE IN YELLOW (NOITE)

Esse é o lugar preferido dos mochileiros e está sempre ameaçado de fechar, pois atrapalha muito os vizinhos. O Zoe é um dos bares que ficam no Yellow Garden e o que toca música alta livre para a galera que pode ficar de pé ou sentado nas mesas coletivas.

Os demais bares são ou silenciosos com cerveja bem mais barata ou clubs fechados com música alta. Fica perto do Tae Phae Gate. É o mesmo agito da Khao San Road de Bangkok.

3. THE NORTH GATE JAZZ

Pra encerrar a noite, tem um bar que toca jazz e músicas internacionais excelentes ao vivo, com clima maravilhoso para relaxar, beber uma cerveja, conhecer gente interessante, locais e estrangeiros.  Essa dica vale para todas as noites. No Night Baazar tem o Thapae East, que também é ótimo! E fora da rota, porém dentro da da Cidade Antiga, tem o Room Service.

4. CHANG PHUAK FOOD NIGHT MARKET

O dia é longo fazendo esses passeios. Deixo três recomendações: Chang Phuak Food Night Market, especificamente a mulher de chapéu de cowboy que serve arroz com carne de porco cozida por 4h e que está na série Parts Unknown do Anthony Bourdain. No food tour, esse restaurante faz parte Reserve o passeio aqui.

5. THE HOUSE BY GINGER

Esse lugar é um restaurante, casa de chá e loja de coisas lindas tipo casa da vovó. Veja mais.

6. ANCHAN VEGETARIAN RESTAURANT

Não existe um prato vegetariano aqui que não seja bom, e eu nem sou vegetariana. Prove a sopa de moranga com curry.

7. KHAO SOI MAI SAI

O melhor khao soi que eu já comi na vida. Na verdade todo mundo que come lá, fala o mesmo. Aqui o prato típico do norte tem mais sabor, e está no Guia Michelin. Como é difícil de achar, vá pelo endereço 29/1 Ratchaphuek Alley

8. THANIN MARKET

Esse é o mercado favorito dos locais. Tem todos os tipos de comida local por preços ótimos e com uma variedade impressionante. Vá com fome! E se tiver com medo, faça um tour gastronômico que passe por aqui. Veja como foi o meu Tour Gastronômico na Tailândia: Bangkok e Chiang Mai e Reserve o passeio aqui.

9. LOCAL THAI KITCHEN

Comida local num ambiente charmosinho pelo valor tão barato. Dá para pedir sem pimenta.

10. SAI PING

Jantar com uma bela vista do rio e alguns drinks. Tem passeio que leva em bares, agende aqui.

11. THE GOOD VIEW

Jantar com uma bela vista do rio e alguns drinks. Tem passeio que leva em bares, agende aqui.

12. KHAO SOI KUN YAI

É um dos melhores da cidade e fica no estacionamento do templo Wat Rajamontean. O único problema é que abre às 11h e fecha às 14h, ou antes, porque só fica aberto enquanto tem comida. Por isso calcule chegar no máximo às 13h e tenha uns 15minutos de folga, porque a demanda é imensa! Custa 60 baht o grande, não dá para pedir sem pimenta (mas é suave!) e não abre nos domingos.

13. OUTROS KHAO SOI

Khao Soi Lung Prakit Kad Kom e Khao Soi Mae Manee estão no Guia Michelin. Todos custam o mesmo valor, 60 baht. E um Khao Soi diferentão e instagramável, vá no Khao Soi Niman.

14. BOY BLUES BAR

Fica no Night Bazaar, tem música ao vivo todas as noites e o ambiente é muito aconchegante.

15. BEER REPUBLIC

Um barzinho vintage que produz algumas cervejas e que tem cervejas de vários lugares do mundo. Não vá sozinho, assim você pode dividir o copo e provar mais tipos com alguém que conheça (e confie!).

16. BEER LAB

Aqui é para beber mesmo e fazer fotos. São mais de 200 tipos de cervejas, sendo algumas produzidas ali mesmo, e outras são misturadas e viram drinks que vem em seringas.

17. AKYRA RISE BAR

O rooftop bar de Chiang Mai. O ambiente é mais elegante, tem uma piscina e uma vista bem agradável. Veja mais.

ONDE FICAR EM CHIANG MAI

Chiang Mai tem ótimos hotéis. Para saber onde ficar em Chiang Mai, basta olhar o mapa e escolher hotéis que ficam dentro da Cidade Antiga, um quadrado. Leia Onde Ficar em Chiang Mai: Melhores Hotéis

Algumas sugestões:

  • MUAN HOTEL: Um hotel boutique e fica do lado de fora do Tha Pae Gate. Tem quartos elegantes e amplos, restaurante anexo, caixa eletrônico, área de lazer com tapetes de yoga, café grátis, jogos, quartos família, e um quarto dormitório para amigos. ($) Reserve aqui.

  • LE NAVIEW: Fica próximo do Wat Phra Sinhg e do mercado de domingo. Tem academia, piscina, quartos família, quartos amplos e confortável. ($) Reserve aqui.

  • DECHARME HOTEL: Fica próximo do Wat Phra Sinhg. Tem piscina com bar, quartos família, quartos amplos, há um restaurante. ($) Reserve aqui. 

  • ELEVEN PILLAR SITE: Tem uma localização excelente no meio da Cidade Antiga. É um hotel boutique com quartos elegantes e confortáveis. Tem quartos família e tem um café na entrada. ($) Reserve aqui.

  • BAAN PLOY IN: Tem quartos privados e dormitórios femininos, todos com café da manhã. A internet muito boa e tem cozinha coletiva. Fica próximo do Chang Puak gate, o portão norte. ($) Reserve aqui.

  • AKSARA HERITAGE: Fica próximo do Tha Pae Gate. Ele tem piscina, quartos amplos e confortáveis, e opções de quartos família. ($$$) Reserve aqui.

    Veja a lista dos 15 melhores hotéis e hostels de Chiang Mai Onde Ficar em Chiang Mai: Melhores Hotéis

IMPORTANTE: Não esqueça de fazer o Seguro Viagem! Eu já precisei (contei aqui) e não tinha. Não cometa meu erro! Fazendo o seguro através do nosso link você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a manter o blog ativo. Use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e se pagar no boleto, ganha mais 5%. No cartão paga em até 12x. Confira os valores.

>>> Curtiu as dicas e quer nos oferecer um cafezinho de agradecimento? Então use o email monicamoras@gmail.com (Itaú) para fazer um PIX. Qualquer valor ajuda demais! Ajude o blog que te ajuda :)

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook

VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Sabia que quando você faz uma reserva usando o link do blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não paga nada a mais por isso, ganha descontos e ainda o blog Eduardo e Mônica a produzir artigos completos e de qualidade. Ajude o blog que te ajuda :)

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook

VEJA MAIS SOBRE A TAILANDIA

See this gallery in the original post

Escrito em 02/02/2017