Eduardo & Mônica

View Original

O que Fazer em Nova Lima: Principais Atrações e Dicas

Texto: Mônica Morás | @monicamoras Fotos: Eduardo Viero | @eduviero  

Nova Lima fica ao lado de Belo Horizonte, e a proximidade é tanta que muitas pessoas confundem as cidades. O bairro Vila da Serra, por exemplo, é Nova Lima, assim como a Lagoa dos Ingleses.

Rodeada por montanhas, com muitas atrações culturais, naturais e gastronômicas, Nova Lima faz parte do roteiro Entre Trilhas, Sabores e Aromas do Circuito do Ouro. Aqui no artigo vamos falar sobre as principais atrações, quando ir, onde ficar e mais algumas dicas de viagem.

O QUE FAZER EM NOVA LIMA: PRINCIPAIS ATRAÇÕES

Nova Lima tem sua história ligada à mineração. Por mais de 120 anos, os ingleses estiveram na região explorando ouro, e deixaram várias tradições que, hoje, estão completamente ligadas à história e cultura do município.

1. IGREJA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DO PILAR

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar é dedicada à padroeira de Nova Lima. Construída no século 18, fica no centro histórico da cidade, ao lado do Teatro Municipal e próxima de outras atrações. A entrada na igreja é pela lateral e ela geralmente está aberta.

Por dentro da Matriz, o que chama a atenção são o conjunto do altar, retábulos da sacristia e colaterais, dois púlpitos, a tarja do arco-cruzeiro, batistério, a balaustrada do coro, todos de Aleijadinho. Inclusive, estas são as obras dele mais próximas de Belo Horizonte. Ainda há a imagem de Nossa Senhora do Pilar e de Nossa Senhora da Conceição.

As obras de Aleijadinho foram uma doação de George Chalmers, diretor da Saint John del Rey Mining Company, trazido de sua Fazenda da Jaguara, Matozinhos-MG. Por isso, se observa que algumas peças são maiores do que o espaço a que se destinam.

2. IGREJA ANGLICANA

A Igreja Anglicana, ou Paróquia de São João Batista, é uma das heranças que os ingleses deixaram em Nova Lima. Ela foi construída em 1912 para que os ingleses que trabalhavam na Mina de Morro Vermelho e seus descendentes pudessem praticar o culto anglicano.

Todo o material para a construção foi importado da Inglaterra. Por fora, pedrinhas de rio dão textura a toda estrutura. Por dentro, há um órgão inglês de madeira e tubos de metal que foi doado pela Saint John Del Rey Mining Company em comemoração aos 100 anos de presença inglesa na cidade. E ele funciona!

Outros detalhes que chamam atenção é o vitral que retrata o nascimento, a paixão e a ressurreição de Cristo, e a Pia Batismal, ambos doados pelos ingleses. O culto é celebrado todos os domingos às 9h30, e uma vez ao ano acontece uma celebração em inglês para resgatar a memória dos ingleses e a herança que deixaram na cidade.

3. PARQUE REGO DOS CARRAPATOS

O Parque Natural Municipal Rego Dos Carrapatos fica bem próximo ao Centro Histórico e é um pedaço da Mata Atlântica e Cerrado no meio da cidade. Lá acontecem diversas atividades oferecidas pela prefeitura voltadas à educação ambiental e saúde física e mental.

Tem a banqueta, ou trilha, que é um caminho por onde as pessoas podem andar sempre acompanhando o rego, um canal construído para levar água para a mina. O canal tem 4km de extensão, mas o parque tem 10km de trilhas.

4. BICAME

O Bicame, um aqueduto, fica do lado de fora do Parque Rego Dos Carrapatos, mas é por ele que a água chega no canal. É uma estrutura de madeira de 30 metros de comprimento e 15 metros de altura, construída em 1890 pela Saint John D'el Rey Mining Company.

O objetivo era conduzir as águas do Ribeirão do Carrapato até a Mina Morro Vermelho (hoje AngloGold Ashanti) para lavagem do minério de ouro. Em 2002, foi escolhido como o símbolo da cidade.

