Roteiro de 8 Dias na Tailândia: Bangkok e Phuket
Escrito em 03/04/2020 | Atualizado em 20/01/2023
Texto: MONICA MORAS @monicamoras Fotos: EDUARDO VIERO @eduviero e MONICA MORAS
Um roteiro de 8 dias entre Bangkok e Phuket pode ser muito bem aproveitado se você souber o que fazer dia a dia em cada lugar. Para entender melhor, Bangkok é a capital, onde tem mais história e cultura. Phuket também tem história e cultura, mas é muito mais conhecida pelas praias. Leia Quanto Dinheiro Levar para 8 Dias na Tailândia
Neste artigo você vai ver:
Roteiro 8 dias na Tailândia: 3 dias em Bangkok e 5 dias Phuket
Quanto de dinheiro levar para 8 dias na Tailândia
Dicas gerais da Tailândia: melhor época para viajar, transporte, segurança, o que levar na mala
Lá no final tem um video de como montar o roteiro da Tailândia
ROTEIRO 8 DIAS NA TAILÂNDIA
3 DIAS EM BANGKOK E 5 DIAS PHUKET
Este roteiro está divido por dias, passo a passo. O roteiro de Bangkok tem 3 dias completos e o roteiro de Phuket tem 5 dias completos.
DIA 1: BANGKOK: TEMPLOS e MERCADO NOTURNO
Hoje é o dia dos templos, então muita atenção na escolha das roupas. Ombros, pernas, decotes e barriga precisam estar cobertos. O Grand Palace é o lugar com maiores restrições, e onde não adianta apenas usar um lenço por cima dos ombros. Leia O Que Vestir Nos Templos Da Tailândia. No entorno dos templos tem vários restaurantes.
Para entender: Vá até o Grand Palace. Do lado dele, atravessando a rua, fica o Wat Pho. Na frente dele, atravessando a rua e em seguida o rio, está o Wat Arun. Depois dos templos, recomendo voltar para o hotel antes de sair de novo.
GRAND PALACE
Vai de Grab até o Grand Palace, ele só abre às 8:30h e por causa do calor, é melhor ir cedo mesmo. Assim evita o golpe do “ Grand Palace está fechado hoje”. Veja os relatos. Na dúvida se está fechado ou se estará no dia da sua visita, confira no site do Grand Palace. Lembre-se de estar de ombros e joelhos cobertos (não vale lenço por cima da blusa). E também de levar uma cópia ou foto do passaporte. Leia O Que Vestir nos Templos da Tailândia.
O Grand Palace foi construído em 1782 e por 150 anos foi Residência Oficial da Realeza. Dentro do complexo está o templo Wat Phra Kaew onde fica o Buda de Esmeralda, feito de uma única pedra, e hoje considerado o templo mais sagrado da Tailândia.
Ingresso: 500 baht e vem com um mapa e explicações; Horário: todos os dias das 8:30 às 15:30. Importante: Tem áudio guia em espanhol por 200 baht. Você precisar no mínimo 2h para percorrer tudo. Leia 7 Golpes Comuns Na Tailândia
WAT PHO
Sai do Grand Palace para a esquerda, caminha até a esquina, vira a esquerda e a entrada do Wat Pho vai estar do outro lado da rua a direita. É o Templo do Buda Reclinado, um Buda de 46m de comprimento coberto por folhas de ouro. Também é conhecido pela escola tradicional de Thai Massagem e serviços excelente.
Ingresso: 200 baht; Horário: todos os dias das 8:30 às 17:00; Vestimenta: ombros, pernas, decotes e barriga cobertos. Você vai precisar no mínimo 1h para percorrer tudo.
WAT ARUN
Do Wat Pho é só caminhar na direção do rio, onde você vai passar perto do restaurante AMA. Já no píer, é só pagar a balsa por 5 baht. O Templo do Amanhecer, Wat Arun, foi construído no século 19 em estilo Khmer, todo ornamentado em porcelana e flores. Se de dia ele é lindo, a noite ele fica iluminado e mais charmoso ainda.
Ingresso: 100 baht; Horário: todos os dias das 8:30 às 17:30; Vestimenta: ombros, pernas, decotes e barriga cobertos. Você vai precisar no mínimo 1h para percorrer tudo.
