Eduardo & Mônica

View Original

O Que Fazer em Meknès, A Antiga Capital do Marrocos

Texto: Mônica Morás | @monicamoras Fotos: Eduardo Viero | @eduviero e Mônica Morás

Meknès é uma das cidades imperiais do Marrocos, dona de uma beleza arquitetônica singular bem preservada e também é Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco. Foi fundada no século 10 e em 1672 o sultão Moulay Ismail, conhecido por sua crueldade, declarou Meknès a capital do Marrocos. Passamos poucas horas na cidade, mas foi o suficiente para descobrir um pouco do que Meknès tem de melhor.

O QUE FAZER EM MEKNES NO MARROCOS

A cidade é rodeada por uma enorme muralha de 40km e foi construída há mais de 350 anos. O cartão postal da cidade é o Bab Mansour, um portão imenso que fica de frente para a praça principal da medina, a Place Hedim. Ali é uma versão mais tranquila da Djemaa el-Fna de Marrakech onde acontecem apresentações, estão os restaurantes e algumas barraquinhas de venda de produtos. Dica: quanto mais próximo do portão de entrada da medina, mais barato é o restaurante.

Falando em medina, ela é tão muito organizada e tranquila, bem diferente de Fez ou Marrakech. É possível andar tranquilamente olhando as coisas sem todo o assédio dos vendedores ou hordas de turistas disputando lugar nas ruas estreitas.

Como Chegar em Meknes, Marrocos

Meknès fica a apenas 30km das ruínas romanas de Volubilis e 70km de Fez, o que torna tudo ainda mais interessante e fácil de fazer uma visita de uma dia. A melhor forma de chegar em Meknès é de carro. Nós fomos fizemos um tour de 15 dias pelo Marrocos com motorista. Mas você pode ir de grand taxi, os taxis compartilhados a partir de Fez ou ainda ir de trem numa viagem de pouco mais de 30 minutos, com trens saindo de hora em hora.

O Que Fazer em Meknes: Principais Atrações

Nós não fomos em todos os pontos de interesse, mas você poderá gostar de ver:

1. BAB MANSOUR

É o maior e mais bonito portão de Meknès, ouso dizer do Marrocos todo. Bab significa "porta" em árabe. Ele fica de frente para a Place Hedim e foi construído no começo do século XVIII.

2. PLACE HEDIM

É a praça principal da cidade onde estão comidas de rua, apresentações e pequenos expositores.

3. REAL CAMPO DE GOLFE DE MEKNÈS

Além de ser um campo de golfe, os jardins são muito bem preservados e abriram ao público apenas em 2007. Há um café com terraço e vista para o campo.

4. MEDERSA BOU INANIA

Um escola do alcorão toda decorada de azulejos. Tão bonita quanto a de Fez ou Marrakech.

5. MUSEU DAR JAMAI

Museu de Artes Marroquinas com artefatos da história do alcorão. Ele fica atrás da Place Hedim.

6. AL MASJID AL ADAM

A maior e mais antiga mesquita da cidade. Não é permitida a entrada de não-muçulmanos.

IMPORTANTE: Não esqueça de fazer o Seguro Viagem! Eu já precisei (contei aqui) e não tinha. Não cometa meu erro! Fazendo o seguro através do nosso link você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a manter o blog ativo. Use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e se pagar no boleto, ganha mais 5%. No cartão paga em até 12x. Confira os valores.

>>> Curtiu as dicas e quer nos oferecer um cafezinho de agradecimento? Então acesse o PicPay picpay.me/eduardoemonica e faça a sua contribuição. Você também pode buscar por @eduardoemonica diretamente no app ou escanear o QR Code. Ajude o blog que te ajuda :) Qualquer valor é bem vindo! Um café tá R$2 aqui, por exemplo. Se você ainda não tem o PicPay, baixe ele através do link de convite, insira o código promocional BJD9Y8 e ganhe de volta os primeiros R$10,00 que você gastar no cartão de crédito.

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Facebook

VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Sabia que quando você faz uma reserva usando o link do blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não paga nada a mais por isso, ganha descontos e ainda o blog Eduardo e Mônica a produzir artigos completos e de qualidade. Ajude o blog que te ajuda :)

VEJA MAIS SOBRE O MARROCOS

See this gallery in the original post