5. RUA DO ZIGUE-ZAGUE

A Rua do Zigue-Zague foi construída em 1894 para ligar a cidade (hoje Centro Histórico) ao bairro novo. Por ser muito íngreme, a única forma de subir era em “S”, e assim foi feito com rampas em zigue-zague, o que possibilitava a passagem de moradores e das tropas de burro com carregamentos, meio de transporte utilizado na época.

Seu calçamento se mantém original, e também por esse motivo a rua virou uma atração na cidade. Seu nome oficial é Rua Augusto de Lima e ela fica ao lado da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar.

6. TEATRO MUNICIPAL

O Teatro Municipal de Nova Lima foi construído na década de 1940. Hoje, é uma das casas de espetáculos com grande importância para o cenário cultural mineiro. O projeto é de Rafaello Berti, um italiano que o fez em eclético com visíveis características do período Art Déco. O teatro recebe, principalmente, orquestras. E vale a pena fica atento à programação para poder visitá-lo por dentro. Fora dos dias de espetáculo, a visita precisa ser agendada para dias de semana.

7. CASA GRANDE - CENTRO DE MEMÓRIA DA ANGLOGOLD ASHANTI

A Casa Grande é onde fica o Centro de Memória da Anglogold Ashanti. Um acervo aberto ao público que resgata e preserva a memória da evolução tecnológica do processo de mineração de ouro na região desde 1834, desenvolvida à época pelos ingleses, até os dias de hoje.

A Casa Grande é um casarão do século 18 em estilo colonial português com amplos jardins. Um casarão que já foi residência dos proprietários da mina e, mais tarde, do superintendente. Hoje, a casa está dividida por temas em 19 ambientes, com objetos e máquinas que fizeram parte dessa história, desde comunicação até de saúde.

8. ARQUITETURA ART DÉCO

Art Déco é um termo de origem francesa que refere-se a um estilo artístico de âmbito internacional, que teve sua origem na Europa no começo do século XX. Em Nova Lima é onde se encontra o maior número de construções Art Déco da América Latina.

Alguns exemplos do estilo arquitetônico Art Déco na cidade são o Teatro Municipal, Cine Ouro, Cineminha, Liceu Santa Maria e Centro de Memória, bem como diversas residências no eixo das ruas Domingos Rodrigues, Santa Cruz, Bias Fortes, Melo Viana e Benedito Valadares. Todas coloridas.

Vale a pena fazer um passeio guiado para conhecer todos esses lugares e suas histórias. Ou, pelo menos, fazer uma caminhada a partir do Teatro Municipal até o Bicame pela rua Domingos Rodrigues, cujo trajeto tem 1km.

9. IGREJA DO ROSÁRIO

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário foi construída pelos negros escravizados para que pudessem praticar sua fé. Foram mais de 100 anos para concluir a construção, já que eles só tinham os domingos para trabalhar nela.

Não se sabe ao certo a data da construção, porém há documentos da doação de uma alforriada em 1750, e um baú de 7 chaves com a inscrição "Irmandade dos Pretos do Rosário - 1774".

Por dentro, ela é modesta se comparada aos demais templos católicos, e é decorada com chinesices, um o conjunto de pinturas que recriaram, no século 18, imagens comuns na China e outros países da Ásia.

10. LAGOA DOS INGLESES

A Lagoa dos Ingleses é uma lagoa artificial que foi criada em 1932 para armazenar água da chuva que geraria energia elétrica para a antiga Mina do Morro Velho. Uma barragem.

Por ser tão bonita e rodeada de natureza, a região tornou-se uma das áreas preferidas para a prática de esportes náuticos (wakeboar, stand-up, remo, etc) e outros tipos de eventos, bem como trilhas e atividade de ciclismo. No entorno, há uma boa estrutura de restaurantes, hotel com day use pet friendly, quadras esportivas,  e até um centro comercial.

11. TORRE ALTA VILA

A Torre Alta Vila fica no bairro Vila da Serra em Nova Lima, na divisa com Belo Horizonte. São 101 metros de altura da torre, e 432 metros acima do centro de Belo Horizonte. Com uma vista privilegiada e visível de vários pontos da região metropolitana, a torre é uma das mais altas do Brasil.

