Eduardo & Mônica

View Original

Passo a Passo para Desenvolver seu Estilo Fotográfico e Paleta de Cores

Escrito em 24/10/2017 | Atualizado em 06/07/2022

Texto: Mônica Morás | @monicamoras Fotos: Eduardo Viero | @eduviero

Se você é aspirante a fotógrafo, tem um blog ou uma marca, uma das coisas que você precisa fazer é criar o seu estilo fotográfico com a sua paleta de cores, algo só seu, que faça as pessoas lembrarem ou reconhecerem quando virem o seu material, ou pensarem em você como referência. Isso está muito ligado as cores, por isso é tão importante ter uma identidade visual.

No post Como Foi Começar na Fotografia Profissional falamos mais sobre isso. 

Brasil - Editorial

China - Interior Design

Itália - Travel

Como fotógrafos sabemos que esse é um desafio que nunca será vencido, pois o seu estilo reflete diretamente quem você é e isso muda ao longo do tempo. O nosso já mudou e continua em constante evolução (falamos aqui). Por isso é importante pensar, pesquisar, testar coisas até chegar num resultado que transpareça o que você quer mostrar para o seu público.

E eu não falo apenas das técnicas de fotografia, melhores equipamentos, regras de composição ou o tipo de luz. Eu falo do que você quer passar para as pessoas, e isso está diretamente relacionado as tonalidades (paleta de cores) que você usa na sua edição de imagem, seja nos filtros de aplicativos ou presets de Lightroom ou Photoshop.

1. DEFINA O SEU TIPO DE TRABALHO

Nem todas as edições de imagens funcionam para todos os tipos de fotos. Por isso, antes de pensar nas cores, você precisa pensar nas imagens.

Qual o tipo de fotografia prevalece no seu negócio? Viagem, moda, produtos, ensaios, interiores, um pouco de cada coisa... A fotografia precisa refletir a sua marca, então não há nada de errado fazer fotos de várias coisas, você só precisa definir o que mais sobressai no seu trabalho para conseguir pensar melhor como ele será reconhecido e lembrado pelo público.

Veja mais dicas de fotografia no Youtube

Brasil - Lifestayle

Holanda - Travel

2. CRIE A SUA PALETA DE CORES

As cores tem o poder de transmitir emoções e você precisa definir quais representam melhor o seu estilo e a sua marca. Para facilitar a escolha da sua paleta de cores, classifique o seu trabalho, pense nas características dele (adjetivos), como por exemplo: natural, elegante, minimalista, intenso, romântico, etc. Escolha duas ou três características que mais representem as suas fotos. Elas devem ser o reflexo do trabalho que você quer que as pessoas vejam e sintam quando olharem as suas fotografias.

A partir disso, defina as cores que se enquadram neles. Tente ser o mais específico possível. Exemplo:

  • Elegante: nude, branco, cinza, marinho.

  • Minimalista: preto, branco, cinza, marinho.

  • Natural: branco, rosa claro, cinza gelo, bege claro.

Você vai observar que cores e tonalidades vão se repetir e as que foram única, acabam sendo complementares. Ou seja, uma paleta de cores que faz sentido.

Dica: E se você trabalha com duas coisas muito distintas entre si, como street style e interiores, vai ser mais fácil pensar separadamente em cada estilo e depois definir as particularidades (contraste, temperatura, etc) dos presets. No nosso PORTFOLIO separamos por Interior Design e Fashion + Lifestyle, cada um com as suas características específicas. 

Já conhece a nossa lojinha? Tem presets para celular e desktop, gadgets que usamos, e muito mais!

Brasil - Editorial

Tailândia - Interior Design

Aprenda mais sobre fotografia com cursos completos a partir de R$29. Nós já fizemos alguns e vale a pena!

