Eduardo & Mônica

View Original

O que fazer em Chiang Rai: Principais Atrações

Texto: Mônica Morás | @monicamoras Fotos: Eduardo Viero | @eduviero e Mônica Morás

Chiang Rai é uma cidade do norte da Tailândia que ainda se mantém mais autêntica e cultural. Há muito o que fazer em Chiang Rai, e as principais atrações são de experiencias culturais. Distante 3h de Chiang Mai, e bastante próxima da fronteira com o Laos, Chiang Rai tem uma história rica com tradições e muitas atrações para conhecer.

Chiang Rai, fundada em 1262 pelo rei Meng Rai, foi a primeira capital do Lanna Thai Kingdom (Reino de um milhão de campos de arroz), que mais tarde foi conquistado pela Birmânia (Mianmar). Foi em 1786 que Chiang Rai se tornou um território tailandês, e foi proclamada uma província durante o reinado do rei Rama VI em 1910.

Neste artigo vamos listar as principais atrações, mostrar como chegar, como se locomover, sugestões de hotéis e roteiro em Chiang Rai. Para saber: muitas atrações de Chiang Rai são recentes, e muitas não são o que parecem.

O QUE FAZER EM CHIANG RAI: 20 PRINCIPAIS ATRAÇÕES

Chiang Rai é uma cidade encantadora no norte da Tailândia, conhecida por suas paisagens deslumbrantes, templos impressionantes, rica cultura local e muitas curiosidades. Fica a 3h de carro de Chiang Mai e 2h de voo de Bangkok. Algumas das principais atrações de Chiang Rai são:

1. WAT RONG KHUN (TEMPLO BRANCO)

O Templo Branco, ou Wat Rong Khun, é a principal atração de Chiang Rai. Construído em 1997 pelo artista Chalermchai Kositpipat nascido na cidade, ele foi uma forma de oferenda a Buda. Leia O Templo Branco Da Tailândia

O contrário do que se imagina, o Templo Branco não é um templo de verdade, onde moram monges ou fazem cerimônias. Ele é uma obra de um artista que fez a representação do que é o Budismo num edifício em forma de templo. Inclusive: o edifício dourado é um banheiro.

Cada detalhe do templo possui um significado e encoraja os visitantes a refletir sobre os ensinamentos budistas, que mostram através de representações o caminho para fugir das tentações mundanas, ganância, desejos e focar na elevação da mente. Ingresso custa 100 baht, aberto entre 8h e 18h, e fica a 20 minutos do centro de Chiang Rai.

Veja os passeios que fizemos: passeio dos templos de Chiang Rai e o Triângulo Dourado, que incluía o Templo Branco.

2. WAT RONG SUEA TEN (TEMPLO AZUL)

O Templo Azul, Wat Rong Suea Ten, é a segunda atração mais visitada de Chiang Rai. Ao contrário do Templo Branco, este é um templo de verdade, onde são feitas cerimônias.  

A construção do iniciou sob as ruínas de um antigo templo abandonado há mais de 80 anos. O nome é por conta dos tigres que habitavam o local e saltavam de um lado para o outro do rio Mae Kok, por isso o “templos dos tigres dançantes”, e por isso a decoração de tigres.

Todo pintado de azul, com o tradicional dourado na fachada, o Templo Azul chama atenção por fora. E por dentro, é o Buda branco perolado que atrai os olhos dos visitantes, com a luz que reflete das janelas laterais. A entrada é gratuita, e fica a 20 minutos do Templo Branco.

3. BAANDAM MUSEUM (CASA PRETA)

A Casa Preta, ou Baandam Museum, também é conhecido como o Tempo Preto, não é um templo, mas sim um complexo onde fica um museu bem diferente. Ali estão as obras do artista Thawan Duchanee.

É uma coleção feita por um artista excêntrico que usava animais taxidermizados, pele, ossos, conchas e outras coisas para criar e decorar móveis. Dizem que os animais não são de caça, e como muitos não são nativos da Tailândia, o museu é propriedade do reino, que é o único que tem autorização para importar esse tipo de material.