ASIATIQUE
Asiatique é um mercado noturno a céu aberto que fica nas margens do rio Chao Phraya. Tem excelentes opções de restaurantes (todos os bolsos) para dar uma relaxada, tem a massagem do peixinho (aquele que come a pele morta dos pés), tem shows de lady boys estilo Moulin Rouge, lojas fofas de souvenires irresistíveis, lutas de Muay Thai e uma roda gigante de 60m de altura.
Horário: 17h às 24h; Como chegar: o barco grátis faz o trajeto a partir da estação skytrain BTS Saphan Taksin entre 16h e 23h, procura a fila do barco grátis até o Asiatique (a direita, bem no final). Leia 5 Mercados Noturnos De Bangkok Imperdíveis
KHAO SAN ROAD
A Rambuttri é a rua paralela a Khao San Road. A Rambuttri é mais tranquila, com bons restaurantes e a Khao San é agitada com bons bares, porém todos com música ensurdecedora. Veja o reels aqui.
Aproveita para comemorar a chegada, ver as famosas calças de elefantinho, regatas de cerveja, compra um inalador para suportar o calor, perceba o cheiro da comida como é diferente (molho de peixe e pimenta). E se quiser, a massagem custa 200 baht.
DIA 2: BANGKOK: MERCADOS E SHOPPINGS
Hoje é dia de mercados do trem e flutuante. Eu recomendo fortemente que você tenha agendando antes e os dois juntos, que sai mais barato. Vá com paciência, pois costumam ser lugares lotados. Na volta, pegue o Grab ou taxi até o Icon Siam.
MERCADO DO TREM
O Mae Klong Market é um mercado onde o trem passa no meio da feira. Tudo acontece muito rápido, o trem passa a centímetros das coisas e pessoas. Quando dá o sinal, os feirantes recuam as mesas e os toldos.
Assim que o trem passa, os toldos vão descendo (tipo fazer a hola), as mesas voltam para o lugar e é como se nada tivesse acontecido. Dá para ver o trem vindo, indo e ainda pegar o trem. Agende o passeio Mercado Flutuante + Mercado do Trem (melhor custo-benefício!). Veja o post Maeklong, O Mercado do Trem da Tailândia
MERCADO FLUTUANTE
Existem vários mercados flutuantes em Bangkok, mas os mais famosos são Damnoan Saduak (único aberto todos os dias) e o Amphawa, Talin Chan e Khlong Lat Mayon, todos abertos apenas no final de semana.
Ainda são lugares tradicionais, e no pós pandemia estão melhores de andar, pois eles pararam de vender “tralhas”. Tá bem mais tradicional, como era antigamente. Agende o passeio Mercado Flutuante + Mercado do Trem (melhor custo-benefício!). Veja o post Como é o Mercado Flutuante Damnoen Saduak
MBK
O passeio dos mercados volta para o MBK. O MBK é o maior shopping de Bangkok, um lugar que tem absolutamente de tudo. Originais, réplicas de excelente qualidade, e fakes. No 3º andar é o melhor lugar para comprar lembrancinhas, no andar G tem a loja Eve and Boy de maquiagens, no 5º andar são os eletrônicos originais, e o no 4º são os acessórios nem sempre originais. Horário: 10h às 22h.
Leia também Compras Em Bangkok, Um Guia Definitivo E Democrático e também Compras em Bangkok: Roteiro de 1 Dia.
ICONSIAM
O IconSiam é o novo shopping de Bangkok. A visita aqui não é pelo shopping em si, mas pela vista que ele tem, para dar uma conferida nas lojas de eletrônicos, inclusive Apple. A grande atração do IconSiam fica quando atravessa loja da Apple e acessa um imenso mirante com jardim, árvores e bancos, de onde se tem uma das vistas mais bonitas de Bangkok. A noite, às 19h, tem show de águas dançantes na frente dele.
Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook
YAOWARAT ROAD
A Yaowarat Road também é conhecida como Chinatown Food Night Market. Para chamar o Grab, escolha o Shanghai Hotel. Chinatown de Bangkok é o maior do mundo. Ao logo da Yaowarat Road está o maior mercado de comida de rua da cidade. Tem até barraquinhas que estão no Guia Michelin e até a que está no no documentário Street Food da Netflix.
Eu recomendo demais fazer um food tour. Nele você prova mais de 16 comidas, metade do Guia Michelin (incluisve a do documentário), ao longo de 4h passando por lugares históricos. E o total das comidas é o mesmo do passeio. E tem ainda ainda o passeio apenas pelas barraquinhas do Guia Michelin. Vale cada centavo! Agende aqui. Assista o Reels. Assista o video no Youtube.