Site e APLICATIVOS para gerar paleta de cores

a. Aplicativos

PANTONE: Para facilitar um pouco as coisas, a Pantone tem o aplicativo (iOS e Android) que lê as cores das suas fotos e te mostra a paleta delas. Observe na foto exemplo que são lugares completamente diferentes (Uruguai, Turquia, Itália, Polônia e Austria), mas que repetem cores de tratamento de imagem. 

UNUM: Para treinar se as fotos estão fazendo sentido umas com as outras, nós usamos muito o aplicativo UNUM (IOS e Android) que permite organizar o feed do Instagram (@monicamoras e @eduviero) antes mesmo de postar, porque nós sempre trabalhamos com cores. Na foto de exemplo mostra indo do verão para o inverno gradualmente, mas mantendo as cores.

B. SITES

BIG HUGE LABS: Faz uma leitura das cores de fotos a partir de suas mídias sociais como Instagram, Facebook, Flickr, ou fazendo upload da foto ou pegando diretamente do Dropbox.

COLR: Faz o esquema de cores a partir do Flickr, do URL da imagem ou de um upload de foto específica. 

COLOUR LOVERS: Tem diversas sugestões de paletas de cores categorizadas por estilo fotográfico: casamento, moda, produtos, etc. 

Pantone

Colr

Big Huge Lab

Pantone

Pantone

3. SEJA CONSISTENTE

Você já definiu várias coisas até aqui, por isso cada fotografia que você compartilhar precisa ter as mesmas características, os mesmo adjetivos, as mesmas cores, o mesmo feeling. Só assim as pessoas vão começar a reconhecer o seu trabalho e ter você como referência. As pessoas vão lembrar do seu trabalho, mesmo sem conseguir explicar exatamente como, porquê ou definir as características que você usa como base.

A única coisa que você precisa tomar muito cuidado é de não escolher algum modismo momentâneo de cores ou características para em poucos meses já cansar e querer mudar tudo de novo. Eu falei antes de constante evolução da fotografia, mas entenda que quando você muda a edição de suas fotos, é um processo natural que vai se transformando aos poucos e não repentinamente como acontece com tendências. 

Um coisa que me ajudou muito a manter o estilo e ser consistente com minhas cores e luzes, foram meus PRESETS , com eles eu consegui encontrar um estilo natural nas cores, fazendo com que qualquer foto ficasse editada mas não de forma muito visível. Abaixo você pode conferir meus presets e se quiser poderá adquiri-los.

Aprenda mais sobre fotografia com cursos completos a partir de R$29. Nós já fizemos alguns e vale a pena!

Indonésia - Interior Design

Brasil - Editorial

Dinamarca - TRavel

4. TENHA REFERÊNCIAS PARA SE INSPIRAR

A fotografia e edição de imagem são um aprendizado sem fim. Exige pesquisa, testes, conversas com quem sabe mais e também ter referências. Pense em quem são as pessoas na sua área que você admira e observe o que eles tem de especial. Tente extrair o máximo daquilo sem perder o seu estilo.

Não se preocupe se você não conseguir chegar no resultado ideal no primeiro momento. É um desafio achar o preset perfeito, e talvez ainda assim você vai precisar fazer alguns ajustes dependendo da situação. Quando se tem referências, fica mais fácil entender em qual resultado se deseja chegar ainda mais se você estiver recém começando. 

Se você já fotografa, deixa o link do seu site, Instagram, Flickr, 500px, etc, aqui nos comentários para conhecermos o seu trabalho :) 

Leia mais sobre Fotografia:

>>> Curtiu as dicas e quer nos oferecer um cafezinho de agradecimento? Então acesse o PicPay picpay.me/eduardoemonica e faça a sua contribuição. Ajude o blog que te ajuda :)

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Facebook

Passo a Passo para Desenvolver seu Estilo Fotográfico e Paleta de Cores

VEJA MAIS SOBRE FOTOGRAFIA DE CELULAR E EDIÇÃO DE IMAGEM

See this gallery in the original post