Onde Ficar em Bangkok: Guia para Nômades Digitais

Escrito em 15/02/2018 | Atualizado 02/07/2021

Texto: MONICA MORAS  @monicamoras Fotos: EDUARDO VIERO @eduviero

Um guia para quem vai trabalhar online em Bangkok

Onde ficar em Bangkok é a primeira pergunta que vem a cabeça de quem está vindo pela primeira vez e uma decisão muito importante para quem trabalha online. Eu também tive essa dúvida no começo!

Bangkok é uma cidade imensa, moderna, com muitas opções de entretenimento, comida boa e barata e também uma estrutura ótima para nômades digitais. A internet é boa, em média entre 10 e 15 Mbps, estável e existe uma lista grande de bons co-workings e cafeterias bem preparadas para nômades digitais e expatriados com preços bons.

A Ásia em si é uma região muito visual. As pessoas aqui consomem o que elas vem, e elas são aceitam no grupo pelo tipo de coisas que consomem e mostram. Por isso de todos os lugares terem wifi, para que as pessoas mostrem em tempo real onde estão e o que estão fazendo.

Mas mesmo sendo uma cidade ótima para nômades digitais e location independents (veja a diferença), ainda assim existem áreas que oferecem um algo a mais para quem trabalha online.

ONDE FICAR EM BANGKOK

O que geralmente quem trabalha online procura é um lugar afastado das áreas mais turísticas, mas com boas opções de transporte público para essas regiões e opções de comida boa e barata. Em Bangkok tem!

Eu recomendo ficar sempre próximo das estações de BTS Skytrain ou das estações de MRT metro. Cada uma das estações é um mini centro com comida de rua, lojas e tudo que se precisa para não precisar sair do bairro. Mas elas vão variando ao longo do caminho.

Todas as estações ao norte da estação de BTS Sanam Pao  até BTS Mo Chit são as mais populares entre hispters, nômades digitais em Bangkok e expatriados. E entre as estações BTS Thong Lo e BTS On Nut são as favoritas dos expatriados de grandes empresas.

Ambas as regiões oferecem o mesmo tipo de estrutura de boas opções de restaurantes internacionais, comida local boa e barata, co-workings, atrações noturnas e boa conexão de transporte com a cidade toda. O que diferencia elas são os valores. Eu não me refiro aos valores de alugueis, porque isso é bem semelhante, mas ao custo de vida no geral.

Se você preferir testar localizações, eu sugiro fazer Worldpacker. Use o cupom EDUARDOEMONICAWP para ganhar desconto na anualidade.

GUIA RÁPIDO DO BAIRRO ARI

O Bairro Ari é uma área boa para quem quer uma região longe da região turística (lê-se Khao San Road), mas com fácil acesso até lá. Ficar no bairro Ari é estar mais afastado das atrações turísticas, mas com fácil acesso a todas elas. Estar no bairro Ari é ver a vida local em Thai style.

O Bairro Ari tem uma grande comunidade de expatriados e é bem frequentado por hipsters, é um dos favoritos dos nômades digitais. Por isso, mesmo vendo bastante da vida local, você não vai estar isolado sem opções variadas. Até porque é isso que faz o grande sucesso do bairro.

São dezenas de restaurantes locais e internacionais, dos mais baratos aos mais caros. Além disso há um shopping, mercado internacional, cafeterias digital nomad friendly, co-working spaces, galerias de arte, casas de massagem e alguns espaços verdes, como o The Yard Hostel, um oásis no meio da caótica Bangkok. O bairro Ari foi eleito pelo The Guardian como The Best Travel discoveries in 2017.

Perto do Ari está o parque Chatuchak que abriga o maior mercado de final de semana da Tailândia durante o dia, o Chatuchak. Eu recomendo o bairro Ari para nômades digitais e expatriados, porque ele tem tudo que um ocidental busca na Tailândia, mas sem todos os golpes comuns a nós estrangeiros que acontecem na Sukhumvit Central.

ONDE FICAR EM ARI

THE YARD BANGKOK: quartos compartilhados e privados, wifi excelente, perfeito para conhecer outros viajantes e nômades digitais.

VESTEL AREE: quartos compartilhados e privados, wifi muito boa.

Confira outras opções de hospedagem em Ari e região AQUI. Reservando através do nosso link, você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a viajar mais.

CO-WORKING EM ARI

DICE! CAFE

EASE CAFE

The Yard Bangkok em Ari, melhor hostel da Tailândia segundo o Hostel World

GUIA RÁPIDO DO BAIRRO THONGLOR

O bairro ThongLor é a área para quem quer ficar em Bangkok com estilo. O bairro tem bares sofisticados, boutiques, casas noturnas de alto padrão e restaurantes internacionais de todo o mundo. Esse é o bairro favorito da elite tailandesa na cidade e também de expatriados para grandes empresas que buscam um ambiente mais sofisticado.