DIA 3: BANGKOK: AYUTTHAYA E ROOFTOP BAR
AYUTTHAYA
Leve água e uma bolachinhas, porque o calor vai estar insuportável. Leva também um lenço se precisar cobrir ombros ou joelhos. Eles não exigem isso, mas vai que pega um fiscal chatinho na entrada. Os passeios incluem almoço e as entradas. Agende o passeio. Leia também Roteiro 1 Dia Em Ayutthaya, A Capital Do Reino De Sião
Alguns templos que sempre são visitados são: Wat Mahathat (cabeça na árvore), Wat Phra Si Sanphet (3 estupas), Mongkol Bolpit (parecido com Grande Palace de Bangkok), Wat Chai Watthanaram (do filme do o Grande Dragão Branco do Van Dame), Lokkayasutharam (Buda deitado do Street Fighter), e Wat Yai Chai Mongkol (Budas lado a lado do Steve McCurry).
ROOFTOP BAR
Sky Bar (Se Beber Não Case 2) ou Mahanakhon Skywalk (chão de vidro). Leia também 7 Rooftop Bar Em Bangkok Que Valem A Pena
Skybar: É o bar do filme Se Beber não Case. Tem uma vista indescritível da cidade e do rio. Não importa se vai no final de tarde ou a noite, a vista ainda assim é fascinante. Informações: Horário: 18h às 1h; Ingresso: Se manter bebendo; Vestimentas: smart casual; Importante: mochilas, bolsas grandes, malas não são permitidos e não há onde deixar.
Mahanakhon SkyWalk : O Mahanakhon SkyWalk fica no prédio mais alto de Bangkok, o King Power, que parece que falta uns pedaços, e também agora tem o rooftop bar mais alto da cidade. No alto de 314m de altura tem a Skywalk, uma plataforma de vidro onde se pode andar. É o rooftop bar mais alto de Bangkok. Abre diariamente das 10am até 19h. Ingresso custa 900 baht. Ele é grátis com a TAGThai. Leia TAGThai: O que é e Como usar o Desconto
DICA EXTRAS: Se você estiver com a TAGThai, dá para ir nos dois. Ou ainda, ir na Skywalk e depois ir no rooftop bar grátis incluído na TAGThai. Veja o reels, como funciona a TAGThai e compra aqui a sua.
Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook
DIA 4 – PHUKET - PRAIA
Phuket tem vários passeios possíveis de fazer, então é bom fazer o balanço entre descanso e passeios.
Para saber: Patong, a praia mais famosa (e infame) fica do lado de Karon, a mais bonita.
Sugestões de passeios ao longo dos dias:
Ilhas Similiam: Um passeio ao longo de 9 ilhas lindíssimas na região de Phuket. Passeio de dia inteiro.
James Bond Island: O passeio passa por ilhas, comunidades flutuantes muçulmanas e pela famosa pedra no mar que aparece no filme do 007. Passeio de dia inteiro.
Coral Island, Racha Yai e Raya Island: três ilhas com uma água inacreditável. Da para fazer uma por vez em meio dia cada uma. Não é o passeio, é só o transporte, por isso os valores são bem justos.
Khai Islands: São 3 ilhas que se visita em uma manhã ou uma tarde. Em 2 ilhas desce para curtir a praia e na última é para snorkel. Tour mais barato da ilha.
Koh Phi Phi: Existe a opção de fazer bate e volta, mas é cara e cansativa. Se for o único, tudo bem. Senão, tente ficar pelo menos 1 noite em Koh Phi Phi para fazer um passeio num dia e mergulho no dia seguinte. Leia Roteiro em Koh Phi Phi: Guia da Ilha e Dicas Práticas
Big Buddha: um Buda gigante branco no alto da montanha. O passeio na verdade passa por vários lugares: Big Buddha, templo Wat Chalong, Mirante Karon que é o ponto mais alto de Phuket com uma vista 360º impressionante e a Old Town, um passeio pela cidade antiga que é bem bonitinha.
Evite, na minha opinião pessoal, o Tiger Kingdom e o Baby Elephant Baht (dar banho nos elefantes no mar).
Atenção: Caso queira fazer um passeio privado de long tail (os barcos tailandeses), os barqueiros ficam em Patong na região de Sin Sangrat Pier.
