O Que Fazer em Leros, na Grécia
Escrito em 25/08/2016 | Atualizado em 19/07/2021
Texto: Mônica Morás | @monicamoras Fotos: Eduardo Viero | @eduviero e Mônica Morás
Leros é uma das 12 ilhas do Dodecaneso que ainda não foi atingida pelo turismo internacional. Lá o que mais se vê é o turismo local num clima de tranquilidade e muita música tradicional nos restaurantes espalhados por Agia Marina, o melhor lugar para ficar na ilha.
Agia Marina, o centrinho de Leros, é conhecida pelas suas casas tradicionais que vão do porto até a colina vizinha. Suas estreitas são cheias de casa impressionantes, lojinhas e pequenos cafés convidativos.
Entre as atrações de Leros, as mais bonitas são o Castelo Medieval com uma vista impressionante da ilha já no caminho e ainda pertinho da igreja de Virgem Maria Kavouradaina. Tem ainda a pequena igreja Agios Isidoros que tem exatamente o mesmo tamanho da ilha onde ela fica, e também a orla marítima, que é onde você encontrará bares e cafés charmosos e super econômicos, assim como lojinhas onde você pode comprar artesanato.
O QUE FAZER EM LEROS NA GRÉCIA
1. MOINHOS DE VENTO EM PANDELI
O local mais interessante em Leros são os antigos moinhos de vento em Pandeli, a caminho do Castelo Medieval.Já no lado norte da ilha, é possível ver alguns moinhos de vento modernos no alto das montanhas.
2. MOINHO DE FARINA EM AGIA MARINA
Este moinho de farinha é um modelo arquitetônico de um moinho de vento do século XX. Fica no porto de Agia Marina, e praticamente todos os restaurantes da beira mar tem vista para ele.
3. IGREJA AGIOS ISIDOROS EM ALINDA
A bela igreja de Agios Isidoros fica na ilha de Alinda, ligado a terra por uma passagem estreita. A pequena capela, que tem o exato tamanho da ilha, foi construída no local de um antigo templo, cujas ruínas ainda podem ser vistas por trás do altar. A vista da igreja é muito bonita, principalmente ao entardecer.
4. IGREJA DO PROFETA ELIAS EM PANDELI
Esta é uma pequena capela logo abaixo do Castelo de Pandeli, ainda na estrada. Ela foi construída na beira-mar e oferece uma vista incrível do pôr do sol e uma bela panorâmica da ilha.
5. CASTELO MEDIEVAL EM PANDELI
Este castelo foi originalmente construído pelos bizantinos no local de um antigo templo no século 11, e depois foi restaurado pelos venezianos. Fica numa colina acima de Pandeli e ao longo dos anos virou o cartão postal da ilha, com a vista que todos os viajantes querem ter de suas janelas de hotel.
6. IGREJA DE AGIA MARINA
A igreja de Agia Marina impressiona os visitantes pelo seu tamanho. Ela foi construída em pedra e possui duas torres sineiras. Fica no centrinho, fácil de ir a pé.
7. IGREJA DE PANAGIA KAVOURADENA EM KSIROKAMBOS
Esta pequena igreja foi construída sobre algumas rochas junto ao mar. Diz a tradição que os pescadores encontraram ali um ícone da Virgem Maria enquanto procuravam caranguejos.
8. MUSEU DE HISTÓRICO E FOLCLÓRICO EM ALINDA
O Museu Histórico e Folclórico está instalado na Torre Bellenis, a caminho de Alinda. Inclui fotos da Segunda Guerra Mundial, instrumentos tradicionais, mapas antigos e manuscritos, entre outros.
9. PALEOKASTRO EM KSIROKAMBOS
O Castelo de Ksirokambos foi construído na época medieval no local de uma antiga acrópole. Esta construção é mais antiga que o castelo de Pandeli.
10. MUSEU DA GUERRA E MEMORIAL DA GUERRA EM LAKKI
O Museu da Guerra foi inaugurado em 2005 e fica num túnel construído pelos italianos durante a Segunda Guerra Mundial. É um museu impressionante em um ambiente subterrâneo real. E o Memorial da Guerra em Lakki, no porto de Leros, comemora o ataque dos bombardeiros alemães ao contratorpedeiro grego Vasilissa Olga, durante a Segunda Guerra Mundial.
COMO ANDAR PELA ILHA GREGA LEROS
A melhor forma de circular pela ilha é alugando uma scooter por 12 euros a diária. Uma de 50cc é suficiente para o sobe e desce da ilha, porém atenção aos postos de combustíveis, que são poucos na ilha, principalmente no caminho para Agios Isidoros.