No topo está o restaurante Topo do Mundo. Ali são servidos pratos como Filé Mignon ao molho de gorgonzola, Risoto de filé com funghi, Spaghetti ao pomodorini e Bacalhau com souté de legumes, com valores que vão de R$ 64,90 até R$ 90, em média. Valores que condizem com o lugar. Já as finger food (tira-gosto) e bebidas tem valores mais acessíveis.

12. CIRCUITO CERVEJEIRO DAS CERVEJARIAS ARTESANAIS

Nova Lima é o segundo maior polo da cerveja artesanal do Brasil. Tem até um selo de qualidade para as cervejarias da cidade e um festival que dura semanas.

A maioria das cervejarias do Circuito Cervejeiro fica no bairro Jardim Canadá, onde acontece também (antes da pandemia) uma feira cervejeira de sábado animadíssima com as marcas locais. Na Praça Quatro Elementos, basta seguir as cervejarias para saber as datas. É na praça que fica a Cervejaria Kud que visitamos.

13. CASAS BONSERÁ DO BAIRRO BOA VISTA

Bonserá foi o nome dado às casas construídas para os operários da mina que moravam no bairro Boa Vista. Eram casas geminadas com áreas coletivas. Algumas eram maiores para receber os operários e suas famílias, enquanto outras eram menores, para os trabalhadores solteiros.

Através do projeto Nova Lima Carinhosa idealizado pela Arquiteta e Urbanista Juliana Sales e pelo empresário mineiro Rodrigo Diniz Mascarenhas, eles uniram esforços com os moradores e iniciativa privada para revitalizar as casas. O objetivo era resgatar a história e preservar o patrimônio arquitetônico e cultural da cidade.

O novo colorido das casas Bonserá valorizou ainda mais o patrimônio histórico-arquitetônico-cultural de Nova Lima. E a rua Visconde de Itaúna se tornou uma atração linda de conhecer.

14. PROVAR A QUECA E LAMPARINA

Nova Lima tem seus doces tradicionais: a Queca e a Lamparina. Ambas tem receitas que passam de geração em geração e existem mantenedoras que perpetuam a receita original como antigamente. Lamparina é mais fácil de achar nas padarias, já a Queca é melhor pedir recomendação no seu hotel.

A Queca é um bolo de natal que ficou de herança da época em que os britânicos estavam pela região. Ela leva 2 dias para ficar pronta e mais 3 dias para poder consumir mesmo. Mas quanto mais tempo se espera, melhor ela fica! É feita com muitos ovos, muitas frutas secas, e pouquíssima farinha. Vai bem com um cházinho!

A Lamparina foi uma invenção para agradar Dom Pedro II, e que no final agrada a todo mundo. Não é um Pastel de Belém e nem uma panelinha de coco, é uma lamparina mesmo! Uma massa folhada com coco e especiarias, em especial o aroma de noz moscada. Impossível comer uma lamparina só!

15. SÃO SEBASTIÃO DAS ÁGUAS CLARAS (MACACOS)

Conhecido como Macacos, São Sebastião das Águas Claras é um bairro bem tranquilo de Nova Lima, que lembra um vilarejo, pertinho de Belo Horizonte. O clima é de interior, porém com diversas atrações de turismo de aventura, principalmente de quadriciclo.

Macacos é o lugar perfeito para fugir da rotina e ficar em meio à natureza. Lá acontece o Festival de Cervejas Artesanais e o Festival Gastronômico. E, além das cachoeiras, o Bar do Marcinho oferece a autêntica comida mineira de fogão à lenha, e o Digníssimo é famoso pelas noites animadas.

No centrinho, que se resume a uma rua estreita, está a Capela de São Sebastião, construída em estilo Barroco na fundação do então vilarejo. Durante a semana, o entorno da capela parece tranquilo. Já no final de semana o lugar fica animado e movimentado.

QUANDO IR PARA NOVA LIMA

A melhor época para viajar para Nova Lima é entre abril e setembro. Os meses mais chuvosos são novembro, dezembro e janeiro. Entre junho e agosto o clima é frio, porém seco. Maio e setembro tentem a ter temperatura amena e poucas chances de chuva.

