Eduardo & Mônica

View Original

Passeio Gastronômico em Ho Chi Minh: Food Tour de Moto

Texto: Mônica Morás | @monicamoras Fotos: Eduardo Viero | @eduviero | @monicamoras

Se você gosta de explorar lugares de uma maneira única e deliciosa, saiba que o passeio gastronômico é a melhor forma de conhecer a cidade de Ho Chi Minh. Este passeio de 4 horas leva você de moto a alguns dos melhores vendedores de comida de rua da cidade em 4 diferentes distritos, onde você experimentará uma variedade de pratos tradicionais vietnamitas.

O guia é um local que ensina a história de cada prato, bem como os ingredientes e as técnicas culinárias usadas para prepará-lo. Além de contar um pouco mais da história e cultura de cada região visitada. E a cada novo distrito, o trajeto é feito na garupa da moto. Ao longo do caminho, o passeio passa por atrações turísticas da cidade. Assista o video no Youtube.

Leia O que Fazer em Ho Chi Minh: 18 Atrações e Passeios | Assista nossos videos do Vietnã no Youtube. E veja todos os artigos sobre o Vietnã.

AS 11 COMIDAS DO PASSEIO GASTRONÔMICO (FOOD TOUR)

São 11 degustações no food tour de Ho Chi Minh:

1. BUN BO HUE: sopa de macarrão de carne, que não é um Pho, aquele prato que você pode encontrar em qualquer lugar.

2. JASMINE TEA: o chá de jasmim gelado, que é uma parte extremamente importante da cultura vietnamita.

3. CHUOI NUONG: banana grelhada com leite de coco, que é um pouco doce e salgado, com molho de leite de coco. Foi eleita uma das 10 melhores comidas de rua do mundo.

4. BÁNH TRÁNG NƯỚNG SAIGON: uma pizza que é boa mistura de manteiga derretida, queijo, ovo e salsicha.

5. ROLINHOS PRIMAVERA: rolinhos frescos com camarão e molho de amendoim.

6. MINI PANQUECAS DE ARROZ: são como empadinhas de arroz com camarão ou carne de porco envoltas em ervas frescas e salada, com molho especial.

7. BÒ LÁ LỐT: carne de porco moída refogada enrolada em folhas de lolot (ou betel), que parece uma panquequinha. 

8. CRYSPY CRACKER: o lanche local mais famoso da cidade feito de clara de ovo batida com açúcar e gergelin, ou gengibre, ou banana.

9. CALDO DE CANA: suco de cana frio com kumquat, uma espécie de limão. É o suco mais popular na cidade de Ho Chi Minh.

10. BANH MI: a baguete mais conhecida do mundo, com linguiça, patê, carne, conserva de alguns legumes e verduras (e coentro). É a comida de rua número 1 do Vietnã. 

11. FLAN OU SOPA DOCE: duas sobremesas muito famosas na cidade, sendo o flan de ovos e leite, e a sopa doce de uma espécie de feijão preto.

Agende o food tour de Saigon.

JÁ CONHECE O NOSSO INSTAGRAM? E O YOUTUBE? :) @blogeduardoemonica

PASSEIO GASTRONÔMICO EM HO CHI MINH: FOOD TOUR DE MOTO 

O passeio gastronômico é todo feito de moto por diferentes distritos de Ho Chi Minh: 1, 3, 4 e 5, saindo do distrito 1. Cada participante tem o seu próprio motorista habilitado, seu capacete e um guia geral do grupo, que é de até 8 pessoas. 

Ho Chi Minh é uma das cidades que mais tem moto no mundo, e andar na garupa no trânsito já é uma experiência única por si só. E não precisa ficar com medo, pois os jovens guias são bastante experientes e dirigem devagar, seguindo o fluxo do trânsito. 

O roteiro muda um pouco de acordo com o horário do dia. Como fizemos à noite, nossa primeira parada já foi para provar o Bun Bo Hue, no distrito 1. 

Bun Bo Hue

  • DISTRITO 1

O Bun Bo Hue é um prato que lembra o Pho, mas é diferente no tempero e forma de preparo. No passado, era um prato dos imperadores. Ele é acompanhado de chá de jasmim, que serve para limpar o paladar. Em todos os lugares o chá é servido gratuitamente. 

Em seguida, fomos até uma barraquinha de esquina onde as pessoas formam filas imensas para provar o Chuoi Nuong, a banana grelhada com leite de coco. A mistura doca e salgada, a textura e até o cheiro nos lembrou um salgadinho Miliopã.

  • DISTRITO 3

A próxima parada é no distrito 3, no Nguyen Thien Thuat, o maior e mais antigo complexo de apartamentos da cidade. É possível caminhar pelos andares para observar como as pessoas locais vivem há 3 ou até 4 gerações em um pequeno apartamento. 

É assim que se percebe um pouco mais da vida e cultura. De dia é um lugar comum, de noite ganha vida com as luzes. A curiosidade é que o apartamento térreo é o metro quadrado mais caro, pois há acessibilidade para os mais velhos, dá para guardar a moto, é mais fresco nos meses quentes e dá para montar o próprio negócio.

O passeio gastronômico de Ho Chi Minh mostra comida e cultura. E foi num desses comércios que provamos a bánh tráng nướng Saigon, um tipo de pizza com queijo, ovo e salsicha, com maionese por cima. Lembra pizza de Rap 10. É boa!

Na barraquinha do lado tinha os rolinhos primavera de camarão, em que o molho de amendoim é o grande diferencial. O rolinho primavera vietnamita é bem “seco”, com folhas verdes e o papel de arroz e a proteína, por isso o molho, pois é ele que dá o toque especial. 