O espaço é um complexo de 40 edifícios em madeira e metal de diferentes formatos. Tudo é pintado de preto e marrom escuro. A visita vale mais pela arquitetura do que pelas obras, na minha opinião. O ingresso custa 80 baht, abre das 9h às 17h. Fica a 15km do centro de Chiang Rai. 

4. WAT HUAY PLA KANG (BIG BUDDHA)

O Big Buddha de Chiang Rai, ou Wat Huay Pla Kang, na verdade não é um Buda, mas sim a deusa da compaixão Guan Yin. É um templo recente, mas de fé. Sua principal atração é a escada de dragão branco.

Você pode subir as escadas para chegar na base da estátua, e depois pegar o elevador até a cabeça da estátua. A vista compensa, e por isso tantas pessoas vão no final de tarde.

No complexo ainda há um belo templo branco e um grande pagode com 9 andares. Ingresso para subir na estátua 40 baht, estacionamento gratuito, fecha às 21:30. Fica a 15 minutos do centro.

5. WAT PHRA KAEW

O Wat Phra Kaew tem o mesmo nome do templo que está dentro do Grand Palace de Bangkok, pois ali que estava o Buda de Esmeralda, desde 1390, e que mais tarde foi transferido para o Grand Palace em Bangkok.

A estátua feita de uma única pedra de jaspe verde (não é esmeralda nem jade) e decorado de ouro, foi escondida no templo pelo rei de Chiang Rai em 1390. Em 1434, o chedi (também chamado de “stupa”) do templo foi atingido por um raio e o prédio desabou, revelando uma magnífica estátua de Buda escondida em seu interior.

Hoje a estátua que está no templo de Chiang Rai é uma réplica, pois a original está em Bangkok. Além dela, há uma coleção de obras de arte religiosas e itens seculares também pode ser vista no museu do templo. A entrada é gratuita e fica no centrinho.

See this content in the original post

6. WAT PHRA THAT DOI NGAM MUANG

O Templo do Rei Mengrai, ou Wat Phra That Doi Ngam Muang, é um templo histórico e sagrado do começo do século 14. É feito em madeira no estilo Lanna com imagens Thewada.

Está localizado em uma colina com vista para a cidade de Chiang Rai. Por fora suas escadas são protegidas pelas imagens de cobras naja, os serem mitológicas da água. E por dentro é uma imagem de Buda.

7. CHIANG RAI NIGHT BAZAAR

É o mercado noturno aberto todos os dias, perto do terminal de ônibus. Ali praticamente todos os expositores são de tribos do norte, que comercializam seus produtos artesanais. Mas há também produtos mais “comerciais”.

Ótimo para lembrancinhas e comida de rua. E também para ver as apresentações de artistas de rua.

8. SATURDAY NIGHT MARKET WALKING STREET

O Mercado Noturno de Sábado de Chiang Rai, ou Saturday Night Market, é diferente do Night Bazaar, tanto em produtos, como em endereço. Uma distância de 10 minutos a pé.

Bem menos agitado do que o mercado de sábado de Chiang Mai, este mercado ainda é o mais interessante. As barraquinhas, em sua maioria, são de artesanatos de pessoas que vem expor apenas neste dia. Mas o que mais chama a atenção é a variedade de comida de rua. É o mercado mais interessante da cidade.

9. WAT MING MUANG

Foi construído desde o estabelecimento de Chiang Rai e foi concedido Wisung Khama Sima em 1970, uma concessão real da terra para monges construírem o salão de ordenação ou para fazerem ritos religiosos. Mas a história é bem mais antiga, e dizem que ele era o templo pessoa da mãe do rei da época.

10. MUSEU HILLTRIBE

O Hilltribe Museum, ou Museu das Tribos da Montanha, é um lugar interessante para aprender mais sobre história, cultura e modo de vida desses grupos étnicos na Tailândia.

11. OUB KHAM MUSEUM

O museu Oub Kham fica a 1km do centro da cidade. O acervo inclui objetos das áreas pertencentes e aliadas ao reino Lanna, como do norte da Tailândia e algumas partes do nordeste de Mianmar, sudoeste da China e Vietnã.

