Eduardo & Mônica

View Original

O que Fazer em Cat Cat, Sapa

Texto: Mônica Morás | @monicamoras Fotos: Eduardo Viero | @eduviero

Cat Cat é um pequeno vilarejo rural em Sapa com vistas deslumbrantes sobre as montanhas, vales, rios e arrozais. É uma das principais atrações de Sapa que vale a pena visitar. A aldeia é o lar do povo Hmong, conhecido por suas roupas e artesanato. 

Localizada no sopé da cordilheira Hoang Lien Son, a 2km de Sapa, o acesso a Cat Cat é por escadarias que levam até a famosa cachoeira, que foi uma hidrelétrica construída pelos franceses no século XX. O trajeto, da entrada do vilarejo até a cachoeira de Cat Cat, é cercado de lojas de lembrancinhas e cafés, sendo alguns bem charmosos. 

Leia O que Fazer em Sapa: 10 Atrações Principais | Trilha em Sapa: Lao Chai e Ta Van, Vietnã

O QUE FAZER EM CAT CAT 

1. VER OS TERRAÇOS DE ARROZ 

Cat Cat é um vilarejo com uma vista privilegiada dos terraços de arroz. E tem mais: há espaços planejados para isso, quase cenários fotográficos para apreciar a paisagem. São cafés e restaurantes, onde você sempre pode fazer uma paradinha. 

O verde do arroz novo de abril e maio, e o dourado do arroz maduro fica ainda mais lindo. Nós fomos em março. 

2. FAZER COMPRAS

O vilarejo todo é um grande caminho de lojinhas. Enquanto você vai descendo, vai vendo os produtos. Tem lembrancinhas, comidas diferentes para provar, chás para levar, acessórios produzidos ali mesmo. São várias coisas.

Neste caminho há várias lojas que vendem o khang gai, uma carne de búfalo defumada que se conserva durante anos. Ali você pode ver o processo todo, desde o começo até quando a carne está defumando. Geralmente ela é cozida com legumes para o consumo. Uma iguaria para os locais. 

Recomendo chegar por volta das 13h em Cat Cat, ou até antes, se possível. Assim, você tem 1h para descer e ir olhando tudo antes de chegar na cachoeira para as apresentações das 14h. Certamente você não vai querer voltar pelo caminho da chegada, porque são muitas escadas. 

3. CONHECER A CACHOEIRA CAT CAT

A Cat Cat Fall na verdade é uma cascata. De longe já se escuta o barulho. É realmente muito bonita e foi usada para geração de energia pelos franceses quando construíram uma hidrelétrica em Sapa. Esta história está contada em fotos num espaço logo à frente da queda d’água. 

Não é possível tomar banho na água, é apenas para admirar o mirante que está estrategicamente posicionado. Ali também é onde acontecem os espetáculos de música e dança das minorias étnicas de Sapa.

4. ASSISTIR AS APRESENTAÇÕES LOCAIS

Às 14h começa uma série de apresentações artísticas em frente a Cachoeira de Cat Cat. As principais minorias étnicas estão lá representadas, mostrando suas danças típicas, música, e algumas tradições. 

O que é bonito é que tudo acontece na frente da cachoeira de Cat Cat. O cenário é espetacular!

Leia O que Fazer em Ta Phin, Sapa | O Mercado de Sapa no Vietnã

5. CONHECER O PROCESSO DE FABRICAÇÃO DOS PRODUTOS LOCAIS

Por ser um vilarejo de maioria Hmong, ao longo do caminho é possível visitar uma casa de família para ver o processo de tingimento das peças no índigo. É muito interessante de ver, e o seu guia pode explicar melhor como tudo funciona, e ainda mostra como é a casa da família por dentro, que tem uma arquitetura toda projetada para o inverno. 

E na frente da cachoeira há uma loja onde as mulheres da minoria ficam fazendo os desenhos com cera para tingir no índigo, outras tecendo, e tem as que fazem cestaria e também o bordado. É possível comprar os produtos também. 

6. FAZER FOTOS COM ROUPAS TRADICIONAIS

Os locais amam fazer fotos com roupas tradicionais. Porém, as tradicionais da Mongólia, da Tailândia, dos lugares onde são gravadas as séries favoritas deles. Mas tem sim as roupas vietnamitas. O valor do aluguel custa a partir de 80.000 dongs, e tem até uma bancada de maquiagem. 

Entre os cenários para as fotos, estão grandes rodas d'água, feitas de bambu que utilizavam a força da água para triturar o arroz. Hoje elas servem mais como cenário do que para a finalidade inicial.

VALE A PENA VISITAR CAT CAT?

Vale a pena visitar Cat Cat em Sapa. Por mais que seja um vilarejo turístico, só vimos turistas locais. Além do mais, as apresentações culturais em frente a cachoeira de Cat Cat só acontecem ali. É um excelente momento para entender as diferenças das minorias étnicas e também conhecer mais da sua arte. 

Todo o espaço é como um grande parque cheio de lojinhas. Os vietnamitas adoram fotografar, e por isso tudo é pensado para ser um grande cenário, com ninhos, escadas, flores, pontes. É algo deles! 

No roteiro de Sapa, faça Lao Chai e Ta Van pela manhã, e depois do almoço, vá para Cat Cat. Reserve de 2 horas a 3 horas para o vilarejo. Assim você consegue ver o melhor de Sapa num único dia. 

COMO CHEGAR EM CAT CAT

A aldeia Cat Cat está localizada a aproximadamente 2km do centro de Sapa. Você pode ir a pé, de táxi ou moto táxi, sempre descendo a ladeira até chegar na entrada. Um táxi vai custar em torno de 100.000 dongs, enquanto o moto táxi cobra 20.000 dongs por trecho. 

Nós fomos com guia de carro que nos levou e buscou. Se esse não for o seu caso, recomendo descer a pé e subir de moto táxi. Eles ficam parados na saída 2. Leia Guia em Português no Vietnã: Vale a Pena?

Da entrada até a cachoeira, são uns 20 minutos sempre descendo as escadas. Você vai chegar pela portaria principal, descer as escadas cercadas de lojinhas até chegar na cachoeira. Na volta, siga para o portão 2, pelo curso da água. Vai ser uma volta mais suave com menos escadas. 

TAXA DE ENTRADA NA VILA CAT CAT

Todos os visitantes devem pagar uma taxa de entrada de 120.000 dongs. Crianças pagam meia. 

O guichê para comprar o ingresso fica ao lado da entrada das escadarias, onde os seguranças conferem a data do ticket. Se você for sem guia, peça o mapa grátis da aldeia, pois será útil.

Todo o nosso pacote do Vietnã 2023 foi feito com a agência Mundo Asia, de vietnamitas que falam português, e que atende brasileiros e portugueses na Asia, tanto em roteiro de viagens em grupo pequenos, quanto privadas. Veja mais no site da Mundo Asia e no instagram @mundoasia.tours, ou fale pelo Whatsapp.  

VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Sabia que quando você faz uma reserva usando o link do blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não paga nada a mais por isso, ganha descontos e ainda o blog Eduardo e Mônica a produzir artigos completos e de qualidade. Ajude o blog que te ajuda :)

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook

VEJA MAIS SOBRE O VIETNÃ

See this gallery in the original post