Guia Alternativo de Chiang Mai: Para Ver Além dos Templos

Texto: Mônica Morás | @monicamoras Fotos: Eduardo Viero | @eduviero e Mônica Morás

Já faz tempo que Chiang Mai deixou de ser a cidade dos templos no norte da Tailândia, e passou a ser a mais criativa da Ásia. Nômades digitais do mundo todo são atraído para Chiang Mai graças aos alugueis baratos, qualidade de vida, conexão de internet rápida e coworkings e colivings de qualidade e acessíveis até mesmo para quem recém está começando. 

Apesar de novas atrações voltadas para esse público, o slow living ainda é praticado na cidade e é isso que mais chama atenção. Se você está de passagem pela cidade, e não veio na época mais divertida que é durante o Songkran (ano novo tailandês), saiba que existem várias coisas para ver e fazer além de ver templos e elefantes. Ah, para chegar nos lugares, é só escrever o nome no Google Maps ou Maps.me. 

GUIA ALTERNATIVO DE CHIANG MAI

O QUE INCLUIR NO ROTEIRO ALÉM DOS TEMPLOS

ONDE IR

  • NIMMAN: A Nimman é a região que fica no entorno da Nimmanhaemin, a rua principal da área. Apesar de ser uma rua (quase avenida) bem movimentada, as ruas que cortam ela são bem tranquilas com lojas e restaurantes em todos os lugares. Não existem atrações turísticas ou menos muitos templos nessa região, mas existem diversas opções de comida local e internacional, lojas e boutiques, e muitos bares e cafeterias. É um lugar ótimo para quem vive na cidade, pois concentra o que há de melhor em lugares para comer, beber e encontrar pessoas. Leia Onde Ficar em Chiang Mai: Melhores Hotéis

  • PING RIVER: O Ping River é bem mais tranquilo do que o Chao Praya River de Bangkok, mas é pertinho dele que estão o Night Bazaar e o Warorot Market, popularmente conhecido como Chinatown. É no Chinatown que acontece o Mueang Samut Market, o Fruit Market, um dos melhores lugares para comprar frutas frescas, bem baratas e ainda fazer muitas fotos. E no final da tarde, é perto do Night Bazaar que dá para escutar blues e relaxar.

COMPRAS

  • SUNDAY NIGHT MARKET: Artesãos do norte da Tailândia inteiro descem todos os domingos para expor seus produtos na maior feira de final de semana da região. A feira se estende por diversas ruas dentro da Old City, começando no Tha Phae Gate. Os produtos são de qualidade, a variedade é muito maior e os preços são melhores do que em Bangkok.

  • THINK PARK: O Think Park fica bem em frente ao Maya Shopping, o shopping de marcas da cidade, e na Nimman Road, a rua dos nômades digitais. Ali ficam marcas locais de design incríveis, um café ótimo para encontrar os amigos e um restaurante de churrasco coreano.

Leia também: 12Go Asia: Uma Forma Segura de Comprar Passagens | Como Chegar em Chiang Mai: Ônibus, Trem e Avião

COMIDA

  • THE HOUSE BY GINGER: Esse lugar é um restaurante, casa de chá e loja de coisas lindas tipo casa da vovó. Veja mais.

  • ANCHAN VEGETARIAN RESTAURANT: Não existe um prato vegetariano aqui que não seja bom, e eu nem sou vegetariana. Prove a sopa de moranga com curry.

  • KHAO SOI MAI SAI: O melhor khao soi que eu já comi na vida. Na verdade todo mundo que come lá, fala o mesmo. Aqui o prato típico do norte tem mais sabor, e está no Guia Michelin. Como é difícil de achar, vá pelo endereço 29/1 Ratchaphuek Alley

  • THANIN MARKET: Esse é o mercado favorito dos locais. Tem todos os tipos de comida local por preços ótimos e com uma variedade impressionante. Vá com fome! E se tiver com medo, faça um tour gastronômico que passe por aqui. Veja como foi o meu Tour Gastronômico na Tailândia: Bangkok e Chiang Mai e Reserve o passeio aqui.

  • LOCAL THAI KITCHEN: Comida local num ambiente charmosinho pelo valor tão barato. Dá para pedir sem pimenta.

  • SAI PING: jantar com uma bela vista do rio e alguns drinks. Tem passeio que leva em bares, agende aqui.

