O Que Fazer em Raposos, Minas Gerais

Texto: Mônica Morás | @monicamoras Fotos: Eduardo Viero | @eduviero 

Já na estrada que leva para Raposos dá para perceber que a cidade é rodeada pela natureza. Não é à toa que os viajantes buscam no município esse contato mais próximo através de trilhas e montainbike. E além da natureza, ainda encontram toda a simpatia dos moradores locais.

Raposos faz parte do roteiro Entre Trilhas, Sabores e Aromas do Circuito do Ouro de Minas Gerais. Foi durante o nosso roteiro pelo Circuito do Ouro que tivemos a oportunidade de conhecer o município.

A apenas 33km de distância de Belo Horizonte, Raposos é uma das cidades mais próximas da capital mineira. E ainda fica ao lado de Rio Acima, Sabará e Nova Lima. Tudo é muito perto! A cidade é cercada de matas e trilhas que levam a antigas nascentes, córregos e ribeirões de águas cristalinas, cascatas e poços naturais. Visitamos Raposos durante o nosso roteiro pelo Circuito do Ouro de Minas Gerais.

A cidade tem mais de dezoito nascentes. Algumas dessas principais atrações são Poço Azul, dos Crentes, da Pedra e dos Impossíveis, além da  Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, considerada a primeira igreja matriz de Minas Gerais. 

O QUE FAZER EM RAPOSOS, MINAS GERAIS

 1. ENTENDER DA HISTÓRIA

Raposos foi um dos primeiros povoados de Minas Gerais, fundado em 1690 por Pedro de Morais Raposo, bandeirante do território paulista que se estabeleceu na cidade. O Arraial dos Raposos se desenvolveu com os primeiros engenhos para a fabricação de farinha de mandioca.

Ainda em 1690, foi construída uma pequena ermida de pau-a-pique, que hoje é conhecida como Igreja de Nossa Senhora da Conceição, a primeira Matriz de Minas Gerais. E a história permanece viva através de manifestações culturais como Congado, a Marujada, o Moçambique, a Cavalhada, a Pastorinha, a Capoeira, a Procissão das Almas, a Folia de Reis, entre outras.

Tivemos a chance ainda de ver fotografias do passado, quando uma fábrica de fósforos foi instalada na cidade e nela trabalhavam imigrantes japoneses. Essas fotos, junto com outras, algumas centenárias, foram resgatadas num leilão às cegas fora do país. A pessoa que arrematou fez questão de enviar para o município. Uma parte da história que pode ser vista no escritório do turismo de Raposos, que fica na antiga Estação Ferroviária.

Não deixe de visitar a Estátua do Bandeirante Pedro de Morais Raposo que fundou o Arraial dos Raposos. 

2. IGREJA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição é considerada uma das três igrejas mais antigas de Minas Gerais, datada do século XVII, mas especificamente 1690. Erguida inicialmente como uma ermida de pau-a-pique às margens do Rio das Velhas, com uma distância segura de eventuais enchentes, a igreja possui características simples em relação às igrejas da época.

Possui arquivoltas concêntricas em alguns de seus altares, um elemento decorativo muito presente na primeira fase do Barroco mineiro, além de ser adornada com peças de ouro vindas de Portugal, móveis de cedro e obras de arte. Apesar dessas características mais simples e elementos decorativos  presente na primeira fase do barroco mineiro, conhecido como Estilo Nacional Português, há dois altares laterais com talha mais requintada, sendo que um destes é ornado com dossel. A igreja só abre no horário da missa.

3. CAPELA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

A Capela Nossa Senhora do Rosário está localizada na parte alta da cidade. Nossa Senhora do Rosário é a protetora dos negros, e a capela foi erguia pela fé dos escravos da época. Suas características são barrocas, datadas de sua construção no século XVIII, com destaque para o altar-mor com retábulo, e seu estilo é da primeira fase do Barroco, o Nacional Português. Na capela há uma torre sineira. Dela se vê a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

4. ESTAÇÃO FERROVIÁRIA

A Estação Ferroviária de Raposos foi inaugurada em 1891. Entre 1928 e até, pelo menos, os anos 1960, saía da estação uma linha de bondes elétricos, da St. John Del Rey Mining Co., com um percurso de 9,5 Km que partia da plataforma da estação e a ligava à cidade de Nova Lima.

Hoje ela abriga os escritórios públicos do município. A edificação encontra-se em bom estado de conservação, ostenta diversos elementos originais como o piso em pedras portuguesas e portas de madeira maciça. 

5. POÇO AZUL

O Poço Azul é um lago verde-azulado contrastando com o paredão rochoso em tons avermelhados. Poço fica no Manancial do Ribeirão da Prata. Ele tem diâmetro de aproximadamente 8 metros, profundidade de 2,5 metros e a temperatura varia em torno de 15º C. Lá tem uma pequena cascata “véu de noiva” algumas armações que servem de bar e até um trampolim. O nome Poço Azul vem do tom azulado que a água ganha em algumas épocas do ano.

