Como Usar a Luz Natural na Fotografia
Escrito em 01/02/2019 | Atualizado em 07/07/2022
Texto e Fotos: Eduardo Viero | @eduviero
Tão importante quanto saber compor uma fotografia é entender como usar a luz natural. Diferentes ângulos de luz solar iluminam seu objeto de formas diferentes, criando sombras diferentes.
As tonalidades de cores emitidas pelo sol também diferem significativamente ao longo do dia. E essas mudanças também acontecem dependendo da estação do ano, variando a temperatura de cor da fotografia. Eu só uso luz natural nas minhas fotografias e um dos meus maiores desafios e fotografar em horários que a luz não está boa. Veja o post 10 Dicas para Fotografar Cidades.
Como usar a Luz Natural na Fotografia
1. LUZ FRONTAL
A luz frontal é aquela vem sobre o ombro, ilumina diretamente o objeto e tira a profundidade do objeto, por isso não é boa para texturas. Já as vantagens são que ela reflete melhor as cores, deixando mais saturadas, e nos retratos ela ajuda a reduzir imperfeições da pele.
Aprenda mais sobre fotografia com cursos completos a partir de R$29. Nós já fizemos alguns e vale a pena!
2. A LUZ DE CIMA
É a luz do meio dia e que projeta o tipo errado de sombra. É a pior luz do dia e mesmo assim a que mais os fotógrafos tiram fotos. No caso de fotografar pessoas o problema é abaixo dos olhos que ficam escuros em função da sombra! Nesse horário a foto fica com muito mais contraste e isso pode ser bom ou não. Tudo depende do seu objetivo.
3. LUZ LATERAL
É a hora mágica, que acontece de manhã cedo ou no final de tarde. É o melhor horário parar fotografar pela riqueza de tons, pelas sombras bonitas que são projetadas e pela profundidade que se alcança. É perfeita para paisagens e cidades.
Chegue antes do pôr-do-sol
Use o sol direto no objeto ou use o objeto contra o sol
Ajuste a exposição até que fique na luz correta e ai fotografe
4. CONTRA LUZ
Também conhecida como silhueta, essa luz é mais dramática, pois coloca o seu objeto em primeiro plano com a iluminação atrás dele, geralmente no nascer ou por do sol. No meu caso eu nunca fotografo com silhueta, prefiro explorar essa luz de uma forma mais natural e mostrar o objeto por inteiro. É bem simples:
Posicione o objeto em frente ao sol, fazendo com que ele tape o sol.
Fotometre em seu objeto, fazendo com que ele tenha luz de forma correta.
Trabalhe com a abertura entre 2.8 a 3.5.
Depois de focado, fotometrado, basta se deslocar para o lado de forma com que o sol apareça.
Tente várias vezes até chegar ao resultado que a luz fique homogênea tanto no objeto quanto no sol
Veja mais dicas de fotografia no Youtube
5. DIA NUBLADO
Um dia nublado pode render ótimas fotos. A luz que atravessa as nuvens é difusa e projeta boas sombras. A única coisa diferente nas fotos de dias nublados é eliminar o céu para não ficar um espaço branco.
Aprenda mais sobre fotografia com cursos completos a partir de R$29. Nós já fizemos alguns e vale a pena!
>>> Curtiu as dicas e quer nos oferecer um cafezinho de agradecimento? Então acesse o PicPay picpay.me/eduardoemonica e faça a sua contribuição. Ajude o blog que te ajuda :)
Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Facebook
VEJA MAIS SOBRE FOTOGRAFIA