O que fazer em Baku: 12 Atrações Imperdíveis
Texto: Mônica Morás | @monicamoras Fotos: Eduardo Viero | @eduviero
Baku, a capital do Azerbaijão, é uma cidade com uma mistura única de influências culturais. É vibrante e cosmopolita, e combina perfeitamente o antigo com o moderno, com edifícios futuristas, clássicos e outros medievais. Lembra um pouco de Paris na arquitetura e um pouco de Dubai no jeito de ser.
Localizada entre Europa e Ásia, nas margens do Mar Cáspio, Baku é uma cidade de contrastes. Sua história passa pela Rota da Seda, por ter sido responsável pelo suprimento de metade do petróleo mundial até metade do século XX, e pela Cidade Antiga, conhecida como Icherisheher, é um Patrimônio Mundial da UNESCO.
Este guia vai mostrar as principais atrações de Baku para incluir no roteiro. E também vamos dar informações importantes sobre o visto, como chegar em Baku, chip de celular, hotéis e melhores regiões para se hospedar, bons restaurantes, dinheiro e quanto tempo ficar em Baku, além de um exemplo de roteiro em Baku com passeios de um dia.
VISTO DO AZERBAIJÃO
Brasileiros precisam de visto para visitar o Azerbaijão. O visto custa US$ 25, vale por 30 dias, e leva 3 dias úteis para ficar pronto. Você aplica o visto online através do site oficial https://www.evisa.gov.az/en/. Ele é pago com cartão de crédito e é necessário ter o endereço no hotel. Portugueses também precisam de visto.
Há uma opção de visto e emergência que fica pronto em 3 horas, e quem ultrapassar 15 dias no país mesmo com visto de 30 dias, deve registrar endereço, conforme consta no site oficial.
O visto passa a valer a partir da data de emissão com um prazo de 90 dias para ser usado.
COMO CHEGAR EM BAKU
Para chegar em Baku a partir do Brasil, é necessário fazer uma escala na Europa, em cidades como Paris, Roma, Berlin, Londres e Istambul. Vindo da Ásia, há voos diretos de Nova Delhi e Pequim. O aeroporto de Baku se chama Aeroporto Internacional Heydar Aliyev. Confira aqui os voos diretos que chegam em Baku.
Há um trem entre Tbilisi na Georgia e Baku no Azerbaijão, porém foi suspenso desde 2020 e a previsão da reabertura da fronteira terrestre é para a segunda quinzena de 2024. Portanto, a única forma de acessar Baku a partir da Geórgia é voando. Por sorte os voos tem valores bem acessíveis, compatíveis com o valor do trem.
Do aeroporto de Baku até o centro da cidade há taxis, que cobram 20 manats, o aplicativo Bolt (igual Uber) que cobra 10 manats (da cidade para o aeroporto, peça para o hotel chamar o Bolt), porém os motoristas sempre pedem um valor extra por fora, e há também o ônibus Airport Express, que custa 1,50 manats que vai até a estação central. Você precisa comprar o cartão no quiosque em frente ao ponto com a moeda local, e não há troco na máquina. Um cartão serve para todo o seu grupo.
Tem internet no aeroporto, mas recomendo muito que você já tenha um chip de celular, como chip de celular eSim da Airalo (tem desconto neste link). Foi o que nos salvou de não cair no golpe do Bolt, de chamar o carro por um valor, e eles querem cobrar mais caro por fora e em dinheiro em espécie.
ONDE FICAR EM BAKU
A melhor região de hospedagem para ficar em Baku é no centro da cidade, porém fora da cidade antiga. Quanto mais próximo da rua Nizami Street, Fountains Square e Museu Nacional de História do Azebaijão, melhor é a localização, já que tudo pode ser feito a pé.
Algumas sugestões de hotéis bem localizados em Baku são:
ZIMMER BOUTIQUE HOTEL: excelente valor e localização. $
SALAM BAKU HOTEL: excelente localização, quartos amplos, bom valor. $
RENAISSANCE BOUTIQUE HOTEL: hotel boutique com ótima localização e ótimo valor. $$
SAPPHIRE CITY HOTEL: hotel boutique de luxo com ótima localização e vista da cidade. $$$
THE MERCHANT BAKU: hotel de luxo com valor acessível numa excelente localização. $$$
Nós ficamos no Khegany Mall Hotel, que era muito bom, excelente localização no mesmo prédio do shopping Khaghani, bem barato, porém com muito cheiro de cigarro que entrava pela ventilação do banheiro, provavelmente do hotel do andar de cima.
O QUE FAZER EM BAKU: 12 ATRAÇÕES IMPERDÍVEIS
As principais atracões de Baku ficam todas muito próximas umas das outras, portanto, a maior parte do seu roteiro na cidade é feito a pé.
