Eduardo & Mônica

View Original

O que Fazer em Sapa: 10 Atrações Principais

Texto: Mônica Morás | @monicamoras Fotos: Eduardo Viero | @eduviero

Sapa é uma cidade no norte do Vietnã. Fica numa região montanhosa, cercada de terraços de arroz e aldeias, que são o lar das minorias étnicas do país. Uma cidade tranquila de dia, que se transforma à noite, quando as luzes de neon acendem.

Entre as principais atrações de Sapa, no Vietnã, estão fazer caminhadas entre os vilarejos para ver os terraços de arroz, banhos medicinais nas aldeias, subir no alto na maior montanha da Indochina, conhecer a cachoeira que já foi hidrelétrica, ir num café cenográfico e aproveitar a noite animada da cidade. 

Leia Vietnã: 10 Coisas para Saber Antes de Viajar | Roteiro no Vietnã: 15 Dias de Norte a Sul

O QUE FAZER EM SAPA: 10 ATRAÇÕES PRINCIPAIS

1. ALDEIRAS LAO CHAI E TA VAN

Lao Chai e Ta Van são duas aldeias de Sapa, onde estão os terraços de arroz mais lindos da cidade. Ali é o lar das minorias étnicas, Hmong e Zay. Se você precisar escolher qual caminhada fazer, faça essa.

Numa caminhada fácil de 6km, sempre descendo por estrada pavimentada, ao longo de 3 horas, você vê os terraços de arroz de cima e também anda entre eles. Além disso, interage com as pessoas locais, aprende mais sobre o artesanato local e sobre o cultivo do arroz. Leia Trilha em Sapa: Lao Chai e Ta Van, Vietnã

2. ALDEIA CAT CAT

Cat Cat é um vilarejo temático de Sapa. Ali ficava a antiga hidrelétrica construída pelos franceses aproveitando a cachoeira da aldeia. Inclusive, a cachoeira é uma das principais atrações da aldeia. 

O acesso é por escadas e ao longo delas estão dezenas de lojinhas e cenários fotogênicos com os terraços de arroz ao fundo. Chegando na cachoeira, há apresentações artísticas às 14h e também espaços construídos para fazer fotos à moda antiga. Lojas com roupas temáticas para alugar é o que não falta por ali. Leia O que Fazer em Cat Cat, Sapa

3. ALDEIAS SUOI HO, MA TRA E TA PHIN

Suoi Ho, Ma Tra e Ta Phin são três aldeias de Sapa, lares das minorias Hmong, Black Hmong e Red Dao. Muito além dos terraços de arroz, aqui você verá o cultivo de pessegueiros, principalmente pelas flores, de morangos, actiso, orquídeas, entre outros. 

São 8km de caminhada ao longo de 3 horas. A paisagem vai mudando entre as subidas e descidas, numa estrada fácil de andar. Na última aldeia visitada, Ta Phin, é onde você aprende mais sobre o conhecimento de fitoterapia dos Red Dao, principalmente nos banhos medicinais. 

Em Ta Phin ficam as ruínas de um monastério para freiras cristãs construído em 1942 pelos franceses e abandonado em 1945. Tomado pela vegetação, o edifício é um lugar interessante de visitar. Leia O que Fazer em Ta Phin, Sapa

4. BANHO MEDICINAL EM TA PHIN

A aldeia Ta Phin é o lar da minoria étnica Red Dao, famosa pelo seu profundo conhecimento sobre ervas e plantas e o seu poder fitoterápico. Lá, há um spa onde os visitantes podem tomar um banho de ervas que promete relaxamento, bem-estar para o corpo físico e melhora na circulação.

O banho de ervas, uma água milagrosa, é tão famoso, que também é oferecido em Hanói em spas e casas de massagem. O preparado é uma mistura de várias ervas e folhas que cozinham (infusão) em imensos tanques por horas até ficar pronto. Há salas com tinas onde o visitante pode se banhar. Custa 150.000 dongs. Leia O que Fazer em Ta Phin, Sapa 

Assista nossos videos do Vietnã no Youtube. E veja todos os artigos sobre o Vietnã.

5. IGREJA DE PEDRA

A Igreja de Pedra de Sapa também é conhecida como Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Está localizada no coração da cidade e foi construída pelos franceses no início do século XX em estilo gótico romano. 

Ela foi edificada de forma que a sua fachada fosse virada para o nascer do sol. Atrás dela está a montanha Ham Rong (Cabeça de Dragão), de onde se tem uma vista privilegiada da cidade. Leia A Igreja de Pedra de Sapa

6. MONTANHA HAM RONG 

A montanha Ham Rong tem esse nome devido ao seu formato que lembra a cabeça de um dragão. Seu acesso é por escadas e, apesar de fácil, é bastante cansativo e demorado.