A coleção tem objetos usados em rituais, a coleção consiste principalmente em objetos usados nas cortes reais, incluindo artigos de laca, joias de prata e roupas. O ingresso custa 300 baht e abre diariamente das 8h às 17h.

12. THE HALL OF OPIUM (MUSEU DO ÓPIO)

O Hall of Opium Museum, ou Museu do Ópio, é um museu que explora a história do comércio de ópio na região. É uma combinação de multimídia e exposição para tornar o aprendizado mais interessante.

O Museu do Ópio de Chang Rai retrata todos os ângulos da história. Ele apresenta a história do Triângulo Dourado, a origem do ópio, a guerra do ópio, os senhores da guerra do ópio, os traficantes de drogas, os efeitos do ópio, a batalha contra o ópio e o cultivo da papoula.

Ele serve também como uma forma de reabilitação das condições de vida das pessoas que vivem no centro do Triângulo Dourado, a antiga zona de comércio de drogas mundialmente famosa. O ingresso custa 200 baht e fica no Golden Triangle Park, distante 1h do centro.

13. CLOCK TOWER

A Torre do Relógio de Chiang Rai fica numa rotatória e foi projetada pelo criador do Templo Branco. Toda dourada, a torre acende todas as noites em um pequeno show de música e luzes.

14. SINGHA PARK

O Singha Park é parque com lagos, tirolesa, plantação de chá e cafés. Nele você ir na tirolesa passando por cima das plantações de chá ou alugar uma bicicleta. Todos os anos, o parque também organiza um festival de balão.

Na entrada do parque há uma estátua dourada do leão mítico Singha. Há também uma fazenda educacional e um mini zoológico com animais exóticos como girafas e zebras.

O parque fica a 6km do Templo Branco. E como o parque Singha é bem grande, você terá que alugar bicicletas ou pegar o pequeno trem turístico. A entrada é gratuita, mas você terá que pagar pela tirolesa, pelas bicicletas ou pelo trem turístico.

15. MAE FAH LUANG CULTURAL AND ARTISTIC PARK

O Parque Cultural Mae Fah Luang é um espaço com diversos prédios de madeira e em estilo Lanna. Foi construído no entorno de um lago.

Lá você vê uma torre construída a partir dos restos de 32 casas de madeira, com um Buda dentro. Vê também seus murais do século XIX e um museu com acervo do reino de Lanna. Ele fica a 4km do centro, e o ingresso custa 200 baht.

16. KHUN KORN FOREST PARK WATERFALL (CACHOEIRA KHUN KORN)

A Cachoeira Khun Korn fica a 15km do Parque Singha. No parque há várias trilhas na natureza, mas a grande atração é a cachoeira de Chiang Rai, com 70 metros de altura, a mais alta da província.

A partir do estacionamento, caminhe rio acima até um prédio com banheiros. Dali são cerca de 30 minutos numa trilha fácil, porém escorregadia.

Independente da época do ano, a queda d’água é volumosa e gelada, diferente das demais cachoeiras da Tailândia, que no período seco cai apenas um fio de água. O parque fecha às 16:30 e o estacionamento é gratuito.

17. TRIÂNGULO DOURADO

Triângulo Dourado é uma região que representa a junção entre 3 países: Tailândia, Laos e Mianmar. O lugar é conhecido por ter sido o centro do comércio de ópio por muitos anos. Ali há um templo no alto com um mirante, e também um passeio pelo rio que faz a tríplice fronteira.

Alguns passeios incluem desembarcar no Laos numa feirinha local, por isso é necessário levar o passaporte original. Quando nós fizemos, incluía também o Templo Branco, Museu do Ópio, alguns templos e hot springs, pois fizemos saindo de Chiang Mai.

Veja os passeios que fizemos: passeio dos templos de Chiang Rai e o Triângulo Dourado, que incluía o Templo Branco.

18. KAREN HILL TRIBE (MULHERES GIRAFA)

Há tribos Karen no entorno da cidade, as Mulheres Girafa. Você pode ir por conta própria ou fazer junto com algum passeio. A entrada geralmente custa 500 baht. Indiferente do valor da entrada, leve algum dinheiro a mais para comprar alguma coisa. É desta forma que você consegue ajudar.