1. CIDADE VELHA DE BAKU
A Cidade Antiga, conhecida como Icherisheher, é um Patrimônio Mundial da UNESCO. Cercada por muros, suas ruas medievais estreitas, labirínticas e em sobe e desce guardam metade das principais atrações da cidade. O edifício mais antigo é do século XI, porém historiadores dizem ser do século VII.
Nela estão a Torre da Donzela, o Palácio Shirvanshas, o Museu de Livros em Miniatura, e a Praça do Bazaar, o melhor lugar para comprar lembrancinhas.
Fica também a Mesquita Siniggala, a Mesquita Muhammad, construída em 1.078 e está muito preservada. Siniggala significa torre danificada, quando o minarete foi atingido na Guerra Russo-Persa. Hoje também abriga um Museu do Alcorão.
2. MAIDEN TOWER, A TORRE DA DONZELA
A Torre da Donzela é um dos edifícios mais icônicos do país. Dentro dela há museu que mostra a evolução histórica de Baku e você também pode subir ao topo para uma das vistas mais bonitas da cidade.
Acredita-se que a torre de pedra foi construída pela primeira vez por zoroastrianos pré-islâmicos para servir como um templo de fogo e local para enterros no céu. Embora o verdadeiro propósito do edifício não seja completamente conhecido e haja mais de vinte lendas e mistérios em torno dele, foi ele que inspirou muitos romances, balé e ópera do Azerbaijão.
A Torre da Donzela abre das 9h às 18h. O custo de entrada custa 15 manats.
3. PALÁCIO SHIRVANSHAS
O Palácio Shirvanshas pertencia aos Shirvanshas, a dinastia que governou a região por quase 700 anos, do século IX ao XVI.
Por dentro, as principais estruturas são um mausoléu, uma mesquita, um museu, casas de banho e jardins. Por fora, a porta dos fundos é um dos únicos exemplos de arquitetura otomana na cidade.
O Palácio Shirvanshas abre das 10h às 18h. A entrada custa 15 manats, e há um guia de áudio opcional para mais 15 manats.
4. MUSEU DE LIVROS EM MINIATURA
O Museu de Livros em Miniatura é um museu que tem o Recorde Mundial do Guinness para a maior coleção de livros em miniatura, incluindo os 3 menores livros de todos os tempos, medindo 2mmx2mm, que só podem ser vistos usando um microscópio.
Ele é organizado por línguas e países, tem livros em português, e o texto também está lá. Minilivros são uma antiga tradição persa.
O Museu de Livros em Miniatura das 11h às 17h (fechado às segundas e quintas-feiras). Entrada gratuita.
5. FOUNTAIN SQUARE E NAZIMI STREET
A Fountain Square é uma praça rodeada por lojas, restaurantes, bares, cafés hipster e praças. Ligada a ela está a rua de pedestres Nazimi Street, boa para comprar lembrancinhas e cosméticos.
A região só ganha vida depois das 11h da manhã quando o comércio começa a abrir. Porém tudo fica aberto até mais tarde, e lota no por do sol e por volta das 22h.
Na praça também fica o Museu Nizami de Literatura do Azerbaijão. Na sua fachada estão estátuas de importantes escritores e poetas do Azerbaijão.
Ali perto fica a animada Mammad Amin Rasulade Street com bons cafés para a tarde e o happy hour.
6. BULVAR
Bulvar é um calçadão de três quilômetros ao longo da orla do Mar Cáspio.
Baku é a capital mais baixa do mundo, com 28 metros abaixo do nível dos oceanos, assim como o próprio Mar Cáspio, que é fechado, sem ligação direta com eles. Para ter uma noção, Amsterdã está a 2 metros abaixo do nível do mar, apenas. E até o início do século XX, metade do suprimento mundial de petróleo saia de Baku, extraído do Mar Cáspio.
Ao longo do Bulvar há diversas praças, fontes, os shoppings Park Bulvar Mall, Deniz Mall e Emporium Port, a roda gigante Baku Eye, e até a Mini Venice que rodeia o restaurante Venezia, e onde é possível fazer um passeio de gôndola. Está também o Museu do Tapete.
No final de tarde o Bulvar fica mais animado com os locais tocando instrumentos e cantando. E atravessando a avenida, estão diversas lojas de luxo, como Celine, Bottega Veneta, Burberry, Armani, entre outras. Todas originais, diferente das lojas próximas da Nazimi Street.
7. MUSEU DO TAPETE, O AZERBAIJANI NATIONAL CARPET MUSEUM
O Museu do Tapete é uma exposição da tradição do Azerbaijão na produção de tapetes. São 3 andares, onde você pode ver as peças, entender sobre tecelagem e ver artesãos locais que demonstrarão como esses tapetes são feitos à mão.