DIA 5 – PHUKET – SIMILIAN
Aproveite o dia para conhecer as ilhas Similian, com suas águas azuis turquesa e transparência. São as ilhas mais famosas da região e também as com a melhor visibilidade debaixo d’agua. O passeio dura o dia inteiro e passa por Koh Ba Ngu, Similan, Payu, Miang, Payan, Payang, Hu Yong. Hin Pousar, ou “Elephant Head Rock”, e Koh Bon.
DIA 6 – PHUKET – KOH PHI PHI
O ideal é que você consiga passar uma noite em Koh Phi Phi para aproveitar o melhor da ilha. Mas se não tiver essa chance, o passeio de um dia começa com a parada em Nuy Bay, parada para conhecer Maya Bay (olhar de longe, porque a praia está fechada), almoço em Phi Phi Don (a ilha Koh Phi Phi), Monkey Beach, Pileh Lagoon e Ilha Bamboo.
Se você puder passar a noite em Koh Phi Phi, consegue pegar o primeiro ferry e fazer o passeio Gold Day que passa pelas ilhas do bate e volta de Phuket, porém ainda dá para ver o pôr do sol da lancha e nadar com os plânctons. A noite você pode aproveitar o melhor da ilha, que é animadíssima, e na manhã seguinte pode fazer o batismo (mergulho para quem não é mergulhador). Agende os passeios.
Leia Roteiro em Koh Phi Phi: Guia da Ilha e Dicas Práticas | Como Chegar Em Koh Phi Phi E Os Horários Dos Barcos | Os Melhores Passeios em Koh Phi Phi | Roteiro | Como ir de Phuket para Koh Phi Phi
DIA 7 – PHUKET – ILHA RACHA
Se você passou a noite em Koh Phi Phi, aproveite a manhã para fazer mergulho. Senão, aproveite a tarde para conhecer as ilhas Racha. Este passeio é uma ótima opção para curtir a tarde nas areias claras e água transparente. Dá também para fazer snorkeling e no final ver o pôr do sol
DIA 8 – PHUKET
Hoje é um bom dia para ficar livre na praia. Mas se quiser fazer algo diferente, tem o Big Buddha, um Buda gigante branco no alto da montanha. O passeio na verdade passa por vários lugares: Big Buddha, templo Wat Chalong, Mirante Karon que é o ponto mais alto de Phuket com uma vista 360º impressionante.
Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook
QUANTO DINHEIRO LEVAR PARA 8 DIAS NA TAILÂNDIA
A viagem pode sair bem barata, ou bem cara. Tudo depende do seu estilo. Uma viagem barata, vai custar em média US$ 570 (passeios, transporte, alimentação) + o valor dos hotéis + passagem Brasil Tailândia. Veja a conta:
BANGKOK: 5000 BAHT, NO MÍNIMO (ou +/-US$ 167,00)
Inclui: as entradas nos templos, o passeio para mercado flutuante e mercado do trem, valor do passeio para Ayutthaya, soma das refeições sem bebida alcóolica, transportes na cidade e aeroporto, entrada no rooftop do skywalk, um chip de celular.
Não inclui: hotéis, produtos de higiene, lanchinhos, bebida alcóolica, compras.
PHUKET: 12000 BAHT, NO MÍNIMO (ou +/-US$ 400,00)
Inclui: o passeio das Ilhas Similian, o passeio de um dia em Koh Phi Phi, o passeio das ilhas Racha, soma das refeições sem bebida alcóolica e transportes na cidade e aeroporto.
Não inclui: hotéis, produtos de higiene, lanchinhos, bebida alcóolica, compras.
QUANTO DINHEIRO LEVAR PARA 8 DIAS NA TAILÂNDIA
Para fazer uma viagem de 8 dias na Tailândia, fazendo todos os passeios e se alimentar entre Bangkok e Phuket, você precisa de, no mínimo, US$ 567 (sem hotéis e bebida alcóolica). Some a isso, o valor do seus hotéis e deixe uma reserva de dinheiro para as bebidas alcóolicas (+/- US$ 3,30 por cerveja).
Dá para ser mais barato? Dá! Corte alguns passeios e coma em lugares mais acessíveis.
Dá para ser mais caro? Sem dúvida nenhuma! Quanto mais coisas você fizer, mais caro vai ser.