  • THE GOOD VIEW: jantar com uma bela vista do rio e alguns drinks. Tem passeio que leva em bares, agende aqui.

  • CHANG PHUAL NIGHT MARKET: especificamente a mulher de chapéu de cowboy que serve arroz com carne de porco cozida por 4h e que está na série Parts Unknown do Anthony Bourdain. O food tour passa aqui. Reserve o passeio aqui.

  • KHAO SOI KUN YAI: é um dos melhores da cidade e fica no estacionamento do templo Wat Rajamontean. O único problema é que abre às 11h e fecha às 14h, ou antes, porque só fica aberto enquanto tem comida. Por isso calcule chegar no máximo às 13h e tenha uns 15minutos de folga, porque a demanda é imensa! Custa 60 baht o grande, não dá para pedir sem pimenta (mas é suave!) e não abre nos domingos.

  • OUTROS KHAO SOI: Khao Soi Lung Prakit Kad Kom e Khao Soi Mae Manee estão no Guia Michelin. Todos custam o mesmo valor, 60 baht. E um Khao Soi diferentão e instagramável, vá no Khao Soi Niman.

VIDA NOTURNA

  • NORTH GATE JAZZ BAR: O melhor bar para relaxar no final de tarde escutando jazz ao vivo e, quem sabe, encontrando gente interessante. Foi o lugar que mais conheci estrangeiros que moram na cidade. Veja mais.

  • THAPAE EAST bar de jazz é do mesmo dono e bem mais exclusivo. O ambiente é tão bom quanto no The North Gate, mas é um porão de frente para um jardim bem escondido. A banda começa às 21h e é perfeito para conhecer pessoas.

  • BOY BLUES BAR: Fica no Night Bazaar, tem música ao vivo todas as noites e o ambiente é muito aconchegante.

  • BEER REPUBLIC: Um barzinho vintage que produz algumas cervejas e que tem cervejas de vários lugares do mundo. Não vá sozinho, assim você pode dividir o copo e provar mais tipos com alguém que conheça (e confie!).

  • BEER LAB: Aqui é para beber mesmo e fazer fotos. São mais de 200 tipos de cervejas, sendo algumas produzidas ali mesmo, e outras são misturadas e viram drinks que vem em seringas.

  • AKYRA RISE BAR: O rooftop bar de Chiang Mai. O ambiente é mais elegante, tem uma piscina e uma vista bem agradável. Veja mais.

ARTE, DESIGN E CULTURA

  • DOCUMENTARY ARTS ASIA: A Documentary Arts Asia tem como objetivo aumentar o número e a qualidade dos artistas de documentários asiáticos, apoiar os fotógrafos e cineastas que estão começando e os já estabelecidos no ramo. É uma organização sem fins lucrativos que trabalha principalmente em fotografia e cinema, áudio e narrativa, para contar as histórias da Ásia que precisam ser ouvidas. O espaço é rústico, mas sempre tem alguma exposição interessante. Veja mais.

  • BAAN KANG WAT OU DESIGN CRAF STUDIO: É um centro de design que vale a pena incluir no roteiro de Chiang Mai, nem que seja só parar ver. Lá existem vários cafés tranquilos, o melhor chá thai da cidade, existem vários studios que oferecem workshop de artesanato, hand lettering, jardinagem, cerâmica, aulas de culinária com produtos orgânicos colhidos ali mesmo, yoga, design de jóias, arte na madeira, entre outros. Cada studio tem um calendário de aulas. Fica no caminho para o Wat Umong, há uns 15 minutos dirigindo da Cidade Antiga.

  • AULA DE CULINÁRIA: Comer faz parte da cultura tailandesa, e tudo começa com a comida. Se você não sabia, quando dois amigos thai se encontram, ao invés de perguntar “oi, tudo bem?”, é “oi, já comeu?”, e assim começa a conversa. Chiang Mai é o melhor lugar para aprender. Esqueça a dieta se for fazer essa aula, porque você vai comer muito. A aula acontece numa fazenda orgânica, e entre os cinco pratos, estão Tom Yum Koong, Pad Thai, Pad Kra Prao (nosso favorito!). Tem opção pela manhã e tarde. Reserve aqui.