Sinceramente, a melhor parte é o exterior do museu, em formato de tapete enrolado.
O Museu do Tapete abre das 11h às 19h, de terça à domingo. O ingresso custa 10 manats.
8. HIGHLAND PARK
O Highland Park é um dos pontos mais altos de Baku com uma vista espetacular da cidade. Há um restaurante lá.
A partir dele se chega no cemitério de guerra, a Martyrs' Lane e no Monumento Shahidlar com sua chama eterna. E logo ao lado já estão as Flame Towers.
Para chegar lá, você pode ir pelas escadas ou pegar o funicular (1 manat por trecho, aberto das 10h às 20h, fechado entre 13h às 14h). Mesmo assim, ainda há mais alguns bons lances de escada para chegar no alto.
9. FLAME TOWERS, AS TORRES DA CHAMA
As Flame Towers são os três edifícios que dão o contraste do moderno com o antigo. As torres têm apenas 182 metros de altura, mas, devido à sua posição, na parte superior de Baku, são visíveis de qualquer lugar.
Nela estão o Fairmont Hotel, a loja da Lamborghini, cafés, restaurantes, cinema e outras salas comerciais.
10. MESQUITA TAZA PIR
Mesquita Taza Pir tem cem anos e foi construída em um lugar que costumava servir como santuário do século XV. No alto das torres se vê toda a decoração em ouro.
O Islã é a religião predominante no Azerbaijão, com até 95% de muçulmanos e o restante dividido entre sunitas e xiitas. É por isso que o país considerado a nação mais secular do mundo muçulmano. Apesar disso, as mulheres não precisam cobrir os cabelos e os auto-falantes de chamado para orações é proibido.
11. CENTRO HEYDAR ALIYEV
O Centro Heydar Aliyev foi projetado pela aclamada arquiteta iraquiano-britânica Zaha Hadid. Um edifício curvilíneo rodeado de estátuas e o letreiro I Love Baku. Dentro há exposições temporárias.
O ingresso custa 15 manats, e é a atração mais distante do centro, 4km.
12. MERCADO YASIL
O Mercado Yasil é um mercado tradicional que foi restaurado de acordo com os padrões modernos de Baku. É um mercado típico de frutas e vegetais e tudo o que é vendido é sazonal. Fica logo atrás da estação de trem. Não deixe de provar o suco de romã, a fruta típica do país do Azerbaijão.
QUANTO TEMPO FICAR EM BAKU
O tempo ideal para ficar em Baku é 2 ou 3 dias. Em 2 dias você consegue conhecer todas as atrações imperdíveis da cidade, na ordem listada neste guia. Com 3 dias, você pode separar um para fazer um passeio, como visitar os vulcões de lama, a chama eterna e ver as pinturas rupestres.
DINHEIRO EM BAKU
Cartões são amplamente aceitos em Baku nos estabelecimentos comerciais. De qualquer forma, é importante ter algum valor em espécie na moeda local para comprar o cartão do ônibus do aeroporto e pegar o Bolt, já que os motoristas tendem a preferir passageiros com dinheiro e não cartão. Ha lojas de câmbio no aeroporto.
Durante a nossa viagem, usamos exclusivamente o cartão Wise. Faça o seu cartão Wise aqui e ganhe desconto na primeira transferência. Mantivemos o nosso exclusivamente em dólares, e o cartão fazia a conversão automática sem custos. Você também pode manter o saldo em euros, se preferir.
Isso é o que fazer em Baku numa lista das 12 atrações imperdíveis na capital do Azerbaijão para você incluir no roteiro, onde 2 ou 3 dias são suficientes para ver tudo na cidade. Para o roteiro, faça exatamente a ordem listada neste guia. Será necessário 2 dias, e no dia 3, faça um passeio de 1 dia para alguma cidade no entorno.
>>> Curtiu as dicas e quer nos oferecer um cafezinho de agradecimento? Então use o email monicamoras@gmail.com (Itaú) para fazer um PIX. Qualquer valor ajuda demais! Ajude o blog que te ajuda :)
VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!
Sabia que quando você faz uma reserva usando o link do blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não paga nada a mais por isso, ganha descontos e ainda o blog Eduardo e Mônica a produzir artigos completos e de qualidade. Ajude o blog que te ajuda :)
Hospedagem: Booking
Seguro Viagem: Seguros Promo (5%off) e Real Seguros
Passeios e Ingressos: Get Your Guide
Chip de celular: Airalo
Transporte: 12go
Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook
Leia mais sobre o AZERBAIJÃO
Chiang Mai é uma cidade que vai muito além dos templos e da natureza. A cena de compras aqui oferece um mix perfeito entre o moderno e o tradicional, com shoppings completos e mercados locais cheios de produtos artesanais de ótima qualidade.