Do alto, está o San May (Jardim das Nuvens) um jardim florido de onde se tem uma bela vista de Sapa e da Fansipan, a maior montanha do Vietnã, também conhecida como “Roof of Indochina”.

Leia Guia em Português no Vietnã: Vale a Pena? | O que Fazer em Hanói: 15 Atrações Principais

7. MONTANHA FANSIPAN

A Montanha Fansipan é a maior montanha do Vietnã, a 3143 metros acima do nível do mar. É também chamada de Roof of Indochina (Teto da Indochina), por ser a maior montanha da região (Laos, Vietnã e Camboja) da época do domínio francês. 

Para chegar no alto você pode fazer um trekking ou pegar o teleférico no Sun World Fansipan Legend (diagonal da Igreja de Pedra), que leva 15 minutos. Lá, você pode fazer um passeio de monorail entre as montanhas, e pode escolher subir até o topo de escadas ou de monorail. A vista é 360º e escolha ir num dia sem tantas nuvens.

Os ingressos podem ser comprados de segunda a sexta, das 7:30 às 16h, e sábados e domingos até 18:30. Já o teleférico abre 30 minutos depois da bilheteria e funciona até 2h depois do seu fechamento. 

Foto: Fansipan Legend

8. MERCADO DO AMOR

Mercado do Amor, o Love Market é um famoso mercado na Sapa. Antigamente, os jovens, tanto da cidade quanto das aldeias, costumavam se juntar nas noites de sábado para dançar, muitos na esperança de encontrar um amor. Existe um “jogo” que é feito quando o menino escolhe a menina, e ela precisa aceitar o presente dele. Longa história, é melhor ir lá e ver. 

O mercado acontece no entorno da Igreja de Pedra, e no sábado à noite a cidade se transforma. A praça vira um grande palco de espetáculos com música, dança e famílias se divertindo. Jamais imaginamos que a cidade seria tão animada à noite. 

Se você não gosta de aglomeração, é melhor evitar o final de semana na cidade. É quando os turistas locais e chineses estão por lá, afinal, a fronteira da China fica a 1h de distância de Sapa.

9. MERCADO DE SAPA

O Mercado de Sapa, ou 'Cho Sapa' fica próximo da rodoviária em um edifício moderno. Se você estiver com fome, aproveite para comer aqui. É onde os locais vão!

É um lugar interessante de conhecer em Sapa, pois ali você vê os produtos típicos da região divididos em três partes: primeiro andar com ervas, especiarias e cutelaria; segundo andar com produtos artesanais das aldeias; área externa com vegetais, peixes e carnes, além de pratos prontos com preços muito baixos. 

Quase em frente ao mercado fica o Lago de Sapa, um lugar ótimo para sentar e observar as montanhas. Dependendo do horário, se observa também o intenso trânsito de carrinhos de golfe que transportam os turistas dos hotéis para o centrinho. Leia O Mercado de Sapa no Vietnã

10. SE HOSPEDAR NUM HOTEL DE MONTANHA

Sapa é uma cidade de montanha, e por isso o visual é cênico de praticamente todos os lugares. Escolha se hospedar num lugar que tenha vista das montanhas. Nós ficamos no BB Sapa, que além de ter a vista da cidade, também tinha das montanhas. O salão do café da manhã era todo envidraçado, com uma vista belíssima. 

DICA BÔNUS

Escolha almoçar num restaurante com vista. Nós fomos no Lotus Restaurant e no restaurante do Tubotel, ambos com vistas espetaculares.

Ou ainda vá no Moana Sapa, um café a 1,5km do centrinho, bem no alto da montanha. É um lugar todo feito para fotografar, com uma mão gigante, um portal hindu, imagens cenográficas, entre outros cenários. Fazer fotos em lugares cenográficos é algo que os asiáticos amam! O ingresso custa 80.000 dongs.

Fotos: Moana Sapa

Sapa tem muito mais para ver, mas essas atrações você consegue ver em 2 ou 3 dias na cidade. Dá tempo até de fazer compras! 

Todo o nosso pacote do Vietnã 2023 foi feito com a agência Mundo Asia, de vietnamitas que falam português, e que atende brasileiros e portugueses na Asia, tanto em roteiro de viagens em grupo pequenos, quanto privadas. Veja mais no site da Mundo Asia e no instagram @mundoasia.tours, ou fale pelo Whatsapp.  

VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Sabia que quando você faz uma reserva usando o link do blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não paga nada a mais por isso, ganha descontos e ainda o blog Eduardo e Mônica a produzir artigos completos e de qualidade. Ajude o blog que te ajuda :)

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook

VEJA MAIS SOBRE O VIETNÃ

See this gallery in the original post