Eduardo & Mônica

View Original

Mercado dos Amuletos de Bangkok: Como é

Texto: Mônica Morás | @monicamoras Fotos: Eduardo Viero | @eduviero e Mônica Morás

O Mercado de Amuletos de Bangkok é um dos maiores da Ásia. A Tailândia é um país supersticioso, e o melhor exemplo é o comércio de amuletos. Tem de todos os tipos, tamanhos e materiais. É uma parte importante da cultura tailandesa. Assista o video no Youtube.

MERCADO DOS AMULETOS DE BANGKOK

Localizado próximo do Grand Palace, a principal atração de Bangkok, está o Mercado dos Amuletos. Corredores estreitos abrigam lojas com milhares de amuletos sagrados, que concedem as mais diversas proteções.

A proteção de cada amuleto varia, mas o principal é para afastar o mal de todas as formas, tanto de natureza espiritual quanto física. Alguns estão em busca de proteção para os negócios, outros para a saúde, e outros estão em busca de benção para o novo lar.

COMO SÃO OS AMULETOS

A imensa maioria dos amuletos cabem na palma da mão. Poucos chegam ao tamanho de uma bola de tênis, sendo nenhum maior do que isso.  Muitos supostamente contêm partículas de templos sagrados distantes, como incenso gasto, bênçãos de monges, etc.

Os amuletos podem ter a forma de Budas com uma variedade de expressões, até fragmentos de ossos, medalhões, pedaços de madeira de espaços sagrados expressões variadas, falos eretos, ou mesmo partes humanas reais, como cabelo. Todos esses elementos se combinam para criar símbolos de boa sorte que protegem gerações de trabalhadores tailandeses de todos os tipos de coisas de ruim que podem acontecer.

Muitos templos dão amuletos de presente para aqueles que doaram, enquanto muitos pais querem que seus filhos pendurem um no pescoço para ir à escola. Apesar das regras rígidas contra joias, a maioria das escolas não proíbe amuletos pendurados.  

QUEM COMPRA OS AMULETOS

Os principais compradores de amuletos são colecionadores, monges, motoristas de táxi, bem como pessoas com profissões de risco. Não é difícil encontrar pessoas usando na rua.

Observe que as pessoas sempre usam em números ímpares. Se a pessoa tem amuletos em número par, ela deve deixar um num lugar seguro até que tenha outro para poder usar junto. Ou deve devolver ao templo. Observe nas estupas a quantidade de imagens devolvidas.

A parte mais interessante de observar é os locais analisando os amuletos por longos minutos com uma lupa. Só eles conseguem entender sobre a autenticidade. Reconhecer o verdadeiro do falso é uma arte, algo que só eles sabem e é difícil de ensinar um estrangeiro.

Inclusive, muitos amuletos tem escrito de que templos eles vieram e o nome do monge. Mas essa informação apenas um monge consegue ler.

Com certa frequência o Eduardo é parado na rua pelos locais para analisarem o amuleto que ganhou do monge num templo de Bangkok. Eles nunca conseguem ler. Quando o monge que fez a sak yant do Eduardo pegou o amuleto para ver, ele leu o nome do templo e do monge que presenteou.   

QUANTO CUSTA OS AMULETOS

Os amuletos custam a partir de 20 baht e podem chegar a milhões. Raramente os valores estão expostos, principalmente dos mais caros. Os especialistas que conseguem os amuletos certos geralmente fazem uma boa fortuna. É como uma coleção.

No mercado não há ninguém que possa ajudar no processo de escolha. Cabe ao comprador identificar qual amuleto atende às suas necessidades.

Um visitante que não entende muito de amuletos, pode ir na sorte e escolher um para si. Eles custam a partir de 20 baht. Porém, dizem que um amuleto deve ser um presente e não uma compra. E quem compra, o faz com a intensão de um “empréstimo”. Se você estiver com outra pessoa, siga a tradição, e um presenteia o outro, só por garantia da proteção.

COMO VISITAR O MERCADO DE AMULETOS DE BANGKOK

O Mercado de Amuletos de Bangkok abre todos os dias das 9h às 16h e a entrada é gratuita. Pesquise no Google Maps por Amulet Market Bangkok.

É um mercado que reflete um modo de vida autêntico que vale a pena dar uma espiada, principalmente se você está próximo da Khao San Road e do Grand Palace. Fica a 10 minutos de cada um deles a pé.

 VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Sabia que quando você faz uma reserva usando o link do blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não paga nada a mais por isso, ganha descontos e ainda o blog Eduardo e Mônica a produzir artigos completos e de qualidade. Ajude o blog que te ajuda :)

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook

VEJA MAIS SOBRE A TAILANDIA

See this gallery in the original post