TOUR DENTRO DE CHIANG MAI

  • HUAY TUNG TAO LAKE: É um lago que fica no pé da montanha do Doi Sthep em Chiang Mai mesmo. A beira do lago existem algumas cabanas para alugar por dia diretamente dos restaurantes. É caro comer por lá. Dando a volta no lado há muito verde e até um templo. A entrada custa 50 baht.

  • BUA THONG STICKY WATERFALLS: Essa cachoeira fica no Lanna Park e o que diferencia ela é que as pedras são um tipo de calcário que permite caminhar na cachoeira, escalar mesmo. O caminho até ela que não é muito fácil, bem íngreme.

  • HANG DONG OUGRAND CANYON: É uma antiga mina que o pessoal adora ir para se refrescar nos dias de calor intenso. Como não é tão grande assim, o pessoal adora pular dele na água. A entrada é paga e tem uns brinquedos infláveis na água.

  • FAÇA UM TOUR GASTRONÔMICO: A comida tailandesa é completamente diferente dos que estamos acostumados e talvez você precise de ajuda para aprender mais sobre os cheiros e sabores. Melhor ainda se puder fazer isso por áreas menos conhecidas da cidade, em mercados de comida, barraquinhas de rua e restaurantes disputados.

ONDE FICAR

  • MUAN HOTEL: Um hotel boutique e fica do lado de fora do Tha Pae Gate. Tem quartos elegantes e amplos, restaurante anexo, caixa eletrônico, área de lazer com tapetes de yoga, café grátis, jogos, quartos família, e um quarto dormitório para amigos. ($) Reserve aqui.

  • LE NAVIEW: Fica próximo do Wat Phra Sinhg e do mercado de domingo. Tem academia, piscina, quartos família, quartos amplos e confortável. ($) Reserve aqui.

  • DECHARME HOTEL: Fica próximo do Wat Phra Sinhg. Tem piscina com bar, quartos família, quartos amplos, há um restaurante. ($) Reserve aqui. 

  • ELEVEN PILLAR SITE: Tem uma localização excelente no meio da Cidade Antiga. É um hotel boutique com quartos elegantes e confortáveis. Tem quartos família e tem um café na entrada. ($) Reserve aqui.

  • BAAN PLOY IN: Tem quartos privados e dormitórios femininos, todos com café da manhã. A internet muito boa e tem cozinha coletiva. Fica próximo do Chang Puak gate, o portão norte. ($) Reserve aqui.

  • AKSARA HERITAGE: Fica próximo do Tha Pae Gate. Ele tem piscina, quartos amplos e confortáveis, e opções de quartos família. ($$$) Reserve aqui.

    Veja a lista dos 15 melhores hotéis e hostels de Chiang Mai Onde Ficar em Chiang Mai: Melhores Hotéis

Tá vendo como dá para passar um tempo fazendo coisas não turísticas em lugares turísticos? Chiang Mai é criativa e sempre se reinventa, por isso se você vai ficar mais tempo na cidade, inclua esses programas no seu roteiro. 

A propósito, no Guia Completo de Chiang Mai tem as atrações imperdíveis da cidade. E se você não consegue montar um roteiro, escrevi o Roteiro: O Que Fazer Em Chiang Mai Dia a Dia passo a passo. E se tiver dúvidas, manda aqui embaixo no comentário!

VEJA TODOS OS POSTS DA TAILANDIA

IMPORTANTE: Não esqueça de fazer o Seguro Viagem! Eu já precisei (contei aqui) e não tinha. Não cometa meu erro! Fazendo o seguro através do nosso link você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a manter o blog ativo. Use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e se pagar no boleto, ganha mais 5%. No cartão paga em até 12x. Confira os valores.

>>> Curtiu as dicas e quer nos oferecer um cafezinho de agradecimento? Então use o email monicamoras@gmail.com (Itaú) para fazer um PIX. Qualquer valor ajuda demais! Ajude o blog que te ajuda :)

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook

Guia Alternativo de Chiang Mai: Para Ver Além dos Templos

Guia Alternativo de Chiang Mai: Para Ver Além dos Templos

VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Sabia que quando você faz uma reserva usando o link do blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não paga nada a mais por isso, ganha descontos e ainda o blog Eduardo e Mônica a produzir artigos completos e de qualidade. Ajude o blog que te ajuda :)

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook

VEJA MAIS SOBRE A TAILANDIA

Anterior
Anterior

Como é a Comida Tailandesa

Próximo
Próximo

Roteiro em Sukhothai na Tailândia