ONDE FICAR EM NOVA LIMA

Nova Lima é uma cidade grande em extensão, então tudo depende de quais os seus interesses e forma de locomoção. Nós já ficamos em dois, com objetivos diferentes.

MERCURE VILA DA SERRA: Para ficar perto de Belo Horizonte com excelentes opções de restaurantes e vida noturna. Dali é fácil ir para qualquer lugar da cidade, já que o bairro Vila da Serra de Nova Lima muitas vezes é confundido com um bairro de BH, de tão perto que são.

E-SUITES LAGOA DOS INGLESES: Para ficar perto da natureza, praticar esportes aquáticos e fazer trilhas. Ideal para quem quer ficar longe do agito de Belo Horizonte, porém com acesso a mercado, restaurante, centro comercial. 

DICAS DE NOVA LIMA

  • Para a noite, a melhor região é a Vila da Serra;

  • Para day use e contato com a natureza, escolha ir para a Lagoa dos Ingleses;

  • Para um dia fazendo trilhas e percorrendo cachoeiras, vá para São Sebastião das Águas Claras, a famosa Macacos;

  • Para entender mais da história da cidade, descubra o Centro Histórico e seu entorno;

  • É importante estar de carro para circular pela cidade, já que ela é muito grande. E também ter muita paciência e atenção no trânsito, pois os motoristas são apressadinhos e as entradas são confusas para quem é de fora, como nós gaúchos, segue o GPS.

ROTEIRO EM NOVA LIMA

Em 4 dias em Nova Lima, o roteiro pode ser assim:

  • Dia 1: Day use na Lagoa dos Ingleses, fazendo trilhas e stand-up;

  • Dia 2: Andar pelo Centro Histórico e Bairro Boa Vista fazendo a rota histórica e de Art Déco;

  • Dia 3: Ir para Macacos nas cachoeiras e aproveitar o melhor da comida mineira;

  • Dia 4: Participar do Festival de Cerveja Artesanal do Circuito Cervejeiro de dia e curtir os bares do Vila da Serra a noite.

Estivemos em  Nova Lima durante a nossa viagem pelos roteiros do Circuito do Ouro, um circuito composto por 15 municípios divididos em 4 roteiros. Nova Lima faz parte do roteiro Entre Trilhas, Sabores e Aromas. Acompanhe o @circuitodoouro e @visite_nova_lima

Leia também: Roteiro Pelo Circuito do Ouro em Minas Gerais

IMPORTANTE: Não esqueça de fazer o Seguro Viagem! Eu já precisei (contei aqui) e não tinha. Não cometa meu erro! Fazendo o seguro através do nosso link você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a manter o blog ativo. Use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e se pagar no boleto, ganha mais 5%. No cartão paga em até 12x. Confira os valores.

>>> Curtiu as dicas e quer nos oferecer um cafezinho de agradecimento? Então acesse o PicPay picpay.me/eduardoemonica e faça a sua contribuição. Você também pode buscar por @eduardoemonica diretamente no app.ou Então use o email monicamoras@gmail.com (Itaú) para fazer um PIX. Qualquer valor ajuda demais, até de um cafezinho de R$7! Ajude o blog que te ajuda :)

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook

VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Sabia que quando você faz uma reserva usando o link do blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não paga nada a mais por isso, ganha descontos e ainda o blog Eduardo e Mônica a produzir artigos completos e de qualidade. Ajude o blog que te ajuda :)

Hospedagem: Booking

Seguro Viagem: Seguros Promo (5%off) e Real Seguros

Passeios e Ingressos: Get Your Guide e Brasileiros em Ushuaia (Argentina)

Voo cancelado, atrasado ou alterado: Voe Tranquilo

Transporte: 12go (Asia, Brasil, Europa e Austrália) e Omio (Europa)

Aluguel de carro: Rent Cars

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook

VEJA MAIS SOBRE O CIRCUITO DO OURO e MINAS GERAIS 

See this gallery in the original post