Entenda que a Tailândia é uma país barato para viver, mas não é tão barato para viajar por causa da quantidade de passeios disponíveis. Entenda a conta no post Quanto Dinheiro Levar para 8 Dias na Tailândia
DICAS PARA MONTAR O SEU ROTEIRO DA TAILÂNDIA
Comece abrindo o mapa e identificando onde ficam os lugares. Assim vai ficar mais fácil montar um roteiro que faça sentido. Use o app Maps.me que é grátis e off-line. Vai se útil durante a viagem! No meu instagram @monicamoras eu explico cada uma das cidades e ilhas pelo Maps.Me e ensino a usar o app.
A melhor época para viajar é de novembro a março. Não que os outros meses impossibilitem a viagem, mas a probabilidade de chover, mesmo que rapidamente, é maior. Leia Melhor Época Para Viajar Para a Tailândia: Clima por Mês
Fique atento a temporada de chuvas. De abril a outubro chove na costa oeste, onde estão Bangkok, Chiang Mai, Phuket, Koh Phi Phi e Krabi. De setembro a dezembro chove na costa leste onde estão Koh Samui, Koh Tao e Surat Thani.
Provavelmente você vai chegar na Tailândia por Bangkok. Assim, a melhor forma de começar é ir para o norte e depois descer para as ilhas, onde provavelmente você vai ficar mais tempo. Leia O Que Fazer ao Chegar no Aeroporto de Bangkok: Passo a Passo
Entenda que os deslocamentos são a parte mais estressante da viagem na Tailândia, e exigem tempo, paciência e planejamento de horários dos barcos.
No site 12Go você consegue pesquisar rotas e ainda comprar todas as passagens de avião, ônibus, trem e até barcos. Leia 12Go Asia: Uma Forma Segura de Comprar Passagens
Leve pouca bagagem para evitar despachar no avião, e também porque você vai precisar andar bastante com a sua mala / mochila, tendo vezes que o desembarque nas ilhas é feito com pé na areia, senão no mar. Leia O que Levar na Mala para Tailândia
Não economize no Seguro Viagem. Apesar de não ser obrigatório por lei, o atendimento em caso de uma simples intoxicação alimentar pode custar uma fortuna. Fique atento também ao item Assistência Médica para Prática de Esportes, já que mergulho, caiaque e trekking são práticas esportivas.
Usando o nosso link do comparador Seguros Promo, você nos ajuda a manter o blog ativo. E se ligarem do Seguros Promo, atende, porque eles ajudam a escolher o seguro e às vezes rola desconto maior do que os 5% do blog.
Reserve com antecedência a hospedagem em sites seguros, como o Booking. Assim você não corre o risco de ter que escolher um lugar mais caro na alta temporada ou não ter sua reserva confirmada. Reservando sua hospedagem através do nosso link do Booking, você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog ativo.
A Tailândia é um país muito barato de viajar, mas oferece opções bem caras até no que é barato, por isso pesquise bem as suas opções. Leia Quanto Custa na Tailândia: Valores para Planejar a Viagem e o post Como Viajar Barato Na Tailândia: Roteiro De 15 Dias Com Valores
Tailandeses são pessoas muito gentis e amigáveis, mas lembre-se que ainda assim existem pessoas mal intencionadas prontas para aplicar golpes. Leia Tudo Sobre a Tailândia: 28 Dicas de Quem Morou Lá Bastante Tempo
IMPORTANTE: Não esqueça de fazer o Seguro Viagem! Eu já precisei (contei aqui) e não tinha. Não cometa meu erro! Fazendo o seguro através do nosso link você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a manter o blog ativo. Use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e se pagar no boleto, ganha mais 5%. No cartão paga em até 12x. Confira os valores.
>>> Curtiu as dicas e quer nos oferecer um cafezinho de agradecimento? Então use o email monicamoras@gmail.com (Itaú) para fazer um PIX. Qualquer valor ajuda demais! Ajude o blog que te ajuda :)
Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook
VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!
Sabia que quando você faz uma reserva usando o link do blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não paga nada a mais por isso, ganha descontos e ainda o blog Eduardo e Mônica a produzir artigos completos e de qualidade. Ajude o blog que te ajuda :)
Hospedagem: Booking
Seguro Viagem: Seguros Promo (5%off)
Passeios e Ingressos: Get Your Guide
Aluguel de carro: Rent Cars
Transporte: 12go (Asia, Brasil, Europa e Austrália)
Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook
VEJA MAIS SOBRE A TAILANDIA