Também tem taxi que faz o trajeto porto – centro da ilha por 5 euros. A subida e descida é complicada com bagagem, por isso é o ideal usar taxi. Para passear, é só tomar fôlego mesmo.
Use o mapa off-line do aplicativo Maps.me para pinar os lugares e economizar o plano de dados. E leve alguns euros em espécie, pois são poucos os caixa eletrônicos (ATM).
MELHOR ÉPOCA PARA VIAJAR
A melhor época para visitar Leros vai de maio até setembro, no verão europeu. Os meses de julho e agosto são os mais lotados e com preços de hotéis bem mais caros. Em setembro os preços já baixam, e a temperatura permanece ótima.
TEMPERATURA DO MAR
Entre os meses de junho e setembro é quando o mar está mais agradável. Não é quente como no Sudeste Asiático ou Caribe, mas é muito agradável. Já em maio e outubro fica gelada. E não tem água viva no mar, diferente de Malta e Sicília.
COMO CHEGAR EM LEROS
Leros tem acesso de marítimo a partir das ilhas Dodecaneso e ligação direta com Atenas. O porto onde chega o catamarã vindo das ilhas locais é o da Agia Marina, enquanto o ferry de ligação rápida, incluindo Atenas, fica no porto de Lakki.
O taxi entre os portos custa 5 euros,mas a melhor forma de andar pela ilha é alugar uma scooter por 12 euros a diária. Chegamos de Kos e saímos para Patmos.Confira os horários e valores de ferries no FerryScanner (em português).
ONDE FICAR EM LEROS
Agia Marina é a melhor opção para ficar, pois é onde estão as melhores opções de restaurantes para todos os gostos e bolsos. E mesmo a ilha sendo ponto de turismo local, os preços são consideravelmente mais caros em julho e agosto.
Nós ficamos no Elefteria Hotel, quem tem piscina, uma vista incrível da cidade e fica pertinho da Praça dos Plátanos, a praça principal, que serve o melhor Gyros Pita que já provamos. Pesquise por Platanos Townhall para chegar lá, ou pelo Platanos Rooms.
PLATANOS ROOMS: quartos simples e confortáveis na praça principal de Agia Marina, a Praça dos Plátanos, a 800m do porto. A vista dos quartos é para o Castelo Medieval em Pandeli, uma das vistas mais bonitas da ilha. Reserve.
TASSOS APARTMENTS II: apartamentos com cama de casal e sofá cama, que acomoda até 3 pessoas de frente para a praia em Agia Marina e 100 metros do porto. Os apartamentos tem cozinha e varanda onde se toma o café da manhã com a vista do mar. Reserve.
VILLA CLARA LEROS: quartos de casal numa mansão neoclássica que se tornou um hotel boutique sofisticado. Cada quarto tem uma decoração exclusiva em Art Deco. Fica próximo do porto. Reserve.
AGIA MARINA CENTER TOWN, CATIA: uma pousada com cozinha compartilhada que pode ser alugada por quartos, ou a cada inteira para até 10 pessoas. Fica a 1 minuto a pé do porto. Reserve.
SUNNY BAY: uma casa de temporada para até 6 pessoas, com cozinha, máquina de lavar, churrasqueira, e uma vista do terraço lindíssima. Reserve.
IMPORTANTE: Não esqueça de fazer o Seguro Viagem! Eu já precisei (contei aqui) e não tinha. Não cometa meu erro! Fazendo o seguro através do nosso link você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a manter o blog ativo. Use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e se pagar no boleto, ganha mais 5%. No cartão paga em até 12x. Confira os valores.
>>> Curtiu as dicas e quer nos oferecer um cafezinho de agradecimento? Então use o email monicamoras@gmail.com (Itaú) para fazer um PIX. Qualquer valor ajuda demais! Ajude o blog que te ajuda :)
Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook
VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!
Sabia que quando você faz uma reserva usando o link do blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não paga nada a mais por isso, ganha descontos e ainda o blog Eduardo e Mônica a produzir artigos completos e de qualidade. Ajude o blog que te ajuda :)
Hospedagem: Booking
Seguro Viagem: Seguros Promo (5%off) e Real Seguros
Passeios e Ingressos: Get Your Guide e Brasileiros em Ushuaia (Argentina)
Aluguel de carro: Rent Cars
Transporte: 12go (Asia, Brasil, Europa e Austrália) e Omio (Europa)
Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook
VEJA MAIS SOBRE A GRÉCIA