Quebrando a Regra dos Terços
Escrito em 04/07/2018 | Atualizado em 14/07/2022
Texto e Fotos: Eduardo Viero | @eduviero
A regra dos terços nada mais é do que o nosso conhecido Jogo da Velha que divide o quadro em duas linhas horizontais e duas linhas verticais. Usar esse jogo da velha ajuda você a compor e organizar o objeto de forma correta na imagem.
Essa técnica ajuda muito para fazer imagens que guiam o olhar da pessoa que está vendo sua foto para várias partes da imagem. Mas claro, essa não é de modo algum a única regra e nem sempre deve ser seguida.
Quebre a Regra dos Terços
Antes de quebrar a regra, você deve conhecê-la, então nesse artigo aqui eu explico tudo sobre a Regra dos Terços.
Então, quebrar as regras da fotografia e encontrar exceções na composição pode ser um ótimo processo para descobrir novas formas de mostrar suas imagens. Abaixo eu descrevi algumas formas que você pode reenquadrar suas imagens, sem usar a Regra dos Terços.
1 - Alinhamento Central
O melhor é usar linhas que dividem o quadro ao meio. Tente usar uma linha que cruze de cima para baixo e outra da direita para a esquerda, essas linhas vão se cruzar no meio como a imagem abaixo. Isso cria uma imagem muito mais simétrica, principalmente se suas fotos forem quadradas ou cortadas ao quadrado. Veja um exemplo abaixo.
Veja mais dicas de fotografia no Youtube
2 - Trabalhe com as bordas
Trazendo a atenção para as bordas do quadro, você pode criar composições únicas que divergem de abordagem e enquadramentos tradicionais. Isso tende a fazer com que partes da imagem tenham espaços não preenchidos, o que de certa forma faz com que essa imagem se torne mais criativa. Tente isso se você quer dar um ar mais minimalista em suas imagens.
Já conhece a nossa lojinha? Tem presets para celular e desktop, gadgets que usamos, e muito mais!
3 – Preencha o Quadro
Preenchendo o quadro inteiro com o mesmo tipo de objeto e textura é uma forma muito boa de quebrar a regra dos terços com muita facilidade. Se você tem objetos que repetem num padrão, ou se você está procurando alguma imagem abstrata, você pode chegar bem perto para tê-la.
Tente preencher o quadro inteiro de cima para baixo. Isso cria um visual singular, que força a pessoa que está vendo sua foto a procurar pontos de referência, o que da um ar muito interessante para seu trabalho.
Aprenda mais sobre fotografia com cursos completos a partir de R$29. Nós já fizemos alguns e vale a pena!
Curtiu as dicas? Se você quer aprender mais sobre enquadramento e regras da fotografia, não deixe de ver esses outros artigos que escrevi sobre o assunto:
>>> Curtiu as dicas e quer nos oferecer um cafezinho de agradecimento? Então use o email monicamoras@gmail.com (Itaú) para fazer um PIX. Qualquer valor ajuda demais! Ajude o blog que te ajuda :)
Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook
VEJA MAIS SOBRE COMPOSIÇÃO E FOTOGRAFIA