A partir do bairro Várzea do Sítio, há uma trilha de 1,2 km. A trilha é relativamente fácil, apenas alguns pontos moderados, e é bem sinalizada e plana. Ao longo do percurso é possível observar pequenos poços, cascatas, paredões e a mata ciliar. Seguindo uma trilha à margem esquerda no ribeirão, chega-se ao Poço da Pedra e ao Poço da Pedra Azul. A trilha é belíssima, e acompanha toda a corredeira do Ribeirão da Prata.

6. MANANCIAL DO RIBEIRÃO DA PRATA

O Manancial da Bacia do Ribeirão da Prata é formado por vários córregos e riachos. Ele nasce no município de Rio Acima e percorre grande extensão do território de Raposos até desaguar no Rio das Velhas. A água é limpa, o curso é sinuoso e a vegetação nativa é vasta.

Para chegar lá, partindo de carro da Praça da Estação, são aproximadamente 5 minutos. Saindo da Praça Getúlio Vargas seguir a rua Professor Antônio Ernesto, virar à direita e seguir até a rua Marajó, entrar na estrada de terra e seguir até o ribeirão.

7. PONTE PEDRO II

A Estrada de Ferro Central do Brasil, que foi inaugurada em 13 de fevereiro de 1891 com o nome de Estrada de Ferro Dom Pedro II, é a primeira linha ferroviária construída no Brasil. Os primeiros trilhos desta estrada foram construídos em Minas Gerais em 1 de maio de 1869, no trecho Ouro Preto – Raposos – Sabará. A estação de Raposos foi inaugurada em 13 de fevereiro de 1891.

A Ponte de Ferro Pedro II fica sobre o Rio das Velhas, a 1 Km da estação, com destino a Honório Bicalho. Ela tem 300m de comprimento, foi fabricada na Inglaterra e transportada em partes até Raposos. Em ambos os lados se via as iniciais E.F.D.PII (Estrada de Ferro Dom Pedro II). Com a Proclamação da República, a intolerância política retirou a talhadeiras, parte das inscrições das iniciais do Imperador, mas ainda se vê o pouco do que sobrou.

DICAS DE RAPOSOS, MINAS GERAIS

ONDE FICAR EM RAPOSOS: POUSADA DO TICO

A Pousada do Tico fica pertinho da Matriz. A pousada é simples, mas bastante confortável. A cama é boa, tudo é muito limpo, o banheiro tem um tamanho ótimo e a água do chuveiro tem pressão e é bem quentinha. Tem estacionamento, piscina, 13 quartos, café da manhã incluído e é bastante procurada por viajantes que estão fazendo a Estrada Real, já que é um ponto de carimbo, e também por quem vai fazer mountain bike com o Tico.

GASTRONOMIA EM RAPOSOS

Barzinho é o que não falta na cidade. É só escolher um e parar. Se você estiver pela cidade numa segunda-feira à noite, não deixe de comer o Angu à Baiana, uma tradição de Raposos. E uma outra pedida, indiferente do dia, é provar os Docinhos de Raposos, uma tradição de doces caseiros que começou nos anos 1950 com a família Fróes e que segue viva com o Sr Zezé.

CUIDADOS

Use protetor solar e repelente, ambos são necessários. Entenda o mapa e as distâncias na hora de montar o roteiro. Parece que tudo é pertinho, mas na hora da caminhada ou de pegar a estrada, a distância se torna bem longa. Se você for de carro, simule pelo Waze antes. A pé, use sempre o Maps.me (grátis e off-line).

CLIMA

Os meses com maiores chances de chuvas são de Novembro a Fevereiro. A partir de Março começam diversos festivais na região, e vale a pena planejar a viagem entre Março e Maio para aproveitar o clima festivo das cidades. 

CONHECA O CIRCUITO DO OURO

Site: https://circuitodoouro.tur.br

Instagram: @circuitodoouro

IMPORTANTE: Não esqueça de fazer o Seguro Viagem! Nem sempre o plano de saúde é nacional. Eu já precisei (contei aqui) e não tinha. Não cometa meu erro! Fazendo o seguro através do nosso link você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a manter o blog ativo. Use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e se pagar no boleto, ganha mais 5%. No cartão paga em até 12x. Confira os valores.

>>> Curtiu as dicas e quer nos oferecer um cafezinho de agradecimento? Então acesse o PicPay picpay.me/eduardoemonica e faça a sua contribuição. Você também pode buscar por @eduardoemonica diretamente no app ou escanear o QR Code. Ajude o blog que te ajuda :) Qualquer valor é bem vindo! Um café tá R$2 aqui, por exemplo. Se você ainda não tem o PicPay, baixe ele através do link de convite, insira o código promocional BJD9Y8 e ganhe de volta os primeiros R$10,00 que você gastar no cartão de crédito. 

 
 

 Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Facebook

O Que Fazer em Raposos, Minas Gerais
O Que Fazer em Raposos, Minas Gerais

 VEJA MAIS SOBRE O CIRCUITO DO OURO e MINAS GERAIS 

Eduardo e Mônica

Somos Eduardo e Monica e estamos viajando o mundo desde 2014 e trabalhando com fotografia. O blog fala de viagem e fotografia e moramos no Sudeste Asiático, na Tailândia.

http://www.eduardo-monica.com
Anterior
Anterior

As Bordadeiras de Caeté, Minas Gerais

Próximo
Próximo

Onde Ficar em Nova Lima: Hotel eSuites Lagoa dos Ingleses