19. ELEFANTES

O norte da Tailândia é o lar dos elefantes. Existem santuários em Chiang Rai. Pesquise bem antes de escolher onde ir. Nem todos os lugares são propriamente lugares que cuidam dos elefantes.

20. ÁGUAS TERMAIS

Ao redor de Chiang Rai, há várias fontes de água termal, as hot springs. São lugares muito frequentados por tailandeses, mas não é para o banho, e sim para cozinhar ovos. Pequenas cestas de 3 ovos são vendidas em todas as fontes termais, se você quiser experimentar.

As Hot Springs mais próximas de Chiang Rai são Pong Phrabat Hot Spring, The Pha Soet springs e Huay Mak Lium spring in Lam Nam Kok National Park.

ROTEIRO EM CHIANG RAI

O ideal é ficar 2 dias em Chiang Rai para fazer um roteiro pelas principais atrações. Neste tempo você vê o melhor que a cidade tem a oferecer. Veja uma sugestão de roteiro:

DIA 1: Wat Phra Kaew, Templo Branco, Templo Azul, Casa Preta, Big Buddha, Clock Tower, Night Bazaar (ou Mercado Noturno de Sábado).

DIA 2: Parque Singha e Cachoeira Khun Korn. Ou Triângulo Dourado.

COMO CHEGAR EM CHIANG RAI

Chiang Rai fica a 3h de distância de Chiang Mai. É possível chegar de carro, ônibus ou avião.

  • CARRO: são 3h30min de viagem de carro de Chiang Mai para Chiang Rai. O motorista faz o trajeto a partir do hotel. O valor é a partir de 3500 baht. Reserve o Chiang Mai Town Hotel Transfer

  • ÔNIBUS: São 4h de viagem, com ônibus saindo a cada 30 minutos e passagens a partir de 250 baht. O primeiro ônibus sai às 7h e o último retorna às 17:30h. Reserve o ônibus de Chiang Mai para Chiang Rai

  • AVIÃO: o aeroporto de Chiang Rai tem voos diretos para os principais destinos da Tailândia. Às vezes sai mais em conta chegar ou sair por Chiang Rai do que por Chiang Mai. Do aeroporto até a cidade são 8km, há ônibus por 20 baht ou taxis na média de 300 baht. Agende a viagem a partir de Chiang Rai

COMO SE LOCOMOVER EM CHIANG RAI

Você pode pegar os song taew (caminhões adaptados), tuktuk, alugar uma moto (não recomendo), ou pegar um motorista para um dia num valor que você pode entrar em acordo dependendo que quer ver. Não tem Grab em Chiang Rai.

ONDE FICAR EM CHIANG RAI: HOTÉIS

  • SANN HOTEL: em frente a Clock Tower, próximo do Night Bazaar e com vários restaurantes próximos. Reserve o Sann Hotel.

  • SLEEPY HOUSE CHIANG RAI: Próximo da Clock Tower e do Saturday Night Market e com vários restaurantes próximos. Reserve o Sleepy House Chiang Rai.

  • LE MERIDIEN CHIANG RAI RESORT: um pouco mais afastado do centro, mas com quarto extremamente confortáveis e um valor muito mais acessível do que qualquer outro lugar do país. Reserve o Le Meridien Chiang Rai Resort.

  • THE RIVERIE BY KATATHANI: resort na beira do rio, a pouco mais de 1km do mercado noturno, ótimo para casais. Reserve o The Riverie by Katathani.

  • ANANTARA GOLDEN TRIANGLE ELEPHANT CAMP & RESORT: um resort para ficar no hotel. Fica a 1h do aeroporto, nas montanhas, com a vista para a fronteira tríplice do quarto e da piscina de borda infinita. Além disso, os elefantes ficam soltos numa área dentro do resort. Reserve o Anantara Golden Triangle.

 VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Sabia que quando você faz uma reserva usando o link do blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não paga nada a mais por isso, ganha descontos e ainda o blog Eduardo e Mônica a produzir artigos completos e de qualidade. Ajude o blog que te ajuda :)

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook

VEJA MAIS SOBRE A TAILANDIA

See this gallery in the original post