O que é HEIC e Como Converter para JPEG
Texto e Fotos: Eduardo Viero | @eduviero
O que é o HEIC?
Com o lançamento do iOS 11 em 2017, a Apple anunciou que estava substituindo arquivos JPEG por um novo formato de imagem chamado HEIC. Na verdade, eles não estavam substituindo e sim adicionando. Por que deixar para trás o padrão da indústria, no caso o formato JPEG para focar num novo formato, esse no caso o HEIC, o que ele tem a oferecer?
Neste artigo vou explicar: o que é HEIC, as vantagens, como abrir o arquivo e como converter o arquivo HEIC para JPEG.
HEIC é o nome do formato de arquivo que a Apple escolheu para o novo padrão HEIF. HEIF significa High Efficiency Image Format e, como o nome sugere, é uma maneira mais simplificada de armazenar arquivos de imagem. Utilizando métodos avançados e modernos de compactação, permite a criação de fotografias digitais em arquivos menores, mantendo uma qualidade de imagem superior à sua alternativa, o JPEG.
O HEIF é baseado no formato de vídeo HEVC (High Efficiency Video Compression) ou H.265 já usado em iPhones mais recentes.
Aprenda mais sobre fotografia com cursos completos a partir de R$29. Nós já fizemos alguns e vale a pena!
O HEIC não é uma invenção da Apple, ele foi desenvolvido pelo grupo MPEG, que também foi responsável pelo formato AAC usado no iTunes. Acho que vocês devem lembrar desse arquivo AAC.
Tecnicamente, o HEIC não é realmente um formato como tal, é mais um contêiner para imagens e áudio. A maneira como a Apple descreve seu uso é armazenar imagens estáticas codificadas no formato de vídeo HVEC (H.265). Isso funciona particularmente bem com as fotos no modo “LIVE”, pois várias imagens podem ser salvas no contêiner HEIC. O mesmo vale para imagens de câmera dupla capturadas no iPhone X, iPhone XS e outros iPhones recentes de câmera dupla, iPhones 7 e 8 também suportam esse formato.
Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Facebook
Quais vantagens o HEIC tem sobre o JPEG?
Embora os JPEGs tenham sido o padrão fiel de imagens há um quarto de século, os tempos mudaram e vem mudando cada vez mais. Substituir o formato JPEG por HEIC significa que capturar fotografias no iPhone agora ocupa muito menos o armazenamento do seu aparelho.
Isso é uma boa notícia, pois com a crescente qualidade de imagens e vídeos (com o vídeo 4K a 60fps agora se tornando padrão) significa que os usuários precisam constantemente verificar quanto espaço resta em seus aparelhos. A adoção do novo formato HEIF pela Apple ajuda bastante a aliviar esse problema.
Essa redução se deve às técnicas de compressão empregadas pelo HEIF. De fato, o grupo MPEG alega que duas vezes mais informações podem ser armazenadas em uma imagem no formato HEIF do que em JPEG do mesmo tamanho.
Ou seja, fotografar com em HEIF permite tirar fotos com a mesma qualidade de antes, mas com a metade do tamanho do arquivo.
Mas com esse formato surgem várias perguntas pelo caminho.
Ainda posso compartilhar imagens com usuários que não são do iPhone?
Sim, os dispositivos com iOS 11 ou posterior convertem imagens em JPEG quando você deseja compartilhá-las com amigos que não usam o iPhone ou para usar em sites ou mídia social.
O que eu percebi, é que demora um pouco para transferir as fotos, porque o iPhone tem que converter essas imagens em HEIC para JPEG.
Serei capaz de abrir arquivos HEIC no meu Mac?
Infelizmente, isso não é tão simples quanto gostaríamos. Se você estiver com o iOS High Sierra ou posterior, a resposta é sim. Qualquer versão anterior do macOS / OS X não poderá abrir os arquivos HEIC por si só.
Como alternativa, você pode configurar seu iPhone para gravar JPG em vez de HEIC.
Para fazer isso, vá para:
Configurações> Câmera> Formatos e selecione Mais Compatível.
Ou você pode compartilhar JPGs em vez de HEIC, também através de:
Configurações> Fotos e selecione Automático na opção inferior.
Com isso você continua a manter os benefícios de fotografar e armazenar no HEIC.
Posso abrir arquivos HEIC no meu PC com Windows?
Eu nunca fiz esse teste, mas fui pesquisar e descobri que é possível sim. Se você deseja abrir e editar arquivos HEIC no seu PC, é necessário instalar as extensões de imagem HEIF na Windows Store. Depois de instalado, você poderá navegar pela sua coleção de fotos e vídeos normalmente. Foi isso que descobri.
Existem também alguns aplicativos que converterão arquivos HEIC em JPG, basta jogar no Google. Converter HEIC para JPEG e pronto, vai aparecer muitas opções e ai é só escolher a que mais te agrada. Existem opções online e outras que você pode baixar para seu computador.
Aprenda mais sobre fotografia com cursos completos a partir de R$29. Nós já fizemos alguns e vale a pena!
Como converter o HEIC para JPEG
Embora eu não faça esse tipo de procedimento, porque eu posto as fotos feitas nesse formato diretamente do iPhone, fui pesquisar para deixar aqui para vocês essa informação.
Fui atrás de programas e apps que fazem esse tipo de conversão e acredite, são muitos espalhados por ai, desde programas que tu baixa até sites que convertem via on-line mesmo.
Eu encontrei um que achei bacana, tu baixa ele para o computador e é bem simples de usar. Abaixo segue o link do site e se você quiser, pode conferir no vídeo que eu fiz falando sobre o HEIC e como converter.
Você pode usar o o programa IMAZING para converter os arquivos HEIC para JPEG. Ele funciona tanto para Mac, quanto para PC. O link é: https://imazing.com/pt/heic/download
VANTAGENS E DESVANTAGENS DE USAR O HEIC
Mas como tudo tem seus prós e contras, eu separei quais são o mais importantes para mim.
Prós:
Tamanho do arquivo, isso porque ele ocupa praticamente metade dos arquivos em JPEG. Com isso, descobri: “BONUS”, que você pode armazenar suas fotos no GOOGLE PHOTOS (app ou web) de forma ilimitada e de graça. (apenas no formato HEIC). Isso é maravilhoso, porque assim você não se preocupa com o espaço em seu aparelho.
ATUALIZAÇÃO: A partir de 1º de JUNHO 2021, o Google Photos não terá mais armazenamento ilimitado ;(
Em outro momento posso falar sobre o Google Photos e mostrar as vantagens dele.
Contras:
Ainda que isso não me incomode e não me atrapalha, o lado ruim é o fato de ter que, quem não tem o sistema Mac, ter que fazer a conversão das imagens, mas é isso.
Eu espero que no futuro, outras marcas de aparelhos, como celular e câmeras adotem essa opção também em suas configurações.
Eu não sei qual será o futuro do JPEG, mas que muita coisa esta por vir, está.
Eu escrevi um artigo falando sobre RAW vs JPEG, acho que seria interessante de ler e entender as diferenças entre eles e qual é a melhor opção.
Espero ter esclarecido suas dúvidas e qualquer coisa é só chamar!
Já conhece a nossa lojinha? Tem presets para celular e desktop, gadgets que usamos, e muito mais!
Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Facebook
VEJA MAIS ARTIGOS SOBRE FOTOGRAFIA