Principais Regras de Composição na Fotografia
Escrito em 04/06/2017 | Atualizado em 04/07/2022
Texto: Eduardo Viero | @eduviero e Mônica Morás | @monicamoras Fotos: Eduardo Viero | @eduviero
Na fotografia profissional é necessário dominar os principais básicos da fotografia. Um deles é a composição. Composição é o arranjo dos elementos no quadro.
As 5 principais regras da composição na fotografia são: 1. Regra dos Terços; 2. Regra das Metades; 3.Linhas Verticais; 4. Seguir as Linhas; 5. Framing. Uma boa composição tem clareza, ou seja, um ponto central de interesse e um fundo que não desvia a atenção. É ela que faz uma foto de fato chamar a atenção.
Não é simples, não é fácil e é necessário treinar bastante, porque nem sempre o que vemos é exatamente como a câmera capta a imagem. Nessas horas penso que ter iniciado na fotografia analógica 35mm foi extremamente importante para que eu desenvolvesse melhor a minha habilidade de compor a fotografia.
Veja também:
Para começar, preencha o quadro. Isso significa que você vai ter que se aproximar ou afastar do objeto, e as vezes um passo para o lado faz toda a diferença na composição da fotografia. E quando o objeto for de um tamanho indefinido, que a foto não consiga representar, acrescente escala, inclua um elemento que ajude a atender o que está vendo. Nessa hora é importante também pensar em qual lente usar. Veja o post sobre As 3 Lentes que Viajam Comigo.
A maneira como a fotografia é composta determina que tipo de impressão a imagem irá transmitir. Por isso tenha em mente as regras de composição da fotografia:
5 REGRAS DE COMPOSIÇÃO NA FOTOGRAFIA
1. REGRAS DOS TERÇOS
É a regra básica da composição que serve para todos os tipos de fotos. Você deve dividir o quadro com um jogo da velha e colocar o objeto principal da foto em qualquer um dos quatro pontos que a linha cruza, mantendo o objeto fora do centro. Isso porque um objeto no centro tende a ficar sem vida.
Veja mais dicas de fotografia no Youtube
Retrato: Quando há uma pessoa e está em destaque na foto ou um retrato, mantenha os olhos sempre nos pontos superiores da regra dos terços.
Dois pontos: Em fotografias com dois pontos de interesse, use pontos complementares da regra dos terços para equilibrar a fotografia.
Horizonte: Nesse caso as linhas horizontais são mais importantes do que os pontos da regra dos terços. deixe a linha de baixo ou a de cima alinhada com o horizonte. Não centralize o horizonte parar ter uma composição fotográfica harmoniosa. Se o céu estiver bonito, deixe o horizonte na linha de baixo, se não estiver interessante, o horizonte fica na linha de cima.
2. REGRA DAS METADES
É a regra que simplesmente divide o quadro no meio. A composição fotográfica tem contraste nítido que realça o objeto principal da imagem.
Evite a linha do horizonte no meio. Tente colocar mais para cima ou para baixo para ter uma composição mais bonita.
Aprenda mais sobre fotografia com cursos completos a partir de R$29. Nós já fizemos alguns e vale a pena!
3. LINHAS VERTICAIS
É usada para transmitir uma sensação de ordem e força como edifícios em uma rua. São elas que guiam também a fotografia de interiores.
Para dar ênfase: para dar destaque as linhas verticais, é necessário fotografar também na vertical, criando um enquadramento na vertical. Essa composição fotográfica dá ênfase à altura e cria drama na fotografia.
Para ter drama numa fotografia horizontal: se as linhas verticais forem bem fortes e marcadas, como um corredor de pilares, por exemplo, é possível enquadrar o objeto na horizontal, e para isso é necessário usar também a regra dos terços parar ter uma composição fotográfica interessante.
Para causar impacto: nesse caso as linhas verticais precisam seguir um padrão e se o objeto tiver uma forma distinta, a fotografia será ainda mais impactante.
Veja mais dicas de fotografia no Youtube
4. SEGUIR AS LINHAS
Em tudo que vemos há linhas e elas são muito importantes para criar uma bela imagem. As linhas podem dar profundidade e conteúdo a sua imagem e também muita perspectiva, deixando sua foto muito mais atrativa e bonita. Ache as linhas e as use para conduzir seu olhar na foto.
Linhas diagonais: enquanto as linhas horizontais trazem calma a imagem e as verticais mostram estabilidade, as linhas diagonais dão a sensação de movimento, dinâmica, de conduzir o olhar e levar o observador até o ponto. As linhas diagonais não precisam necessariamente atravessar a imagem, elas apenas precisam conduzir o olhar e por isso o nome da regra é seguir as linhas.
Aprenda mais sobre fotografia com cursos completos a partir de R$29. Nós já fizemos alguns e vale a pena!
5. Framing - Concepção
Um conselho que dou é: sempre enquadre seu objeto! Quando fazemos uma foto, estamos enquadrando uma porção do que estamos vendo, por isso preste atenção no que tem ao redor do objeto a ser fotografado. Use molduras naturais para compor sua imagem. O uso de janelas e portas ajuda muito nesses casos. Comece com esses elementos e depois quando se sentir mais a vontade, use outras formas como árvores, plantas, muros, etc.
Veja mais dicas de fotografia no Youtube
O mais importante de tudo é prestar atenção nesses elementos, seu olhar deve estar atento a essas molduras. Comece fotografando seus familiares dessa forma, depois tente com outras pessoas!
"A fotografia, é um sistema de edição visual. No fundo, é uma questão de cercar com uma moldura uma moldura uma parcela do cone de visão de uma pessoa, quando se esta no lugar e no momento propicio!" John Szarkowiski
Abaixo alguns exemplos:
Veja também:
>>> Curtiu as dicas e quer nos oferecer um cafezinho de agradecimento? Então use o email monicamoras@gmail.com (Itaú) para fazer um PIX. Qualquer valor ajuda demais! Ajude o blog que te ajuda :)
Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook
VEJA MAIS SOBRE COMPOSIÇÃO E FOTOGRAFIA