Dizem que é o bairro mais hipster da Ásia. Não é para tanto, mas a fama atraiu vários artistas e boêmios de todo o país. Hoje é com certeza um bairro bastante interessante e com várias opções de Co-Workings spaces, onde pessoas trabalharam remotamente para grandes startups internacionais.

ThongLor fica fora da rota turística, mas oferece transporte fácil e direto para as atrações da cidade. Mesmo com tanta sofisticação, ainda é possível ver em algumas ruazinhas um bairro em Thai style com comida de rua boa e barata.

Eu recomendo Thonglor para quem quer ter uma vida normal longe de casa. Mesmo sendo um bairro de luxo, os valores ainda são aceitáveis para os padrões europeus, por exemplo. E pertinho do bairro Thonglor está Ekkamai, com opções excelentes também, e em seguida On Nut, onde existem opções bem mais baratas para aproveitar a noite, por exemplo.

ONDE FICAR EM THONGLOR

GOODFELLAS THONG LO HOSTEL: Quartos compartilhados e privados, ótima qualidade do sono.

HOSTEL AT THONGLOR: Quartos compartilhados, boa wifi e mesas de trabalho.

Confira outras opções de hospedagem em Thonglor e região AQUI. Reservando através do nosso link, você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a viajar mais.

CO-WORKING IN THONGLOR

HUBBA

THE HIVE

Patom Organic Living, Restaurante Orgânico em Thong Lor

MELHOR ÁREA PARA NÔMADES DIGITAIS EM BANGKOK

ARI OU THONGLOR? 

  • LONGO PRAZO

O valor da acomodação é o mesmo, com opções de aluguel de apartamento por no mínimo 3 meses com garantia de 2 meses. Algo em torno de US$450 + a conta de eletricidade por mês. Por ser uma decisão de longo prazo, é melhor chegar na cidade e ver as opções. Sempre tem gente saindo e deixando Leasing com apartamento mobiliado.

Para já ir pesquisado, tem vários grupos de Facebook para expatriados e também tem grupos por bairros, o que facilita ainda mais a busca. Como eu expliquei acima, ThongLor tende a ter um custo de vida mais alto, On Nut mais acessível, mas mais distante da área turística. Já Ari tem custo de vida mais baixo e é melhor conectado com os transportes públicos para todas as regiões.

  • CURTO PRAZO

Para nômades digitais ou expatriados que estão de passagem (poucos meses) ou apenas em visa run, eu recomendo Ari, por que o valor do custo de vida cai drasticamente. Existem mais opções de comida de rua barata e cafeterias digital nomad friendly.

Eu moro em hostel, no The Yard Bangkok. Além de ser um lugar que eu posso conviver com pessoas diferentes o tempo todo, a internet ainda é excelente e eu não preciso me preocupar com o horário que o Co-working fecha, porque dá para trabalhar até de madrugada no fuso horário do Brasil.

Se você pensa em vir morar na Tailândia, Chiang Mai também é uma excelente opção para nômades digitais, principalmente para quem está começando e precisa economizar.  Tenha em mente que na Tailândia a questão de trabalho é tratada de uma forma bem diferente da Europa, por exemplo. Eu tenho um post onde explico melhor Como é Morar na Tailândia e O que Saber Antes de Vir. Fique atendo! E também confira o post Tudo Sobre a Tailândia: 28 Dicas de Quem Morou Lá Bastante Tempo onde falo de custos, vistos e outras coisinhas importantes para quem trabalha online. 

IMPORTANTE: Não esqueça de fazer o Seguro Viagem! Eu já precisei (contei aqui) e não tinha. Não cometa meu erro! Fazendo o seguro através do nosso link você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a manter o blog ativo. Use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e se pagar no boleto, ganha mais 5%. No cartão paga em até 12x. Confira os valores.

>>> Curtiu as dicas e quer nos oferecer um cafezinho de agradecimento? Então use o email monicamoras@gmail.com (Itaú) para fazer um PIX. Qualquer valor ajuda demais! Ajude o blog que te ajuda :)

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook

Onde Ficar em Bangkok: Guia para Nômades Digitais

Onde Ficar em Bangkok: Guia para Nômades Digitais

VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Sabia que quando você faz uma reserva usando o link do blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não paga nada a mais por isso, ganha descontos e ainda o blog Eduardo e Mônica a produzir artigos completos e de qualidade. Ajude o blog que te ajuda :)

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook

VEJA MAIS SOBRE A TAILANDIA

Eduardo e Mônica

Somos Eduardo e Monica e estamos viajando o mundo desde 2014 e trabalhando com fotografia. O blog fala de viagem e fotografia e moramos no Sudeste Asiático, na Tailândia.

http://www.eduardo-monica.com
Anterior
Anterior

Roteiro de Arte e Design em Bangkok

Próximo
Próximo

O que Fazer em Bangkok: Guia de Atrações