Projeto Fotográfico: Pessoas de Jericoacoara
Fotos: EDUARDO VIERO | @eduviero
Pessoas de Jericoacoara
Quando decidimos tirar nossas férias em Jericoacora, eu sabia desde o início que não seriam férias de fato. Até porque a Mônica e eu estamos sempre trabalhando e sempre de férias, e essa é a parte legal do nosso trabalho. Mas enfim, antes de qualquer viagem nós sempre pesquisamos sobre o lugar como de praxe, e eu sempre busco ver imagens do lugar, isso para que eu tenha uma noção do que posso fotografar o que eu vou ver.
Então nessas pesquisas eu vi tudo que as pessoas fotografavam, inclusive fotógrafos profissionais, e percebi que eu não via pessoas, os locais, as pessoas que fazem o lugar ser o que é, embora suas lindas paisagens. Então resolvi ir atrás dessas pessoas e registrar quantas eu conseguisse. Esse não é um projeto completo, foram apenas registros sem intenção de serem os melhores, mas de pelo menos mostrar algumas das pessoas que passaram por mim.
Leia todos os artigos de Fotografia.
Para fazer isso eu levei em consideração algumas coisas que eu, como fotógrafo, acho importante como acordar cedo. Eu sabia que se eu quisesse fotografar pescadores por exemplo eu teria que acordar cedo ou pelo menos saber o horário que eles estariam voltando do mar, parece bobo, mas muitas pessoas não sabem disso.
Outra coisa que pra mim é importante quando fotografo pessoas é perguntar. Gosto de perguntar se posso fotografá-la, e quando a pessoa me permite fotografá-la, ela está totalmente aberta para mim. Ser educado e pedir permissão é algo que julgo correto. Muitos fotógrafos não pedem e apenas clicam. Existem fotógrafos e fotógrafos, se é que me entende.
Eu queria registrar essas pessoas como elas são e como é o dia a dia delas, assim como estou fazendo no projeto do Pampa no Rio Grande do Sul. Com esses retratos tento captar a essência da pessoa da forma mais natural possível. Não uso flash nem rebatedores, uso apenas a luz natural que está disponível naquele momento. As cores das fotos são as mais próximas ao natural e a temperatura de cor é a mais natural possível. Leia também O Que Levar de Equipamentos Fotográficos para Jeri.
Sempre que peço uma fotografia para alguém, tento não explorá-la muito, faço no mínimo 3 tipo de fotos: Um retrato mais fechado, um de meio corpo e outro do corpo inteiro mostrando o ambiente que ela estava. Nessas fotos que publiquei vocês poderão ver algumas que fiz isso, mas no geral procuro postar apenas uma delas, mas nesse caso eu fugi um pouco da regra.
Uma coisa que faço e julgo importante é sempre mostrar a foto que fiz para a pessoa fotografada. Sei que isso parece ser algo óbvio, mas acredite que para muitos fotógrafos, isso não importa e muitos acham que as pessoas também não. Quem não gosta de ver uma foto sua, principalmente quando feita por um fotógrafo?
Outra coisa importante é se a pessoa perguntar porque você quer fazer uma foto dela. Eu sempre falo a verdade, ou a pessoa é diferente ou tem algo que me chamou atenção. Você deve sempre saber disso. Fotografar por fotografar todos fazem, você fotografa com um propósito e é isso que vai fazer suas fotos se destacarem no meio de milhões de fotos que são feitas nos dias de hoje.
Espero que gostem das fotos! Todos os posts e dicas de Jericoacoara estão aqui.
Já conhece a nossa lojinha? Tem presets para celular e desktop, gadgets que usamos, e muito mais!
VEJA MAIS SOBRE JERICOACOARA E SOBRE FOTOGRAFIA