  • DISTRITO 5

Pegamos a moto outra vez para o distrito 5, onde fica o Flower Market e o Cambodian Market. O distrito 5 é o Chinatown (Cho Lon) de Ho Chi Minh, o maior do Vietnã. 

Depois de descobrir algumas curiosidades sobre as flores, como valores, cores, tipos para ocasiões, entramos no Cambodian Market, uma rua cheia de barraquinhas. Estivemos de dia nesse mercado e não tinha nada, muito diferente da noite, quando tudo ganha vida, luz e muito cheiro de comida boa no ar! É o lugar mais autêntico de comidas de rua, cheio de locais, e só nós de turistas. 

Numa barraquinha movimentada, provamos as mini panqueca de arroz com camarão ou porco, que mais parecem empadinhas. Elas em si não têm muito gosto (sem sal), por isso deve-se comer elas envoltas em ervas frescas e salada, e molhar esse rolinho no molho especial. Daí sim pega o sabor e fica muito bom! 

O passeio gastronômico de Ho Chi Minh é uma boa opção também para aprender a comer, porque muitas vezes vem o prato principal e vários pratinhos junto que a gente não sabe muito bem o que fazer. No food tour eles explicam o passo a passo e depois, na viagem, fica mais fácil de aproveitar a gastronomia local. 

Mini panqueca de arroz com camarão

Sentados nos banquinhos baixos típicos do Vietnã, provamos o bò lá lốt, um charutinho de carne de porco moída refogada enrolada em folhas de lolot (ou betel). Ele sozinho já tem o próprio sabor, mas acompanhado de um dos dois molhos especiais, fica melhor ainda!

Na mesma mesinha baixa, comemos três tipos de crispy cracker: de banana, gergelim e gengibre. É o lanche local mais famoso da cidade, feito de clara de ovo batida com açúcar. Serve para qualquer momento. 

Crispy Cracker

Para acompanhar, teve o caldo de cana com kumquat, uma espécie de limão, que deixa ele menos doce. É o suco mais popular na cidade de Ho Chi Minh e no calor é um ótimo refresco. Como era noite, quem quisesse, podia pegar uma cervejinha. 

A curiosidade ficou por conta da clínica estética que estava em nossa frente. Mas essa parte é melhor assistir no nosso canal do youtube

De volta pra moto, fomos pegar a comida de rua número 1 do Vietnã: o banh mi! É a baguete mais conhecida do mundo com linguiça, patê, carne, conserva de alguns legumes e verduras (e coentro). A suculência vem do shoyo no miolo misturado com os sabores do recheio. É espetacular! 

Banh Mi

  • DISTRITO 4

De volta pra moto, fomos para o distrito 4, no lugar mais famoso entre os locais para comer as autênticas sobremesas. O lugar é tão popular entre os moradores, que estava cheio numa noite de semana e foi difícil achar mesa. 

Numa barraquinha de rua improvisada, são vendidos flan de ovos e leite, servido com calda de café gelado e raspadinha de gelo, e também sopa doce de uma espécie de feijão. Pra quem nunca comeu feijão doce, é uma chance. Nós já tivemos essa oportunidade no passado e dessa vez fomos de flan. Lembrou um pudim de leite condensado sem calda de açúcar. 

E depois de 4h andando e comendo por Ho Chi Minh, encerramos o nosso passeio gastronômico. Nossos motoristas nos deixaram em nosso hotel. Agende o passeio gastronômico de Ho Chi Minh.

JÁ CONHECE O NOSSO INSTAGRAM? E O YOUTUBE? :) @blogeduardoemonica

O QUE SABER SOBRE O FOOD TOUR DE HO CHI MINH

Aqui estão algumas coisas a ter em mente antes de reservar um passeio gastronômico:

  • Os passeios acontecem no almoço e jantar. O jantar é mais animado, pois é quando os mercados noturnos estão abertos. 

  • O custo do passeio inclui comida, bebidas, transporte e guias. Agende o passeio gastronômico de Ho Chi Minh.

  • O passeio é feito de moto com um motorista e capacete individual. Se você não sabe subir numa moto, eles ensinam. Você só precisa ter equilíbrio e pode segurar na cintura do motorista se tiver medo. Eu, Mônica, fiz dois passeios de moto e sempre tive motoristas mulheres.

  • Vá de roupas confortáveis, para facilitar o sobe e desce da moto, porque os lugares para sentar são baixinhos e você vai comer bastante. É desconfortável ficar com o botão da bermuda apertando a barriga, sejamos sinceros!

  • Não precisa comer tudo, mas se dê a chance de provar. Mesmo que você não ache que não vai gostar, você pode se surpreender.

  • Alérgico deve avisar com antecedência para que o food tour seja adaptado. 

  • Há opções para veganos, basta conversar antes. 

O food tour é uma forma divertida de conhecer Ho Chi Minh, sua história, cultura e gastronomia. Fazendo o que os locais fazem e indo onde eles vão, você consegue perceber a verdadeira Old Saigon e como ela se tornou a nova Ho Chi Minh. Agende o food tour de Saigon.

Nossos motoristas e o grupo

VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Sabia que quando você faz uma reserva usando o link do blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não paga nada a mais por isso, ganha descontos e ainda o blog Eduardo e Mônica a produzir artigos completos e de qualidade. Tem pix também, o monicamoras@gmail.com (Itaú). Ajude o blog que te ajuda :)

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook

VEJA MAIS SOBRE O VIETNÃ

See this gallery in the original post